30.5.23

Filme - Estreia a 08 de Junho no Midas Cinema Ideal 
‘AN CAILÍN CIÚIN - A MENINA SILENCIOSA’ 
de Colm Bairéad 
com Carrie Crowley e Andrew Bennett
(2022 Inscéal) 


Numa Irlanda rural do início dos anos 1980, Cáit é uma menina tímida que vive com os pais e irmãos numa família disfuncional. No Verão, é enviada para uma família de acolhimento para aí passar a temporada. O carinho e a atenção que recebe irão transformá-la. 
‘An Cailín Ciúin - A Menina Silenciosa’ é um drama, estreia nas longas-metragens, do realizador irlandês Colm Bairéad, de 42 anos. 
"This beautiful and compassionate film is a child’s-eye look at our fallen world; already it feels to me like a classic." 
The Guardian 
"Although 'An Cailín Ciúin' is not holiday fare, there may not be a movie more expressive of the season’s benevolent ethos than this hushed work about kith and kindness." 
The New York Times 
"De trouée lumineuse en volte‐face, passe de l’apathie à une énergie physique apte à défier tout déterminisme social." 
Cahiers du Cinéma 
"Cette maigre et prévisible intrigue oblige à la contemplation mais réduit hélas rapidement le film à sa simple beauté formelle." 
Le Monde
‘AN CAILÍN CIÚIN’ 
Colm Bairéad 

28.5.23

Filme - Estreia a 08 de Junho no UCI El Corte Inglés 
‘VANSKABTE LAND - TERRA DE DEUS’ 
de Hlynur Palmassem 
com Elliott Crosset Hove e Ingvar Sigurdsson 
(2022 Snowglobe Films) 


No final do século XIX, um jovem padre dinamarquês é enviado em missão para uma parte remota da Islândia. Conforme penetra e se perde na paisagem, o padre vai perdendo o senso da sua própria identidade, da sua missão e o do seu dever. 
‘Vanskabte Land - Terra de Deus’ é um drama do realizador islandês Hlynur Palmassem, de 39 anos, autor de ‘Hvítur, Hvítur Dagur’ (2019). 
"There is such superb compositional sense in the still life tableau shots and the almost archaeological sense of time, creating something deeply mysterious and unbearably sad." 
The Guardian 
"‘Vanskabte Land’ gestures at several intersecting themes with greater suggestiveness than depth. It’s a sharp, dryly funny, at times cruel exploration of human arrogance and frailty." 
The New York Times 
"Le cinema de Hlynur Palmassem est empli du monde, gonflé de sensations, notamment sonores." 
Cahiers du Cinéma 
"On guette, dans l’attente que ‘Vanskabte Land’ succombe à la joliesse, mais tout y est profondément organique, nécessaire, musical."
Le Monde
‘VANSKABTE LAND’ 
Hlynur Palmassem 

26.5.23

Festival - Prémios de Cinema  
FESTIVAL DE CANNES 2023    
76ème Festival International du Film de Cannes   
‘Anatomie d’une Chute’, de Justine Triet, vence Palm d’Or    


O filme ‘Anatomie d’une Chute’, da realizadora francesa Justine Triet, é o distinguido com a Palm d’Or, prémio para melhor filme na competição oficial do Festival de Cannes, cujo júri foi presidido pelo realizador sueco Ruben Ostlund. O drama de acção ‘Anatomie d’une Chute’ conta a história de um casal e o seu jovem filho deficiente visual que moram nas montanhas. Um dia, o pai é encontrado morto e o filho assiste ao julgamento da mãe. 
O Festival de Cannes, realizado na Côte d’Azur, na costa sul de França, é o mais prestigiado festival de cinema do mundo, contando anualmente com a presença de 30 mil profissionais da arte e indústria cinematográfica e 4 mil jornalistas. Na edição deste ano, a competição Sélection Officielle admitiu a concurso 21 longas-metragens de 12 países.  

