28.2.16

Filme - Estreia a 10 de Março no Medeia Monumental
‘TROIS SOUVENIRS DE MA JEUNESSE - TRÊS RECORDAÇÕES DA MINHA JUVENTUDE’ 
de Arnaud Desplechin
com Quentin Dolmaire e Lou Roy-Lecollinet
(2015 Why Not Productions) 


Paul Dédalus, um antropólogo de 40 anos, está de volta a França e relembra momentos passados com a família, em Roubaix. No meio de tantas memórias, recorda quando viajou para a antiga URSS e ajudou um jovem judeu a fugir do país, dos seus estudos em Paris e do seu relacionamento amoroso com Esther.
Um drama do realizador francês Arnaud Desplechin, de 55 anos, autor de ‘Esther Kahn’ (2000), ‘Rois & Reine - Reis e Rainha’ (2004) e ‘Un Conte de Noel - Um Conto de Natal’ (2008).
“Les films de Arnaud Desplechin ont l’art d’emporter dialogues et mise en scène, parler et voir, en un même mouvement qui les rend violemment synchrones, indémêlables et entrechoqués.” 
Les Inrockuptibles
“Une composition du récit très ouvragée, mais son articulation est assez floue, et donne au film un déséquilibre certain, un caractère hésitant, à la recherche de son lieu.” 
Cahiers du Cinema
‘TROIS SOUVENIRS DE MA JEUNESSE’
Arnaud Desplechin 

26.2.16

Festival - Cinema de Animação
MONSTRA
15º Festival de Animação de Lisboa 
De 03 a 13 de Março no Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade e Cinema Ideal


A Monstra - Festival de Animação de Lisboa apresenta o que de melhor se realiza no mundo do cinema de animação. Esta décima quinta edição a é marcada pelo número 25, tal como a quantidade de imagens digitais por segundo para criar a ilusão do movimento.
Destaque para a secção Homenagem, dedicada aos quatro países da ex-Jugoslávia, e para a Competição Longas, com as melhores e mais recentes longas-metragens de animação produzidas em todo o mundo, que apresenta sete filmes a concurso oriundos de cinco países. O festival é uma iniciativa da Praxis com a direcção artística de Fernando Galrito.
Bilhetes à venda no Cinema São Jorge por 4 euros. 

SELECÇÃO
Domingo, 13 
20h00 Cinema São Jorge - Premiados - Longas 
20h00 Cinema City Alvalade - Premiados - Longas
À SOLTA EM LISBOA
Monstra

24.2.16

Festival
LISBOA DANCE FESTIVAL
Music. Talks. Market 
Sexta, 04 e sábado, 05 de Março, das 17h00 às 04h00, na LXFactory
(2016 Live Experiences)


Estreia de um novo formato de festival de música electrónica em Portugal, o Lisboa Dance Festival apresenta concertos, DJ sets e showcases de electrónica, techno, house, disco, hip hop e novos ritmos tropicais.
O Lisboa Dance Festival abre ainda espaço a uma programação de debates, conferências e masterclasses e um espaço para o mercado onde estarão presentes importantes marcas que oferecem ao mundo as ferramentas com que se faz a música que nos obriga a dançar.
Bilhetes à venda nas lojas Fnac por 40 euros (passe 2 dias). 

SELECÇÃO 
Sexta, 04 
02h00 às 04h00 - Âme
Dupla deep house alemã co-fundadora da editora Innervisions e autora do álbum ‘Âme’ (2004 Sonar Kollektiv). 
Sábado, 05 
21h00 às 22h30 - Motor City Drum Ensemble
Projecto do DJ e produtor house/disco/funk alemão Danilo Plessow, autor do mix-álbum ‘Motor City Drum Ensemble DJ-Kicks’ (2011 !K7 Records).
MUSIC.TALKS. MARKET
Lisboa Dance Festival

22.2.16

Festival de Cinema - Prémios
BERLINALE   
‘Fuocoammare’, de Gianfranco Rosi, vence Goldener Bar 2016  
66º Internationale Filmfestspiele Berlin


O júri internacional da Berlinale - Internationale Filmfestspiele Berlin, presidido pela actriz norte-americana Meryl Streep, acaba de atribuir o Goldener Bar, prémio para melhor filme em competição, à longa-metragem ‘Fuocoammare’, do realizador italiano Gianfranco Rosi. O documentário foca a crise migratória e mostra a situação sob o olhar dos moradores da pequena ilha italiana de Lampedusa.
A Berlinale, festival internacional de cinema de Berlim, um dos mais importantes e politizados eventos do cinema a nível mundial e o maior na afluência de público, decorreu na sua 66ª edição no Berlinale Palast, na Alemanha. Para a competição do Goldener Bar foram seleccionadas 18 longas-metragens de 16 países.
'Fuocoammare' tem distribuição em Portugal assegurada pela Leopardo Filmes.

