30.1.20

Filme - Estreia a 13 de Fevereiro no Medeia Espaço Nimas
‘THE LIGHTHOUSE - O FAROL’ 
de Robert Eggers 
com Robert Pattinson e Willem Dafoe
(2019 A24) 


Finais do séc. XIX. Thomas Wake, responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow para substituir o ajudante anterior. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso.
‘The Lighthouse - O Farol’ é um drama do realizador norte-americano Robert Eggers, de 36 anos, autor de ‘The Witch - A Bruxa’ (2015).
Festival de Cannes - FIPRESCI Prize 2019 
“Very few films can make you scared and excited at the same time. Just like the lighthouse beam, this is dazzling and dangerous.” 
The Guardian
“Robert Eggers meticulously sets the scene, adds texture and builds tension and mystery. An age-old struggle, one that is most satisfyingly expressed in this film’s own tussle between genre and its deviations.” 
The New York Times
“Une intensité prodigieuse, remontée de l’abîme comme la matière noire, dévorante et furieuse qui semble le happer dès son ouverture, ne lâche pas un plan de ‘The Lighthouse’.” 
Cahiers du Cinéma
‘THE LIGHTHOUSE’
Robert Eggers 

28.1.20

Livro - Novela Gráfica
‘A HISTÓRIA DE UMA SERVA’ 
Margaret Atwood e Renée Nault 
(2020 Bertrand Editora) 


Defred é uma serva na República de Gileade, onde o trabalho, a leitura e a formação de amizades estão vedados às mulheres. Defred e as outras servas são valorizadas apenas se forem férteis. As suas memórias e a sua vontade são actos de rebelião.
‘The Handmaid’s Tale - A História de uma Serva’ é uma novela gráfica a partir do romance da escritora norte-americana Margaret Atwood, com arte e adaptação da ilustradora canadiana Renée Nault. publicada originalmente pela Nan A. Talese em 2019. Ao longo de 240 páginas, a obra faz uma abordagem rica e visceral, com poderosos traços e cores, do medo, resignação e desespero.
“Stunning graphic novel adaptation. The graphic novel gives another vision of Margaret Atwood’s dystopia, but Renée Nault’s spindly-skinny characters look distractingly like fashion illustrations.” 
The New York Times
‘THE HANDMAID’S TALE - THE GRAPHIC NOVEL’
Margaret Atwood / Renée Nault 

26.1.20

Cinema - Sessões Especiais
STANLEY KUBRICK 
Duas obras-primas em versões restauradas 
Em Fevereiro, no Medeia Espaço Nimas


Duas obras-primas do realizador norte-americano, radicado em Inglaterra, Stanley Kubrick regressam às salas de cinema. Em Fevereiro, são exibidas no grande ecrã, em versões restauradas, os filmes ‘Laranja Mecânica’ e ‘2001: Odisseia no Espaço’.
Stanley Kubrick (1928-1999) é considerado um dos mais influentes e perfeccionistas cineastas da história. Realizador, argumentista e produtor, distinguiu-se pelo realismo e humor negro e pela atenção aos cenários e ao uso de música nos seus filmes. As suas produções alcançaram resultados técnicos e criativos sem precedente na história do cinema.

SESSÕES ESPECIAIS 
Sábado, 08 e quarta, 19 de Fevereiro 
21h45 - ‘A Clockwork Orange - Laranja Mecânica’ (1971), de Stanley Kubrick, com Malcolm McDowell e Patrick Magee. 
O hooligan Alex diverte-se à custa da tragédia dos outros e evolui de punk amoral a cidadão perfeito e a punk novamente. 
Quarta, 12 de Fevereiro 
21h30 - ‘2001: A Space Odyssey - 2001: Odisseia no Espaço’ (1968), de Stanley Kubrick, com Keir Dullea e Gary Lockwood. 
Humanos primitivos descobrem um monólito. O astronauta Bowmon parte em busca das origens da humanidade com a ajuda do computador HAL 9000.
DUAS OBRAS-PRIMAS EM VERSÕES RESTAURADAS
Stanley Kubrick 

