30.10.20

Livro - Novela Gráfica 
‘A VIDA É BELA, SE NÃO DESISTIRES’ 
Seth 
(2020 Levoir / Público)


Desiludido com o presente, um autor de banda desenhada parte numa viagem pela província de Ontário em busca de um cartoonista da década de 1940. Uma obsessão que o leva a esquecer a própria família. 
‘It´s a Good Life if You Don´t Weaken - A Vida é Bela, Se Não Desistires’, é uma novela gráfica com argumento e desenho do autor canadiano Seth. Rica e evocativa, a banda desenhada presta uma homenagem à inteligência e sofisticação dos antigos comics, num estilo pictórico de linhas simples e elegantes, acentuadas com meios-tons e sombras pretas sólidas. A obra, publicada originalmente pela Drawn & Quarterly, em 1996, integra a colecção ‘Novela Gráfica’ da Levoir/Público, numa edição em capa dura de 176 páginas. 
The Comics Journal - The 100 Best Comics of the 20th Century 
“Wry, funny and shot through with nostalgia, Seth’s sepia tones have an autumnal, elegiac quality all their own.” 
The Guardian 
Sábado, 07 de Novembro, novela gráfica ‘A Vida é Bela, Se Não Desistires’ nas bancas, com o ‘Público’, por mais 10,90 euros.
‘IT’S A GOOD LIFE IF YOU DON’T WEAKEN’ 
Seth



26.10.20

Filme - Exibição 
‘A TORINÓI LÓ - O CAVALO DE TURIM’ 
de Béla Tarr 
com János Derzsi e Erika Bók 
Sessão na quarta, 04 de Novembro, às 21h30, na Cinemateca Portuguesa


Em Turim, em 1889, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche protege um cavalo que é brutalmente espancado. Depois desse episódio perderá a razão. No campo, um camponês, a filha e o velho cavalo. Lá fora, uma tempestade. 
‘A Torinói Ló - O Cavalo de Turim’ é um drama do realizador húngaro Béla Tarr, de 65 anos, autor de 'Kárhozat - Danação'* (1988), 'Sátántangó - O Tango de Satanás'* (1994), ‘Werckmeister Harmóniák - As Harmonias de Werckmeister’* (2001) e 'A Londoni Férfi - O Homem de Londres' (2007). 
* Filmes disponíveis na plataforma de streaming FilmIn.
Berlinale - Silberner Bar 2011 (Grande Prémio do Júri) 
Sight & Sound - Best Films of 2011 
Film Comment - Best Films of 2011 
“The movie is too beautiful to be described as an ordeal, but it is sufficiently intense and unyielding that when it is over, you may feel, along with awe, a measure of relief.” 
The New York Times 
Exibição integrada na rubrica ‘Com a Linha de Sombra’ da Cinemateca e com o lançamento do livro ‘2 Cavalos de Turim’ (2020 Dois Dias Edições) e a presença dos autores Joana Bértholo e Rui de Almeida Paiva. Bilhetes à venda na Cinemateca e BOL.
‘A TORINÓI LÓ’ 
Béla Tarr 

22.10.20

Filme - Estreia a 29 de Outubro no Midas Cinema Ideal 
‘NOTRE DAME - NOTRE DAME DE PARIS’ 
de Valérie Donzelli 
com Valérie Donzelli e Pierre Deladonchamps 
(2019 Rectangle Productions) 


Maud, uma arquitecta falhada e mãe solteira e com o ex-marido muito presente, ganha o concurso para a renovação da praça da Catedral Notre-Dame de Paris. Entretanto, reencontra o seu ex-namorado Bacchus. 
‘Notre Dame - Notre Dame de Paris’ é uma comédia da actriz e realizadora francesa Valérie Donzelli, de 47 anos, autora de ‘La Reine des Pommes’ (2009) e ‘La Guerre Est Déclarée - Declaração de Guerra’* (2011). 
* Filme disponível na plataforma de streaming FilmIn.
“L’état des lieux anxiogène fournit le carburant d’une comédie crépitante, transformant le stress en allégresse et l’instabilité en équilibrisme.” 
Cahiers du Cinéma 
“La réalisatrice signe une comédie loufoque et combative, doublée d’une satire des politiques d’aménagement urbain.” 
Le Monde
‘NOTRE DAME’ 
 Valérie Donzelli

 

18.10.20

Música - Álbum 
‘WUDDAJI’ 
Theo Parrish 
(2020 Sound Signature) 


O músico, produtor e DJ house/soul/jazz norte-americano, Theo Parrish, começou por se envolver com a cena underground da dance music de Detroit para depois se formar em arquitectura da música e fundar a editora Sound Signature. A partir de 1998, edita seis álbuns, com destaque para ’Sound Sculptures Volume 1’ (2007 Sound Signature), com uma sonoridade soul beat/deep house/minimal sincopada e narcótica. Integra ainda o projecto 3 Chairs que publica o álbum ’Three Chairs 3’ (2004 Three Chairs).
Theo Parrish regressa agora com ‘Wuddaji’, um novo álbum com nove temas deep house/funk em fusão com soul/jazz e recurso a teclas, sintetizador e bateria. Registos de improvisação, estética club/underground, detalhes artesanais e elementos caleidoscópicos distinguem o trabalho. O imenso peso e profundidade da lenda do house/underground de Chicago.
“A grand addition to an already outstanding discography. ‘Wuddaji’ is an excellent piece of work.” 
Resident Advisor
‘WUDDAJI’ 
Theo Parrish 

