30.8.16

Livro - Novela Gráfica
‘O ÁRABE DO FUTURO 2’  
Riad Sattouf  
(2016 LeYa Teorema)  


Depois do premiado ‘O Árabe do Futuro’ (2015 LeYa Teorema), com argumento e desenho Riad Sattouf, o autor de banda desenhada francês de origem líbia regressa com o segundo volume. O álbum ‘O Árabe do Futuro 2’ cobre o primeiro ano de escola do pequeno Riad na Síria, no período de 1984-1985. Ao longo de 160 páginas, a autobiografia revela alcance político, humor e sensibilidade. O relato literário em forma de novela gráfica mostra um traço simples e expressivo, uma narrativa fluída e descontraída e um código de cor sóbria.
Riad Sattouf, de 38 anos, é também autor do álbum de banda desenhada ‘Pascal Brutal - Plus Fort que les Plus Forts’ (2009 L’Association), colaborador do jornal satírico ‘Charlie Hebdo’ e realizador do filme ‘Les Beaux Gosses - Uns Belos Rapazes’ (2009 Pathé).
“Comme dans le précédent tome, l’art de conteur de Riad Sattouf fait merveille.” 
Le Monde
UNE JEUNESSE AU MOYEN-ORIENT (1984-1985)
‘L'Arabe du Futur 2’

28.8.16

Filme - Estreia a 08 de Setembro no Midas Cinema Ideal
‘THE SMELL OF US - O CHEIRO DE NÓS’ 
de Larry Clark 
com Lukas Ionesco e Diane Rouxel
(2014 Polaris Film) 


Math, Marie, Pacman, JP, Guillaume e Toff encontram-se todos os dias no Dôme, por trás do Palais de Tokyo, em Paris. Andam de skate, divertem-se, fumam droga, a dois passos do mundo das artes que tocam sem conhecer. Alguns são inseparáveis, ligados pelas vidas de famílias complicadas. Vivem o instante, as noites. Toff filma tudo e a todo o momento.
Um drama do realizador norte-americano Larry Clark, de 73 anos, autor de ‘Kids - Miúdos’ (1995) e ‘Ken Park - Quem És Tu?’ (2002).
Cahiers du Cinéma - Les Meilleurs Films 2015 
“´The Smell of Us´ appartient à ces films rares qui reconfigurent tout lorsqu’on les voit.” 
Cahiers du Cinéma
“No energy, no joy - just the persistence of the porn addict as everything but Larry Clark's enthusiasm for flesh withers with age.” 
The Guardian
‘THE SMELL OF US’
Larry Clark

26.8.16

Festival
LISB-ON 
Lisboa está on! 
De 09 a 11 de Setembro no Parque Eduardo VII
(Jardim Sonoro) 


Promovida pela Jardim Sonoro de Miguel Ângelo Fernandes, Lisb-ON é a nova festa de Lisboa, um novo groove para ver, ouvir e sentir. Um festival de três dias abençoado pela luz de Lisboa, um jardim sonoro e quase secreto no parque mais emblemático da cidade.
A terceira edição do Lisb-ON alarga-se de dois a três dias e recebe mais de uma dezena de projectos e DJs nacionais e internacionais de referência e de largo espectro musical na electrónica, do house ao techno e do nu jazz ao nu-disco. O dia também promete invadir a noite. Ao Lisb-ON estão associados bares, discotecas e restaurantes, com diferentes actividades concebidas especificamente para as noites deste fim-de-semana.
Bilhetes à venda na Fnac por 25 euros (bilhete diário) e 60 euros (passe 3 dias). 