 ‘2001: A Space Odyssey’

 

‘A Clockwork Orange’

24.1.20

Livro - Romance
‘CORPOS CELESTES’ 
Jokha Alharthi 
(2020 Relógio d’Água) 


Três irmãs na aldeia de al-Awafi, em Omã. Mayya casa com Abdallah após um desgosto amoroso, Asma é casada por obrigação e Khawla rejeita todas as propostas enquanto espera pelo seu amado, que emigrou para o Canadá. Juntas com a família testemunham o desenvolvimento do sultanado da Península Arábica, de uma sociedade tradicional e esclavagista, passando pela era pós-colonial, até ao presente complexo.
‘Corpos Celestes’ é um romance da escritora omani Jokha Alharthi, de 42 anos, inédita em Portugal.
Booker International Prize 2019 
“The stories of many others are woven in, making the shape of the book more a tangled skein than a linear progression. The glimpses into a culture relatively little known in the west are fascinating.”
The Guardian
“A rich dense web of a novel. The structure of ‘Celestial Bodies’ might be describes as a labyrinthine.” 
The New York Times
‘CELESTIAL BODIES’
International Booker Prize 2019

22.1.20

Música - Prémios
WORLDWIDE AWARDS 2020 
Gilles Peterson 
(Worldwide FM) 


O radialista e promotor jazz/fusion/dance Gilles Peterson, autor do programa ‘Gilles Peterson’, na BBC Radio 6 Music, e fundador da rádio online Worldwide FM, selecciona a lista dos melhores álbuns do ano, depois dada a votar aos ouvintes. Os vencedores passam a constituir um guia de descoberta de novas tendências. Os Worldwide Awards 2019 acabam de ser revelados no programa ‘Brownswood Basement’, da Worldwide FM.
Divulgador musical e DJ, Gilles Peterson é especialista em mixes ecléticos de soul, hip-hop, house, afro, latin, electronica e jazz. Fundou as editoras Acid Jazz, Talkin’Loud e Brownswood, lança regularmente compilações e promove o Worldwide Festival, em França e na Suíça, e o festival We Out Here, em Inglaterra.

GILLES PETERSON’S WORLDWIDE AWARDS 2020 
Album of the Year
‘Trust In The Lifeforce of the Deep Mystery’ The Comet Is Coming (2019 Impulse!)
Jazz Album of the Year 
‘You Can’t Steal My Joy’ Ezra Collective (2019 Enter the Jungle Records)
WORLDWIDE AWARDS ALBUMS OF THE YEAR 2020
DJ Lefto / Worldwide FM

18.1.20

Filme - Estreia a 30 de Janeiro no Medeia Espaço Nimas e Midas Cinema Ideal
‘J'ACCUSE - O OFICIAL E O ESPIÃO’
de Roman Polanski 
com Jean Dujardin e Louis Garrel
(2019 Légende Films) 


Em 1895, o capitão Alfred Dreyfus, um jovem soldado judeu, é acusado de espionagem para a Alemanha e condenado a prisão perpétua na ilha do Diabo. Entre as testemunhas, Georges Picquart, promovido para gerir a unidade militar de contra-espionagem, descobre que informações secretas continuam a ser fornecidas aos alemães.
‘J'Accuse - O Oficial e o Espião’ é um drama histórico do realizador francês de ascendência polaca Roman Polanski, de 86 anos, autor de ‘Chinatown’ (1974), ‘The Pianist - O Pianista’ (2002) e ‘The Ghost Writer - O Escritor Fantasma’ (2010).
Venezia 76 - Leone d’Argento - Gran Premio della Giuria 2019
“Une plongée saisissante dans les arcanes troubles et tortueux , retracée ici avec un parti pris de froideur et de distanciation.” 
Le Monde
“It’s a solid, well-crafted piece of professional carpentry. The longer you look at it, the more impressive it grows.”
The Guardian
‘J'ACCUSE’
Roman Polanski