PALMARÉS   
Goldener Bar (Melhor Filme)  
‘Fuocoammare’ (2016 Itália), de Gianfranco Rosi, com Samuele Pucillo e Mattias Cucina.
Silberner Bar (Grande Prémio do Júri)  
‘Smrt u Sarajevu’ (2016 Bósnia e Herzegovina), de Danis Tanovic, com Jacques Weber e Snežana Vidović.
‘FUOCOAMMARE’
Gianfranco Rosi
Berlinale - Goldener Bar 2016



‘SMRT U SARAJEVU’
Danis Tanovic
Berlinale - Silberner Bar 2016

20.2.16

DJ Set
JOHN TALABOT 
Without You  
Sexta, 04 de Março no Lux


Músico, DJ residente no club Razzmazztaz de Barcelona, produtor house/disco e fundador da editora Hivern Discs, o espanhol John Talabot lançou quatro singles desde 2009 para além de uma série de remixes caracterizadas pela produção ensolarada para as pistas de dança.
Com o álbum de estreia ‘Fin’ (2012 Permanent Vacation), John Talabot afirmou o seu talento para captar uma alegria nostálgica mediterrânica associada à dance music. De seguida editou o mix-álbum 'John Talabot DJ-Kicks' (2013 !K7 Records). House/disco melancolicamente feliz, dançável e triunfante ao vivo no Lux.
"É a música mais optimista de sempre. O seu house denso e grandioso é feito de vários pedaços de música, sua e de outros, manipulados e embaraçados devolvendo um todo maior que a soma das partes."
Flur
LIVE @ MERCATI GENERALI
John Talabot 

18.2.16

Fotojornalismo - Concurso
WORLD PRESS PHOTO 16
‘Hope for a New Life', de Warren Richardson, eleita World Press Photo of the Year 
(2016 World Press Photo)  


A fotografia vencedora da 59ª edição do concurso World Press Photo, escolhida entre 82 951 imagens de 5 775 fotógrafos de 128 países, foi captada pelo fotógrafo australiano Warren Richardson. A imagem intitulada ‘Hope for a New Life’ mostra um homem a passa um bebé através da cerca na fronteira húngaro-sérvia.
Fundada em 1955 em Amesterdão (Holanda), a World Press Photo promove o mais prestigiado concurso internacional de fotojornalismo. O júri internacional escolheu as melhores fotografias em oito categorias premiando 42 fotógrafos de 17 nacionalidades. As fotos premiadas vão agora ser expostas em 45 países e publicadas no livro e aplicação para iPad ‘World Press Photo 16’.
Exposição ‘World Press Photo 16’, de 27 de Abril a 22 de Maio, no Museu da Electricidade.  
"Early on we looked at this photo and we knew it was an important one. It had such power because of its simplicity, especially the symbolism of the barbed wire. It’s a very classical photo, and at the same time it’s timeless."
World Press Photo Jury
‘HOPE FOR A NEW LIFE’ BY WARREN RICHARDSON
World Press Photo of the Year 2016 

16.2.16

DJ Set
BEN KLOCK
Berghain Berlin resident
Quinta, 03 de Março no Lux


O DJ e produtor techno alemão Ben Klock é uma das mais influentes figuras da cena electrónica de Berlim. Como DJ residente no club Berghain, desde a sua abertura em 2004, conseguiu deixar uma marca vincada na sonoridade do espaço e reputação internacional através de longos DJ sets hipnóticos, duros mas subtis, compostos de pesados grooves. Ben Klock editou o álbum DJ mix ‘Berghain 04’ (2004 Ostgut Ton), fundou a editora Klockworks, em 2006, e lançou o álbum de originais ‘One’ (2009 Ostgut Ton).
Mais recentemente, Ben Klock apresentou o álbum DJ mix ‘Fabric 66’ (2012 Fabric Records), um somatório dos variados tons de techno que compõem o seu universo sonoro. Agora, regressa ao Lux para abrir a pista a golpes de luz e kick-drums.
Bilhetes à venda na bilheteira do Lux, a partir das 00h00 do próprio dia.
“A música de dança como celebração e reflexo da vida, em todas as suas cambiantes de luz, é um princípio unificador da magia que Ben Klock faz, seja em Berlim ou mais além.”
Lux
BOILER ROOM
Ben Klock

