30.10.19

Teatro - Encenação
‘VEMO-NOS AO NASCER DO DIA’ 
de Zinnie Harris 
De 06 de Novembro a 14 de Dezembro no Teatro da Politécnica
(Artistas Unidos) 


Duas mulheres junto ao mar, houve um naufrágio. Tentam reconstruir o que se passou para perceber como chegaram ali e como podem voltar a casa. Mas nada nesta terra desconhecida é o que parece.
‘Meet Me at Dawn - Vemo-nos ao Nascer do Dia’ (2017) é uma peça dramática da dramaturga e encenadora inglesa Zinnie Harris, de 47 anos. Encenação de Pedro Carraca e representação de Andreia Bento e Joana Bárcia, numa produção dos Artistas Unidos.
“’Meet me at Dawn’ é uma peça sobre o amor e o luto.” 
Zinnie Harris
Bilhetes por 6 euros para terças às 19h00 (Dia do Espectador). 
Exposição de pinturas ‘De Noite, Todos os Gatos’ de João Gabriel.
‘VEMO-NOS AO NASCER DO DIA’
Andreia Bento
 Artistas Unidos no Teatro da Politécnica

28.10.19

BD - Troféus
PRÉMIOS NACIONAIS DE BANDA DESENHADA
Amadora BD 2019 
‘Verões Felizes’ vence Prémio Melhor Obra Estrangeira de BD em Português


O álbum ‘Verões Felizes’ (2019 Arte de Autor), do belga Zidrou (cenários) e do espanhol Jordi Lafebre (desenhos), acaba de ser distinguida com o PNBD Melhor Obra Estrangeira de BD em Português, prémio atribuído pelo júri do Amadora BD - 30.º Festival Internacional de Banda Desenhada. ‘Verões Felizes’ conta a vida de pessoas que, nas décadas de 1960 e 70, trabalham arduamente para poderem gozar férias.
Os Prémios Nacionais de Banda Desenhada funcionam como elemento credibilizador do mercado editorial português de banda desenhada, distinguindo e consagrando edições que tragam vanguarda e novidade artística ao meio editorial português.
Festival Amadora BD, de 24 de Outubro a 03 de Novembro, no Fórum Luís de Camões (Brandoa). 

PNBD 2019 
Melhor Obra Estrangeira de BD em Português 
‘Verões Felizes’ de Zidrou & Jordi Lafebre (2019 Arte de Autor) 
Melhor Obra de Autor Português 
‘Mar de Aral’ de José Carlos Fernandes e Roberto Gomes (2019 Comic Heart / G.Floy) 
Melhor Obra de BD Clássica 
‘Akira 1’ de Katsuhiro Otomo (2019 JBC Portugal)
‘VERÕES FELIZES’
Zidrou & Jordi Lafebre 
PNBD - Melhor Obra Estrangeira de BD em Português 2019


26.10.19

Cinema Documental - Prémios
DOCLISBOA ‘19 
17º Festival Internacional de Cinema 
‘Santikhiri Sonata’ vence Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem


O documentário ‘Santikhiri Sonata’, do realizador tailandês Thunska Pansittivorakul, acaba de ser distinguido com o Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional atribuído pelo Doclisboa ‘19. A concurso estavam 14 filmes documentais (curtas, médias e longas metragens) de 11 países. O filme ‘Santikhiri Sonata’ revela as supressões, após chegada ao poder do governo do general Prem, na Tailândia dos anos 1980.
Promovido pela Apordoc, o Doclisboa apresenta todos os anos em antestreia os melhores documentários da última temporada e reúne uma série de programações não competitivas, com o objectivo de criar uma nova consciência da riqueza, diversidade e potencialidades do cinema do real.
O documentário ‘Santikhiri Sonata’ volta a ser exibido na quarta, 30 de Outubro às 22h00, no Cinema Ideal.

PALMARÉS DOCLISBOA ‘19    
Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional
‘Santikhiri Sonata’ (2019 Tailândia 75’’) de Thunska Pansittivorakul. 
 Prémio Melhor Filme da Competição Portuguesa  
‘Viveiro’ (2019 Portugal 83’’) de Pedro Filipe Marques.
‘SANTIKHIRI SONATA’
Thunska Pansittivorakul 
Doclisboa - Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional 2019

22.10.19

Música - Álbum
‘CRUSH’ 
Floating Points 
(2019 Ninja Tune) 


O neurocientista e compositor, produtor, radialista e DJ electronic/jazz inglês Sam Shepherd, co-fundador da editora Eglo Records, é o nome por detrás do projecto Floating Points. Depois de uma série de EPs, lançados desde 2009, foi DJ residente do club Plastic People, de Londres. Estreou-se nos álbuns com ‘Elaenia’ (2015 Pluto), inspirado pelo contemporary jazz / house / broken beat, e lançou o mix-álbum ‘Late Night Tales - Floating Points’ (2019 Late Night Tales).
Floating Points regressa agora com o álbum ‘Crush’, repleto de texturas, camadas e padrões emotivos e dançáveis. Um conjunto de 12 temas experimental / house / techno poderosos e fascinantes e de explorações sónicas caóticas e inspiradas.
“Beautifully crafted, ‘Crush’ unsettles with its quiet, fervent chaos bubbling beneath its surface.” 
The Guardian
“Gives a newfound urgency and aggression. By most measures, ‘Crush’ is an excellent record.” 
Resident Advisor
‘LESALPX’
Floating Points 

