22.4.22

Livro - Romance 
‘AO LONGE’ 
Hernán Díaz 
(2022 Porto Editora / Livros do Brasil) 


No início do século XIX, um rapaz sueco desembarca na Califórnia, sozinho, sem dinheiro e sem entender uma palavra de inglês. Confia que na costa oposta, em Nova Iorque, o seu irmão mais velho o espera. Durante uma longa viagem a pé, esbarra com o fluxo de gente que procura no Oeste ouro e terras férteis. 
‘In the Distance - Ao Longe’ é um romance, de 272 páginas, do escritor argentino Hernán Díaz, de 49 anos. O autor, radicado nos Estados Unidos, é inédito em Portugal. 
Pulitzer Prize - Fiction Finalist 2018 
PEN/Faulkner Prize - Fiction Finalist 2018 
“A gorgeously written novel that charts one man’s growth from boyhood to mythic status as he journeys between continents and the extremes of the human condition.” 
Pulitzer Prizes 
“An affecting oddness is the great virtue of ‘In the Distance’, along with its wrenching evocations of its main character’s loneliness and grief. And its ability to create lustrous mindscapes.” 
The New York Times 
“A profound meditation on solitude and companionship, foreignness and home; a bildungsroman in the grand 19th-century tradition that is also a fierce critique of the romanticised myths of the settlement of the American west,”
The Guardian 
“Hernan Diaz signe ‘Au Loin’, western de la conquête de l’être Etats-Unis, XIXe siècle. Roman enchanteur.” 
Le Monde
‘IN THE DISTANCE’ 
Hernán Díaz 
Malaprop's Bookstore & Cafe 

18.4.22

Cinema - Festival 
INDIELISBOA 
19.º Festival Internacional de Cinema Independente 
De 28 de Abril a 08 de Maio na Culturgest, Cinema São Jorge e Cinema Ideal 


O IndieLisboa tem como objectivo contribuir para a descoberta e revelação em Portugal de novos filmes e novos cineastas, dentro do universo do cinema independente. O festival dá especial atenção a obras e cinematografias com menor visibilidade no mercado de distribuição comercial. A 19.ª edição mostra 180 longas-metragens, entre elas estreias mundiais. O festival tem direcção de Carlos Ramos, Miguel Valverde e Mafalda Melo. 
O IndieLisboa compreende as secções Competição Internacional (11 longas-metragens inéditas em Portugal), Competição Nacional (seis longas-metragens), Novíssimos (jovens cineastas), Silvestre (distribuidora francesa Light Cone), Boca do Inferno (filmes desafiantes) e Retrospectiva (realizadora norte-americana Doris Wishman). 
Bilhetes à venda na Culturgest e Ticketline por 4,50 euros. 

SELECÇÃO 
Quarta, 11 de Maio no Cinema Ideal 
22h00 - Filme Premiado 
Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem Competição Internacional
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INDEPENDENTE 
IndieLisboa 2022

14.4.22

Filmes - Estreias Online 
NOVIDADES EM FILMIN 
Novas entradas em Abril na plataforma de cinema independente
filmin.pt 


 A plataforma de streaming Filmin estreia novas longas-metragens, entre novidades e clássicos. As novas entradas de títulos de cinema independente e de autor são disponibilizadas no catálogo online ao longo do mês de Abril. 
Fundada em Barcelona, em 2007, a Filmin conta com o apoio de distribuidores, produtores, críticos, festivais e instituições culturais. Presente em Portugal e Espanha, a plataforma dirige-se a todos os amantes de cinema independente. Aos que procuram um complemento à actualidade, os melhores clássicos, documentários e grandes estreias. A todos aqueles que queiram viajar até aos maiores festivais de cinema do mundo e que gostam de cinema de qualidade. 
Subscrição anual por 55€. 1 866 filmes em catálogo. Versões originais com legendas em português. 

SELECÇÃO 
‘Ghahreman - Um Herói’ (2021 Irão 127’), de Asghar Farhadi, com Amir Jadidi e Mohsen Tanabandeh. 
‘Memory Box - Caixa de Memórias’ (2021 Líbano 102’), de Joana Hadjithomas e Khalil Joreige, com Rim Turki e Manal Issa. 
‘All Light, Everywhere - Luz, Por Todo o Lado’ (2021 Estados Unidos 105’), de Theo Anthony, com Theo Anthony e Keaver Brenai. 
‘I Predatori - Os Predadores’ (2020 Itália 109’), de Pietro Castellitto, com Massimo Popolizio e Manuela Mandracchia. 
‘Dorogie Tovarishchi! - Caros Camaradas!’ (2020 Rússia 121’), de Andrei Konchalovsky, com Yuliya Vysotskaya e Vladislav Komarov. 
‘Extra Ordinary - Extra Ordinário’ (2019 Irlanda 94’), de Mike Ahern e Enda Loughman, com Maeve Higgins e Barry Ward. 
‘The Swerve - A Alucinação’ (2018 Estados Unidos 95’), de Dean Kapsalis, com Azura Skye e Bryce Pinkham. 
‘Menashe’ (2017 Estados Unidos 82’), de Joshua Z Weinstein, com Manashe Lusting e Anna Gansburg Nahmani. 
‘Lady Chatterley’ (2006 França 168’), de Pascale Ferran, com Marina Hands e Jean-Louis Coulloc’h. 
'Salinui Chueok - Memorias de um Assassino' (2003 Coreia do Sul 131’), de Bong Joon-ho, com Song Kang-ho e Kim Sang-kyung. 
‘Flandersui Gae - Cão que Ladra Não Morde’ (2000 Coreia do Sul 110’), de Bong Joon-ho, com Bae Doona Lee Sung-jae.
O MELHOR CINEMA ONLINE
Filmin

