30.3.21

Música - Álbum 
‘FOR THOSE I LOVE’ 
For Those I Love 
(2021 September Records) 


O músico, produtor e compositor house irlandês David Balfe é o nome por detrás do projecto For Those I Love. A sua estreia nas edições é uma homenagem à perda de Paul Curran, companheiro no colectivo artístico punk Burnt Out. 
O álbum ‘For Those I Love’ é um conjunto de nove temas club house/electro/dubstep e spoken-word/hip hop que mistura nostalgia com gravações caseiras, poesia urbana e ritmos de dança emocionantes. Uma estreia bela e poderosa, caleidoscópica e claustrofóbica. 
“An exorcism of grief on the dancefloor. A eulogy for a dead friend, David Balfe’s stirring debut combines lyrics on class, death and despair with clubland highs and hope.” 
The Guardian
‘I HAVE A LOVE’ 
For Those I Love

 

‘BIRTHDAY / THE PAIN’ 
For Those I Love

28.3.21

Exposição - Arte Contemporânea 
‘FLORA’ 
Aquisições Núcleo Arte Contemporânea da CML e AMJP 
De 05 de Abril a 13 de Junho no Atelier Museu Júlio Pomar 
(EGEAC) 


A celebrar o seu oitavo aniversário, o Atelier-Museu Júlio Pomar reabre ao público com ‘Flora’, uma exposição de arte contemporânea que mostra algumas das aquisições realizadas pela CM Lisboa e pelo Atelier-Museu Júlio Pomar para as suas respectivas colecções, durante os anos de 2018, 2019 e 2020. 
A CM Lisboa criou um fundo de aquisições de obras de arte de autores portugueses, de média e longa carreira, para valorizar o acervo do município. O Atelier-Museu Júlio Pomar, nas Mercês (Lisboa), é o mais recente museu da EGEAC que conta com um acervo de várias centenas de obras do artista Júlio Pomar (1926-2018). 
Curadoria de Sara Antónia Matos e Pedro Faro.
AQUISIÇÕES NÚCLEO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA CML E AMJP 
‘Flora’

26.3.21

Música - Álbum 
‘PROMISES’ 
Floating Points, Pharoah Sanders & The London Symphony Orchestra 
(2021 Luaka Bop) 


Compositor, produtor, radialista e DJ house/jazz, o inglês Sam Shepherd desenvolve o projecto Floating Points. Começou por fundar a editora Eglo Records e ser DJ residente do club Plastic People, de Londres, tendo já editado os álbuns ‘Elaenia’
(2015 Pluto) e ‘Crush’ (2019 Ninja Tune), para além do mix-álbum ‘Late Night Tales - Floating Points’ (2019 Late Night Tales). Pharoah Sanders é o lendário saxofonista spiritual jazz norte-americano, de 80 anos, autor de três dezenas de álbuns, com destaque para ‘Karma’ (1969 Impulse!). 
Da colaboração entre os dois músicos é agora lançado o álbum ‘Promises’, que levou cinco anos para ser criado e a que se juntou a London Symphony Orchestra. Electronic/jazz/modern classical em nove movimentos contínuos e repetitivos, com momentos de variação e improvisação. Saxofone e sintetizadores numa jornada harmónica transcendental. 
“An epic, intergenerational meeting results in one of the greatest modern jazz albums. What is on display here is the potential of unbound artistic striving.” 
Resident Advisor
Sam Shepherd did the most difficult thing, he built a relationship with one of the most ‘distant’ of our jazz heroes. Its a perfect meeting of two generations and a record that will have great impact in 2021 and beyond.
Gilles Peterson (Worldwide FM / BBC Radio 6 Music)
LISTEN TO ‘PROMISES’ 
Floating Points, Pharoah Sanders & The London Symphony Orchestra

24.3.21

Livro - Romance 
‘A CADELA’ 
Pilar Quintana 
(2021 LeYa / D.Quixote) 


