Livro – Romance
‘O TIGRE BRANCO’
de Aravind Adiga
(2009 Editorial Presença)
Balram Halwai, escreve sete cartas ao primeiro-ministro chinês, a poucos dias da sua visita oficial à Índia. Filho de um puxador de riquexós, Balram Halwai tinha como destino trabalhar numa casa de chá da sua cidade natal, na ‘Escuridão’, o lado pobre da Índia banhado pelo Rio Ganges. Mas ele consegue um emprego como motorista particular em Nova Deli, na ‘Luz’, o lado rico banhado pelo mar, numa ascensão feita à custa de atropelos éticos, crimes e gestos amorais.
Um romance de estreia do escritor indiano Aravind Adiga, de 35 anos, imigrante na Austrália e Estados Unidos, e a viver actualmente em Bombaim (Índia), onde é correspondente da revista ‘Time’.
Man Book Prize 2008
“Aravind Adiga's first novel is couched as a cocksure confession from a deceitful, murderous philosopher runt who has the brass neck to question his lowly place in the order of things.”
The Guardian
“'The White Tiger' is a penetrating piece of social commentary, attuned to the inequalities that persist despite India’s new prosperity.”
The New York Times
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IMPRENSA DE REFERÊNCIA MELHORA VENDAS EM 2008
De acordo com a APCT - Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens e Circulação, os dois diários generalistas de referência melhoraram as suas vendas entre Janeiro e Dezembro de 2008.
O maior crescimento foi registado pelo ‘Diário de Notícias’, da Controlinveste, o que não os impediu de ser incluído no processo de despedimentos que o grupo de Joaquim Oliveira desencadeou no início de 2009.
O ‘Diário de Notícias’ passou de vendas de 36 237 exemplares em 2007 para quase 40 mil no ano passado, ou seja, mais 10,4 por cento.
O ‘Público’, da Sonaecom, protagonizou uma subida menor, de 1,4 por cento, tendo vendido em 2008 uma média de 42.346 jornais por dia.
Nos semanários, o ‘Expresso’, da Impresa, registou uma circulação média paga (vendas em banca e por assinatura) de 119.876 exemplares por edição, ou seja, mais 1,3 por cento do que em 2007.
Um número que representa quase o triplo do vendido pelo concorrente ‘Sol’, dos angolanos da Newshold, que, em 2008, reduziu as suas vendas em 4,2 por cento.
O ‘Sol’ vendeu uma média de 46.759 exemplares por sábado, perdendo quase dois mil exemplares por edição relativamente à circulação que registava em 2007.
Entre as revistas de informação geral, designadas como newsmagazines, a ‘Sábado’, da Cofina Media, foi a única que apresentou crescimento de vendas, sendo mesmo o título semanal generalista que mais subiu em 2008.
A revista obteve uma circulação média paga de 74.195 exemplares por edição, mais 13,9 por cento do que em 2007.
Com este aumento de vendas, a ‘Sábado’ aproximou-se da rival ‘Visão’, da Impresa, que, apesar de manter a liderança entre as newsmagazines, reduziu a sua circulação em 1,2 por cento, passando para os 100.202 exemplares por edição.
CR
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