10.4.22

Cinema - Prémios  
FANTASPORTO 2022   
42.º Festival Internacional de Cinema do Porto   
‘Follow Her’, de Sylvie Caminer, vence Grande Prémio Melhor Filme    


O filme ‘Follow Her’, da realizadora norte-americana Sylvie Caminer, acaba de conquistar o Grande Prémio Melhor Filme no Fantasporto 2022, atribuído por um júri internacional. A longa-metragem de suspense conta a história de uma mulher que vive dependente dos vídeos que publica na net. Um dia, é convidada para finalizar um argumento, o que a obriga a deslocar-se para um lugar remoto e isolado. 
Promovida pela Cinema Novo, a 42.ª edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, sob direcção de Mário Dorminsky, decorreu de 01 a 10 de Abril, no Teatro Municipal do Porto - Rivoli. O festival programou a secção oficial competitiva Cinema Fantástico com 19 longas-metragens de 14 países a concurso, sob a temática do imaginário, fantástico e ficção científica.  
Livro ‘Fantasporto 40 Anos - Uma História de Cinema’ Beatriz Pacheco Pereira (2021 Cinema Novo) por 50 euros.

PALMARÉS 
Fantasporto - Grande Prémio Melhor Filme 2022  
‘Follow Her’ (2022 Estados Unidos 95’), de Sylvie Caminer, com Eliana Jones e Luke Cook.  
Fantasporto - Prémio Especial do Júri 2022    
‘Barbarians’ (2022 Reino Unido 89’), de Charles Dorfman, com Catalina Sandino Moredo e Iwan Rheon.
‘FOLLOW HER’ 
Sylvie Caminer 
Fantasporto - Grande Prémio Melhor Filme 2022 

8.4.22

Fotojornalismo - Concurso 
WORLD PRESS PHOTO 2022 
Photo contest 
‘Kamloops Residential School’, de Amber Bracken, eleita World Press Photo of the Year 


A fotografia vencedora da 65.ª edição do concurso World Press Photo, foi captada pela fotojornalista canadiana Amber Bracken, para o jornal ‘The New York Times’. A imagem intitulada ‘Kamloops Residential School’ mostra vestidos vermelhos pendurados em cruzes para homenagear os milhares de crianças indígenas mortas na escola residencial na província de Columbia Britânica (Canadá), que funcionou entre 1890 e 1996. 
Fundada em 1955, em Amesterdão (Países Baixos), a World Press Photo Foundation promove o mais prestigiado concurso internacional de fotojornalismo. O júri internacional escolheu as melhores fotografias em quatro categorias premiando 24 fotógrafos de 23 nacionalidades. As fotos premiadas vão agora ser expostas internacionalmente. 
Livro ‘World Press Photo 2022’ (Lannoo Publishers) por 27,50 euros. 
“'Kamloops Residential School' it is a perfect image which captures a rare light, and is at once haunting, arresting, and symbolic.” 
World Press Photo jury
CONNECTING THE WORLD TO THE STORIES THAT MATTER 
World Press Photo of The Year 2022 

6.4.22

Livro - Novela Gráfica 
‘MONSTROS’ 
Barry Windsor-Smith 
(2022 G.Floy Studio) 


Em 1964, o recruta Bobby Bailey do Exército dos Estados Unidos envolve-se numa experiência militar secreta. O sargento McFarland lutará para proteger as vítimas quando as experiências fogem ao controlo e criam monstros. 
‘Monsters - Monstros’, editado originalmente pela Fantagraphics em 2021, é uma novela gráfica, épica e sombria, do autor inglês Barry Windsor-Smith, de 73 anos. O livro de banda desenhada, de 365 páginas de grande formato, revela um grafismo a preto e branco de caneta e tinta e uma narrativa visual sensível e intensa. 
"For large-format, black-and-white pages, Windsor-Smith conveys gruesome body horror and tender family scenes, nightmarish doom and quiet moments of connection.” 
The New York Times 
"Brilliant. A great, grim slab of postwar angst forcefully told and thoroughly affecting." 
The Guardian
‘MONSTERS’ 
Barry Windsor-Smith 

4.4.22

Filme - Estreia a 21 de Abril no Medeia Cinema Nimas 
‘AZOR - NEM UMA PALAVRA’ 
de Andreas Fontana 
com Fabrizio Rongione e Stéphanie Cléau 
(2021 Alina Film) 


Argentina em plena ditadura, 1980. O banqueiro suíço Yvan de Wiel chega de Genebra com a mulher, Ines, após o desaparecimento súbito e sem deixar rasto do seu sócio. 
‘Azor - Nem Uma Palavra’ é um drama de suspense, estreia nas longas-metragens do realizador suíço Andreas Fontana, de 40 anos. 
“Andreas Fontana, making a formally precise, tonally perfect feature debut, ‘Azor’ is a low-key shocker.” 
The New York Times 
“Pure evil is all around in this unnervingly subtle, sophisticated movie; an eerie oppression in the air.” 
The Guardian 
“Suave thriller. Restraint and alarm are the film’s keynotes, with a hint of wry black comedy in every exchange. Andreas Fontana does a wonderful job of keeping the atmosphere menacing and claustrophobic.”
Sight and Sound
‘AZOR’ 
Andreas Fontana 

2.4.22

Cinema - Plataforma Online  
FILM TWIST 
O streaming das emoções fortes 
filmtwist.pt


A nova plataforma de streaming FilmTwist aposta no cinema fantástico e de culto, incluindo géneros como o terror, o thriller, a ficção científica e a fantasia. Os melhores inéditos e exclusivos vão estar no serviço de subscrição, em que todos os meses serão adicionados ao catálogo mais de uma dezena de títulos de emoções fortes, desde filmes que tiveram estreia em cinema em Portugal, passando por obras inéditas, títulos exclusivos da plataforma e clássicos do género. 
Fundada em Lisboa por Diogo Bivar, profissional em aquisição e distribuição de cinema internacional, a FilmTwist tem o objectivo de dinamizar a cultura do cinema fantástico, com um catálogo selecto que vem preencher um espaço cada vez menos explorado pelas salas de cinema e pelos serviços de televisão e de streaming. 
Estreia a 12 de Abril
Subscrição anual por 60€. 90 filmes em catálogo. Versões originais com legendas em português.  
Aplicação ‘FilmTwist’ disponível na Apple App Store no terceiro trimestre de 2022. 

SELECÇÃO 
‘My Heart Can't Beat Unless You Tell It To - O Meu Coração Não Bate Sem Ti’ (2020 Estados Unidos 90’), de Jonathan Cuartas, com Patrick Fugit e Ingrid Sophie Schram. 
‘Host’ (2020 Reino Unido 57’), de Rob Savage, com Haley Bishop e Jemma Moore. 
‘Come to Daddy - Vem ao Papá’ (2019 Nova Zelândia 126’), de Ant Timpson, com Elijah Wood e Stephen McHattie. 
‘Gisaengchung - Parasitas’ (2019 Coreia do Sul 132’), de Bong Joon-ho, com Song Kang-ho e Lee Sun-kyun. 
‘Vivarium - A Tua Casa. Para Sempre’ (2019 Irlanda 97’), de Lorcan Finnegan, com Imogen Poots e Danielle Ryan. 
‘As Boas Maneiras’ (2018 Brasil 135’), de Juliana Rojas e Marco Dutras, com Isabél Zuaa e Marjorie Estiano. 
‘Mandy’ (2018 Itália 116’), de Panos Cosmatos, com Nicolas Cage e Andrea Riseborough. 
‘Thelma’ (2017 Noruega 116’) de Joachim Trier, com Eili Harboe e Kaya Wilkins. 
‘Ah-Ga-Ssi - A Criada’ (2016 Coreia do Sul 145’), de Park Chan-wook, com Min-hee Kim e Jung-woo Há. 
‘Poesía Sin Fin - Poesia Sem Fim’ (2016 Chile 128’), de Alejandro Jodorowsky, com Adan Jodorowsky e Brontis Jodorowsky. 
‘Predestination - Predestinado’ (2014 Alemanha 97’), de Michael Spierig e Peter Spierig, com Ethan Hawke e Sarah Snook, 
‘The Babadook - O Senhor Babadook’ (2014 Austrália 94’), de Jennifer Kent, com Essie Davis e Noah Wiseman. 
‘O Lobo Atrás da Porta’ (2013 Brasil 101’), de Fernando Coimbra, com Leandra Leal e Milhem Cortaz. 
‘Sightseers - Assassinos de Férias’ (2012 Inglaterra 88’), de Ben Wheatley, com Alice Lowe e Kenneth Hadley.
‘Lat Den Ratte Komma In - Deixa-me Entrar’ (2008 Suécia 114’), de Tomas Alfredson, com Kare Hedebrant e Lina Leandersson. 
‘Batoru Rowaiaru - Battle Royale‘ (2000 Japão 114’), de Kinji Fukasaku, com Tatsuya Fujiwara e Aki Maeda. 
‘Crash’ (1996 Estados Unidos 100’), de David Cronenberg, com James Spader e Holly Hunter.
AS EMOÇÕES FORTES ESTÃO A CHEGAR 
FilmTwist