3.2.07

Jornal – Remodelação
‘PÚBLICO’
O mundo é Público.
(Lançamento a 12 de Fevereiro)

A 12 de Fevereiro, o jornal ‘Público’ aparecerá nas bancas com cara nova. O jornal, que sofreu uma profunda remodelação gráfica e editorial, será totalmente impresso a cores e terá um novo caderno mais arrojado. O diário adoptará um conjunto de fórmulas editoriais e gráficas que permitem aos leitores tirar mais partido do jornal, quer disponham de poucos minutos para o folhear, quer desejem aprofundar mais um tema. Mantém-se, porém, a matriz fundadora do jornal, "um diário de referência aberto ao mundo".
Nesse sentido, surgirá o 'P2', um caderno onde se olhará para a actualidade a partir de pontos de vista mais originais e distintos da rotina marcada pela informação audiovisual. O redesenho do jornal está a cargo de uma equipa liderada por Mark Porter, director de arte do diário inglês ‘The Guardian’.
"O novo projecto pretende reinventar e rasgar novamente com o panorama editoral português."
Hugo Figueiredo, presidente da Público Comunicação Social

6 comentários:

LisbonGirl disse...

O jornal de referência até no aspecto gráfico! E designers lusitanos, há, no projecto ?

Carlos Reis disse...

O escocês Mark Porter é o autor de todo o design do novo layout. A equipa portuguesa (Sónia Matos, Gil Lourenço e restantes) acompanham e contribuem para todo o processo. Serão eles que depois terão que assegurar a paginação e grafismo.
O Mark Porter é mesmo bom. Foi director de arte das revistas 'Wired' e 'Colors' e, actualmente, é director criativo do diário 'The Guardian'. Com o redesenho do 'The Guardian' ganhou o 'SND World Best Designed', o mais importante prémio na área.
O novo 'Expresso', embora tenha sido redesenhado pelo espanhol Javier Errea, da Innovation, é largamente inspirado no 'The Guardian'. Para o 'Público' espera-se algo mais arrojado... mas igualmente inspirado no 'The Guardian'. O que é bom serve para isso mesmo.
Para além do design, sabe-se que o 'Público' vai acabar com os suplementos 'Xis' e 'Dia D' (excessivamente light para o leitor-tipo do jornal) e fundir o 'Y' com o 'Mil Folhas' (faz todo o sentido). Em termos de promoções e a par dos DVD's 'The Blues' o 'Público' vai lançar semanalmente a colecção de 20 álbuns de banda desenhada do 'Spirou' (mantém-se a aposta na bd franco-belga).
Quanto ao resto, estou preparado para na segunda, 12 me levantar um pouco mais cedo e correr para o quiosque :)
CR

Anónimo disse...

É assim mesmo camarada falancio Castro...a luta começa logo de manhã

LisbonGirl disse...

Obrigada pelo comment. Muito informativo. Apreciei.
Viddy, não seja mauzinho/a e lute, logo de manhã e a todas as horas, por suas coisinhas também. Hay che luchar!

Carlos Reis disse...

He, he, he. O camarada Falancio Viddy, pá, a lutar pela sesta. A reacção!
CR

Anónimo disse...

A luta á chuve é que não...