20.10.19

Livro - Romance
‘FRANKISSSTEIN - UMA HISTÓRIA DE AMOR’
Jeanette Winterson 
(2019 20|20 Editora / Elsinore) 


Suíça, 1816: A jovem Mary Shelley termina o rascunho do seu primeiro romance, um livro sobre um cientista atormentado, de nome Frankenstein. Reino Unido, pós-Brexit: Um jovem médico transgénero apaixona-se por Victor Stein, investigador de Inteligência Artificial que desperta o interesse de um curioso grupo de personagens.
‘Frankissstein - Uma História de Amor’ é um romance, de 320 páginas, da escritora e professora de escrita criativa inglesa Jeanette Winterson, de 60 anos, autora de ‘As Laranjas Não São o Único Fruto’ (2005 Bico de Pena) e ‘O Intervalo do Tempo’ (2016 Bertrand Editora).
Booker Prize - Fiction Finalist 2019
“A dazzlingly intelligent meditation on the responsibilities of creation. Pure thought with such freewheeling enthusiasm and energy that ideas take on their own kind of joyous life. A work of both pleasure and profundity, robustly and skillfully structured.”
The Guardian
“A novel that is both deeply thought-provoking and provocative yet also unabashedly entertaining. Defies conventional expectations and exists, brilliantly and defiantly, on its own terms. Is talky, smart, anarchic and quite sexy.”
The New York Times
INTERVIEW
Jeanette Winterson 

16.10.19

Filme - Estreia a 31 de Outubro no Midas Cinema Ideal
‘VITALINA VARELA’
de Pedro Costa 
com Vitalina Varela e Ventura
(2019 Optec Filmes) 


Uma cabo-verdiana chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião. Em Lisboa, descobre a vida secreta e ilícita que o falecido marido deixou para trás.
‘Vitalina Varela’ é um drama do realizador português Pedro Costa, de 55 anos, autor de ‘O Sangue’ (1989), ‘Casa de Lava’ (1994), ‘Ossos’ (1997), ‘No Quarto da Vanda’ (2000), ‘Juventude em Marcha’ (2006) e ‘Cavalo Dinheiro’ (2014).
Festival del Film Locarno - Pardo d’Oro 2019 
“'Vitalina Varela', the latest work by one of our planet’s two or three greatest living filmmakers, Pedro Costa. The ability to both create images of such richness and then to freight them with such a profound sense of past trauma is uniquely his.” 
BFI Sight & Sound
‘VITALINA VARELA’
Pedro Costa 

12.10.19

Revista Literária
‘GRANTA EM LÍNGUA PORTUGUESA’  
Cinema
(Tinta-da-China)  


O número quatro da revista semestral ‘Granta em Língua Portuguesa’ é dedicado ao Cinema. Editado 124 anos depois da sessão dos irmãos Lumière que apresentou ao mundo o poder do cinema, as imagens em movimento continuam a fascinar e a ter efeitos no imaginário colectivo. Numa reunião de textos originais de autores portugueses e brasileiros, e outros tantos de reconhecidos autores internacionais traduzidos, o cinema aparece como maneira de conhecer o mundo e na sua relação com a escrita.
A revista literária ‘Granta em Língua Portuguesa’, com publicação simultânea em Portugal e no Brasil, é dirigida por Pedro Mexia e Gustavo Pacheco e tem direcção de imagem de Daniel Blaufuks.
Sexta, 25 de Outubro revista ‘Granta em Língua Portuguesa - 4 Cinema’ nas livrarias por 19 euros.
CINEMA
‘Granta em Língua Portuguesa’


10.10.19

Banda Desenhada - Festival
AMADORA BD 
30.º Festival Internacional de Banda Desenhada
De 24 de Outubro a 03 de Novembro no Fórum Luís de Camões - Brandoa
(CM Amadora) 


A edição de 2019 do festival internacional de banda desenhada Amadora BD apresenta como tema central a comemoração dos seus 30 anos. O programa do festival dirigido por Lígia Macedo contempla exposições, presença de autores nacionais e estrangeiros (sessões de autógrafos, debates e colóquios, novidades editoriais e workshops) e espaço comercial (feira do livro de banda desenhada).
No âmbito do Amadora BD, serão atribuídos os Prémios Nacionais de Banda Desenhada que funcionam como elemento credibilizador do panorama português de banda desenhada.
Bilhete de entrada por 3 euros. 

