30.6.17

Cinema - Sessões
CINEMA NA ESPLANADA 
Fantasmas ao Nosso Encontro 
Em Julho na Cinemateca Portuguesa


A temporada ‘Cinema na Esplanada’ volta em Julho e Setembro à Cinemateca Portuguesa, às sextas e sábados, às 22h30, com projecções ao ar livre em 35 mm no terraço do piso superior do edifício.
Em Julho, as sessões do ‘Cinema na Esplanada’ cruzam-se com o programa inspirado pelos ‘Fantasmas ao Nosso Encontro’, propondo grandes clássicos, filmes que pela primeira vez são mostrados na esplanada do Restaurante-Bar 39 Degraus. Serviço de cafetaria/bar com bebidas, tostas, salgados, mousses, gelados e sorvetes artesanais e bolos vegan.

SELECÇÃO 
Sábado, 08 de Julho às 22h30 
‘Ugetsu Monogatari - Contos da Lua Vaga’ (1953), de Kenji Mizoguchi, com Masayuki Mori e Machiko Kyô. 
Japão no século XVI em guerra civil. Dois aldeãos partem para a cidade. O oleiro Kenjuro apaixona-se pela princesa Wakasa e vai para a sua mansão. O agricultor Tobei abandona a sua mulher e procura tornar-se num samurai. 
Sight & Sound - The 50 Greatest Films of All Time 
Cahiers du Cinéma - 100 Films pour une Cinémathèque Idéale 
Sexta, 28 de Julho às 22h30 
‘Vertigo - A Mulher Que Viveu Duas Vezes’ (1958), de Alfred Hitchcock, com James Stewart e Kim Novak.
Scottie, um polícia de São Francisco, sofre de vertigens desde que um polícia morreu numa queda para o salvar. Gavin, amigo de Scottie, pede-lhe que siga a sua mulher Madeleine, que se crê ameaçada por uma morta. 
Sight & Sound - The 50 Greatest Films of All Time  
Cahiers du Cinéma - 100 Films pour une Cinémathèque Idéale
‘UGETSU MONOGATARI’
Kenji Mizoguchi 



‘VERTIGO’
 Alfred Hitchcock

26.6.17

Música - Álbum
‘DUST’ 
Laurel Halo 
(2017 Hyperdub) 


Música de formação clássica e produtora electronic/techno/synthpop, a norte-americana Laurel Halo, radicada em Berlim, estreou-se nos álbuns com ‘Quarantine’ (2012 Hyperdub), a que se seguiu ‘Chance of Rain’ (2013 Hyperdub).
Depois de dois anos de gravações com a contribuição de vários instrumentistas e vocalistas, Laurel Halo regressa agora com o álbum ‘Dust’ onde explora o techno/dub/pop. Composto por tensões e vibrações de grande beleza sonora e muito groove, os temas revelam-se atentos às geografias sonoras e texturas contemporâneas. Alegria complexa e fascinante.
“This is a triumph of impressionism, where the digital and organic coexist in a radically beautiful whole.” 
The Guardian
“Laurel Halo's records have always posed tricky questions, and ‘Dust’ features her most complex and engrossing yet.” 
Resident Advisor
‘JELLY’
Laurel Halo 

22.6.17

Filme - Estreia a 29 de Junho no Medeia Monumental
‘MA'ROSA - MÃE ROSA’
de Brillante Mendoza 
com Jaclyn Jose e Julio Diaz
(2017 Centerstage Productions) 


Mãe Rosa tem quatro filhos. É proprietária de uma pequena loja de conveniência, num bairro pobre de Manila, onde toda a gente a conhece e estima. Para se sustentarem, ela e o marido, Nestor, revendem droga. Um dia, são detidos. Perante polícias corruptos, os filhos de Rosa farão tudo para comprar a liberdade dos pais.
Um drama do realizador filipino Brillante Mendoza, de 57 anos, autor de ‘Serbis’ (2008), ‘Lola’ (2009), ‘Kinatay’ (2009) e ‘Thy Womb’ (2012).
“’Ma'Rosa’ is made with control and clarity, a narrative purpose which is held on to despite an apparently aimless docu-style, and a clear sense of jeopardy. It doesn’t reveal much of what is going on in Rosa’s mind and heart.” 
The Guardian
“’Ma'Rosa’ n’est sans doute pas le film où Brillante Mendoza se montre le plus inspiré sur le plan esthétique. Du moins reste-t-il fidèle à une méthode qui a fait ses preuves: fait divers à la source du récit, mélange d’amateurs et de professionnels, tournage à plusieurs caméras dans les lieux reels.” 
Le Monde
‘MA'ROSA’
Brillante Mendoza 

20.6.17

Filme - Estreia a 29 de Junho no Medeia Monumental
‘PATERSON’ 
de Jim Jarmusch 
com Adam Driver e Golshifteh Farahani
(2016 K5 International) 


Paterson é motorista de autocarro na cidade de Paterson, New Jersey, cidade com que partilha o mesmo nome. Todos os dias Paterson segue a rotina de percorrer uma rota, observando a cidade. Escreve poemas num caderno, passeia Marvin, um buldogue inglês, e vai para casa ter com a sua mulher, Laura. Por outro lado, o mundo de Laura está sempre em mudança, com novos sonhos a cada dia.
Uma comédia dramática do realizador norte-americano Jim Jarmusch, de 64 anos, autor de ‘Broken Flowers - Flores Partidas’ (2005) e ‘Only Lovers Left Alive - Só os Amantes Sobrevivem’ (2013).
Sight & Sound - Best Films of 2016 
“What a lovely film ‘Paterson’ is.” 
The Guardian
“With visual precision and emotional restraint Jim Jarmusch creates that rarest portrait of the artist.” 
The New York Times
“La vraie gageure d’écriture de 'Paterson', c’est de faire advenir, dans sa propre forme, les conditions d’émergence de la poésie. Plutôt que de raconter, de montrer ou d’évoquer, le film crée sa propre assise de tranquillité et d’attention.” 
Cahiers du Cinéma
‘PATERSON’
Jim Jarmusch 



16.6.17

Livro - Romance
‘O SIMPATIZANTE’
Viet Thanh Nguyen
(2017 Elsinore)


Abril de 1975. Saigão está mergulhada no caos. Na sua villa, um general do exército do Vietname do Sul elabora, com a ajuda do seu capitão, uma lista com os nomes daqueles que têm permissão para apanhar os últimos voos de saída do país. Começando uma nova vida em Los Angeles, o general e os seus compatriotas desconhecem que, entre eles, existe um espião, o capitão que reporta as suas actividades às instâncias superiores de comando no Vietname.
Romance de estreia, de 448 páginas, do escritor e professor universitário norte-americano de origem vietnamita Viet Thanh Nguyen, de 46 anos.
Pulitzer Prize - Fiction 2016 
PEN/Faulkner Award - Finalist Fiction 2016 
“A remarkable debut novel. Brings a distinctive perspective to the war and its aftermath. Viet Thanh Nguyen book fills a void in the literature, giving voice to the previously voiceless.” 
The New York Times
“Tremendously funny, with a demanding verbal texture, Both tender and a bit of a romp, the book reminded me of how big books can be.” 
The Guardian
VIET THANH NGUYEN DISCUSSES ‘THE SYMPATHIZER’
Book View Now 

8.6.17

Filme - Estreia a 22 de Junho no Midas Cinema Ideal
‘HYMYILEVA MIES - O DIA MAIS FELIZ NA VIDA DE OLLI MAKI’
de Juho Kuosmanen
com Oona Airola e Jarkko Lahti
(2016 Aamu Filmcompany)


Olli Maki, um boxeur finlandês, luta para sobreviver no complicado ano de 1962. Leva uma vida tranquila que é perturbada quando tem que lutar na final do Campeonato Mundial de Boxe. Rapidamente elevado a símbolo nacional, Olli Maki precisa controlar as expectativas da nação para tentar vencer a luta.
Um drama biográfico, estreia nas longas-metragens, do realizador finlandês Juho Kuosmanen, de 38 anos.
Festival de Cannes - Un Certain Régarde 2016 
European Film Awards - European Discovery/Prix FIPRESCI 2016
“It is a film of immense humanity and charm: the very best kind of date movie.” 
The Guardian
‘’Hymyileva Mies’ deepens quietly, and if he had any rookie jitters you wouldn’t know it.”
The New York Times
“Juho Kuosmanen fait valoir une espèce de force apaisante qui garantit à ses personnages une puissance inaliénable et magique.”
Cahiers du Cinéma
“Le superbe noir et blanc en pellicule 16 mm de Juho Kuosmanen s’empare avec une sensibilité et une douceur inouïes de cet héroïsme discret.”
Le Monde
‘HYMYILEVA MIES’
Juho Kuosmanen

