22.11.24

Mostra - Fotojornalismo 
WORLD PRESS PHOTO 
Exposição 2024 
De 29 de Novembro a 29 de Dezembro no Parque dos Poetas - Oeiras 


A revista ‘Visão’ traz para Lisboa o melhor do fotojornalismo mundial. A World Press Photo Exposição 2024 exibe as fotografias de imprensa premiadas no mais prestigiado concurso internacional de fotojornalismo. A mostra ao ar livre ocupa a Alameda do Parque dos Poetas, em Oeiras. 
Na 67.ª edição da World Press Photo foram atribuídos prémios em quatro categorias, a 24 fotógrafos de 23 nacionalidades. A imagem intitulada ‘A Palestinian Woman Embraces the Body of her Niece’, captada pelo fotojornalista palestiniano Mohammed Salem para a agência Reuters e eleita World Press Photo of the Year 2024, é exposta, juntamente com outras 120 fotografias premiadas. 
Entrada gratuita. 
Livro ‘World Press Photo 2024’ (Lannoo Publishers) por 32 euros. 
“Esta é a maior e mais prestigiada iniciativa mundial de fotojornalismo, instantes que captam o mundo em todo o seu esplendor, assombro, interesse e diversidade. A exposição ao ar livre permite uma experiência única.” 
Visão
CONNECTING THE WORLD TO THE STORIES THAT MATTER 
World Press Photo of The Year 2024

20.11.24

Filme - Estreia a 28 de Novembro no Medeia Cinema Nimas 
‘UN PETIT FRÈRE - O IRMÃO MAIS NOVO’ 
de Léonor Serraille 
com Annabelle Lengronne e Stéphane Bak 
(2022 Blue Monday Productions) 


Rose muda-se da Costa do Marfim para Paris nos anos 1980 com os seus dois filhos pequenos. Apesar das dificuldades como emigrante e mãe solteira, mantém sempre o seu foco nas crianças e na construção de um futuro para elas. 
‘Un Petit Frère - O Irmão Mais Novo’ é um drama da realizadora francesa Léonor Serraille, de 38 anos, autora de ‘Jeunne Femme’ (2017). 
“Moving immigrant drama goes from Ivory Coast to Paris, in a meditative coming-of-age story.” 
The Guardian
“C’est sur ce fil funambulique que Léonor Serraille distille trente ans d’une vie farouche et précaire dans un triptyque d’une sobriété et d’une finesse exemplaires.” 
Le Monde 
“L’écoulement des années introduit un élan romanesque qui, malgré un manque de souffle et une tendance sociologisante, donne une ampleur inattendue au film. À la fois ambitieux et pudique, le récit maintient la tension constante entre unité et déracinement du trio protagoniste.” 
Cahiers du Cinéma
‘UN PETIT FRÈRE’ 
Léonor Serraille

18.11.24

Filme - Estreia a 28 de Novembro no Medeia Cinema Nimas 
‘THE DEAD DON’T HURT - ATÉ AO FIM DO MUNDO’ 
de Viggo Mortensen 
com Vicky Krieps e Viggo Mortensen 
(2023 Talipot Studio) 


1861, Estados Unidos. Vivienne, uma florista, e Holger, um carpinteiro dinamarquês imigrante, conhecem-se em São Francisco e concordam ir viver para o Nevada. Quando a Guerra Civil desponta ele decide lutar pelo fim da escravatura e ela vê-se perseguida pelo filho do empresário que controla a cidade. 
‘The Dead Don't Hurt - Até ao Fim do Mundo’ é um drama western do actor e realizador norte-americano Viggo Mortensen, de 66 anos, autor de ‘Falling - Um Homem Só’ (2020). 
“Viggo Mortensen’s ambitions may be old-fashioned, but they’re grand ambitions, and he has realized them in a handsome passion project.” 
The New York Times 
“Violence and tragedy is where the story is naturally heading, and this trajectory is plain in every scene and every shot: a world where aggression must either be violently and dangerously resisted or accepted.” 
The Guardian 
“Le western, réalisé et interprété par Viggo Mortensen, offre un beau rôle féminin dans un univers masculin.” 
Le Monde 
“Plutôt que d’épouser l’expérience de son beau personnage féminin, de s’en contenter, Viggo Mortensen la noie dans des détails sociohistoriques, qui dissolvent toute notion de point de vue.” 
Cahiers du Cinéma
‘THE DEAD DON’T HURT’ 
Viggo Mortensen

16.11.24

Cinema - Prémios  
LEFFEST 2024 
18.º Lisboa Film Festival  
’Dane-ye Anjir-e Ma'abed - A Semente do Figo Sagrado’, de Mohammad Rasoulof, vence Prémio de Melhor Filme  


O filme ’Dane-ye Anjir-e Ma'abed - A Semente do Figo Sagrado’, do realizador iraniano Mohammad Rasoulof, acaba de ser distinguido com o Prémio de Melhor Filme atribuído pelo LEFFEST Lisboa Film Festival 2024. O drama de acção conta a história de um oficial de justiça promovido para o Tribunal Revolucionário de Teerão. No novo cargo, é-lhe atribuída uma arma e começa a ser pressionado para assinar sentenças de morte sem direito a investigação ou julgamento. 
O júri internacional do LEFFEST 2024, presidido pelo realizador italiano Mario Martone, distinguiu ’Dane-ye Anjir-e Ma'abed - A Semente do Figo Sagrado’ entre 12 longas-metragens de 11 países em competição. A 18.ª edição do Lisboa Film Festival contou com a presença de duas dezenas de realizadores internacionais e quatro dezenas de convidados entre actores, escritores, fotógrafos e músicos. Sessões especiais, homenagens, retrospectivas, espectáculos, exposições e conferências completaram o programa.  
O filme ’Dane-ye Anjir-e Ma’abed - A Semente do Figo Sagrado’ volta a ser exibido no domingo, 17 de Novembro, às 21h00, no Cinema São Jorge.  