Na costa da Colômbia virada ao Pacífico, num lugar onde a paisagem luxuriante contrasta com uma pobreza extrema, Damaris tem uma relação fria com o marido e a frustração de não conseguir engravidar. Adopta então a última cachorra de uma ninhada, mas Chirli não será a cadela com que sonhou. 
‘La Perra - A Cadela’ é um romance, de 128 páginas, da autora colombiana Pilar Quintana, de 49 anos, inédita em Portugal. 
National Book Award - Translated Literature Finalist 2020
“'The Bitch' distills entire social, ethical, and cultural universes into a potent short novel, thanks to Pilar Quintana’s remarkable eye for detail. This novel is populated by complex characters outlined with minimalist strokes of absolute precision.” 
National Book Award Judges
ENTREVISTA CON PILAR QUINTANA 
‘La Perra’ 

22.3.21

Loja de discos - Mudança 
FLUR 
Reabertura na nova morada 


A Flur reabre na nova morada do Mercado de Arroios, em Lisboa. Inaugurada em 2004, em Santa Apolónia, a loja de discos independente é um projecto de José António Moura e Pedro Santos (a dupla de DJs Major Eléctrico) que aposta na música electrónica, de dança e alternativa. Para além de vender discos, é também responsável pela distribuição de parte dos títulos e pelas editoras Príncipe e Holuzam. Quem visita a Flur sabe o que procura e quer estar a par das novas tendências musicais. Agora. 
O Mercado de Arroios situa-se entre a Praça do Chile e a Alameda D. Afonso Henriques. Inaugurado em 1942 e requalificado em 2017, o mercado de produtos alimentares frescos dispõe de lojas de restauração e acaba de ver requalificado o espaço público envolvente com um projecto de arte urbana do Colectivo Artístico Boa Hora Estúdio. 
A partir de segunda, 05 de Abril, Flur na loja 28/29 do Mercado de Arroios.
AGORA. MERCADO DE ARROIOS
Flur Discos 



16.3.21

Música Electrónica - Transmissão 
DISCOVER TOKYO 
RA presents 
Das 08h00 de sexta, 26 às 08h00 de sábado, 27 de Março em clubquarantaene.stream 


O magazine online de música electrónica ‘Resident Advisor’ promove a Discover Tokyo, a primeira experiência virtual do mundo com áudio espacial, com tecnologia Club Qu. Os espectadores poderão fazer uma viagem por Tóquio, através de uma rua iluminada por néon até uma galeria de arte digital, terminando num club. Cada espaço terá uma banda sonora original composta por três artistas house/techno de renome mundial e masterizada em Spatial Audio, som surround que pode ser ouvido por meio de quaisquer auscultadores. 
O Discover Tokyo foi criado para celebrar Tóquio e a sua cena artística e musical. A experiência musical imersiva de 360 ​​minutos estará em funcionamento por 24 horas. 

MÚSICA ORIGINAL 
DJ Nobu 
DJ techno/spacey electro japonês autor de ‘Dazz y DJ Nobu - Diary’ (2008 Lastrum). 
Honey Dijon 
DJ e produtora deep house norte-americana autora de ‘The Best Of Both Worlds’ (2017 Classic). 
Kerri Chandler 
Músico, DJ e produtor deep house/garage norte-americano autor de ‘Hemisphere’ (1996 Freetown Inc) e ‘Trionisphere’ (2003 King Street Sounds).
VIRTUAL EXPERIENCE WITH SPATIAL AUDIO 
RA presents Discover Tokyo 
Powered by Club Qu 

14.3.21

Livro - Romance 
‘A POLÍCIA DA MEMÓRIA’ 
Yoko Ogawa 
(2021 Relógio d’Água) 


Numa ilha costeira, há objectos que começam a desaparecer. A maioria dos habitantes permanece desatenta a estas mudanças, e os poucos com poder para recuperar os objectos perdidos vivem receosos da Polícia da Memória. Uma jovem romancista elabora um plano para preservar o passado. 
‘Hisoyaka na Kesshō - A Polícia da Memória’, publicado originalmente em 1994, é um romance de ficção científica, de 248 páginas, da escritora japonesa Yoko Ogawa, de 58 anos. A autora tem publicado em Portugal os romances ‘Hotel Íris’ (2009 Quetzal) e ‘A Magia dos Números’ (2011 Quetzal). 
National Book Award - Translated Literature Finalist 2019
International Booker Prize - Fiction Shortlist 2020 
“A masterpiece. A novel that makes us see differently. It is a rare work of patient and courageous vision.” 
The Guardian 
“An elegantly spare dystopian fable. It tingles with dread. The ruminant style captures the alienation of being alive as the world's ecosystems.” 
The New York Times
‘THE MEMORY POLICE’ 
Yoko Ogawa 
Booker Prize Foundation 