14.2.16

Filme - Estreia a 25 de Fevereiro no Medeia Monumental
‘HAIL, CAESAR! - SALVE, CÉSAR!’ 
de Ethan Coen e Joel Coen 
com Josh Brolin e George Clooney
(2016 Mike Zoss Productions) 


Eddie Mannix é um ansioso director da Capitol Studios que, de repente, perde a estrela da sua gigantesca e dispendiosa produção cinematográfica e tem apenas um dia para o encontrar. Os estúdios estão em rodagem de um grande épico quando Baird Whitlock, o actor principal, é raptado.
Uma comédia da dupla de irmãos realizadores norte-americanos Joel e Ethan Coen, de 61 e 58 anos, autores de 'Blood Simple - Sangue por Sangue' (1984), 'Fargo' (1996), 'The Man Who Wasn't There - O Barbeiro' (2001), ‘No Country for Old Men - Este País Não é para Velhos’ (2007), ‘A Serious Man - Um Homem Sério’ (2009), 'True Grit - Indomável' (2010) e ‘Inside Llewyn Davis - A Propósito de Llewins Davis’ (2013).
“It’s a typically sly, off-center comedy, once again set against the machinery of the motion-picture business.” 
The New York Times
“'Hail, Caesar!' is a lot of fun, and beautifully crafted, too. One to savour.” 
The Guardian
“Un Coen mineur donc, mais au charme tenace, qui réussit à combiner la satire acide et la nostalgie aimante, sans jamais sacrifier l’une pour l’autre.” 
Les Inrockuptibles
‘HAIL, CAESAR!’ 
The Coen Brothers

12.2.16

Música - Álbum
‘DJ-KICKS’ 
Moodymann
(2016 !K7 Records) 


Moodymann é o pseudónimo do músico e produtor techno/house norte-americano Kenny Dixon Jr., proprietário da editora KDJ Records e membro do projecto house/techno/jazz 3 Chairs, de Detroit. Com uma dezena de álbuns publicados desde 1997, com destaque para ‘Moodymann’ (2014 KDJ), a sua sonoridade caracteriza-se pela electrónica muito além do house, fundindo soul, funk, hip-hop, jazz e R&B num bricolage criativo e imprevisível.
Moodymann lança agora ‘DJ-Kicks’, um mix-álbum compilação de 30 faixas em que, em vez de temas house/soul/hip hop raros (digging), opta por misturar registos mais fáceis de encontrar, alguns com edição exclusiva (edits). Uma mostra de gosto, habilidade e alma para a música de dança.
“It would be wrong to describe Moodymann's DJ-Kicks set as a feel-good mix, it’s much more than that, brimming with the highs and lows that real life can offer but it is a joy to listen.” 
XLR8R
"The quality of 'DJ-Kicks' makes it worth the wait. At 30 selections, the tracklist is remarkably long, but nothing feels rushed."
Resident Advisor
MOODYMANN
‘DJ-Kicks’

10.2.16

Filme - Estreia a 25 de Fevereiro no Medeia Monumental e Midas Cinema Ideal
‘SAUL FIA - O FILHO DE SAUL’ 
de László Nemes 
com László Nemes e Clara Royer
(2015 Laokoon Filmgroup) 


Outubro de 1944, Auschwitz-Birkenau. Saul Ausländer é um membro húngaro do Sonderkommando, o grupo de prisioneiros judeus isolados do campo de concentração e forçados a dar apoio aos Nazis no processo de exterminação em larga escala. Durante os trabalhos num dos crematórios, Saul descobre o corpo de um rapaz que ele reconhece como sendo o seu filho.
Um drama histórico, longa-metragem de estreia, do realizador hungaro László Nemes, de 39 anos. 
Sight & Sound - Best Films of 2015 
Festival de Cannes - Grand Prix 2015
“By any standards, this would be an outstanding film, but for a debut it is remarkable.” 
The Guardian
“A tour de force of suspense, a swift symphony of collisions, coincidences and reversals that is almost unbearably exciting. His skill is undeniable, but also troubling.” 
The New York Times
“Simple, juste, irrésolu, bouleversant. Cela suffit.” 
Le Monde
‘SAUL FIA’
László Nemes

8.2.16

Filme - Estreia a 18 de Fevereiro no Medeia Monumental
‘MUSTANG’ 
de Deniz Gamze Ergüven 
com Gunes Sensoy e Dogba Doguslu
(2015 CG Cinéma) 