PALMARÉS LEFFEST 2024  
Prémio de Melhor Filme  
’Dane-ye Anjir-e Ma'abed - A Semente do Figo Sagrado’ (2024 Irão 168’), de Mohammad Rasoulof, com Soheila Golestani e Missagh Zareh. 
Grande Prémio do Júri  
‘The Shrouds’ (2024 Canadá 119’), de David Cronenberg, com Vincent Cassel e Diane Kruger. 
‘Rendez-vous avec Pol Pot’ (2024 Cambodja 112’), de Rithy Panh, com Irène Jacob e Grégoire Colin.
’DANE-YE ANJIR-E MA'ABED’ 
Mohammad Rasoulof 
LEFFEST - Prémio de Melhor Filme 2024

 

14.11.24

Filmes - Estreias online em Novembro 
NOVIDADES EM FILMIN 
Novas entradas na plataforma de cinema independente 
filmin.pt 


A plataforma de streaming Filmin estreia novas longas-metragens, entre novidades e clássicos. As novas entradas de títulos de cinema independente e de autor são disponibilizadas no catálogo online ao longo do mês de Novembro. Destaque para o festival online de filmes independentes europeus Atlàntida Film Festival 2024. 
Fundada em Barcelona, em 2007, a Filmin conta com o apoio de distribuidores, produtores, críticos, festivais e instituições culturais. Presente em Portugal e Espanha, a plataforma dirige-se a todos os amantes de cinema independente. Aos que procuram um complemento à actualidade, os melhores clássicos, documentários e grandes estreias. A todos aqueles que queiram viajar até aos maiores festivais de cinema do mundo e que gostam de cinema de qualidade. 
Subscrição anual por 55€. 2092 filmes em catálogo. Versões originais com legendas em português. 

SELECÇÃO
Atlàntida Film Festival 2024 
‘No Other Land’ (2024 Israel / Palestina 92’), de Yuval Abraham, Basel Adra, Hamdan Ballal e Rachel Szor, com Yuval Abraham e Basel Adra.
‘Little Girl Blue’ (2023 França 95’), de Mona Achache, com Marion Cotillard e Mona Achache. 
Novidades 
‘Nu Astepta Prea Mult de la Sfarsitul Lumii - Não Esperes Demasiado do Fim do Mundo’ (2023 Roménia 103’), de Radu Jude, com Ilinca Manolache e Ovidiu Pirsan. 
‘Moje Slunce Mad - A Minha Família Afegã’ (2021 Chéquia 85’), de Michaela Pavlátová, com Zuzana Stivínová e Shahid Maqsoodi. 
‘Les Miserables - Os Miseráveis’ (2019 Mali / França 104’), de Ladj Ly, com Damien Bonnard e Alexis Manenti. 
‘The Florida Project’ (2017 Estados Unidos 111’), de Sean Baker, com Brooklynn Prince e Bria Vinaite. 
‘Neruda’ (2016 Chile 107’), de Pablo Larraín, com Gael García Bernal e Luis Gnecco.
CINEMA LIVRE, É OUTRA HISTÓRIA 
Filmin 

 

12.11.24

Teatro - Encenação 
‘VENTO FORTE’ 
de Jon Fosse / Artistas Unidos 
De 27 de Novembro a 22 de Dezembro no Teatro Variedades 


O Homem, que esteve em viagem por um longo período, volta para o seu apartamento, onde morou com a Mulher e o filho. A criança desapareceu, mas a Mulher ainda está lá, embora agora com outro homem, o Jovem. Os dois parecem nem reparar nele. 
‘Sterk Vind - Vento Forte’ (2021) é um poema cénico, uma peça do dramaturgo norueguês Jon Fosse, de 65 anos, autor de ‘Viver Secretamente’ (2013 Artistas Unidos), ‘O Filho’ (2019 Artistas Unidos) e ‘Foi Assim’ (2023 Artistas Unidos). Encenação de António Simão e representações de Andreia Bento, António Simão e Nuno Gonçalo Rodrigues. 
“Em 'Vento Forte', Jon Fosse conta a história não só da tentativa de regresso à vida, mas também ao mundo do teatro, cujos parâmetros se alteraram e cujas antigas certezas se perderam.” 
António Simão (Artistas Unidos) 
Quarta a sábado às 20h00. Domingo às 16h00. Bilhetes à venda na Fnac e BOL por 10 euros. 
Livrinhos de Teatro ‘Vento Forte / Foi Assim’ de Jon Fosse (2022 Artistas Unidos / Snob).
ARTISTAS UNIDOS NO TEATRO VARIEDADES 
‘Vento Forte’ de Jon Fosse








10.11.24

DJ Set 
MARCEL DETTMANN 
Berlin techno icon 
Sexta, 22 de Novembro, no Lux 


O produtor techno alemão, Marcel Dettmann, tornou-se DJ residente do club Berghain, desde a abertura em Berlim, em 1999. Apoiando-se no techno/minimal/abstract constrói sets de acordo com o ambiente que o rodeia, apostando no purismo e inexplorado. 
Para além da actividade como DJ, Marcel Dettmann trabalha na loja de discos Hard Wax, gere a sua editora MDR e já editou os álbuns de originais ‘Dettmann’ (2010 Ostgut Ton), ‘Dettmann II’ (2013 Ostgut Ton) e ‘Fear of Programming’ (2022 Dekmantel), para além dos mix-álbuns e compilações ‘Fabric 77’ (2014 Fabric), ‘DJ-Kicks’ (2016 !K7 Records) e ‘Selectors’ (2017 Dekmantel). O som eficiente e futurista do dark techno está de regresso ao Lux em mais uma noite Pleasures Unknown.
“Marcel Dettmann é uma trave-mestra do techno moderno e espera-se que ele faça do Lux um espaço de fuga e exploração. Molda sequências e audiências à sua vontade e ao fazê-lo, excede expectativas. Festa garantida.” 
Lux Frágil 
“DJ and producer Marcel Dettmann is recognised as one of the most influential proponents of contemporary techno.” 
Resident Advisor
HÖR BERLIN 2021 
Marcel Dettmann 


6.11.24

Livro - Novela gráfica 
‘AQUI’ 
Richard McGuire 
(2024 Penguin Livros / Cavalo de Ferro) 


A história de um espaço delimitado - o interior de uma casa, um dos cantos da sala - e dos acontecimentos que aí tiveram lugar ao longo de milhares de anos, no passado e no futuro. Visto do mesmo ângulo, e dos seres que o habitaram ao longo dos séculos, as existências cruzam-se, colidem e ecoam estranhamente, antes de serem precipitadas no esquecimento. 
‘Here - Aqui’, publicado originalmente em 2014 pela Pantheon, é uma novela gráfica, de 304 páginas a cores. A obra de banda desenhada, dramática e divertida, experimental e inovadora, está organizada por painéis e numerosas páginas duplas. O ilustrador e designer gráfico norte-americano Richard McGuire, de 67 anos, está representado no MoMA Museum of Modern Art e foi teclista e baixista da banda dance punk Liquid Liquid.
Festival d’Angoulême - Fauve d'Or 2016 (Prix du Meilleur Album) 
“Richard McGuire’s brilliant and revolutionary ‘Here’ for which the term graphic novel feels awfully small.”
The New York Times
“An exquisitely drawn ecological warning. Dizzying technique and moral purpose. 'Here' is an exquisitely drawn book, its restrained palette and pop style. It’s a dizzying technique, and sometimes his narrative moved so fast. Its message, though, was never anything less than clear.” 
The Guardian 
“Plus vertigineuse que jubilatoire ou palpitante, la lecture s’impose par sa subtilité, car le livre est issu d’une profonde réflexion sur le fond et la forme.” 
BoDoi
‘HERE’ 
Richard McGuire 
Salamandra 

