INGMAR BERGMAN
100 Anos 23 Filmes
Em Dezembro no Espaço Nimas
(Leopardo Filmes / Medeia Filmes)
No ano que celebra o centenário do nascimento de Ingmar Bergman, a Leopardo Filmes e a Medeia Filmes programam uma homenagem ao realizador. São 23 filmes filmes de Ingmar Bergman, desde as primeiras obras até aos filmes mais aclamados, quase todos em cópias digitais restauradas. A encerrar o ciclo, estreia em exclusivo o documentário ‘Bergman: Ett Ar, Ett Liv - Bergman: Um Ano, Uma Vida’ (2018), de Jane Magnusson.O realizador sueco Ingmar Bergman (1918-2007) notabilizou-se como um dos mais relevantes e influentes cineastas mundiais com filmes que cimentaram o seu estatuto como um mestre do cinema mundial. O seu cinema de arte lida com questões existenciais como a mortalidade, a solidão e a fé e as suas influências provêm do teatro.
Bilhetes à venda no Espaço Nimas por 6 euros.
SELECÇÃO
Sábado, 15 de Dezembro às 18h00 e 21h30
'Fanny och Alexander - Fanny e Alexandre' (1982), de Ingmar Bergman, com Bertil Guve e Pernilla Allwin.
História de uma família da aristocracia sueca, no início do século XX. Depois de um Natal passado alegremente em casa, o pai morre de forma trágica e a família passa a uma vida miserável.
Domingo, 23 de Dezembro às 18h00 e 22h00
'Persona - A Máscara' (1966), de Ingmar Bergman, com Bibi Andersson e Liv Ullmann.
A enfermeira Alma deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz de boa saúde que se recusa a falar. Alma fala sobre os seus segredos até que sua personalidade fica submersa na pessoa da actriz.
Terça, 25 de Dezembro às 16h00, 18h00 e 22h00
'Smultronstallet - Morangos Silvestres' (1957), de Ingmar Bergman, com Victor Sjostrom e Bibi Andersson.
Durante a sua longa vida, o professor Borg trabalhou arduamente e vai agora ser prestigiado com o prémio da Universidade de Lund. No dia da cerimónia começa a reflectir sobre a sua vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário