28.2.24

Filme - Estreia a 07 de Março no Midas Cinema Ideal 
‘KAIBUTSU - CULPADO INOCENTE MONSTRO’ 
de Hirokazu Koreeda 
com Sakura Ando e Eita Nagayama
(2023 Gaga) 


Quando o filho Minato começa a comportar-se de forma estranha, a mãe sente que há algo errado. Ao descobrir que o responsável é um professor, vai à escola para exigir saber o que aconteceu. A verdade surge gradualmente. 
‘Kaibutsu - Culpado Inocente Monstro’ é um drama de acção do realizador japonês Hirokazu Koreeda, de 61 anos, autor de ‘Wandafuru Raifu - After Life’ (1998), ‘Dare Mo Shiranai - Ninguém Sabe’ (2004), ‘Aruitemo Aruitemo - Andando’ (2008), ‘Umimachi Diary - A Nossa Irmã Mais Nova’ (2015)*, ‘Umi Yori mo Mada Fukaku - Depois da Tempestade’ (2016)*, ‘Sandome no Natsujin - O Terceiro Assassinato’ (2017)*, ‘Kiseki - O Meu Maior Desejo’ (2011), ‘Manbiki Kazoku - Shoplifters’ (2018)* e ‘La Vérité - A Verdade’ (2019). 
* Filmes disponíveis na plataforma de streaming Filmin. 
“Lovingly detailed and accented by an aching score from Ryuichi Sakamoto, ‘Monster’ is one of the finest films of the year, and its structure carries secrets that can only be unraveled through patience and empathy.” 
The New York Times
“The performances have a calm frankness and integrity. The story it is arguably a little contrived with a thicket of mystery that perhaps didn’t need to be so dense. A film created with a great moral intelligence and humanity.” 
The Guardian 
“Le réalisateur brode autour de cette ligne centrale une mise en scène qui en opacifie le motif et qui fait se succéder une suite de récits qui se contredisent et s’enrichissent avant d’offrir une image plus pérenne de la réalité que nous dévoile le film.” 
Le Monde 
“Le film ne lésine pas sur la prestidigitation: chaque recoin du décor, chaque accessoire, chaque réplique seront revisités, changeront de forme sous vos yeux ébahis. Le problème, c’est que depuis le début un bout dépasse.” 
Cahiers du Cinéma
‘KAIBUTSU’ 
Hirokazu Koreeda

26.2.24

Teatro - Encenação   
‘GIRAFAS’   
de Pau Miró / Artistas Unidos   
De 07 a 30 de Março, no Teatro da Politécnica   


Barcelona, ​​década de 1950. Um jovem casal modesto não pode ter filhos. Ele trabalha numa carpintaria, ela passa os dias em casa. Ela não está sozinha, tem o irmão mudo, um vendedor de máquinas de lavar e um subinquilino ausente à noite. Surgem tensões e mal-entendidos. 
‘Girafes - Girafas' (2009) é uma peça do dramaturgo e encenador catalão Pau Miró, de 50 anos, autor de ‘Chove em Barcelona’ (2014 Artistas Unidos) e ‘Jogadores’ (2015 Artistas Unidos/RTP2). Encenação de Nuno Gonçalo Rodrigues, cenografia de Rita Lopes Alves e representações de Eduarda Arriaga, Gonçalo Norton, João Vicente, Pedro Caeiro e Vicente Wallenstein. 
“En ‘Girafes’, la lavadora es la principal metáfora: el elemento liberador que cuestiona incluso la autoridad del marido. Gente humilde y trabajadora que no se sienten cómodos en una sociedad convencional y anhelan la lavadora como un primer paso de libertad.” 
La Vanguardia 
Bilhetes à venda no Teatro da Politécnica, Fnac e BOL, por 10 euros (6 euros no Dia do Espectador). 
Livrinhos de Teatro ‘Búfalos / Leões / Girafas’ de Pau Miró (2020 Artistas Unidos / Livros Cotovia).
ARTISTAS UNIDOS NO TEATRO DA POLITÉCNICA 
‘Girafas’ de Pau Miró 

24.2.24

Festival de Cinema - Prémios  
BERLINALE     
74. Internationale Filmfestspiele Berlin  
‘Dahomey’, de Mati Diop, vence Goldener Bar 2024  