14.10.20

Filme - Estreia a 22 de Outubro no Medeia Cinema Nimas e Midas Cinema Ideal
‘LISTEN’ 
de Ana Rocha de Sousa 
com Lúcia Moniz e Sophia Myles 
(2020 Bando à Parte) 


Nos arredores de Londres, o casal português Bela e Jota, com três filhos, enfrenta dificuldades económicas. Após a escola denunciar um mal entendido que envolve a sua filha surda, os serviços sociais britânicos levantam suspeitas sobre a segurança das crianças. 
‘Listen’ é um drama, estreia na realização de longas-metragens, da actriz portuguesa Ana Rocha de Sousa, de 42 anos, formada pela London Film School. 
Venezia 77 - Premio Speciale della Giuria Orizzonti / Leone del Futuro 2020 
“'Listen' is direct-action cinema. Sometimes, a movie can still arrive and be a shock to the system: 'Listen' is one such picture. Occasionally lacks in nuance, it makes up for by delivering a mighty punch.” 
Cineuropa
‘LISTEN’ 
Ana Rocha de Sousa

10.10.20

Festival - Cinema de Animação 
MONSTRA 
Festival de Animação de Lisboa 
‘L'Extraordinaire Voyage de Marona’ vence Grande Prémio Longas-Metragens 2020 


O filme de animação ‘L'Extraordinaire Voyage de Marona’, da realizadora romena Anca Damian, acaba de vencer o Grande Prémio Longas-Metragens, para melhor filme em competição no Monstra - Festival de Animação de Lisboa 2020. O filme conta a história de uma pequena cadela, vítima de um acidente, que relembra todos os seus donos. 
A Monstra realizou-se no Cinema São Jorge, entre 29 de Setembro e 10 de Outubro, apresentando o que de melhor se realiza no mundo do cinema de animação. A Competição Oficial contou com sete longas-metragens de animação, oriundas de seis países, a concurso. Na sua 20ª edição, o festival é uma iniciativa da Praxis com a direcção artística de Fernando Garito. 
‘L'Extraordinaire Voyage de Marona’ volta a ser exibido na sexta, 09 de Outubro, às 21h00, na Sala de Cinema Fernando Lopes (Universidade Lusófona). 

PALMARÉS  
Monstra - Grande Prémio Longas-Metragens 2020  
‘L'Extraordinaire Voyage de Marona’ (2019 Roménia 92’) de Anca Damian.
‘L’EXTRAORDINAIRE VOYAGE DE MARONA’ 
Anca Damian 
Monstra - Grande Prémio Longas-Metragens 2020 

6.10.20

Música - Álbum 
‘A VIEW OF U’ 
Machinedrum 
(2020 Ninja Tune) 


O músico e produtor juke/deep house norte-americano, Travis Stewart, reparte o seu trabalho por vários pseudónimos, projectos e parcerias. Como Machinedrum, estreou-se nas edições em 2001, tendo desde então editado uma dezena de álbuns, com destaque para ‘Room(s)’ (2011 Planet Mu), influenciado pelo dubstep/bass music. 
Machinedrum regressa agora com ‘A View of U’, um novo álbum que, ao longo de 11 temas, destila rave/jungle/bass e club culture/hip-hop, numa fusão de ritmo, calor e groove. Texturas exuberantes, melodias em espiral e batidas e breaks complexos produzem um efeito progressivo. Uma jornada expansiva para um estado de suspensão. 
“'A kaleidoscopic album. A tightly-knit listening experience, one in which the changes of pace are smoothed out gorgeous production and harmony. Machinedrum’s multifaceted 'A View Of U' is a set of bold, brilliant productions from an evergreen talent.” 
Bleep
‘A VIEW OF U’ 
Machinedrum

2.10.20

Filme - Estreia a 15 de Outubro no Medeia Cinema Nimas 
‘OM DET OANDLIGA - DA ETERNIDADE’ 
de Roy Andersson 
com Bengt Bergius e Anja Broms 
(2019 Roy Andersson Filmproduktion) 


Um casal flutua sobre uma colónia devastada ela guerra; a caminho de uma festa de aniversário, um pai pára à chuva para apertar os atacadores dos sapatos da filha; raparigas adolescentes dançam à porta de um café; um exército derrotado marcha para um campo de prisioneiros de guerra. 
‘Om det Oandliga - Da Eternidade’ é um drama do realizador sueco Roy Andersson, de 77 anos, autor de ‘Sanger Fran Andra Vaningen - Canções do Segundo Andar’* (2000), ‘Du Levande - Tu, Que Vives’* (2007) e ‘En Duva Satt Pa en Gren och Funderade Pa Tillvaron - Um Pombo Pousou Num Ramo a Reflectir na Existência’* (2014). 
* Filmes disponíveis na plataforma de streaming FilmIn
Venezia 76 - Leone d’Argento 2019 (melhor realizador) 
“A divine comedy with moments of devilish wit. Delicious, odd and utterly unlike anything else. 'Om det Oandliga' at heart it is a sad, sweet picture, threaded with themes of estrangement and separation.” 
The Guardian
‘OM DET OANDLIGA’ 
Roy Andersson