30.10.24

Cinema - Mostra 
LEFFEST '24 
18.º Lisboa Film Festival 
De 08 a 17 de Novembro no Medeia Cinema Nimas, Teatro Tivoli e Cinema São Jorge 


O Lisboa Film Festival aposta na descoberta de novos talentos, na homenagem a personalidades marcantes através de retrospectivas ou nas mostras integrais de cineastas raros. Comprometido com uma selecção de filmes que traduza o melhor da produção cinematográfica contemporânea, a programação transpõe os limites do cinema para fazer pontes com outras artes e disciplinas. 
Nesta 18.ª edição, o LEFFEST, promovido pela Leopardo Filmes e com direcção de Paulo Branco, conta com mais de 150 filmes, três dezenas convidados nacionais e internacionais, entre actores, escritores, jornalistas, críticos, fotógrafos e músicos. O júri internacional, presidido pelo realizador e argumentista italiano Mario Martone, atribuirá os Prémios Selecção Oficial às 12 longas-metragens em competição. O programa contempla ainda a Selecção Oficial - Fora de Competição (antestreia de filmes premiados em grandes festivais), Descobertas (revelações), Retrospectivas e Ciclos. 
Bilhetes à venda na Ticketline por 6 e 8 euros. 

SELECÇÃO 
Domingo, 17 de Novembro 
21h00 Cinema São Jorge - Filme Premiado 
Prémio Melhor Filme LEFFEST 2024
LEFFEST '24 
18.º Lisboa Film Festival 


28.10.24

Livro - Romance 
‘O LAGO DA CRIAÇÃO’ 
Rachel Kushner 
(2024 Relógio d´Água) 


A sedutora e astuta espia norte-americana de aluguer, Sadie Smith, é enviada para um canto remoto de França. A sua missão: infiltrar-se numa comunidade de eco-activistas radicais influenciados pelas crenças de um ancião enigmático.
‘Creation Lake - O Lago da Criação’ é um romance ‘noir’, de 424 páginas, da jornalista literária e escritora norte-americana Rachel Kushner, de 56 anos. É autora de ‘Os Lança-Chamas’ (2014 Relógio d’Água), ‘O Telex de Cuba’ (2015 Relógio d’Água) e ‘O Quarto de Marte’ (2018 Relógio d’Água). 
Booker Prize - Fiction Shortlist 2024 
“Coolly brilliant and suspenseful. 'Creation Lake' is a class of fiction wonderfully seductive.” 
The Guardian 
“One of the finest novelists working in the English language.” 
The New York Times
‘CREATION LAKE’ 
Rachel Kushner 
Barnes & Noble 

26.10.24

Cinema Documental - Prémios    
DOCLISBOA ‘24     
22.º Festival Internacional de Cinema     
‘Oskolky - The Shards’, de Masha Chernaya, vence Grande Prémio para Melhor Filme da Competição Internacional    


O documentário ‘Oskolky - The Shards’, da realizadora georgiana Masha Chernaya, é o distinguido com o Grande Prémio para Melhor Filme da Competição Internacional atribuído pelo Doclisboa ‘24. A concurso estavam 12 filmes documentais (curtas, médias e longas metragens) de sete países. No filme ‘Oskolky - The Shards’, a realizadora documenta a preparação para deixar a sua pátria com o início da guerra em grande escala na Ucrânia. 
Promovido pela Apordoc, o Doclisboa apresenta todos os anos em antestreia os melhores documentários da última temporada e reúne uma série de programações não competitivas, com o objectivo de criar uma nova consciência da riqueza, diversidade e potencialidades do cinema do real.    
O documentário ‘Oskolky - The Shards’, volta a ser exibido na quarta, 30 de Outubro, às 21h45, no Midas Cinema Ideal.      

PALMARÉS DOCLISBOA ‘24       
Grande Prémio para Melhor Filme da Competição Internacional        
‘Oskolky - The Shards’ (2024 Geórgia 90’) de Masha Chernaya.    
Prémio do Júri da Competição Internacional    
‘Fire Suply’ (2024 Argentina 158’) de Lucía Seles 
‘L’Acre - The Anchor’ (2024 Bélgica 61’) de Jen Debauche
‘OSKOLKY - THE SHARDS’ 
Masha Chernaya 
Doclisboa - Grande Prémio para Melhor Filme da Competição Internacional 2024 
 
 

22.10.24

Filme - Estreia a 31 de Outubro no Medeia Cinema Nimas e Midas Cinema Ideal
‘THE SUBSTANCE - A SUBSTÂNCIA’ 
de Coralie Fargeat 
com Demi Moore e Margaret Qualley 
(2024 Working Title Films) 


Uma celebridade em declínio toma uma droga do mercado negro. A substância replicadora de células cria temporariamente uma versão melhor e mais jovem de si mesma. As duas personagens devem coexistir para sobreviverem. 
‘The Substance - A Substância’ é um drama de terror da realizadora francesa Coralie Fargeat, de 48 anos, autora de ‘Revenge - Vendeta’ (2017). 
“In its trashiness and, yes, its refusal of serious substance. Homage to the great era of home entertainment pulp and video-store masterpieces of weirdness and crassness.” 
The Guardian 
“A thrilling but ultimately hollow body horror, presents a confused argument about the politics of ageing, with an signature aesthetic precision and meticulous. 'The Substance' makes for a thrilling watch, the script withholds defining emotional paralysis with any real texture.” 
Sight and Sound 
“Sharpest critique about the way we’ve trained ourselves to look at those bodies, and the effect that has on our own. The movie is, appropriately enough, a mirror, and our discomfort reveals our own hidden biases and fears about ourselves.” 
The New York Times
‘THE SUBSTANCE’ 
 Coralie Fargeat 

 

