28.8.24

Cinema - Festival 
MOTELX
18.º Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa 
De 10 a 16 de Setembro no Cinema São Jorge 


O MOTELX revela em Portugal o melhor e mais recente do cinema de terror de todo o mundo, das grandes produções aos independentes, do clássico ao experimental, do culto às novas tendências. Nesta 18.ª edição, a secção Serviço de Quarto volta a ser o eixo do festival com as mais diversas temáticas e sub-géneros como slashers, terror indie, histórias de fantasmas, thrillers psicológicos, comédias e gore. 
Promovido pelo CTLX Cineclube de Terror de Lisboa, o MOTELX apresenta três dezenas de longas-metragens e promove a secção competitiva Prémio MOTELX Melhor Longa de Terror Europeia. Convida ainda realizadores para apresentar a exibição dos seus filmes e promove sessões especiais. 
Bilhetes à venda no Cinema São Jorge, Fnac e Ticketline por 5 e 6 euros. 

SELECÇÃO 
Sexta, 13 
21h05 Sala Manoel de Oliveira - ‘The Substance’ (2024 França 140’), de Coralie Fargeat, com Margaret Qualley e Dennis Quaid.
Uma celebridade em declínio usa uma droga que cria temporariamente uma versão mais jovem e melhor de si mesma.  
00h00 Sala 3 - ‘Strange Darling’ (2023 Estados Unidos 97’), de JT Mollner, com Willa Fitzgerald e Kyle Gallner.
Uma aventura sexual transforma-se na perseguição de um serial killer a uma mulher pela natureza selvagem do Oregon.
Sábado, 14 
19h00 Sala Manoel de Oliveira - ‘Sasquatch Sunset’ (2024 Estados Unidos 88’), de David Zellner e Nathan Zellner, com Jesse Eisenberg e Riley Keough.  
Nas florestas da América do Norte, uma família de símios luta pela sobrevivência, em rota de colisão com o mundo que a rodeia.
21h20 Sala Manoel de Oliveira - ‘Kill - Viagem Mortal’ (2023 Índia 105'), de Nikhil Nagesh Bhat, com Lakshya e Raghav Juyal. 
De comboio para Nova Déli, para inviabilizar o casamento arranjado da sua amada, um comando enfrenta um gang armado.
Domingo, 15 
18h20 Sala Manoel de Oliveira - ‘MaXXXine’ (2024 Estados Unidos 103’), de Ti West, com Charley Rowan McCain e Simon Prast.  
Na Hollywood dos anos 1980, uma estrela de filmes adultos é ameaçada por um detective privado, polícias e um serial killer.
21h00 Sala Manoel de Oliveira - ‘The Surfer’ (2024 Irlanda 99’), de Lorcan Finnegan, com Nicolas Cage e Julian McMahon.  
Um australiano regressa à sua praia de infância onde é humilhado à frente do seu filho adolescente por surfistas locais.
ONDE O TERROR É BEM-VINDO 
MOTELX 

22.8.24

Música - DJ Set 
DANILO PLESSOW (MCDE) 
Retro and futuristic German House pioneer 
Sexta, 30 de Agosto no Lux 


O DJ e produtor alemão Danilo Plessow é o nome por detrás do projecto house/disco/funk Motor City Drum Ensemble (MCDE), numa homenagem à cidade automóvel de Estugarda e ao techno de Detroit. Reconhecido como remisturador, Danilo Plessow (MCDE) tem uma sensibilidade tradicionalista e requintada, assente nos sons profundos do deep house, conhecimento da música electrónica e talento melódico. 
O gosto musical eclético de MCDE reflecte-se nos mix-álbuns ‘Motor City Drum Ensemble DJ-Kicks’ (2011 !K7 Records), ‘Motor City Drum Ensemble Selectors’ (2011 Dekmantel) e ‘Fabric Presents Danilo Plessow MCDE’ (2021 Fabric Records) e é demonstrado nas pistas de dança mais exigentes. Regresso de um favorito à disco do Lux Frágil. 
“Danilo Plessow (MCDE) is on a constant mission to discover new sounds. Drawing from an impressive record collection, the celebrated DJ and producer shares the music that inspires him.” 
Worldwide FM 
“Uma das melhores exportações alemãs do século XXI. Danilo Plessow (MCDE), já não se livra do estatuto de DJ e produtor house de culto.” 
Lux Frágil
MIXMAG LAB LONDON 2024 
Danilo Plessow (MCDE) 

20.8.24

Filme - Estreia a 29 de Agosto no Medeia Cinema Nimas 
‘BRUNO REIDAL’ 
de Vincent Le Port 
com Dimitri Doré e Jean-Luc Vincent
(2021 Stank) 


Em 1905, na província francesa de Cantal, um jovem seminarista entrega-se à polícia, confessando o assassinato de um menor. A pedido dos médicos que o observam, ele escreve as suas memórias para explicar a acção. 
‘Bruno Reidal’ é um drama biográfico, estreia nas longa-metragens, do realizador francês Vincent Le Port, de 38 anos. 
“'Bruno Reidal' est le premier long métrage d’une filmographie où saille une obsession: la recherche d’une présence souterraine.” 
Cahiers du Cinéma 
“Le film tient tout entier sur une association diabolique entre la voix et les images.” 
Le Monde
‘BRUNO REIDAL’ 
Vincent Le Port 

18.8.24

Prémios de Cinema   
LOCARNO FILM FESTIVAL 2024   
77.º Festival del Film Locarno   
‘Akiplesa - Toxic’, de Saulė Bliuvaitė, vence Pardo d’Oro   


O filme ‘Akiplesa - Toxic’, da realizadora lituana Saulė Bliuvaitė, é o distinguido com o Pardo d’Oro, prémio para melhor filme na competição internacional oficial do Locarno Film Festival, cujo júri foi presidido pela cineasta austríaca Jessica Hausner. O drama conta a história de duas jovens de uma cidade industrial que criam um vínculo único numa escola de modelos local, onde as exigências aos seus corpos são extremas. 
O Locarno Film Festival, realizado em Ticino, no sul da Suíça, ocupa uma posição única na descoberta do cinema de autor e de novos talentos. Nesta 77.ª edição, a competição Concorso Internazionale admitiu a concurso 17 longas-metragens, de 12 países.   

PALMARÉS   
Pardo d’Oro (melhor filme em competição)   
‘Akiplesa - Toxic’ (2024 Lituânia 99’), de Saulė Bliuvaitė, com Egle Gabrenaite e Vesta Matulyte. 
Premio Speciale della Giuria (filme mais original em competição)   
‘Mond’ (2024 Áustria/Iraque 92'), de Kurdwin Ayub, com Florentina Holzinger e Celina Sarhan.
‘AKIPLESA - TOXIC’ 
Saulė Bliuvaitė 
Locarno Film Festival - Pardo d’Oro 2024 

 

16.8.24

Música - DJ Set 
HORSE MEAT DISCO 
Love and dancing 
Quinta, 29 de Agosto, a partir das 18h00, no Lux 


O colectivo inglês de quatro DJs disco/soul/funk/house Horse Meat Disco iniciou as suas festas de domingo à noite em Londres, em 2004, tornando-se rapidamente um evento global com residências mensais em clubs de Berlim e Nova Iorque e festivais em todo o mundo. 
Os Horse Meat Disco estreiam-se de seguida nas edições com o álbum de originais ‘Love and Dancing’ (2020 Glitterbox) e o mix-álbum ‘Back To Mine’ (2022 Back To Mine). As boas vibrações e diversão desregrada regressam ao terraço do Lux Frágil com Jim Stanton & Severino, os fundadores do colectivo Horse Meat Disco, em mais uma tarde Superball.
“With the club Eagle in Vauxhall as their stronghold, Horse Meat Disco have become ambassadors for all things disco, funk and soul. Is another wild affair.” 
Worldwide FM 
“Liberdade e boa música é o que podemos esperar do colectivo Horse Meat Disco. A inspiração vem das gloriosas festas de disco sound das décadas de 1970 e 80. Este não é um acto de revivalismo, mas sim uma afirmação de um presente que sabe bem os trilhos que caminhou para se formar.” 
Lux Frágil
BOILER ROOM FLY OPEN AIR EDINBURGH 2022 
Horse Meat Disco 