SELECÇÃO 
Sexta, 09 de Setembro 
19h25 - Herbert (concerto) 
Músico e activista electro/funk/jazz e techno/ambient/minimal inglês autor de ‘Around the House’ (1998 Phonography), ‘Bodily Functions’ (2001 !K7), ‘Scale’ (2006 !K7), ‘One Pig’ (2011 Accidental) e ‘The Shakes’ (2015 Accidental). 
21h00 - Dixon (DJ set) 
DJ e produtor deep house/soulful alemão criador das noites ‘Innercity’ no club Weekend (Berlim), fundador da editora Innervisions e autor de ‘LARJ Dixon Volume 8’ (2011 Live At Robert Johnson). Eleito Resident Advisor - Top DJs of 2015. 
Sábado, 10 de Setembro 
18h35 - DJ Harvey (DJ set) 
Músico e DJ inglês house/disco/psychedelic e funk/hip hop/house/techno criador das noites ‘Moist’ no Gardening Club (Londres), DJ residente no club Ministry of Sound (Londres) e autor de ‘Map Of Africa’ (2007 Whatever We Want Records) e ‘Locussolus’ (2011 International Feel Recordings). Inaugurou a cabine do Lux em 1998. 
21h05 - Tale of Us (DJ set) 
Karm e Matteo são a dupla de DJs e remisturadores pop/house/techno e disco/rock italiana, de ascendência norte-americana, autora de ‘Renaissance: The Mix Collection’ (2013 Renaissance). Eleitos Resident Advisor - Top DJs of 2015. 
Domingo, 11 de Setembro 
17h20 - Max Graef (live) 
Músico, DJ e produtor jazz/funk e hip hop/soul/disco alemão fundador das editoras Box Aus Holz e Money $ex Records e autor de ‘Rivers Of The Red Planet’ (2014 Tartelet Records), ‘Dog’ (2015 Money $ex Records) e ‘The Yard Work Simulator’ (2016 Ninja Tune).
20h00 - Gerd Janson (DJ set) 
DJ e produtor techno/house e disco/pop/funk alemão residente no club Robert Johnson (Frankfurt) e actualmente no Berghain/Panorama Bar (Berlim), fundador da editora Running Back, jornalista nas revistas ‘Groove’ e ‘Spex’, colaborador da Red Bull Music Academy e autor de ‘Gerd Janson Fabric 89’ (2016 Fabric). 

LISBOA ESTÁ ON!
Lisb-ON

24.8.16

Cinema - Festival
MOTELx 
Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa 
De 06 a 11 de Setembro no Cinema São Jorge e Teatro Tivoli
(CTLX Cineclube de Terror de Lisboa) 


O MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa tem como objectivo revelar em Portugal o melhor e mais recente do cinema de terror de todo o mundo, das grandes produções aos independentes, do clássico ao experimental, do culto às novas tendências. Nesta décima edição o MOTELx inaugura a secção competitiva Prémio MOTELx Melhor Longa de Terror Europeia 2016. 
A secção Serviço de Quarto (Room Service) volta a ser o eixo do festival com as mais diversas temáticas e subgéneros e contempla slashers (sub-género adolescentes), terror indie, histórias de fantasmas, thrillers psicológicos, comédias e gore (sub-género mutilação). O convidado especial é o realizador e produtor italiano Ruggero Deodato e a homenagem ao realizador polaco Walerian Borowczyk. O MOTELx apresenta três dezenas de longas-metragens, sessões ao ar livre, masterclasses, workshops, passeio e festas.
Bilhetes à venda no Cinema São Jorge e Fnac por 4 euros. 

SELECÇÃO
Quarta, 07 Setembro 
21h00 Cinema São Jorge - ‘Gokseong - The Wailing’ (2016 Coreia do Sul), de Na Hong-jin, com Kwak Do-won e Hwang Jung-min 
Mortes por doença misteriosa levam um policia - cuja filha adoece e a sogra convoca um bruxo - a suspeitar de um japonês. 
Sexta, 09 de Setembro 
00h00 Teatro Tivoli - ‘Kuripi - Creepy’ (2016 Japão), de Kiyoshi Kurosava, com Hidetoshi Nishijima, Yuko Takeuchi 
Um ex-detective e psicólogo criminal muda-se para um subúrbio onde suspeita que o seu afável vizinho é um psicopata.
Sábado, 10 de Setembro 
16h30 Cinema São Jorge - ‘Under the Shadow’ (2016 Irão), de Babak Anvari, com Narges Rashidi e Avin Manshadi  
Teerão em guerra, um espírito malévolo penetra no apartamento de uma jovem mãe e da sua filha pequena.  
19h15 Cinema São Jorge - ‘Baskin’ (2015 Turquia), de Can Evrenol, com Gorkem Kasal e Ergun Kuyucu 
A caminho de uma localidade para investigar rumores, cinco polícias despistam-se devido a uma figura ensanguentada. 
Domingo, 11 de Setembro 
17h05 Cinema São Jorge - ‘Personal Shopper’ (2016 França), de Olivier Assayas, com Kristen Stewart e Lars Eidinger 
A personal shopper de uma celebridade em Paris  recebe mensagens psíquicas do seu falecido gémeo.
10 ANOS
MOTELx, onde o terror é bem-vindo