PALMARÉS 2023      
Palm d’Or (melhor filme em competição)  
‘Anatomie d’une Chute’ (2023 França), de Justine Triet, com Sandra Huller e Swann Arlaud. 
Grand Prix (filme mais original em competição)   
‘The Zone of Interest’ (2023 Inglaterra), de Jonathan Glazer, com Sandra Huller e Christian Friedel.
‘ANATOMIE D’UNE CHUTE’ 
Justine Triet 
Festival de Cannes - Palm d’Or 2023

22.5.23

Teatro - Encenação 
‘ADAM’ 
de Frances Poet / Artistas Unidos 
De 08 a 24 de Junho, às 19h00, no Teatro da Politécnica 


Um jovem transgénero é obrigado a escolher o exílio. Do Egipto para a Escócia, atravessa fronteiras e géneros, numa jornada em busca de um lugar onde possa existir. 
‘Adam’ (2017) é um drama da dramaturga inglesa Frances Poet, de 44 anos. Uma visão sobre o tema da identidade, num turbilhão de imagens e ritmo, a partir de uma história verdadeira. Encenação de Andreia Bento e Nuno Gonçalo Rodrigues e representações de Eduarda Arryaga e Tomás de Almeida. 
"High-energy and often spectacular theatre."
The Scotsman 
Bilhetes à venda no Teatro da Politécnica, Fnac e BOL, por 10 euros.
ARTISTAS UNIDOS NO TEATRO DA POLITÉCNICA 
‘Adam’



14.5.23

Filmes - Estreias Online  
NOVIDADES EM FILMIN  
Novas entradas em Maio na plataforma de cinema independente 
filmin.pt  


A plataforma de streaming Filmin estreia novas longas-metragens, entre novidades e clássicos. As novas entradas de títulos de cinema independente e de autor são disponibilizadas no catálogo online ao longo do mês de Maio.  
Fundada em Barcelona, em 2007, a Filmin conta com o apoio de distribuidores, produtores, críticos, festivais e instituições culturais. Presente em Portugal e Espanha, a plataforma dirige-se a todos os amantes de cinema independente. Aos que procuram um complemento à actualidade, os melhores clássicos, documentários e grandes estreias. A todos aqueles que queiram viajar até aos maiores festivais de cinema do mundo e que gostam de cinema de qualidade.  
Subscrição anual por 55€. 1 780 filmes em catálogo. Versões originais com legendas em português.  

SELECÇÃO 
‘Aftersun’ (2022 Escócia 102’), de Charlotte Wells, com Paul Mescal e Frankie Corio. 
‘Goutte d'Or - Filhos de Ramsès’ (2022 França 98’), de Clément Cogitore, com Karim Leklou e Jawad Outoui. 
‘El Agua - A Água’ (2022 Espanha 103’), de Elena López Riera, com Luna Pamiés e Alberto Olmo. 
‘Rodéo - Rodeo’ (2022 França 105’), de Lola Quivoron, com Julie Ledru e Yannis Lafki. 
‘Werewolves Within - Um Lobo Entre Nós’ (2021 Estados Unidos 97’), de Josh Ruben, com Sam Richardson e Milana Vayntrub. 
‘Ryuu to Sobakasu no Hime - Belle’ (2021 Japão 212’), de Mamoru Hosoda, com Kaho Nakamura e Ryo Narita (vozes).
EXISTIMOS PORQUE O CINEMA MUDOU A NOSSA VIDA
Filmin

12.5.23

Livros - Exposição e Venda 
93.ª FEIRA DO LIVRO DE LISBOA 
Há mais vida no Parque! 
De 25 de Maio a 11 de Junho no Parque Eduardo VII 
(APEL) 


A Feira do Livro de Lisboa, organizada pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, é a maior montra da edição em Portugal - com seis centenas de marcas editoriais, distribuídas por 140 expositores e 340 pavilhões. A feira tem em vista promover e difundir livros em língua portuguesa e fomentar os hábitos de leitura. Os livros publicados há menos de 18 meses são vendidos com um desconto de 20% e as novidades vendidas com um desconto máximo de 10%. 
A 93.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, a maior de sempre, conta com novos módulos padronizados e sustentáveis, pavilhões diferenciados, auditório e espaços de lazer e street food. O programa contempla debates, conferências, sessões de autógrafos, apresentações, lançamentos e celebrações. 
Horário das 12h30 às 22h00. 