SELECÇÃO  
Exposições 
30.º Aniversário do Amadora BD, 80.º Aniversário de Batman, Stan Lee - O mito e as criações, Vasco Granja e a BD, Jorge Coelho, Geraldes Lino, Um Capuchinho Vermelho - Marjolaine Leray, Alfonso Font, Mare Clausum - Banda desenhada sobre porcelana, XIII, Dampyr e Fernando Pessoa, As Mulheres na Assembleia e Verdadeiro ou falso? Tens mesmo a certeza? 
Lançamentos 
‘Os Filhos de El Topo’ de Jodorowsky (Arte de Autor), ‘Eu, Louco’ Altarriba (Ala dos Livros), ‘Dampyr - O suicídio de Aleister Crowley’ de Michele Cropera (A Seita) e ‘Edibar e Cª’ de Lúcio Oliveira (Polvo). 
 Autores Presentes 
Marjolaine Leray, Joaquin Aubert (Kim), José Antonio Godoy (Keko), António Altarriba, Ruben Pellejero, Tommi Musturi, Benjamin Bergman, Michele Cropera Lúcio Oliveira e Jorge Coelho.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA
Amadora BD

6.10.19

Cinema - Festival
DOCLISBOA‘19 
17.º Festival Internacional de Cinema 
De 17 a 27 de Outubro na Culturgest, Cinema São Jorge e Cinema Ideal
(Apordoc)  


O Doclisboa apresenta em antestreia os melhores documentários da última temporada numa tentativa de compreender em que ponto está e como opera hoje o cinema do real. O festival internacional de cinema documental pretende dar ao público novas formas de pensar, de ver o mundo e de comunicar, mostrando filmes importantes e premiados.
Com direcção de Cíntia Gil, o Doclisboa exibe 303 filmes nesta 17.ª edição, alguns em estreia internacional ou mundial. A programação inclui a Competição Nacional e Internacional, as secções paralelas Riscos, Heartbeat, Verdes Anos e Da Terra à Lua e as retrospectivas Jocelyne Saab e Ascensão e Queda do Muro.
Bilhetes à venda na Culturgest e Ticketline por 4,50 euros.   

SELECÇÃO    
Quinta, 17 de Outubro
21h45 Culturgest - ‘143 Rue du Désert’ (2019 Argélia 104’), de Hassen Ferhani. 
No meio do Saara argelino, Malika acolhe camionistas. 
Quarta, 30 de Outubro
22h15 Cinema Ideal - Premiados 
Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional
EM OUTUBRO, O MUNDO INTEIRO CABE EM LISBOA
Doclisboa’19

4.10.19

Filme - Estreia a 17 de Outubro no Medeia Espaço Nimas
‘NETEMO SAMETEMO - ASAKO I & II’ 
de Ryûsuke Yamaguchi 
com Masahiro Higashide e Erika Karata
(2018 Bitters End) 


Asako e Baku, dois estudantes universitários, apaixonam-se à saída de uma exposição. Anos mais tarde, em Tóquio, Asako pensa ver Baku, mas trata-se de Ryohei. Começam a namorar. Quando Baku reaparece anos depois, a jovem vê-se confrontada com os seus antigos sentimentos.
‘Netemo Sametemo - Asako I & II’ é um drama do realizador japonês Ryûsuke Hamaguchi, de 40 anos, autor de ‘Happî Awâ - Hora Feliz’ (2015).
“This is an amusing essay in amorous delusion.”
The Guardian
“'Asako I & II' proceeds from a premise that flirts with the mystic, but Ryûsuke Hamaguchi executes it with elegantly rendered realism. The result is a picture that is simultaneously engaging and disconcerting.” 
The New York Times
“Un film d'une richesse et d'une sensibilité rares.” 
Le Monde 
“L’étrange pouvoir de séduction de 'Asako I & II' provient aussi de sa manière posée, presque sereine de traiter de la passion.” 
Cahiers du Cinéma
‘NETEMO SAMETEMO’
 Ryûsuke Yamaguchi 



2.10.19

Livro - Romance
‘CONDUZ O TEU ARADO SOBRE OS OSSOS DOS MORTOS’
Olga Tokarczuk
(2019 20|20 Editora / Cavalo de Ferro)


Numa remota aldeia polaca, a excêntrica Janina Duszejko, professora reformada, mantem-se afastada das pessoas e próxima dos animais, cuja companhia prefere. A pacatez dos seus dias é interrompida quando começam a aparecer mortos vários membros do clube de caça local e decide investigar o caso.
‘Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos’ é um romance policial noir, de 288 páginas, da psicóloga e escritora polaca Olga Tokarczuk, de 57 anos, autora de ‘Viagens’ (2019 Cavalo de Ferro).
Booker International Prize - Fiction Shortlist 2019
National Book Award - Translated Literature Longlist 2019
Nobel Prize - Literature 2018 
“A marvelously weird and fablelike mystery. It’s a philosophical fairy tale about life and death that’s been trying to spill its secrets.”
The New York Times
"One of the funniest books of the year.”
The Guardian
"L’une des qualités de ce polar agreste est de donner à voir la campagne polonaise d’aujourd’hui, en plein bouleversement."
Le Monde
I ABSORB STORIES
Olga Tokarczuk