20.10.24

DJ Set 
BEN UFO  
Experimental accessible 
Quinta, 31 de Outubro no Lux Frágil 


Co-fundador da editora electronic/dubstep Hessle Audio, em 2007, o inglês Ben Thomson é dos poucos DJs que nunca enveredou pela produção. Sob o nome Ben UFO tornou-se referência a seleccionar e misturar música e a explorar sons house/dubstep/garage, antigos e novos. 
Ben UFO manteve durante anos um programa semanal na rádio RinseFM, editou os mix-álbuns ‘Rinse: 16’ (2011 Rinse) e ‘Fabriclive 67’ (2013 Fabric), onde apresenta house/electro e techno/dubstep, e mantém colaborações com a BBC Radio 1. De regresso à disco do Lux Frágil para tornar o experimental acessível e o clássico em algo que parece escutado pela primeira vez. Um sound-design firmemente assente na cultura de sound-system. 
“One of the world's best DJs. The quiet obsession with finding (and playing) amazing records has seen him become one of electronic music's foremost tastemakers.”  
Resident Advisor 
“Ben UFO continua a ser uma força vital na recombinação das tradições mais arrojadas da dance music e um mestre a guiar pistas por momentos inesperados e inesquecíveis abrindo novos caminhos. E, diga-se, vá, é dos melhores DJs do mundo.”
Lux Frágil
HORST ARTS AND MUSIC FESTIVAL VILVOORDE 2024 
Ben UFO 

18.10.24

Filme - Estreia a 31 de Outubro no Medeia Cinema Nimas e Midas Cinema Ideal
‘ANORA’ 
de Sean Baker 
com Mikey Madison e Paul Weissman 
(2024 Cre Film) 


Anora, uma jovem trabalhadora do sexo de Brooklyn, conhece e casa impulsivamente com o filho de um oligarca. Assim que a notícia chega à Rússia, a história encantada é ameaçada com a partida dos pais para Nova Iorque onde pretendem anular o casamento. 
‘Anora’ é uma comédia dramática do realizador norte-americano Sean Baker, de 53 anos, autor de ‘Starlet’ (2012), ‘Tangerine’* (2015) e ’The Florida Project’ (2017). 
* Filme disponível na plataforma de streaming Filmin 
Festival de Cannes - Palm d’Or 2024 
“Amazing, full-throttle tragicomedy of romance, denial and betrayal.” 
The Guardian 
“Fantastic screwball-tragicomedy, 'Anora' plays like dizzy fantasy machine. For all its megawatt charm, 'Anora' is not a fairytale. It’s a Cinde-fucking-rella story. By turns swoony, funny, panicky and sad.” 
Sight and Sound
‘ANORA’ 
Sean Baker 

 

16.10.24

Livro - Romance 
‘A PICADA DE ABELHA’ 
Paul Murray 
(2024 Porto Editora / Livros do Brasil) 


A família Barnes está em apuros. Até há pouco tempo, geriam o maior negócio da cidade, agora estão à beira da falência. O casamento de Dickie e Imelda está por um fio; Os filhos estudantes estão a sair dos carris. Entretanto, os fantasmas de velhos erros surgem do passado. 
‘The Bee Sting - A Picada de Abelha’ é um romance, de 720 páginas, do escritor irlandês Paul Murray. O autor, de 49 anos, é inédito em Portugal. 
The New York Times - The 10 Best Books of 2023 
The Guardian - The Best Fiction of 2023 
Booker Prize - Fiction Shortlist 2023 
“Murray’s writing is pure joy - propulsive, insightful and seeded with hilarious observations. Murray’s latest is a comedy of errors, emphasis on both the comedy and the errors.” 
The New York Times 
“Murray is brilliant on fathers and sons, sibling rivalry, grief, self-sabotage and self-denial, as well as the terrible weakness humans have for magical thinking. You won’t read a sadder, truer, funnier novel this year.” 
The Guardian
‘THE BEE STING’ 
Paul Murray 
The Booker Prizes 

14.10.24

Filmes - Estreias online em Outubro 
NOVIDADES EM FILMIN 
Novas entradas na plataforma de cinema independente 
filmin.pt 


A plataforma de streaming Filmin estreia novas longas-metragens, entre novidades e clássicos. As novas entradas de títulos de cinema independente e de autor são disponibilizadas no catálogo online ao longo do mês de Outubro. 
Fundada em Barcelona, em 2007, a Filmin conta com o apoio de distribuidores, produtores, críticos, festivais e instituições culturais. Presente em Portugal e Espanha, a plataforma dirige-se a todos os amantes de cinema independente. Aos que procuram um complemento à actualidade, os melhores clássicos, documentários e grandes estreias. A todos aqueles que queiram viajar até aos maiores festivais de cinema do mundo e que gostam de cinema de qualidade. 
Subscrição anual por 55€. 1998 filmes em catálogo. Versões originais com legendas em português. 

SELECÇÃO 
‘Vincent Doit Mourir - Vincent Tem de Morrer’ (2023 França 115’), de Stéphan Castang, com Karim Leklou e Vimala Pons. 
‘Sur l’Adamant - Sobre L’Adamant’ (2023 França 109’), de Nicolas Philibert, com Mamadi Barri e Walid Benziane. 
‘The Old Oak - O Pub de Old Oak’ (2023 Inglaterra 113’), de Ken Loach, com Dave Turner e Ebla Mari. 
‘Un Couple - Um Casal’ (2022 Estados Unidos 63’), de Frederick Wiseman, com Nathalie Boutefeu. 
‘What Josiah Saw - O Segredo de Josiah’ (2021 Estados Unidos 120’), de Vincent Grashaw, com Robert Patrick e Nick Stahl.
CINEMA LIVRE, É OUTRA HISTÓRIA 
Filmin 

 

10.10.24

Livro - Novela Gráfica 
‘CRÓNICAS DE JERUSALÉM’ 
Guy Delisle 
(2024 Editora Devir) 