SELECÇÃO 
Relógio d’Água 
‘Pequenas Coisas como Estas’ Claire Keegan (2022 Relógio d’Água) 
Porto Editora 
‘Confiança’ Hernán Díaz (2023 Livros do Brasil) 
LeYa
‘A Família Netanyahu’ Joshua Cohen (2022 D. Quixote) 
Penguin Random House 
‘Temporada de Furacões’ Fernanda Melchior (2023 Elsinore)
Gradiva 
‘O Mago do Kremlin’ Giuliano da Empoli (2022 Gradiva)
Presença 
‘Sobre o Céu’ Richard Powers (2023 Presença)  
Devir 
‘Sunny’ Taiyo Matsumoto (2023 Devir) 
‘Como Antes’ Alfred (2022 Devir)
APOSTA NA SUSTENTABILIDADE 
Nova Feira do Livro de Lisboa 

8.5.23

Mostra Pública  
POSTER  
Uma galeria pública a céu aberto  
De 20 de Maio a 20 de Setembro, em Marvila - Lisboa 
(Departamento)


Mostra pública de arte e palavra, a Poster tem como ambiente nativo a rua. Palavras, fotografia, desenho, ilustração e mix media assumem o formato poster como meio. A Poster surge como homenagem a um dos mais poderosos meios de comunicação de sempre. Foi o primeiro meio em que a arte e publicidade se uniram em simbiose. Mudaram o mundo e mudaram a forma como o mundo comunica.  
Nesta oitava edição da Poster, designers, ilustradores, fotógrafos, arquitectos, grafiters e tatuadores, portugueses e internacionais, juntaram-se para conceber 30 posters, impressos e colados nas paredes de Marvila, em Lisboa. Os trabalhos criativos não respondem a nenhum tema específico, sendo apenas pensados com base no meio/formato do poster/cartaz. 

CONVIDADOS 
Filipe Cerqueira, Carlos Flor Vicente, Huba Artes, Paulo Arraiano, Spacegram, Ruído, Douglas Cardoso, Ann Studios, Pedro Ventura Matos, Rodrigo Silvestre, Márcio Vilela, João Amado e Matus Toth
LOJA ONLINE 
160 posters disponíveis 
PERCURSO CERVEJARIAS  
Dois Corvos, Lince e Musa
UMA GALERIA A CÉU ABERTO 
Poster 

6.5.23

Festival - Prémio de Cinema   
INDIELISBOA    
20.º Festival Internacional de Cinema Independente    
‘Sigurno Mjesto - Safe Place’, de Juraj Lerotic, vence Grande Prémio de Longa-Metragem     


O filme ‘Sigurno Mjesto - Safe Place’, do realizador croata Juraj Lerotic, é o distinguido com o Grande Prémio de Longa-Metragem, para melhor filme na competição internacional do IndieLisboa. A concurso estavam 12 filmes de dez países - primeiras, segundas ou terceiras obras, documentais ou de ficção, dos autores. O drama de longa-metragem ‘Sigurno Mjesto - Safe Place’ segue Damir, que tenta acabar com a própria vida enquanto a sua família quer salvá-lo. Tudo acontece em um período de 24 horas.  
O IndieLisboa tem como objectivo contribuir para a descoberta e revelação em Portugal de novos filmes e novos cineastas, dentro do universo do cinema independente. O festival, com direcção de Carlos Ramos, Miguel Valverde e Susana Santos Rodrigues, dá especial atenção a obras e cinematografias com menor visibilidade no mercado de distribuição comercial.    
‘Sigurno Mjesto - Safe Place’ volta a ser exibido na quarta, 10 de Maio, às 22h00, no Midas Cinema Ideal.         

PALMARÉS DA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL    
Grande Prémio de Longa-Metragem     
‘Sigurno Mjesto - Safe Place’ (2022 Croácia 103’), de Juraj Lerotic, com Juraj Lerotic e Snjezana Sinovcic. 
Prémio Especial do Júri    
‘Al-Sadd - Le Barrage’ (2022 Líbano 100’) de Ali Cherri, com Maher El Khair e Maher El Khair.
‘SIGURNO MJESTO - SAFE PLACE’ 
Juraj Lerotic 
IndieLisboa - Grande Prémio de Longa-Metragem 2023