22.8.16

Livro - Romance
‘SANTUÁRIO’ 
Andrew Michael Hurley  
(2016 Bertrand Editora) 


Dois irmãos. Um, mudo; o outro, o seu protector. Todos os anos, a família visita o santuário ‘Loney’ numa desolada faixa da costa inglesa. Muitos anos mais tarde, Hanny é um homem feito e já não precisa dos cuidados do irmão. Mas depois descobre-se o cadáver de uma criança, morta há muito.
Um romance de suspense e horror, estreia do autor inglês Andrew Michael Hurley, de 41 anos, professor de literatura.
Costa Book Awards - First Novel 2015 
“A gothic masterpiece. This delicious debut hovers between domestic horror and supernatural unease.” 
The Guardian
“Horror-movie place as the setting for a serious drama about the nature of faith. The terrors of this novel feel timeless, almost biblical: There are abominations here, and miracles.” 
The New York Times
‘THE LONEY’
Andrew Michael Hurley

20.8.16

Filme - Estreia a 01 de Setembro no Medeia Monumental
’11 MINUT - 11 MINUTOS’ 
de Jerzy Skolimowski 
com Richard Dormer e Paulina Chapko
(2015 Skopia Film) 


Vivências urbanas de personagens interligadas na cidade de Varsóvia. Um mundo incerto onde uma cadeia de acontecimentos completamente inesperados acaba por traçar o seu destino em apenas 11 minutos.
Um drama de acção do realizador polaco Jerzy Skolimowski, de 78 anos, autor de ‘The Lightship - O Navio Farol’ (1985), ‘Cztery Noce z Anna - Quatro Noites com Anna’ (2008) e ‘Essential Killing - Matar para Viver’ (2010)
Lisbon & Estoril Film Festival - Prémio Melhor Filme 2015 
“The multistranded, chronologically intricate narrative conceit of ‘11 Minut’ isn't exactly a new trick, it's one he pulls off with devilish panache and startling impact. Every situation is presented with maximum lucidity and almost complete inscrutability.” 
The New York Times
’11 MINUT’
Jerzy Skolimowski 

16.8.16

Livro - Contos
‘O CZAR DO AMOR E DO TECNO’
Anthony Marra
(2016 LeYa / Teorema)  


Em 1937, um promissor pintor de Leninegrado vê-se reduzido à tarefa ingrata de ‘apagar’, de pinturas e fotografias, os dissidentes do regime soviético. Entre os inúmeros rostos que faz desaparecer, está o do seu próprio irmão, condenado à morte. Na actualidade, uma historiadora de arte dedica-se a estudar o mistério que se esconde na obra desse censor. Nas centenas de imagens que alterou, ele introduziu obsessivamente um rosto.
Uma colecção de contos do escritor norte-americano Anthony Marra, de 32 anos, professor de literatura na Stanford University, e inédito em Portugal.
The New York Times - 100 Notable Books of 2015
National Book Award - Fiction Finalist 2015
“It’s funny, moving and beautiful, the perfect thing to read. Anthony Marra’s far-ranging, risky and explicitly political book marks him as a writer with an original, even singular sensibility.”
 The New York Times
‘THE TSAR OF LOVE AND TECHNO’
Anthony Marra 

14.8.16

Cinema - Sessões Especiais Gratuitas
CINEMA IDEAL 
2º Aniversário
De quinta, 25 a quarta, 31 de Agosto
(2016 Midas Filmes) 