Ao acompanhar a esposa numa missão humanitária em Israel, Guy Delisle instala-se em Jerusalém com a família durante um ano. Em passeios, pelas ruas e esplanadas, explora questões da sociedade e mostra uma cidade imprevista, palco de conflitos e paixões. 
‘Chroniques de Jérusalem - Crónicas de Jerusalém’, editado originalmente pela Delcourt em 2011, é uma novela gráfica, reportagem perspicaz e divertida em banda desenhada. Ao longo de 336 páginas a preto, o canadiano Guy Delisle, de 58 anos, ilustra as histórias de forma simples mas bastante pormenorizada. O autor tem editado em Portugal as novelas gráficas ‘Pyongyang’ (2015 Editora Devir), ‘Shenzhen’ (2017 Editora Devir) e ‘Crónicas da Birmânia’ (2020 Editora Devir). 
Festival d’Angoulême - Fauve d’Or 2012 (Prix du Meilleur Album) 
“La grande force de 'Chroniques de Jérusalem' est de faire le point de manière claire, ludique, pédagogique et intelligente sur une des zones de conflit les plus complexes du globe. Et rien que cela, c’est un exploit.” 
BoDoi
‘CRONIQUES DE JÉRUSALEM’ 
Guy Delisle 
Editions Delcourt 

6.10.24

Cinema - Festival   
DOCLISBOA '24  
22.º Festival Internacional de Cinema   
De 17 a 27 de Outubro na Culturgest, Cinema São Jorge e Cinema Ideal   


O Doclisboa apresenta em antestreia os melhores documentários da última temporada numa tentativa de compreender em que ponto está e como opera hoje o cinema do real. O festival internacional de cinema documental pretende dar ao público novas formas de pensar, de ver o mundo e de comunicar, mostrando filmes importantes e premiados.   
Promovido pela Apordoc e com direcção de Paula Astorga, o Doclisboa exibe 183 filmes de 55 países nesta 22.ª edição, alguns em estreia internacional ou mundial, que juntos compõem um retrato da contemporaneidade, do humano e daquilo que o rodeia, apaixona e atormenta. A programação inclui a Competição Internacional e a Competição Portuguesa, as secções paralelas Riscos, Heart Beat, Verdes Anos, Da Terra à Lua e Doc Alliance e as retrospectivas Paul Leduc e Back to the Future. 
Bilhetes à venda na Culturgest, Cinema Ideal, Blueticket e Ticketline por 5,00 euros.  

SELECÇÃO 
Sábado, 19 
21h30 Culturgest Auditório ERV - ´TWST - Things We Said Today’ (2024 Roménia 86’) de Andrei Ujică
Em 1965, a banda pop Beatles chega a Nova Iorque para um concerto. Multidões enchem Manhattan.
Terça, 22 
19h45 Cinema São Jorge Sala 3 - ‘Demminer Gesange - Demmin Cantos’ (2024 Alemanha 214’) de Hans-Jurgen Syberberg 
Na cidade alemã de Demmin, onde se deu um suicídio em massa na II Guerra Mundial, tenta-se reanimar a praça central. 
Sexta, 25 
22h00 Culturgest Pequeno Auditório - ‘Opt Ilustrate Din Lumea Ideala - Eight Postcards From Utopia’ (2024 Roménia 71’) de Radu Jude e Christian Ferencz-Flatz 
Anúncios publicitários pós-socialistas romenos falam sobre a transição para o capitalismo. 
Domingo, 27 
21h30 Culturgest Auditório ERV - ‘Aggro Dr1ft’ (2023 Estados Unidos 80’) de Harmony Korine 
No submundo do crime de Miami, um assassino lança-se na perseguição do seu próximo alvo. 
Quarta, 30 
21h45 Cinema Ideal - Premiado 
Grande Prémio para Melhor Filme da Competição Internacional
EM OUTUBRO, O MUNDO INTEIRO CABE EM LISBOA  
Doclisboa

4.10.24

Banda Desenhada - Festival   
AMADORA BD     
35.º Festival Internacional de Banda Desenhada     
De 17 a 27 de Outubro no Parque da Liberdade - Damaia 


A edição de 2024 do festival de banda desenhada Amadora BD apresenta como tema central ‘Humanidade’. Uma dezena de exposições de autores nacionais e internacionais são apresentadas no Parque da Liberdade - Damaia, cuja área expositiva e zona comercial são palco de inúmeros lançamentos editoriais.   
O programa do festival promovido pela CM Amadora, com Catarina Valente como directora, contempla exposições, presença de autores nacionais e estrangeiros (sessões de autógrafos, debates e colóquios, novidades editoriais e workshops), espaço comercial (feira do livro de banda desenhada com a presença de 13 editoras) e animação infantil. No âmbito do Amadora BD, serão atribuídos os Prémios de Banda Desenhada da Amadora que funcionam como elemento credibilizador do panorama português de banda desenhada.   
Bilhete de entrada por 5,00 euros.     

SELECÇÃO   
Exposições    
‘Mafalda, Uma Inconformista de 60 anos - Quino’ 
’60 Anos de Daredavil - Marvel’ 
‘Trilogia de Nova Iorque - Mikaël’ 
‘Universidade das Cabras - Christian Lax’ 
‘Quilombo, Herança e Resistências - Marcelo D’Salete’ 
Espaço Comercial  
Arte de Autor 
‘Jonas Fink’ Vittorio Giardino 
Cult 
‘Patos’ Kate Beaton (Relógio d’Água) 
Penguin Livros 
‘Erva’ Keum Suk Gendry-Kim (Iguana)  
LeYa 
‘Dias de Areia’ Aimée de Jongh (ASA)  
‘Tananarive’ Sylvain Vallee / Mark Eacersall (ASA) 
Levoir 
‘Chumbo’ Matthias Lehmann (Público)  
‘Kobane Calling’ Zerocalcare (Público) 
Ala dos Livros 
‘A Estrada’ Manu Larcenet 
‘Blacksad’ Guarnido / Díaz Canales
Editora Devir
'Crónicas de Jerusalém' Guy Delisle
Autores Presentes    
Keum Suk Gendry-Kim 
Aimée de Jongh 
Marcelo D’Salete 
Christian Lax 
Mikäel 
Alex Maleev e Joe Rubinstein
35.ª FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA 
Amadora BD 

 

2.10.24

Música - DJ Set 
DJ MARFOX 
convida Deejay Veiga e Deejay Rifox 
Iminente Takeover 2024 
Domingo, 13 de Outubro, às 22h45, no Jardim do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta (Campo Grande) 


O DJ e produtor techno/tribal/ghetto português DJ Marfox, autor do EP ‘Chapa Quente’ (2016 Príncipe). está em destaque no programa On Stage do Iminente Takeover 2024, A actuação promete techno minucioso e ritmicamente expansivo, com influências de garage, bass e batida, e raízes em São Tomé. Como convidados apresentam-se os DJs e produtores portugueses house/minimal kuduro Deejay Veiga e Deejay Rifox.
O Iminente, festival de subculturas estabelecidas e emergentes, está de volta com uma edição Takeover. Nesta edição, regressa ao centro de Lisboa e ocupa um espaço privilegiado na relação com o território, o Jardim do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta. No meio de árvores, plantas e pavões, o festival promete apresentar nomes conhecidos e a descobrir na música hip hop e afro-house e nas artes visuais e performativas. 
Entrada gratuita
BOILER ROOM PRIMAVERA SOUND PORTO 2022 
DJ Marfox 

28.9.24

Filme - Estreia a 10 de Outubro no Medeia Cinema Nimas 
‘PETROVY V GRIPPE - A FEBRE DE PETROV’ 
de Kirill Serebrennikov 
com Semyon Serzin e Chulpan Khamatova 
(2021 Hype Film) 


Rússia pós-soviética. Petrov, um autor de banda desenhada que acabou de se separar da mulher, está pensativo. Enfraquecido pelo frio, conhece o seu amigo Igor, que lhe sugere que afogue a dor no álcool. É o início de uma longa noite entre o sonho e a realidade. 
‘Petrovy v Grippe - A Febre de Petrov’ é um drama de ficção científica do realizador russo Kirill Serebrennikov, de 55 anos, autor de ‘Yurev Den - O Dia de Yuri’ (2008) e ‘Leto - Verão’ (2018)*. 
* Filme disponível na plataforma de streaming Filmin
“Despite the grimness, the violence and the grotesque bleating of some hateful, prejudiced trolls, the movie never drags you down (though it might exhaust you) because it’s buoyed by Serebrennikov’s bravura, unfettered filmmaking.” 
The New York Times 
“No one could doubt the technical mastery of this movie and its formal audacity. But for all that, there is something unliberating in its mercurial restlessness.” 
The Guardian 
“Il n’y a ici ni présent ni réalité fixes, mais un entrecroisement de temps et d’états où se mêlent la brutalité quotidienne et la science-fiction, le fait divers, et les réminiscences de l’enfance, le poétique et le trivial.” 
Cahiers du Cinéma 
“Le film de Kirill Serebrennikov traduit de manière époustouflante les bouffées délirantes de son personnage.” 
Le Monde
‘PETROVY V GRIPPE’ 
Kirill Serebrennikov 

22.9.24

Música - Álbum 
‘CASCADE’ 
Floating Points 
(2024 Ninja Tune) 


Neurocientista, compositor, produtor, radialista e DJ house/jazz, o inglês Sam Shepherd desenvolve o projecto Floating Points. Começou por fundar a editora Eglo Records e ser DJ residente do club Plastic People, de Londres. Nas edições, já lançou os aclamados álbuns ‘Elaenia’ (2015 Pluto), ‘Crush’ (2019 Ninja Tune) e ‘Promises’ (2021 Luaka Bop), para além do mix-álbum ‘Late Night Tales - Floating Points’ (2019 Late Night Tales). 
Floating Points regressa agora com o novo álbum ‘Cascade’, um conjunto de nove temas techno/house e ambient/downtempo hipnotizantes e sumptuosos apontados para a pista de dança, mas também para o sofá. Sons e grooves expansivos e fervilhantes, grandes breakdowns e rushes e sintetizadores modulares repletos de energia. Especial e deslumbrante. 
“The dance floor's unbridled joy is the essence of ‘Cascade’, placing Shepherd in the rave once more. It's an album of unapologetic bangers, boasting some of the most enjoyable music Shepherd's ever released. ‘Cascade’ is an undeniably fun ride.” 
Resident Advisor 
“An enthralling record of out-and-out bangers. ‘Cascade’ is, enthrallingly, made up almost entirely of dancefloor-adjacent bangers, each unique in their tinkering with genre, tempo and chosen instrumentation.” 
The Guardian
‘CASCADE’ 
Floating Points 

20.9.24

Livro - Romance 
‘A GUARDIÃ’ 
Yael van der Wouden 
(2024 LeYa / ASA) 


Países Baixos, 1961. A II Guerra Mundial acabou há mais de 15 anos, o país reergueu-se penosamente. Nos arredores de Utreque, Isabel leva uma vida solitária. A mãe deixou-lhe uma casa enorme que ela mantém ordenada. Um dos seus irmãos vai lá passar uns dias com a namorada Eva. Os objectos antigos começam a desaparecer. 
‘The Safekeep - A Guardiã’ é um romance, de 304 páginas, estreia na ficção da professora e escritora israelita-neerlandesa Yael van der Wouden, de 37 anos. 
Booker Prize - Fiction Shortlist 2024 
“Quietly remarkable, Van der Wouden’s writing is fine and taut. She lasers in on details, and presents unsentimental and intrinsically powerful metaphors. The story is resolved in such a bold and tender way that it becomes not merely clever, but indelible.” 
The New York Times 
“An impressive debut. Yael van der Wouden can draw characters with nuance, without fear too; she creates and sustains atmospheres deftly, and ultimately delivers a thrilling story.” 
The Guardian
‘THE SAFEKEEP’ 
Yael van der Wouden 
Waterstones 

18.9.24

Música - DJ Sets
FADE OUT / FADE IN 
Festa de anos
Sábado, 28 de Setembro, das 19h às 08h, no Lux Frágil 


O club Lux Frágil faz anos outra vez e decide fazer uma festa grande. São 14 horas organizadas da maneira que é costume: a mais intrincada possível. Haverá programação no bar, no terraço e na disco. Entre o lusco fusco e a alvorada, do nascer da lua ao nascer do sol, no sábado de aniversário dança-se mais. Celebre-se esta discoteca. A vida é já. 
Fundado por Manuel Reis, em 1998, e dirigido por Lúcia Azevedo, o bar/disco club mais cosmopolita de Portugal divide-se por três pisos: disco, bar (cercado por varandas abertas sobre o Rio Tejo) e terraço. O Lux é reconhecido pela direcçāo musical de Rui Vargas, DJ residente, e pela decoração e ambiente modernos e sofisticados. Combina um universo cinematográfico, com projecção vídeo de grandes dimensões e cadeiras de design contemporâneo.
“A nossa vida é toda para diante.”   
Lux Frágil 
Entradas à venda na bilheteira do Lux por 25 euros. 

SELECÇÃO 
Disco 
19h00 às 23h00 DJ Set - Caribou 
Matemático, multi-instrumentista e DJ house/pop canadiano, Daniel Snaith, autor de ‘Swim’ (2010 Merge), ‘Our Love’ (2014 Merge), ‘Suddenly' (2020 City Slang) e ‘Honey’ (2024 Merge). 
05h15 às 08h00 House Set - DVS1 
DJ e produtor techno russo-norte-americano, Zak Khutoretsky, autor de ‘Beta Sensory Motor Rhythm’ (2020 Axis).
FADE OUT / FADE IN  
Lux Frágil

16.9.24

Livro - Novela Gráfica 
‘CHUMBO’ 
Matthias Lehmann 
(2024 Levoir / Público) 


No Brasil, em Minas Gerais, o patriarca Oswaldo Wallace gere as suas empresas de mineração com mãos de ferro. Os seus dois filhos não possuem nada em comum. Severino, militante de esquerda, torna-se jornalista e escritor, enquanto Ramires apoia os militares durante a ditadura. 
‘Chumbo’ (2023 Casterman) é uma novela gráfica, em dois volumes, do autor de banda desenhada franco-brasileiro Matthias Lehmann, de 46 anos, inédito em Portugal. A saga familiar, num desenho a preto e branco, recorre à caricatura, à publicidade e ao design gráfico para ilustrar o autoritarismo brasileiro no século XX. 
ACBD - Finaliste Grand Prix de la Critique 2024 
“Le rapport entre les classes, l’émancipation féminine et la difficulté à s’affranchir de sa condition sociale jalonnent ce tableau au style hachuré, riche en emprunts iconographiques des époques visitées, à rebrousse-poil des nombreux clichés qui accompagnent le Brésil.” 
Le Monde 
“Chacun des ses personnages se veut ainsi le reflet d’une frange de la population, l’auteur réalisant ainsi un kaléidoscope d’une société meurtrie mais ô combien riche d’une culture emblématique.” 
BoDoi 
Sexta, 27 de Setembro, colecção ‘Novela Gráfica VIII Volume 7 - Chumbo Parte 1’ nas bancas com o ‘Público’, por mais 14,90 euros.
Sexta, 11 de Outubro, colecção ‘Novela Gráfica VIII Volume 8 - Chumbo Parte 2’ nas bancas com o ‘Público’, por mais 13,90 euros.
NOVELA GRÁFICA 
‘Chumbo’
Nemo 

14.9.24

Filmes - Estreias online em Setembro 
NOVIDADES EM FILMIN   
Novas entradas na plataforma de cinema independente  
filmin.pt   


A plataforma de streaming Filmin estreia novas longas-metragens, entre novidades e clássicos. As novas entradas de títulos de cinema independente e de autor são disponibilizadas no catálogo online ao longo do mês de Setembro.  
Fundada em Barcelona, em 2007, a Filmin conta com o apoio de distribuidores, produtores, críticos, festivais e instituições culturais. Presente em Portugal e Espanha, a plataforma dirige-se a todos os amantes de cinema independente. Aos que procuram um complemento à actualidade, os melhores clássicos, documentários e grandes estreias. A todos aqueles que queiram viajar até aos maiores festivais de cinema do mundo e que gostam de cinema de qualidade.   
Subscrição anual por 55€. 1998 filmes em catálogo. Versões originais com legendas em português.    

SELECÇÃO 
‘Cerrar los Ojos - Fechar os Olhos’ (2023 Espanha 169’), de Víctor Erice, com José Coronado e Manolo Solo.
CINEMA LIVRE, É OUTRA HISTÓRIA 
Filmin 

 

10.9.24

Museu - Temporada 
PROGRAMA DE ABERTURA 
CAM Centro de Arte Moderna Gulbenkian 
De 21 de Setembro a 04 de Novembro, das 10h00 às 18h00. 


O CAM Centro de Arte Moderna Gulbenkian reabre ao público com um programa que inclui a inauguração de novos espaços expositivos do edifício e integra a Engawa - Temporada de Arte Contemporânea Japonesa. 
Da autoria do arquitecto britânico Leslie Martin e inaugurado em 1983, o edifício do CAM foi redesenhado pelo arquitecto japonês Kengo Kuma, que colaborou com o arquitecto paisagista Vladimir Djurovic, para integrar na perfeição arquitectura e natureza. O interior do edifício foi completamente reimaginado. A profunda reconfiguração do Centro de Arte Moderna parte de um projecto que estabelece uma maior ligação entre o edifício e a área alargada do Jardim Gulbenkian. 
Entrada gratuita.

SELECÇÃO 
Engawa - Temporada de Arte Contemporânea Japonesa
Instalação ‘M5A5’ 
Através da distorção de objectos do quotidiano por computação gráfica tridimensional, o artista japonês Go Watanabe questiona a percepção da realidade numa experiência sensorial em câmara lenta extrema. 
Instalação ‘The Voice of Inconstant Savage’ 
O artista e designer sonoro japonês Yasuhiro Morinaga sobrepõe orações e cantos, estabelecendo um encontro histórico da cultura portuguesa com o Japão numa instalação sonora multifacetada, polifónica e imersiva.
ENGAWA - TEMPORADA DE ARTE CONTEMPORÂNEA JAPONESA 
CAM Gulbenkian



8.9.24

Festival - Prémios de Cinema   
VENEZIA 81  
Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica 2024     
‘The Room Next Door’, de Pedro Almodóvar, vence Leone d'Oro       


O filme ‘The Room Next Door’, do realizador espanhol Pedro Almodóvar, acaba de ser galardoado com o Leone d’Oro, prémio para o melhor filme em competição na Venezia 81, a edição de 2024 do festival de cinema de Veneza (Itália). O drama conta a história de duas amigas que trabalharam juntos na mesma revista e que depois de anos fora de contacto se encontram novamente numa situação extrema, mas estranhamente doce. 
Integrada na exposição internacional de artes La Biennale di Venezia, a Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica, o mais antigo festival de cinema do mundo, realiza-se no Lido di Venezia. O júri, que apreciou as 21 longas-metragens de 14 países em competição e estreia mundial, foi presidido pela actriz francesa Isabelle Huppert.    

PREMI UFFICIALI     
Leone d’Oro (melhor filme)     
‘The Room Next Door’ (2024 Espanha 110’), de Pedro Almodóvar, com Julianne Moore e Tilda Swinton. 
Leone d’Argento - Gran Premio della Giuria (prémio especial do júri)    
‘Vermiglio’ (2024 Itália 119’), de Maura Delpero, com Tommaso Ragno e Roberta Rovelli.
‘THE ROOM NEXT DOOR’ 
Pedro Almodóvar 
Venezia 81 - Leone d’Oro 2024 

 

6.9.24

Filme - Estreia a 19 de Setembro no Medeia Cinema Nimas e Midas Cinema Ideal 
‘GRAND TOUR’ 
de Miguel Gomes 
com Gonçalo Waddington e Crista Alfaiate 
(2024 Uma Pedra no Sapato) 


Rangum, Birmânia, 1918. Edward, um funcionário público do Império Britânico, foge da noiva Molly no dia em que ela chega para o casamento. Nas suas viagens, o pânico dá lugar à melancolia, ao vazio e à interrogação. Decidida a casar-se com ele, Molly segue o rasto do noivo em fuga. 
‘Grand Tour’ é um drama histórico do realizador português Miguel Gomes, de 52 anos, autor de ‘A Cara que Mereces’* (2004), ‘Aquele Querido Mês de Agosto’* (2008), ‘Tabu’* (2012) , ‘As Mil e Uma Noites’* (2015) e ‘Diários de Otsoga’* (2021).
* Filmes disponíveis na plataforma de streaming Filmin.
Festival de Cannes - Prix de la Mise en Scène 2024 
“Miguel Gomes’s beguiling and bewildering story. Once again, Portuguese auteur delivers a film in which the most complex sophistication coexists with innocence and charm. It is elegant, eccentric and needs some time to be indulged. It leaves you with a gentle, bemused smile on your face. 'Grand Tour' is a unique and valuable experience.” 
The Guardian 
“'Grand Tour' is another seductive ode to cinema by this most cinephilic of filmmakers. Miguel Gomes elegantly bridges 100 years of film history with an experimental, time-bending.” 
Sight and Sound 
“'Grand Tour' is defined by formal risk-taking and playfulness. A feat of disjunctive and suggestive montage, it’s a movie that never stays still: traversing time and space at will, vacillating continuously between fiction and reality, and testing and questioning the relationship between cinema and the world.” 
Film Comment
‘GRAND TOUR’ 
Miguel Gomes 

4.9.24

Teatro - Encenação 
‘BÚFALOS’ 
de Pau Miró / Artistas Unidos 
De 18 a 29 de Setembro no CCB Black Box 


Uma família gere uma lavandaria no bairro operário da Raval, em Barcelona. Uma noite, um dos filhos desaparece. O que resta é uma família de búfalos: o pai, a mãe, os cinco filhos e a ausência de Max.
‘Bufals - Búfalos' (2013), terceira parte de uma trilogia, é uma peça do dramaturgo e encenador catalão Pau Miró, de 50 anos, autor de ‘Chove em Barcelona’ (2014 Artistas Unidos), ‘Jogadores’ (2015 Artistas Unidos/RTP2) e ‘Girafas’ (2024 Artistas Unidos) e ‘Leões’ (2024 Artistas Unidos). Encenação de António Simão, cenografia de Rita Lopes Alves e representações de Gonçalo Norton, Joana Calado, João Estima, Nuno Gonçalo Rodrigues e Rita Rocha Silva, 
“Pau Miró se ha convertido - después del éxito de su trilogia ‘Búfals / Lleons / Girafes’ - en una voz imprescindible de la dramaturgia contemporánea.” 
La Vanguardia 
Quarta a sábado às 20h00. Domingo às 17h00. 
Bilhetes à venda na Fnac e Ticketline por 15 euros.
Livrinhos de Teatro ‘Búfalos / Leões / Girafas’ de Pau Miró (2020 Artistas Unidos / Livros Cotovia).
Emissão gravada ´Teatro Sem Fios’ de ‘Búfalos’ na Antena 2 / RTP Play.
ARTISTAS UNIDOS NO CCB BLACK BOX 
‘Búfalos’ de Pau Miró



28.8.24

Cinema - Festival 
MOTELX
18.º Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa 
De 10 a 16 de Setembro no Cinema São Jorge 


O MOTELX revela em Portugal o melhor e mais recente do cinema de terror de todo o mundo, das grandes produções aos independentes, do clássico ao experimental, do culto às novas tendências. Nesta 18.ª edição, a secção Serviço de Quarto volta a ser o eixo do festival com as mais diversas temáticas e sub-géneros como slashers, terror indie, histórias de fantasmas, thrillers psicológicos, comédias e gore. 
Promovido pelo CTLX Cineclube de Terror de Lisboa, o MOTELX apresenta três dezenas de longas-metragens e promove a secção competitiva Prémio MOTELX Melhor Longa de Terror Europeia. Convida ainda realizadores para apresentar a exibição dos seus filmes e promove sessões especiais. 
Bilhetes à venda no Cinema São Jorge, Fnac e Ticketline por 5 e 6 euros. 

SELECÇÃO 
Sexta, 13 
21h05 Sala Manoel de Oliveira - ‘The Substance’ (2024 França 140’), de Coralie Fargeat, com Margaret Qualley e Dennis Quaid.
Uma celebridade em declínio usa uma droga que cria temporariamente uma versão mais jovem e melhor de si mesma.  
00h00 Sala 3 - ‘Strange Darling’ (2023 Estados Unidos 97’), de JT Mollner, com Willa Fitzgerald e Kyle Gallner.
Uma aventura sexual transforma-se na perseguição de um serial killer a uma mulher pela natureza selvagem do Oregon.
Sábado, 14 
19h00 Sala Manoel de Oliveira - ‘Sasquatch Sunset’ (2024 Estados Unidos 88’), de David Zellner e Nathan Zellner, com Jesse Eisenberg e Riley Keough.  
Nas florestas da América do Norte, uma família de símios luta pela sobrevivência, em rota de colisão com o mundo que a rodeia.
21h20 Sala Manoel de Oliveira - ‘Kill - Viagem Mortal’ (2023 Índia 105'), de Nikhil Nagesh Bhat, com Lakshya e Raghav Juyal. 
De comboio para Nova Déli, para inviabilizar o casamento arranjado da sua amada, um comando enfrenta um gang armado.
Domingo, 15 
18h20 Sala Manoel de Oliveira - ‘MaXXXine’ (2024 Estados Unidos 103’), de Ti West, com Charley Rowan McCain e Simon Prast.  
Na Hollywood dos anos 1980, uma estrela de filmes adultos é ameaçada por um detective privado, polícias e um serial killer.
21h00 Sala Manoel de Oliveira - ‘The Surfer’ (2024 Irlanda 99’), de Lorcan Finnegan, com Nicolas Cage e Julian McMahon.  
Um australiano regressa à sua praia de infância onde é humilhado à frente do seu filho adolescente por surfistas locais.
ONDE O TERROR É BEM-VINDO 
MOTELX