O júri internacional da Berlinale - Internationale Filmfestspiele Berlin, presidido pela actriz quénio-mexicana Lupita Nyong'o, acaba de atribuir o Goldener Bar, prémio para melhor filme em competição, à longa-metragem ‘Dahomey’, da realizadora franco-senegalesa Mati Diop. O documentário foca-se no debate dos tesouros reais, saqueados em 1892, prestes a deixar Paris para regressar ao país de origem, o Benim. 
A Berlinale, festival internacional de cinema de Berlim, um dos mais importantes e politizados eventos do cinema a nível mundial e o maior na afluência de público, decorreu na sua 74.ª edição no Berlinale Palast, na Alemanha. Para a competição internacional Goldener Bar foram seleccionadas 17 longas-metragens de 15 países.  

PALMARÉS       
Goldener Bar (Melhor Filme)       
‘Dahomey’ (2024 França 68'), de Mati Diop, com Gildas Adannou e Habib Ahandessi. 
Silberner Bar (Grande Prémio do Júri)       
‘Yeohaengjaui Pilyo’ (2024 Coreia do Sul 90’), de Hong Sang-soo, com Yunhee Cho e Kwon Hae-hyo.
‘DAHOMEY’ 
Mati Diop 
Berlinale - Goldener Bar 2024 

 

22.2.24

Festival - Cinema de Animação 
MONSTRA 2024 
23.º Festival de Animação de Lisboa 
De 07 a 17 de Março no Cinema São Jorge 


A Monstra - Festival de Animação de Lisboa apresenta o que de melhor se realiza no mundo do cinema de animação. Nesta 23.ª edição a Monstra tem como país convidado a Irlanda e a sua animação criativa, combativa e inovadora. Destaque para a Competição Oficial com sete longas-metragens de animação oriundas de seis países. 
Com a presença de realizadores e criadores, o Festival de Animação de Lisboa é uma iniciativa da Taumotrópio, com direcção artística de Fernando Galrito, que celebra a arte do cinema de animação. A Monstra vai estar à solta em Lisboa.
Bilhetes à venda no Cinema São Jorge por 4,50 euros. 

 SELECÇÃO 
 Domingo, 17 de Março 
 21h00 Cinema São Jorge - Premiado - Longas
À SOLTA EM LISBOA 
Monstra 2024 


20.2.24

Jornal - Edição especial de aniversário 
PÚBLICO 34 ANOS 
‘Ser Mulher em Liberdade’ 
Terça, 05 de Março, nas bancas 


A escritora, jornalista e feminista Maria Teresa Horta é a directora por um dia da edição do 34.º aniversário do jornal ‘Público’. O mote ‘Ser mulher em liberdade’, sobre os entraves à igualdade de género, inspira uma série de reportagens, ensaios e entrevistas da edição especial, online e impressa. 
Fundado pelo jornalista Vicente Jorge Silva, em 1990, o ‘Público’ é um jornal diário de grande informação, orientado por critérios de rigor e criatividade editorial, sem qualquer dependência de ordem ideológica, política e económica. Propriedade da Sonaecom, o diário mais lido de Portugal, actualmente dirigido por David Pontes, inscreve-se numa tradição europeia de jornalismo exigente e de qualidade. Abre portas onde se erguem muros.
DIRECTORA POR UM DIA 
Maria Teresa Horta 
Público 34 Anos 

18.2.24

Filme - Estreia a 29 de Fevereiro no Medeia Cinema Nimas 
‘SAVVUSANNA SOSARAD - A IRMANDADE DA SAUNA’ 
de Anna Hints 
com Kadi Kivilo e Maria Meresaar 
(2023 Alexandra Film) 


Numa floresta da Estónia, na escuridão da sauna de fumo, mulheres partilham os seus segredos mais profundos e experiências mais íntimas. Através de uma sensação de comunhão, lavam a vergonha confinada nos seus corpos e recuperam a sua força. 
‘Savvusanna Sosarad - A Irmandade da Sauna’ é um documentário, primeira longa-metragem, da realizadora estónia Anna Hints, de 42 anos. 
“There is such raw emotional intimacy in this dazzling documentary from Estonia. There is an otherworldly intensity to director Anna Hints’ photography. This is a film that weaves a spell, the camera resting often on the person listening.” 
The Guardian 
“Anna Hints uses the documentary to speak volumes about what it means to be a woman, even as the focus remains fixed on a single location.” 
The New York Times
‘SAVVUSANNA SOSARAD’ 
Anna Hints 