O Cinema Ideal comemora o segundo aniversário ao longo de uma semana com 20 sessões de entrada gratuita, com 20 dos melhores filmes estreados ao longo de dois anos. Filmes portugueses, europeus e do resto do mundo, documentários e clássicos que são o melhor da programação do Cinema Ideal ao longo de dois anos, entre mais de uma centena de filmes.
A mais antiga sala de cinema de Lisboa e única no centro da cidade, conserva todo o charme de um 'cinema de bairro', com o seu foyer, balcão e plateia. O cinema passou por um profundo trabalho de renovação e recuperação de arquitectura e equipamento, numa iniciativa da Casa da Imprensa e da Midas Filmes, de Pedro Borges. A programação contempla dois filmes diferentes em exibição, cobrindo as áreas mais criativas do cinema independente contemporâneo.
Entradas gratuitas levantadas na bilheteira no próprio dia da sessão. 

SELECÇÃO 
Quinta, 25 de Agosto 
14h00 - ‘E Agora? Lembra-me’ (2013) de Joaquim Pinto, com Joaquim Pinto e Nuno Leonel 
17h00 - ’45 Years - 45 Anos’, de Andrew Haigh, com Charlotte Rampling e Tom Courtenay 
Sexta, 26 de Agosto 
14h00 - ‘Mommy - Mamã’ (2014), de Xavier Dolan, com Anne Dorval e Antoine-Olivier Pilon 
17h00 - ‘Montanha’ (2015), de João Salaviza, com David Mourato e Maria João Pinho 
Sábado, 27 
18h45 - ‘Le Meraviglie - O País das Maravilhas’ (2014), de Alice Rohrwacher, com Alba Rohrwacher e Maria Lunge 
Segunda, 29 
18h45 - ‘Gett - O Processo de Viviane Amsalem’ (2014), de Ronit Elkabetz e Shlomi Elkabetz, com Ronit Elkabetz e Menashe Noy 
Terça, 30 de Agosto 
14h00 - ‘Timbuktu’ (2014), de Abderrahmane Sissako, com Ibrahim Ahmed e Abel Jari 
18h45 - ‘Taxi’ (2015), de Jafar Panahi, com Jafar Panai 
Quarta, 31 
14h00 - ‘Aimer, Boire et Chanter - Amar, Beber e Cantar’ (2014), de Alain Resnais, com Sabine Azéma e Hippolyte Girardot 
17h00 - ‘Os Verdes Anos’ (1963), de Paulo Rocha, com Rui Gomes e Isabel Ruth
A SALA DE CINEMA NO MEIO DE LISBOA
Cinema Ideal


12.8.16

Música - Álbum
‘THE DISCO´S OF IMHOTEP’ 
Hieroglyphic Being 
(2016 Technicolour) 


Eclético produtor e DJ house/techno de Chicago, o norte-americano Jamal Moss edita sob os nomes The Sun God e IAMTHATIAM e é membro dos projectos Africans With Mainframes, Chicago Bad Boys, I.B.M. e The Dirty Criminals, para além de ser promotor da editora Mathematics Recordings.
Desde 2008, Jamal Moss lançou seis álbuns sob o nome Hieroglyphic Being, apresentando agora o novo ‘The Disco´s of Imhotep’, um conjunto de intrincados temas techno/house produzidos de forma elevada e pura. Música exuberante e inteligente a explorar as raízes afrofuturistic.
“The music is still proper techno: chuggy in some places and mystical in others, but always total class.” 
Mixmag
‘THE DISCO´S OF IMHOTEP’
Hieroglyphic Being

10.8.16

Filme - Estreia a 25 de Agosto no Medeia Espaço Nimas
‘HRÚTAR - CARNEIROS’ 
de Grímur Hákonarson 
com Sigurdur Sigurjónsson e Theodór Júlíusson
(2015 Netop Films) 


Num vale isolado na Islândia, dois irmãos que não falam um com o outro há quarenta anos vão ter de se unir para salvar o seu bem mais precioso: os seus carneiros.
Uma comédia dramática do realizador islandês Grímur Hákonarson, de 39 anos, autor de ‘Sumarlandið’ (2010).
Festival de Cannes - Prix Un Certain Regard 2015 
“Un puissant poème rural islandais à la tonalité burlesque mélancolique.” 
Le Monde
“A la fois hiératique et parcimonieux, l’exercice de survie s’attarde, sans la juger, sur une posture autarcique, réfractaire à la globalisation.” 
Libération
“Despite its affection for the quirks of its characters and their milieu, the film is most memorable for its gravity, for the almost tragic nobility it finds in sad and silly circumstances.” 
The New York Times
‘HRÚTAR’
Grímur Hákonarson