12.3.21

Filmes - Estreias online em Março  
NOVIDADES EM FILMIN 
Novas entradas na plataforma de cinema independente   


A plataforma de streaming Filmin estreia novas longas-metragens, entre novidades e clássicos, com destaque para o Focus Wong Kar-Wai, que disponibiliza cinco obras-primas restauradas pelo realizador chinês. As novas entradas de títulos de cinema independente e de autor são disponibilizadas no catálogo online.   
A Filmin é uma iniciativa de operadores cinematográficos (distribuidores, produtores), críticos, festivais e instituições culturais. Presente em Portugal e Espanha, a Filmin dirige-se a todos os amantes de cinema. Aos que procuram um complemento à actualidade, os melhores clássicos, documentários e grandes estreias. A todos aqueles que queiram viajar até aos maiores festivais de cinema do mundo e que gostam de cinema de qualidade. 
Subscrição por 6,95€/mês ou 55€/ano. 1577 filmes em catálogo. Versões originais com legendas em português.   

SELECÇÃO  
‘Ahlat Agaci - A Pereira Brava’ (2018 Turquia 188’) de Nuri Bilge Ceylan. 
‘Ema’ (2019 Chile 102’), de Pablo Larraín.
‘Give Me Liberty - Liberdade’ (2019 Rússia 110’) de Kirill Mikhanovsky.
‘Netemo Sametemo - Asako I & II’ (2018 Japão 120’), de Ryusuke Yamaguchi.
‘Foxtrot’ (2017 Israel 108’) de Samuel Maoz.
‘Frantz’ (2016 França 113’) de François Ozon.
‘Le Daim - 100% Camurça’ (2019 França 74’) de Quentin Dupieux.
‘Happî Awâ - Hora Feliz’ (2015 Japão 317’) de Ryûsuke Yamaguchi. 
‘Chungking Express’ (1997 Hong Kong 102’) de Wong Kar-Wai. 
‘Happy Together - Felizes Juntos’ (1997 Hong Kong 96’) de Wong Kar-Wai. 
‘In The Mood for Love - Disponível para Amar’ (2000 Hong Kong 98’) de Wong Kar-Wai. 
‘2046’ (2004 Hong Kong 129’) de Wong Kar-Wai. 
‘Ta'm e Guilass - O Sabor da Cereja’ (1997 Irão 95’) de Abbas Kiarostami. 
‘Plaire, Aimer et Courir Vite - Agradar, Amar e Correr Depressa’ (2018 França 132’) de Christophe Honoré. 
‘Bacurau’ (2019 Brasil 131’) de Kleber Mendonça Filho.
‘O Som ao Redor’ (2012 Brasil 131’) de Kleber Mendonça Filho.
O MELHOR CINEMA ONLINE
Filmin

10.3.21

Cinema - Festival Online 
BEAST INTERNATIONAL FILM FESTIVAL 
4.º Festival Internacional de Cinema de Europa de Leste 
De 24 de Março a 04 de Abril em Filmin 
Okna Pluseast Cultural Association 


Desde 2017, o BEAST International Film Festival promove e divulga no Porto o cinema do Leste Europeu. A quarta edição do evento apresenta-se em formato online, através da plataforma digital de cinema independente Filmin. O festival programa exibições, debates, workshops, masterclasses e streams ao vivo. A secção Focus Country é dedicada à Roménia.
O BEAST International Film Festival, promovido pela Okna Pluseast Cultural Association, cobre a cinematografia de 21 países dos Balcãs e Báltico, focando-se em produções e talentos que representam as novas faces da Europa Central e Oriental. 
Subscrição da Filmin por 6,95€/mês ou 55€/ano. Versões originais com legendas em português.  