16.2.24

Música - DJ Set 
LAURENT GARNIER 
Pleasures Unknown 
Sábado, 24 de Fevereiro, no Lux 


Músico, produtor e DJ house/techno e electro/jazz, o francês Laurent Garnier iniciou-se no club The Haçienda, em Manchester, na década de 1980, a que se seguiu Detroit, onde conseguiu o respeito dos pioneiros do techno. Na década seguinte, actua em clubs de Paris, Londres, Nova Iorque e Chicago e festivais e funda a editora F Communications. De entre os álbuns editados destaque para ‘Retrospective 1994-2006’ (2006 F Communications), ‘Tales of a Kleptomaniac’ (2009 F Communications) e o mais recente ‘33 Tours et Puis S'En Vont’ (2023 Cod3 QR).
Laurent Garnier realiza o programa mensal ‘It Is What It Is’ na Worldwide FM e promove a rádio online PBB Radio. Um dos maiores embaixadores da música electrónica de regresso à disco do club Lux Frágil, em mais uma noite Pleasures Unknown. 
“Laurent Garnier’s approach to DJing is a rite, a live performance an opportunity for continuous revelation through improvisation. Has helped push house around the world as much as anyone in the last 25 years, influencing an entire generation of DJs and producers.” 
RBMA
BOILER ROOM DEKMANTEL AMSTERDAM 2023 
Laurent Garnier 

 

14.2.24

Filmes - Estreias online em Fevereiro
NOVIDADES EM FILMIN  
Novas entradas na plataforma de cinema independente 
filmin.pt  


A plataforma de streaming Filmin estreia novas longas-metragens, entre novidades e clássicos. As novas entradas de títulos de cinema independente e de autor são disponibilizadas no catálogo online ao longo do mês de Fevereiro. Destaque para o ciclo Yasujiro Ozu (1903-1963), com oito filmes do realizador japonês.
Fundada em Barcelona, em 2007, a Filmin conta com o apoio de distribuidores, produtores, críticos, festivais e instituições culturais. Presente em Portugal e Espanha, a plataforma dirige-se a todos os amantes de cinema independente. Aos que procuram um complemento à actualidade, os melhores clássicos, documentários e grandes estreias. A todos aqueles que queiram viajar até aos maiores festivais de cinema do mundo e que gostam de cinema de qualidade.  
Subscrição anual por 55€. 2117 filmes em catálogo. Versões originais com legendas em português.  

SELECÇÃO 
‘Chien de la Casse - Cão Danado’ (2023 França 93’), de Jean-Baptiste Durand, com Anthony Bajon e Raphael Quenard. 
‘Sigurno Mjesto - Safe Place’ (2022 Croácia 103’), de Juraj Lerotic, com Juraj Lerotic e Snjezana Sinovcic. 
‘Lola’ (2022 Irlanda 79’), de Andrew Legge, com Emma Appleton e Stefanie Martini. 
‘Le Otto Montagne - As Oito Montanhas’ (2022 Bélgica 147’), de Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, com Lupo Barbiero e Cristiano Sassella. 
‘Arshaluysi Lusabats’y - Aurora's Sunrise’ (2022 Arménia 96’), de Inna Sahakyan, com Anzhelika Hakobyan e Arpi Petrossian. 
‘I Comete - Um Verão na Córsega’ (2021 França 124’), de Pascal Tagnati, com Jean-Christophe Folly e Cédric Appietto. 
‘Baden Baden’ (2016 França 96’), de Rachel Lang, com Salomé Richard e Claude Gensac.
‘Tokio Monogatori - Viagem a Tóquio’ (1953 Japão 137’), de Yasujiro Ozu, com Chishu Ryu e Chieko Higashiyama.  
‘Banshun - Primavera Tardia’ (1949 Japão 109’), de Yasujiru Ozu, com Chishu Ryu e Setsuko Hara. 
EXISTIMOS PORQUE O CINEMA MUDOU A NOSSA VIDA
Filmin