14.8.24

Filmes - Estreias online em Agosto 
NOVIDADES EM FILMIN   
Novas entradas na plataforma de cinema independente  
filmin.pt   


A plataforma de streaming Filmin estreia novas longas-metragens, entre novidades e clássicos. As novas entradas de títulos de cinema independente e de autor são disponibilizadas no catálogo online ao longo do mês de Agosto. Destaque para o ciclo ‘Godard - Cinema sem Limites’ com 17 filmes essenciais do cineasta Jean-Luc Godard (1930-2022), pioneiro da Nouvelle Vague, o movimento artístico contestatário francês dos anos 1960, que desenvolveu um estilo amoralista, a montagem inesperada e o corte com os moldes narrativos e personagens psicológicas em que a banalidade do sujeito sobrepõe a lógica das cenas. 
Fundada em Barcelona, em 2007, a Filmin conta com o apoio de distribuidores, produtores, críticos, festivais e instituições culturais. Presente em Portugal e Espanha, a plataforma dirige-se a todos os amantes de cinema independente. Aos que procuram um complemento à actualidade, os melhores clássicos, documentários e grandes estreias. A todos aqueles que queiram viajar até aos maiores festivais de cinema do mundo e que gostam de cinema de qualidade.   
Subscrição anual por 55€. 1998 filmes em catálogo. Versões originais com legendas em português.    

SELECÇÃO  
‘L'Été Dernier - No Verão Passado’ (2023 França 100’), de Catherine Breillat, com Léa Drucker e Samuel Kircher. 
‘So-seol-ga-ui Yeong-hwa - A Romancista e o seu Filme’ (2022 Coreia do Sul 92’). de Hong Sang-soo, com Lee Hye-yeong e Kim Min-hee. 
‘Pierrot le Fou - Pedro, o Louco’ (1965 França 110’), de Jean-Luc Godard, com Jean-Paul Belmondo e Anna Karina.  
‘Le Mépris - O Desprezo’ (1963 França 103’), de Jean-Luc Godard, com Brigitte Bardot e Michel Piccoli. 
‘A Bout de Souffle - O Acossado’ (1960 França 87’), de Jean-Luc Godard, com Jean Seberg e Jean-Paul Belmondo.
CINEMA LIVRE, É OUTRA HISTÓRIA 
Filmin 

 

CINEMA SEM LIMITES 
Ciclo Jean-Luc Godard 

 

4.8.24

Filme - Estreia a 15 de Agosto no Medeia Cinema Nimas 
‘BAI TA ZHI GUANG - A TORRE SEM SOMBRA’ 
de Zhang Lu 
com Xin Baiqing e Huang Yao 
(2023 Lu Films) 


Gu Wentong é um crítico gastronómico divorciado, com uma filha que deixou a cargo da sua irmã. Descobre a localização do pai, com quem não tem contacto desde criança, e inicia uma nova relação com uma colega fotógrafa. 
‘Bai Ta Zhi Guang - A Torre sem Sombra’ é um drama do realizador chinês de ascendência coreana Zhang Lu, de 62 anos, autor de ‘Mang Jong’ (2005), ‘Dooman River’ (2010) e ‘Gyeongju’ (2014). 
“A ruminative Chinese drama set in contemporary Beijing, the story emerges elliptically. Despite flashes of humor, the movie is saturated with a sense of loss. This movie opens itself to you with its feeling for people, its grace notes and a few bravura moments that close the distance between characters beautifully.” 
The New York Times
‘BAI TA ZHI GUANG’ 
Zhang Lu