14.1.20

Cinema - Exibição
KINO  
Mostra de Cinema de Expressão Alemã 
De 29 de Janeiro a 05 de Fevereiro no Cinema São Jorge
(Goethe-Institut Portugal)  


A Kino dá a conhecer a grande diversidade da cinematografia de expressão alemã. Nesta 17ª edição a mostra é constituída pelas secções Foco (Ulrich Köhler) e Cinema Emergente e apresenta duas dezenas de longas-metragens estreadas em 2018 e 2019 que reflectem as actuais tendências da produção cinematográfica na Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo.
Com programação de Corinna Lawrenz, a Kino apresenta algumas das produções que mais se destacaram nos grandes festivais internacionais, bem como obras de jovens e promissores realizadores.
Filmes legendados em português. Bilhetes à venda no Cinema São Jorge por 4 euros.   

SELECÇÃO   
Quarta, 29 de Janeiro
21h30 - ‘Lara’ (2019 Alemanha 98’), de Jan-Ole Gerster, com Tom Schilling e Rainer Bock. 
A solitária e amargurada Lara partilha o seu talento artístico e rivalidade com o filho, no dia em que celebra 60 anos e dá um concerto como pianista e compositora. 
MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ
Kino Lisboa 2020

8.1.20

Teatro - Encenação
‘A MÁQUINA HAMLET’ 
de Heiner Müller com encenação de Jorge Silva Melo
De 15 de Janeiro a 22 de Fevereiro no Teatro da Politécnica
(Artistas Unidos)


Um autor teatral da República Democrática Alemã organiza um encontro de Hamlet, herói trágico shakespeareano, com a própria tragédia do mundo do seu tempo. Em plena luta de classes, o passado é questionado e desconstruído e a revolução traída.
‘Die Hamletmaschine - A Máquina Hamlet’ (1977) é uma peça do dramaturgo alemão Heiner Müller (1929-1995), autor de ‘Filoctetes’ (2002 Artistas Unidos) e ‘Quarteto’ (2016 Artistas Unidos). Encenação de Jorge Silva Melo e representações de Américo Silva, André Loubet, Hugo Tourita, Inês Pereira, João Estima, João Madeira, João Pedro Mamede e José Vargas.
“E eis que chega a altura de lembrar este texto. De o fazer com actores novos e falar da esperança, imensa maldição.” 
Jorge Silva Melo
Bilhetes por 6 euros para terças às 19h00 (Dia do Espectador).
‘A MÁQUINA HAMLET’
Heiner Müller 
Artistas Unidos no Teatro da Politécnica

2.1.20

Filme - Estreia a 09 de Janeiro no Medeia Espaço Nimas
‘LA GOMERA - A LHA DOS SILVOS’ 
de Corneliu Porumboiu 
com Vlad Ivanov e Catrinel Marlon
(2019 42Km Film) 


Cristi, um agente da polícia romeno que é informante da máfia, vai para La Gomera aprender uma linguagem de assobio ancestral. Esta linguagem em código permitir-lhe-á continuar a comunicar com os membros da máfia e tirar Zsolt da prisão.
‘La Gomera - A Ilha dos Silvos’ é uma comédia dramática do realizador romeno Corneliu Porumboiu, de 44 anos, autor de ‘A Fost sau n-a Fost? - 12:08 A Este de Bucareste’, ‘Când se Lasã Seara Peste Bucuresti sau Metabolism - Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo’ (2013) e ‘Comoara - Tesouro’ (2015).
“Corneliu Porumboiu gives us a knotty, twisty, nifty plot that’s quite involved but hangs together well.” 
The Guardian
"The whole thing is clever and a little silly, with a lightness and energy that testifies to the filmmaker’s inventiveness." 
The New York Times
‘LA GOMERA’
Corneliu Porumboiu