Cinema Documental - Prémios
DOCLISBOA ‘18
16º Festival Internacional de Cinema
‘Lep Pozdrav iz Svobodnih Gozdov’, de Ian Soroka, vence Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem

O documentário ‘Lep Pozdrav iz Svobodnih Gozdov - Greetings from Free Forests’, do realizador esloveno Ian Soroka, acaba de ser distinguido com o Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional atribuído pelo Doclisboa ‘18. A concurso estavam 22 filmes documentais (curtas, médias e longas metragens) de 14 países. O filme ‘Lep Pozdrav iz Svobodnih Gozdov - Greetings from Free Forests’ vagueia pela paisagem florestal do sul da Eslovénia onde se depara com histórias de resistência popular e os seus vestígios no presente.
Promovido pela Apordoc, o Doclisboa apresenta todos os anos em antestreia os melhores documentários da última temporada e reúne uma série de programações não competitivas, com o objectivo de criar uma nova consciência da riqueza, diversidade e potencialidades do cinema do real.
O documentário ‘Lep Pozdrav iz Svobodnih Gozdov - Greetings from Free Forests’ volta a ser exibido na quarta, 31 de Outubro às 22h15 no Cinema Ideal.
PALMARÉS DOCLISBOA ‘18
Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional
‘Lep Pozdrav iz Svobodnih Gozdov - Greetings from Free Forests’ (2018 Eslovénia 99’), de Ian Soroka, com Sasa Hajzler (voz).
Prémio Melhor Filme da Competição Portuguesa
‘Terra’ (2018 Portugal 60’) de Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres.