26.10.25

Cinema Documental - Prémios     
DOCLISBOA ‘25      
23.º Festival Internacional de Cinema      
‘La Noche Está Marchándose Ya’, de Ezequiel Salinas e Ramiro Sonzini, vence Grande Prémio para Melhor Filme da Competição Internacional     


O documentário ‘La Noche Está Marchándose Ya’, da dupla de realizadores argentinos Ezequiel Salinas e Ramiro Sonzini, é o distinguido com o Grande Prémio para Melhor Filme da Competição Internacional atribuído pelo Doclisboa ‘25. A concurso nesta 23.ª edição do festival internacional de cinema documental estavam 12 filmes (médias e longas metragens) de 10 países. O filme ‘La Noche Está Marchándose Ya’, segue Pelu, um projeccionista solitário num cinema moribundo, que perde a casa e se muda secretamente para o cinema. Transforma o local num refúgio nocturno, acolhendo amigos sem-abrigo e alugando-o a uma camgirl.  
Promovido pela Apordoc, o Doclisboa apresenta todos os anos em antestreia os melhores documentários da última temporada e reúne uma série de programações não competitivas, com o objectivo de criar uma nova consciência da riqueza, diversidade e potencialidades do cinema do real.     
O documentário ‘La Noche Está Marchándose Ya’, volta a ser exibido na quarta, 29 de Outubro, às 21h45, no Midas Cinema Ideal.       

PALMARÉS DOCLISBOA ‘25        
Grande Prémio para Melhor Filme da Competição Internacional         
‘La Noche Está Marchándose Ya’ (2025 Argentina 124’) de Ezequiel Salinas e Ramiro Sonzini.     
Prémio do Júri da Competição Internacional     
‘Ji Min re Cîrokek Beje’ (2025 Turquia 37’) de Ebrû Avci.

Sem comentários: