30.8.23

Cinema - Festival 
MOTELX 
Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa 
De 12 a 18 de Setembro no Cinema São Jorge 
(CTLX Cineclube de Terror de Lisboa) 


O MOTELX revela em Portugal o melhor e mais recente do cinema de terror de todo o mundo, das grandes produções aos independentes, do clássico ao experimental, do culto às novas tendências. Nesta 17.ª edição, a secção Serviço de Quarto volta a ser o eixo do festival com as mais diversas temáticas e sub-géneros como slashers, terror indie, histórias de fantasmas, thrillers psicológicos, comédias e gore. 
O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa apresenta três dezenas de longas-metragens e promove a secção competitiva Prémio MOTELX Melhor Longa de Terror Europeia. Convida ainda realizadores para apresentar a exibição dos seus filmes e promove sessões especiais. 
Bilhetes à venda no Cinema São Jorge e Blueticket por 5,00 euros. 

SELECÇÃO 
Terça, 12 
19h00 Sala 3 - ‘Les Meutes’ (2023 Marrocos 94’), de Kamal Lazraq, com Ayoub Elaid e Abdellatif Masstouri. 
Um pai e o filho nos subúrbios de Casablanca sobrevivem com pequenos crimes para uma máfia local. Quando um sequestro dá errado, eles precisam desfazer-se de um corpo. 
21h10 Sala 3 - ‘You Won’t Be Alone’ (2022 Macedónia do Norte 108’), de Goran Stolevski, com Noomi Rapace e Alice Englert. 
Numa aldeia montanhosa isolada na Macedónia do século XIX, uma jovem é raptada e depois transformada em bruxa por um espírito antigo. 
Sexta, 15 
21h30 Sala Manoel de Oliveira - ‘Infinite Pool’ (2023 Canadá 117’), de Brandon Cronenberg, com Alexander Skarsgard e Mia Goth. 
Um casal passa férias numa ilha paradisíaca quando um acidente fatal expõe a subcultura perversa do resort e do regime militar.
ONDE O TERROR É O PRATO DO DIA 
MOTELX 

 

28.8.23

Música - Álbum 
‘TO THE GOD NAMED DREAM’ 
Nathan Micay 
(2023 Lucky Me) 


Radicado em Copenhaga, o DJ, produtor e radialista canadiano tech/trance Nathan Micay, inicialmente sob o nome Bwana, vem publicando uma série de EPs. Desde 2011, criou faixas essenciais e transpôs as linhas entre o techno, club e house, para além de editar o aclamado álbum ‘Blue Spring’ (2019 Lucky Me). 
Nathan Micay regressa agora o novo álbum ‘To The God Named Dream’, com 11 temas de uma sonoridade grandiosa e dramática. Sintetizadores em crescendo, arpejos, banjo e vozes constroem ritmos vintage com sensibilidade para as pistas de danças actuais. Trance/techno/club entre a nostalgia e o futurismo, a emoção e o divertimento. 
“Soaring emotions, breakbeat grandeur, and the occasional banjo on Nathan Micay's best record yet.” 
Resident Advisor
NATHAN MICAY 
‘To The God Named Dream’


‘IT´S RECESS EVERYWHERE’ 
Nathan Micay 

24.8.23

Cinema - Ciclo 
JOHN FORD 
Maior que a lenda 
Em Setembro, no Medeia Cinema Nimas 


Nos 50 anos da morte do realizador norte-americano John Ford, a Medeia Filmes promove o ciclo ‘John Ford - Maior que a Lenda’, em que apresenta as obras-primas do cineasta em cópias digitais restauradas. Em Setembro, na primeira parte do ciclo, são mostrados três filmes que captaram a alma americana e ajudaram a forjar a lenda da nação. 
John Ford (1894-1973) ajudou a criar a lenda do oeste americano durante uma carreira que durou mais de cinquenta anos e quase 150 filmes. Deu vida a mitos e heróis que fundaram a América, a sonhos e desilusões. 

SELECÇÃO 
Domingo, 10 de Setembro às 19h45
Quinta, 21 de Setembro às 21h30
‘The Searchers - A Desaparecida’ (1956 Estados Unidos 119’), de John Ford, com John Wayne e Jeffrey Hunter. 
Ethan Edwards, ex-soldado da Confederação, procura a sua sobrinha Debbie, capturada pelos Comanches, que massacraram a sua família. 
Sight & Sound - Greatest Films of All Time 
AFI - Greatest American Films of All Time 
“If John Ford is the greatest Western director, ‘The Searchers’ is arguably his greatest film, at once a grand outdoor spectacle.” 
 The New York Times
‘THE SEARCHERS’
John Ford

16.8.23

DJ Sets 
BRUNCH! ELECTRONIK 
Lisboa 
Todos os domingos, das 14h00 às 22h00, na Tapada da Ajuda 
(Brunch -In) 


Festival nómada ao ar livre, o Brunch! Electronik acontece em locais emblemáticos de diferentes cidades do mundo. A par de Barcelona, Madrid, Paris e Montpellier, o Brunch! Electronik regressa a Lisboa para transformar as tardes de domingo. Com um line-up repleto de música electrónica, são sessões programadas para dançar, sempre ao som de DJ sets house/techno. 
Os eventos de Verão do Brunch! Electronik Lisboa, na Lagoa Branca do parque botânico Tapada da Ajuda, combinam o palco, zona de dança e áreas de descanso com sombras, mesas e food trucks com opções vegetarianas. Uma série de refrescantes tardes de domingo que se transformam numa mistura entre cultura urbana e lazer. 
Bilhetes à venda na Fnac e Ticketline por 30 e 50 euros (sessão). 

SELECÇÃO 
Domingo, 26 de Agosto 
Solomun 
DJ e produtor deep/tech house bósnio-alemão, fundador da editora Diynamic e autor dos álbuns ‘Dance Baby’ (2009 Diynamic) e ‘Nobody Is Not Loved’ (2021 BMG).
Domingo, 03 de Setembro 
Honey Dijon 
DJ e produtora deep house norte-americana autora dos álbuns ‘The Best Of Both Worlds’ (2017 Classic) e ‘Black Girl Magic’ (2022 Classic).
TEMPORADA 2023 
Brunch! Electronik Lisboa 
 
 

14.8.23

Filmes - Estreias online em Agosto
NOVIDADES EM FILMIN  
Novas entradas na plataforma de cinema independente 
filmin.pt  


A plataforma de streaming Filmin estreia novas longas-metragens, entre novidades e clássicos. As novas entradas de títulos de cinema independente e de autor são disponibilizadas no catálogo online ao longo do mês de Agosto.  
Fundada em Barcelona, em 2007, a Filmin conta com o apoio de distribuidores, produtores, críticos, festivais e instituições culturais. Presente em Portugal e Espanha, a plataforma dirige-se a todos os amantes de cinema independente. Aos que procuram um complemento à actualidade, os melhores clássicos, documentários e grandes estreias. A todos aqueles que queiram viajar até aos maiores festivais de cinema do mundo e que gostam de cinema de qualidade.  
Subscrição anual por 55€. 1935 filmes em catálogo. Versões originais com legendas em português.  

SELECÇÃO 
‘Full Time - A Tempo Inteiro’ (2021 Canadá 88’), de Eric Gravel, com Laure Calamy e Anne Suarez. 
‘The Last Picture Show - A Última Sessão’ (1971 Estados Unidos 118’), de Peter Bogdanovich, com Timothy Bottoms e Jeff Bridges.
EXISTIMOS PORQUE O CINEMA MUDOU A NOSSA VIDA
Filmin

12.8.23

Prémios de Cinema  
LOCARNO FILM FESTIVAL 2023  
76.º Festival del Film Locarno  
‘Mantagheye Bohrani - Critical Zone’, de Ali Ahmadzadeh, vence Pardo d’Oro  


O filme ‘Mantagheye Bohrani - Critical Zone’, do realizador iraniano Ali Ahmadzadeh, é o distinguido com o Pardo d’Oro, prémio para melhor filme na competição oficial do Locarno Film Festival, cujo júri foi presidido pelo actor francês Lambert Wilson. O drama conta a história de um homem guiando pelo submundo de Teerão com o seu cão, traficando drogas e restabelecendo consciências perturbadas da noite. 
O Locarno Film Festival, realizado em Ticino, no sul da Suíça, ocupa uma posição única na descoberta do cinema de autor e de novos talentos. Nesta 76.ª edição, a competição Concorso Internazionale admitiu a concurso 17 longas-metragens, de 15 países.  

PALMARÉS  
Pardo d’Oro (melhor filme em competição)  
‘Mantagheye Bohrani - Critical Zone’ (2023 Irão), de Ali Ahmadzadeh. 
Premio Speciale della Giuria (filme mais original em competição)  
‘Nuit Obscure’ (2023 França), de Sylvain George, com Medhi H. e Brahim V.
‘MANTAGHEYE BOHRANI - CRITICAL ZONE’ 
Ali Ahmadzadeh 
Locarno Film Festival - Pardo d’Oro 2023