12.2.24

Música - DJ Set 
HUNEE 
Love and knowledge 
Sexta, 23 de Fevereiro, no Lux 


Produtor e DJ sul-coreano house, techno, afro/disco e boogie/electro, Hun Choi, sob o nome Hunee, opera nos seus próprios termos a partir de Berlim. Desde 2009, tem afirmado a sua alma rítmica e divertida e seleccionado com paixão sets transversais, revelando conhecimento, emoção e ecletismo. Hunee mistura registos de house, afrobeat e leftfield disco para clubs, festivais e programas de rádio em todo o mundo.
Na edição de álbuns, Hunee estreou-se com o aclamado ‘Hunch Music’ (2015 Rush Hour), repleto de house/groove. De seguida, lança ‘Hunchin' All Night’ (2018 Rush Hour), uma colecção de temas favoritos, dos anos 1970 à actualidade. Bom gosto e grandes vibrações no regresso de Hunee à disco do club Lux. 
“Ao assistir a um set de Hunee, captamos imediatamente o seu empenho na música, o modo concentrado como combina os discos. A sua exuberância na cabine é totalmente ligada aos discos, o seu movimento acompanha o ritmo, não tenta impô-lo. Hunee manda uma transmissão incrível de boa onda com conteúdo.” 
Lux Frágil 
BOILER ROOM SEOUL 2018 
Hunee 

 

10.2.24

Cinema - Ciclo 
FOR EVER GODARD
11 Filmes em cópias digitais restauradas 
A partir de 22 de Fevereiro, no Medeia Cinema Nimas 


Jean-Luc Godard (1930-2022) foi o cineasta cuja obra e pensamento mais influência tiveram e continuam a ter no cinema. O programa ‘For Ever Godard’ lança em sala 11 dos mais belos filmes do realizador francês, grandes obras da Nouvelle Vague. 
O movimento artístico contestatório francês dos anos 1960, desenvolveu um estilo amoralista, a montagem inesperada e o corte com os moldes narrativos e personagens psicológicas em que a banalidade do sujeito sobrepõe a lógica das cenas. Jean-Luc Godard foi um artista total, livre, prolífico, lúdico e profundo. Genial. 
“Godard foi a pessoa mais importante, o autor das coisas mais importantes, de todo o cinema da segunda metade do século XX em diante. Está estampado na obra dele, um radical transporte entre a mais sofisticada modernidade e a memória de um cinema inicial.“  
Cinemateca Portuguesa  

SELECÇÃO 
Domingo, 25 de Fevereiro às 17h30 
Domingo, 03 de Março às 17h30 
Sexta, 08 de Março às 19h30 
‘A Bout de Souffle - O Acossado’ (1960 França 87’), de Jean-Luc Godard, com Jean Seberg e Jean-Paul Belmondo. 
Em Paris, um ladrão de automóveis mata o polícia que o persegue e reencontra uma amiga norte-americana que tenta convencer a ir com ele para Itália. 
Sábado, 24 de Fevereiro às 22h00 
Sexta, 01 de Março às 19h30 
Domingo, 03 de Março às 19h15 
‘Le Mépris - O Desprezo’ (1963 França 103’), de Jean-Luc Godard, com Brigitte Bardot e Michel Piccoli. 
O casamento do argumentista Paul Javal com sua esposa Camille desintegra-se durante a rodagem de um filme, enquanto ela seduzida pelo produtor. 
Sexta, 23 de Fevereiro às 21h30 
Domingo, 25 de Fevereiro às 19h15 
Sábado, 02 de Março às 21h45 
‘Pierrot le Fou - Pedro, o Louco’ (1965 França 110’), de Jean-Luc Godard, com Jean-Paul Belmondo e Anna Karina. 
No dia em que Ferdinand perde o emprego reencontra Marianne. Cansado da sua existência em Paris, viaja com a antiga paixão para o Mediterrâneo.
11 FILMES EM CÓPIAS DIGITAIS RESTAURADAS 
For Ever Godard 

8.2.24

Filme - Estreia a 22 de Fevereiro no Medeia Cinema Nimas e Midas Cinema Ideal
‘DAS LEHRERZIMMER - A SALA DE PROFESSORES’ 
de Ilker Çatak 
com Leonie Benesch e Anne-Kathrin Gummich 
(2023 if… Productions) 