8.8.16

Música - Álbum
‘ELYSIA CRAMPTON PRESENTS: DEMON CITY’ 
Elysia Crampton 
(2016 Break World Records) 


Produtora electronic/experimental, a norte-americana Elysia Crampton estrou-se em 2008 com o projecto E+E pelo qual lançou dois álbuns. Sete anos depois, Elysia Crampton lança em nome próprio o álbum ‘American Drift’ (2015 Blueberry Records) uma exploração de sonoridades electronic/latin/hip hop.
Elysia Crampton regressa agora com o novo álbum ‘Elysia Crampton Presents: Demon City’, que representa uma evolução e um exercício de concisão com a colaboração de produtores da editora Halcyon Veil. Compostos como um poema épico, os temas do álbum revelam um som electronic/experimental caleidoscópico com elementos hip hop/grime na construção de um ambiente tropical desorientador, designado como ‘severo style’.

“It's not sound design for sound design's sake: it's what's required to bring the central drama to life.”
Resident Advisor
‘DEMON CITY’
Elysia Crampton 

6.8.16

Filme - Estreia a 18 de Agosto no Medeia Monumental e Midas Cinema Ideal
‘RETOUR À ITHAQUE - REGRESSO A ÍTACA’ 
de Laurent Cantet
com Isabel Santos e Jorge Perugorría
(2014 Full House) 


Um terraço em Havana. Cinco amigos encontram-se para festejar o regresso de Amadeo, depois de 16 anos de exílio. Do pôr ao nascer do sol, falam da juventude, da fé no futuro que tinham, mas também da desilusão do presente de Cuba.
Um drama do realizador francês Laurent Cantet, de 55 anos. autor de ‘Ressources Humaines - Recursos Humanos’ (1999), ‘L´Emploi du Temps - O Emprego do Tempo’ (2001), ‘Entre les Murs - A Turma’ (2008) e ‘Foxfire - Raposas de Fogo’ (2012).
“´Retour à Ithaque´ est un film qui va droit au coeur. Un film humaniste, merveilleusement interprété par des acteurs - tous cubains - qui parviennent à donner l'illusion que ces histoires sont les leurs.” 
Le Monde
“Ce huis clos en plein air cherche de manière très solennelle à montrer l’inconscient à ciel ouvert de la société cubaine, mais comme on le ferait à l’intention d’un touriste fraîchement débarqué.” 
Cahiers du Cinéma
‘RETOUR À ITHAQUE’
Laurent Cantet 



2.8.16

Livro - Novela Gráfica
‘CRIMINOSOS DO SEXO'
Volume Um - Um Truque Estranho
Matt Fraction e Chip Zdarsky 
(2016 Devir) 


O jovem casal Suzie e Jon têm o poder bizarro de fazer parar o mundo ao seu redor quando fazem sexo. Perante esta capacidade decidem assaltar bancos, sem saber que outras pessoas estão monitorando o que acontece quando o tempo está congelado. ‘Criminosos do Sexo’ é uma série mensal de banda desenhada publicada originalmente nos Estados Unidos pela Image Comics desde 2013.
O ‘Volume Um - Um Truque Estranho’, agora lançado em versão portuguesa, reúne as cinco primeiras edições de ‘Criminosos do Sexo’, num livro de 136 páginas e capa dura editado pela Devir Portugal. A série ‘Sex Criminals’ foi criada pelo argumentista norte-americano Matt Fraction e pelo ilustrador e designer canadiano Chip Zdarsky. Uma história perspicaz junta-se a uma coloração e desenho inventivo.
Time - Top Comics and Graphic Novels 2013 
Eisner Awards - Best New Series 2014 
Harvey Awards - Best New Series 2014 
“Chip Zdarsky's fluid, brightly hued artwork is dense with smutty gags, but this is a deeper, more understated comedy than it initially seems.” 
The New York Times
ONE WEIRD TRICK
‘Sex Criminals’