22.11.24

Mostra - Fotojornalismo 
WORLD PRESS PHOTO 
Exposição 2024 
De 29 de Novembro a 29 de Dezembro no Parque dos Poetas - Oeiras 


A revista ‘Visão’ traz para Lisboa o melhor do fotojornalismo mundial. A World Press Photo Exposição 2024 exibe as fotografias de imprensa premiadas no mais prestigiado concurso internacional de fotojornalismo. A mostra ao ar livre ocupa a Alameda do Parque dos Poetas, em Oeiras. 
Na 67.ª edição da World Press Photo foram atribuídos prémios em quatro categorias, a 24 fotógrafos de 23 nacionalidades. A imagem intitulada ‘A Palestinian Woman Embraces the Body of her Niece’, captada pelo fotojornalista palestiniano Mohammed Salem para a agência Reuters e eleita World Press Photo of the Year 2024, é exposta, juntamente com outras 120 fotografias premiadas. 
Entrada gratuita. 
Livro ‘World Press Photo 2024’ (Lannoo Publishers) por 32 euros. 
“Esta é a maior e mais prestigiada iniciativa mundial de fotojornalismo, instantes que captam o mundo em todo o seu esplendor, assombro, interesse e diversidade. A exposição ao ar livre permite uma experiência única.” 
Visão
CONNECTING THE WORLD TO THE STORIES THAT MATTER 
World Press Photo of The Year 2024

20.11.24

Filme - Estreia a 28 de Novembro no Medeia Cinema Nimas 
‘UN PETIT FRÈRE - O IRMÃO MAIS NOVO’ 
de Léonor Serraille 
com Annabelle Lengronne e Stéphane Bak 
(2022 Blue Monday Productions) 


Rose muda-se da Costa do Marfim para Paris nos anos 1980 com os seus dois filhos pequenos. Apesar das dificuldades como emigrante e mãe solteira, mantém sempre o seu foco nas crianças e na construção de um futuro para elas. 
‘Un Petit Frère - O Irmão Mais Novo’ é um drama da realizadora francesa Léonor Serraille, de 38 anos, autora de ‘Jeunne Femme’ (2017). 
“Moving immigrant drama goes from Ivory Coast to Paris, in a meditative coming-of-age story.” 
The Guardian
“C’est sur ce fil funambulique que Léonor Serraille distille trente ans d’une vie farouche et précaire dans un triptyque d’une sobriété et d’une finesse exemplaires.” 
Le Monde 
“L’écoulement des années introduit un élan romanesque qui, malgré un manque de souffle et une tendance sociologisante, donne une ampleur inattendue au film. À la fois ambitieux et pudique, le récit maintient la tension constante entre unité et déracinement du trio protagoniste.” 
Cahiers du Cinéma
‘UN PETIT FRÈRE’ 
Léonor Serraille

18.11.24

Filme - Estreia a 28 de Novembro no Medeia Cinema Nimas 
‘THE DEAD DON’T HURT - ATÉ AO FIM DO MUNDO’ 
de Viggo Mortensen 
com Vicky Krieps e Viggo Mortensen 
(2023 Talipot Studio) 


1861, Estados Unidos. Vivienne, uma florista, e Holger, um carpinteiro dinamarquês imigrante, conhecem-se em São Francisco e concordam ir viver para o Nevada. Quando a Guerra Civil desponta ele decide lutar pelo fim da escravatura e ela vê-se perseguida pelo filho do empresário que controla a cidade. 
‘The Dead Don't Hurt - Até ao Fim do Mundo’ é um drama western do actor e realizador norte-americano Viggo Mortensen, de 66 anos, autor de ‘Falling - Um Homem Só’ (2020). 
“Viggo Mortensen’s ambitions may be old-fashioned, but they’re grand ambitions, and he has realized them in a handsome passion project.” 
The New York Times 
“Violence and tragedy is where the story is naturally heading, and this trajectory is plain in every scene and every shot: a world where aggression must either be violently and dangerously resisted or accepted.” 
The Guardian 
“Le western, réalisé et interprété par Viggo Mortensen, offre un beau rôle féminin dans un univers masculin.” 
Le Monde 
“Plutôt que d’épouser l’expérience de son beau personnage féminin, de s’en contenter, Viggo Mortensen la noie dans des détails sociohistoriques, qui dissolvent toute notion de point de vue.” 
Cahiers du Cinéma
‘THE DEAD DON’T HURT’ 
Viggo Mortensen

16.11.24

Cinema - Prémios  
LEFFEST 2024 
18.º Lisboa Film Festival  
’Dane-ye Anjir-e Ma'abed - A Semente do Figo Sagrado’, de Mohammad Rasoulof, vence Prémio de Melhor Filme  


O filme ’Dane-ye Anjir-e Ma'abed - A Semente do Figo Sagrado’, do realizador iraniano Mohammad Rasoulof, acaba de ser distinguido com o Prémio de Melhor Filme atribuído pelo LEFFEST Lisboa Film Festival 2024. O drama de acção conta a história de um oficial de justiça promovido para o Tribunal Revolucionário de Teerão. No novo cargo, é-lhe atribuída uma arma e começa a ser pressionado para assinar sentenças de morte sem direito a investigação ou julgamento. 
O júri internacional do LEFFEST 2024, presidido pelo realizador italiano Mario Martone, distinguiu ’Dane-ye Anjir-e Ma'abed - A Semente do Figo Sagrado’ entre 12 longas-metragens de 11 países em competição. A 18.ª edição do Lisboa Film Festival contou com a presença de duas dezenas de realizadores internacionais e quatro dezenas de convidados entre actores, escritores, fotógrafos e músicos. Sessões especiais, homenagens, retrospectivas, espectáculos, exposições e conferências completaram o programa.  
O filme ’Dane-ye Anjir-e Ma’abed - A Semente do Figo Sagrado’ volta a ser exibido no domingo, 17 de Novembro, às 21h00, no Cinema São Jorge.  

PALMARÉS LEFFEST 2024  
Prémio de Melhor Filme  
’Dane-ye Anjir-e Ma'abed - A Semente do Figo Sagrado’ (2024 Irão 168’), de Mohammad Rasoulof, com Soheila Golestani e Missagh Zareh. 
Grande Prémio do Júri  
‘The Shrouds’ (2024 Canadá 119’), de David Cronenberg, com Vincent Cassel e Diane Kruger. 
‘Rendez-vous avec Pol Pot’ (2024 Cambodja 112’), de Rithy Panh, com Irène Jacob e Grégoire Colin.
’DANE-YE ANJIR-E MA'ABED’ 
Mohammad Rasoulof 
LEFFEST - Prémio de Melhor Filme 2024

 

14.11.24

Filmes - Estreias online em Novembro 
NOVIDADES EM FILMIN 
Novas entradas na plataforma de cinema independente 
filmin.pt 


A plataforma de streaming Filmin estreia novas longas-metragens, entre novidades e clássicos. As novas entradas de títulos de cinema independente e de autor são disponibilizadas no catálogo online ao longo do mês de Novembro. Destaque para o festival online de filmes independentes europeus Atlàntida Film Festival 2024. 
Fundada em Barcelona, em 2007, a Filmin conta com o apoio de distribuidores, produtores, críticos, festivais e instituições culturais. Presente em Portugal e Espanha, a plataforma dirige-se a todos os amantes de cinema independente. Aos que procuram um complemento à actualidade, os melhores clássicos, documentários e grandes estreias. A todos aqueles que queiram viajar até aos maiores festivais de cinema do mundo e que gostam de cinema de qualidade. 
Subscrição anual por 55€. 2092 filmes em catálogo. Versões originais com legendas em português. 

SELECÇÃO
Atlàntida Film Festival 2024 
‘No Other Land’ (2024 Israel / Palestina 92’), de Yuval Abraham, Basel Adra, Hamdan Ballal e Rachel Szor, com Yuval Abraham e Basel Adra.
‘Little Girl Blue’ (2023 França 95’), de Mona Achache, com Marion Cotillard e Mona Achache. 
Novidades 
‘Nu Astepta Prea Mult de la Sfarsitul Lumii - Não Esperes Demasiado do Fim do Mundo’ (2023 Roménia 103’), de Radu Jude, com Ilinca Manolache e Ovidiu Pirsan. 
‘Moje Slunce Mad - A Minha Família Afegã’ (2021 Chéquia 85’), de Michaela Pavlátová, com Zuzana Stivínová e Shahid Maqsoodi. 
‘Les Miserables - Os Miseráveis’ (2019 Mali / França 104’), de Ladj Ly, com Damien Bonnard e Alexis Manenti. 
‘The Florida Project’ (2017 Estados Unidos 111’), de Sean Baker, com Brooklynn Prince e Bria Vinaite. 
‘Neruda’ (2016 Chile 107’), de Pablo Larraín, com Gael García Bernal e Luis Gnecco.
CINEMA LIVRE, É OUTRA HISTÓRIA 
Filmin 

 

12.11.24

Teatro - Encenação 
‘VENTO FORTE’ 
de Jon Fosse / Artistas Unidos 
De 27 de Novembro a 22 de Dezembro no Teatro Variedades 


O Homem, que esteve em viagem por um longo período, volta para o seu apartamento, onde morou com a Mulher e o filho. A criança desapareceu, mas a Mulher ainda está lá, embora agora com outro homem, o Jovem. Os dois parecem nem reparar nele. 
‘Sterk Vind - Vento Forte’ (2021) é um poema cénico, uma peça do dramaturgo norueguês Jon Fosse, de 65 anos, autor de ‘Viver Secretamente’ (2013 Artistas Unidos), ‘O Filho’ (2019 Artistas Unidos) e ‘Foi Assim’ (2023 Artistas Unidos). Encenação de António Simão e representações de Andreia Bento, António Simão e Nuno Gonçalo Rodrigues. 
“Em 'Vento Forte', Jon Fosse conta a história não só da tentativa de regresso à vida, mas também ao mundo do teatro, cujos parâmetros se alteraram e cujas antigas certezas se perderam.” 
António Simão (Artistas Unidos) 
Quarta a sábado às 20h00. Domingo às 16h00. Bilhetes à venda na Fnac e BOL por 10 euros. 
Livrinhos de Teatro ‘Vento Forte / Foi Assim’ de Jon Fosse (2022 Artistas Unidos / Snob).
ARTISTAS UNIDOS NO TEATRO VARIEDADES 
‘Vento Forte’ de Jon Fosse








10.11.24

DJ Set 
MARCEL DETTMANN 
Berlin techno icon 
Sexta, 22 de Novembro, no Lux 


O produtor techno alemão, Marcel Dettmann, tornou-se DJ residente do club Berghain, desde a abertura em Berlim, em 1999. Apoiando-se no techno/minimal/abstract constrói sets de acordo com o ambiente que o rodeia, apostando no purismo e inexplorado. 
Para além da actividade como DJ, Marcel Dettmann trabalha na loja de discos Hard Wax, gere a sua editora MDR e já editou os álbuns de originais ‘Dettmann’ (2010 Ostgut Ton), ‘Dettmann II’ (2013 Ostgut Ton) e ‘Fear of Programming’ (2022 Dekmantel), para além dos mix-álbuns e compilações ‘Fabric 77’ (2014 Fabric), ‘DJ-Kicks’ (2016 !K7 Records) e ‘Selectors’ (2017 Dekmantel). O som eficiente e futurista do dark techno está de regresso ao Lux em mais uma noite Pleasures Unknown.
“Marcel Dettmann é uma trave-mestra do techno moderno e espera-se que ele faça do Lux um espaço de fuga e exploração. Molda sequências e audiências à sua vontade e ao fazê-lo, excede expectativas. Festa garantida.” 
Lux Frágil 
“DJ and producer Marcel Dettmann is recognised as one of the most influential proponents of contemporary techno.” 
Resident Advisor
HÖR BERLIN 2021 
Marcel Dettmann 


6.11.24

Livro - Novela gráfica 
‘AQUI’ 
Richard McGuire 
(2024 Penguin Livros / Cavalo de Ferro) 


A história de um espaço delimitado - o interior de uma casa, um dos cantos da sala - e dos acontecimentos que aí tiveram lugar ao longo de milhares de anos, no passado e no futuro. Visto do mesmo ângulo, e dos seres que o habitaram ao longo dos séculos, as existências cruzam-se, colidem e ecoam estranhamente, antes de serem precipitadas no esquecimento. 
‘Here - Aqui’, publicado originalmente em 2014 pela Pantheon, é uma novela gráfica, de 304 páginas a cores. A obra de banda desenhada, dramática e divertida, experimental e inovadora, está organizada por painéis e numerosas páginas duplas. O ilustrador e designer gráfico norte-americano Richard McGuire, de 67 anos, está representado no MoMA Museum of Modern Art e foi teclista e baixista da banda dance punk Liquid Liquid.
Festival d’Angoulême - Fauve d'Or 2016 (Prix du Meilleur Album) 
“Richard McGuire’s brilliant and revolutionary ‘Here’ for which the term graphic novel feels awfully small.”
The New York Times
“An exquisitely drawn ecological warning. Dizzying technique and moral purpose. 'Here' is an exquisitely drawn book, its restrained palette and pop style. It’s a dizzying technique, and sometimes his narrative moved so fast. Its message, though, was never anything less than clear.” 
The Guardian 
“Plus vertigineuse que jubilatoire ou palpitante, la lecture s’impose par sa subtilité, car le livre est issu d’une profonde réflexion sur le fond et la forme.” 
BoDoi
‘HERE’ 
Richard McGuire 
Salamandra