Carla Nowak, uma professora dedicada de Educação Física e Matemática, inicia o seu primeiro emprego numa escola secundária. Quando há uma série de roubos na escola e se suspeita de um dos seus alunos, ela decide investigar o caso. 
‘Das Lehrerzimmer - A Sala de Professores’ é um drama do realizador alemão de ascendência turca Ilker Çatak, de 40 anos, autor de ‘Es Gilt das Gesprochene Wort’ (2019). 
Deutscher Filmpreis - Bester Spielfilm 2023 
“Outstanding film.” 
Süddeutsche Zeitung 
“Taking on the uneasy complexity of a progressive modern society, and the friction produced when pluralism and an insistence on order and obedience collide, is a bold move, and ‘The Teachers’ Lounge’ pulls it off with a sense of tension that makes the whole thing play like a thriller.” 
The New York Times 
“This uncompromising classroom drama from director Ìlker Çatak initially tackles some insidious and uncomfortable truths, but never quite finds its full dramatic force.” 
The Guardian
‘DAS LEHRERZIMMER’ 
 Ilker Çatak 

6.2.24

Livro - Banda Desenhada 
‘PATOS’ 
Kate Beaton 
(2024 Relógio d’Água) 


Com o objectivo de pagar os seus empréstimos estudantis, Katie viaja da sua comunidade na ilha de Cabo Bretão, no Leste do Canadá, para o Oeste do país, para aproveitar um emprego lucrativo nas areias petrolíferas de Alberta. 
‘Ducks - Patos’ é uma novela gráfica, de 440 páginas a cores, que revela complexas memórias humanas e uma arte cartoon a contrastar com cenários mais detalhados, grandiosos e expressivos. A autora canadiana Kate Beaton, de 40 anos, é inédita em Portugal. 
Eisner Awards - Best Graphic Memoir / Best Writer/Artist 2023 
Harvey Awards - Book of the Year 2023 
“Powerful big oil memoir. Beaton uses her considerable skills to focus on the wider picture. What a difficult, gorgeous and abidingly humane book.” 
The Guardian 
“Epic. The stories in this illustrated memoir are gritty and harrowing , but there’s humor here, too, as well as compassion and tenderness.” 
The New York Times 
“L’autrice donne corps à ce monde opaque. Des touches d’humour bienvenues viennent compenser l’horreur qu’inspire son sombre témoignage.” 
Le Monde
‘DUCKS’ 
Kate Beaton 
 

4.2.24

Música - DJ Set 
GERD JANSON 
All night long 
Sábado, 17 de Fevereiro no Lux Frágil 


Produtor e DJ techno/house e disco/pop/funk, o alemão Gerd Janson começou por se tornar DJ residente no club Robert Johnson (Frankfurt) e colaborar com as revistas de música ‘Groove’ e ‘Spex’. Posteriormente funda a editora Running Back e colabora com a Red Bull Music Academy e a loja de discos Pentagon (Darmstadt). Já em 2016, integra a lista RA Pool Top DJs para depois se tornar DJ residente no club Berghain/Panorama Bar (Berlim). 
Nas edições, Gerd Janson lançou o mix-álbum ‘Gerd Janson Fabric 89’ (2016 Fabric). Versátil e despretensioso, clássico e eficaz, regressa agora com um set all night long à disco do Lux. 
“Gerd Janson has been serving the hottest house and disco cuts. Without a doubt, is one of the hottest talents on the German DJ circuit. The man has his plate full.” 
Resident Advisor
TIME WARP MANNHEIM 2023 
Gerd Janson 

2.2.24

Livro - Romance 
‘MARZAHN, MON AMOUR’ 
Katja Oskamp 
(2024 Relógio d’Água) 


Uma mulher que se aproxima dos ‘anos invisíveis’ da meia-idade abandona a carreira de escritora para se tornar pedicura em Marzahn, em tempos a maior área residencial pré-fabricada da Alemanha Oriental, nos arredores de Berlim. A partir daí observa atentamente os clientes e colegas, mergulhando nas suas histórias pessoais. 
‘Marzahn, Mon Amour’ é um romance, de 128 páginas, da escritora alemã Katja Oskamp, de 53 anos. A autora é inédita em Portugal. 
Dublin Literary Award 2023 
“You read this and are delighted by the robust poetry with which Katja Oskamp describes this world of the old and the leftover. She writes about the nobility of the people, and her stories are true, also because they are funny and beautiful.” 
Süddeutsche Zeitung 
“It’s a book so rich in wisdom you feel altered after Reading. A masterclass in perspective, with its Zen-like understanding of life. The book makes a heartwarming case for the ultimate importance of community, kindness and friendship.” 
The Irish Times
KATJA OSKAMP 
Dublin Literary Award Winners In Conversation