26.1.08

Festival – Banda Desenhada
BD ANGOULÊME
Festival International de la Bande Dessinée
Álbum 'Là Où Vont Nos Pères', de Shaun Tan, vence ‘Fauve d'Or - Prix du Meilleur Album 2008’.

Criado em 1974, o 'BD Angoulême' é o mais importante festival de banda desenhada europeu e realiza-se anualmente na vila francesa de Angoulême. O festival inclui exposições temáticas, espectáculos cénicos, encontros com autores e maratonas gráficas, para além da feira de banda desenhada com a presença de duas centenas de editoras expositoras. No âmbito do festival, um 'Palmarés Officiel', atribuído por um júri, concede o 'Prix du Meilleur Album' e o prémio colectivo 'Les Essentiels d’Angoulême', entre outras distinções, às cinco dezenas de álbuns a concurso.
O álbum 'Là Où Vont Nos Pères', do desenhador australiano Shaun Tan, de 34 anos, foi distinguido com o 'Fauve d'Or', para o melhor álbum do ano. O argumento trata do tema da emigração ao contar a história de um homem que chega a uma estranha região e tenta habituar-se à vida e aos habitantes do país. Desenhado em tonalidades sépia com o grafismo a evocar a magia e a oscilar entre o sonho e a realidade, o passado e o presente.

1 comentário:

Carlos Reis disse...

EGOÍSTA

A revista trimestral 'Egoísta', da Estoril Sol, foi premiada pelo Type Directors Club de Nova Iorque, entidade norte-americana que atribuiu o 'Certificate of Typographic Excellence' às edições 'Escrever' e 'Sexo', publicadas em 2007.

A 'Egoísta', editada por Patrícia Reis, foi distinguida pela qualidade gráfica e conteúdo pelo júri do Type Directors Club, que avaliou 225 candidaturas de 33 países.

Lançada em 2000, a 'Egoísta' já foi contemplada com seis prémios em Portugal, recebendo, agora, a 12.a distinção a nível internacional.

Entre os principais galardões constam o 'Prisma Awards' que lhe entregou o 'Best of Show' pela sua originalidade editorial e de grafismo, assim como o prémio da SPD Society of Publication Designers, de Nova Iorque, que atribuiu à 'Egoísta' duas menções honrosas.


CR