6.6.17

DJ Set
ÂME 
Kristian Beyer 
Sexta, 16 de Junho no Lux


A dupla de produtores deep house alemã Frank Wiedemann e Kristian Beyer estreou-se em 2003 como Âme e co-fundou a editora Innervisions em 2005. Já editaram os álbuns ‘Âme’ (2004 Sonar Kollecktiv) e ‘Live’ (2012 Innervisions), para além de vários mix álbums.
Kristian Beyer, a metade dos Âme que se dedica ao DJing, é um divulgador e influenciador do house com instrumentação e composição orquestral, embora desconstruído em sintetizadores vintage e vocalizações espectrais. No seu regresso ao club de Santa Apolónia, depois da actuação no Lisboa Dance Festival 2016, Âme (Kristian Beyer) promete grandes viagens melódicas e hipnóticas a partir de temas clássicos deep house e minimal techno.
Resident Advisor - Top DJs of 2016
Bilhetes à venda na bilheteira do Lux a partir das 23h00
“A maneira como Âme (Kristian Beyer) funde diferentes quadrantes da electrónica, sem olhar a divisões, atento ao detalhe e de técnica impecável e criativa, é admirável.” 
Lux
BOILER ROOM 2016
Âme (Kristian Beyer) 

4.6.17

Filme - Estreia a 15 de Junho no Medeia Monumental
‘MICROBE ET GASOIL - MICRÓBIO E GASOLINA’ 
de Michel Gondry 
com Ange Dargent e Théophile Baquet
(2015 Partizan) 


‘Microbe’ é um rapaz tímido perdido nos seus desenhos. ‘Gasoil’ é um rapaz inteligente e inventivo, que chegou à escola a meio do ano. Os dois tornam-se grandes amigos e não querem passar as férias de Verão com as respectivas famílias. Com o motor de um cortador de relva e tábuas de madeira, constroem o seu próprio carro e partem à aventura nas estradas de França.
Uma comédia dramática de aventura do realizador francês Michel Gondry, de 54 anos, autor de ‘Eternal Sunshine of the Spotless Mind - O Despertar da Mente’ (2004).
“Time and again, 'Microbe et Gasoil' risks cuteness without going overboard. Too easily taken for granted, its accomplishment is its ability to gaze steadily with warmth but minimal sentimentality.” 
The New York Times
“En équilibre entre un réalisme délicat et une fantaisie qui ne l'est pas moins, entre une tendresse trash et une étrangeté, le film, mué en road movie buissonnier, trouve alors sa musicalité propre.” 
Le Monde
‘MICROBE ET GASOIL’
Michel Gondry 



2.6.17

DJ Set
JON HOPKINS
Human electronic 
Quarta, 14 de Junho, no Lux


O músico e produtor electronic/ambient inglês Jon Hopkins tem-se dedicado a colaborações, bandas sonoras e remixes desde 2001. A solo destaca-se o álbum ‘Insides’ (2009 Domino) onde revela as suas elegantes capacidades na composição, piano e beats electrónicos, o muito celebrado ‘Immunity’ (2013 Domino), um álbum multifacetado, poderoso e focado nas pistas de dança, e o mix álbum 'Late Night Tales: Jon Hopkins' (2015 Late Night Tales).
Jon Hopkins apresenta-se agora numa actuação em Lisboa, numa viagem do techno/ambient e indie/pop profundo e negro à euforia luminosa e sensual. A estreia no club de Santa Apolónia, depois da actuação no Musicbox Lisboa em 2014.
Bilhetes à venda na bilheteira do Lux a partir das 23h00. 
"Jon Hopkins has created electronic music which is rich with gorgeous detail and worth fully exploring." 
XLR8R
BOILER ROOM LONDON 2013
Jon Hopkins