SELECÇÃO 
‘Ivana cea Groaznica - Ivana The Terrible’ (2019 Sérvia 116’), de Ivana Mladenovic, com Ivana Mladenovic e Anca Pop. 
No Verão de 2017, a realizadora residente em Bucareste visita de férias a sua cidade natal. 
‘Acasa, My Home’ (2020 Roménia 86’), de Radu Ciorniciuc, com Gica Enache e Vali Enache. 
No deserto do Delta de Bucareste, nove crianças e os seus pais vivem em harmonia até serem expulsos para a grande cidade. 
‘The Distance Between Me and Me’ (2018 Roménia 89’), de Dana Bunescu e Mona Nicoara, com Nina Cassian e Maurice Edwards. 
A escritora romena Nina Cassian (1924-2014) contempla filmes, músicas, poemas e gravações.
WILD WILD EAST 
BEAST International Film Festival

8.3.21

Música Electrónica - Transmissões 
LONDON UNLOCKED 
Fabric Presents 
Aos domingos, de 14 de Março a 25 de Abril, em youtube.com/user/fabriclondon 


O club inglês Fabric promove as sessões London Unlocked, uma série de sete transmissões ao vivo dos espaços culturais mais icónicos de Londres, com os principais artistas de música electrónica do Reino Unido. 
Combinando as salas de espectáculos, galerias de arte, museus e monumentos históricos mais admirados com o talento da cidade, as sessões London Unlocked apresentam referências da cena de música electrónica. Uma homenagem à cultura contemporânea londrina, em constante evolução e diversificação. O club Fabric tem reabertura anunciada para 25 de Junho, com a celebração ‘Reopening Weekend’, de 42 horas de house/techno/drum and bass. 

LISTAGEM 
Domingo, 14 de Março a partir das 18h00 
Royal Albert Hall - Bradley Zero, Shy One e Skream & Crazy 
Domingo, 21 de Março a partir das 18h00 
Wavey Garms - Fabio b2b Grooverider e Oneman b2b Bluetoof 
Domingo, 28 de Março a partir das 18h00 
Smithfield Market - Object Blue e Batu 
Domingo, 04 de Abril a partir das 14h00 
Fabric - Josh Caffe 
Round Chapel - Archie Hamilton, Fauzia e Kode 9 
Domingo, 11 de Abril a partir das 18h00 
Tower Bridge - Giant Swan, Djrum e LCY 
Domingo, 18 de Abril a partir das 18h00 
V&A Victoria and Albert Museum - Midland, OK Williams e Saoirse b2b Shanti Celeste 
Domingo, 25 de Abril a partir das 18h00 
English National Opera, London Coliseum - Dillinja & GQ e Sherelle b2b Tim Reaper
FABRIC PRESENTS 
London Unlocked 

6.3.21

Festival de Cinema - Prémios 
BERLINALE    
71. Internationale Filmfestspiele Berlin 
‘Babardeala cu Bucluc sau Porno Balamuc’, de Radu Jude, vence Goldener Bar 2021 


O júri internacional da Berlinale - Internationale Filmfestspiele Berlin acaba de atribuir o Goldener Bar, prémio para melhor filme em competição, à longa-metragem ‘Babardeala cu Bucluc sau Porno Balamuc’, do realizador romeno Radu Jude. O drama conta a história de Emi, uma professora que vê a sua carreira e reputação ameaçadas depois de um seu vídeo privado de sexo ser publicado na Internet. 
A Berlinale, festival internacional de cinema de Berlim, um dos mais importantes e politizados eventos do cinema a nível mundial e o maior na afluência de público, decorreu na sua 71.ª edição em formato online, a partir do Berlinale Palast, na Alemanha. Para a competição Goldener Bar foram seleccionadas 15 longas-metragens de 10 países. 

PALMARÉS      
Goldener Bar (Melhor Filme)   
‘Babardeala cu Bucluc sau Porno Balamuc’ (2021 Roménia), de Radu Jude, com Katia Pascariu e Claudia Jeremia. 
Silberner Bar (Grande Prémio do Júri)      
‘Guzen to Sozo’ (2021 Japão), de Ryusuke Hamaguchi, com Kotone Furukawa e Kiyohiko Shibukawa.
‘BABARDEALA CU BUCLUC SAU PORNO BALAMUC’ 
Radu Jude 
Berlinale - Goldener Bar 2021