No início do Verão, numa aldeia no norte da Turquia, Lale e as suas quatro irmãs terminam as aulas e divertem-se na praia com uns colegas. Mas o seu comportamento, apesar de inocente, provoca escândalo. Órfãs, as cinco irmãs estão à guarda da avó conservadora e à mercê de um tio retrógrado. A casa da família transforma-se lentamente numa prisão.
Um drama, primeira longa-metragem, da realizadora turco-francesa Deniz Gamze Ergüven, de 38 anos.
“The ensemble of young actresses is a constantly restless and real presence.” 
The New York Times
“While the subject matter is enraging, the film is not without warmth and occasional levity.” 
The Guardian
“Si le scénario semble quelque peu répétitif, les jeunes interprètes empreignent le film d’une fraîcheur et d’une énergie qui débordent le cadre formaté.” 
Cahiers du Cinema
‘MUSTANG’
Deniz Gamze Ergüven

6.2.16

Música - Álbum
‘BIG BLACK COAT’ 
Junior Boys 
(2016 Domino) 


Dupla electronic/pop formada pelos canadianos Jeremy Greenspan e Matt Didemus, os Junior Boys estrearam-se com o álbum ‘Last Exit’ (2004 Domino), a que se seguiram ‘So This Is Goodbye’ (2006 Domino), ‘Begone Dull Care’ (2009 Domino) e ‘It's All True’ (2011 Domino).
Os Junior Boys regressam agora com o novo álbum ‘Big Black Coat’, o seu trabalho mais profundo e vibrante. Electro/techno/pop casual, discreta e consistente com uma sonoridade elegante, agora menos melancólica e mais enérgica. A mesma simplicidade e uma maior variedade, mantendo-se a suavidade da voz. Um álbum com um tom caloroso e precioso.
“It’s that ability to mix elements smoothly that makes ‘Big Black Coat’ so easy to love.” 
The Guardian
“It all adds up to their most rounded, consistently engaging record yet.” 
Mixmag
‘OVER IT’
Junior Boys 

4.2.16

Festival - Prémios de Cinema
SUNDANCE FILM FESTIVAL 2016 
Grand Jury Prizes   
(Sundance Institute)  


O júri oficial do Sundance Film Festival anuncia os filmes em competição distinguidos pelos Grand Jury Prizes. Na edição deste ano foram apresentadas seis dezenas longas-metragens a concurso nas secções U.S. Competition e World Cinema Competition.
O Sundance Film Festival foi criado em 1978 e incorporado na programação do Sundance Institute, fundado pelo realizador e actor norte-americano Robert Redford. O maior festival norte-americano de filmes independentes realiza-se em Park City, no Utah, e compreende secções competitivas para filmes dramáticos e documentários, para além de mostras temáticas, concertos, performances, painéis de discussão e festas.

GRAND JURY PRIZE - U.S. DRAMATIC   
‘The Birth of a Nation’ de Nate Parker 
GRAND JURY PRIZE - U.S. DOCUMENTARY   
‘Weiner’ de Elyse Steinberg e Josh Kriegman  
GRAND JURY PRIZE - WORLD CINEMA DRAMATIC   
‘Sufat Chol’ (Israel) de Elite Zexer 
GRAND JURY PRIZE - WORLD CINEMA DOCUMENTARY   
‘Sonita’ (Irão) de Rokhsareh Maghami
MEET THE ARTIST: NATE PARKER
‘The Birth of a Nation’ 



‘SUFAT CHOL - SAND STORM’
Elite Zexer

2.2.16

Banda Desenhada - Prémios
ANGOULÊME 2016 
Festival International de la Bande Dessinée
Fauve d'Or - Prix du Meilleur Album para ‘Ici’, de Richard McGuire.


O álbum de banda desenhada ‘Ici’ (2015 Gallimard), com argumento e desenho do ilustrador e designer gráfico norte-americano Richard McGuire (baixista da banda disco/punk Liquid Liquid), acaba de ser distinguido no Festival d'Angoulême com o prémio Fauve d'Or, para melhor álbum editado em França em 2015, entre as 40 obras a concurso. A novela gráfica, lançada originalmente sob o título ‘Here’ (2014 Random House), conta a história de um lugar, visto a partir do mesmo ângulo, e dos seres que aí viveram ao longo dos séculos.
Criado em 1974, o Festival d'Angoulême é o mais importante festival de banda desenhada europeu e realiza-se anualmente na vila francesa de Angoulême, na região de Poitou-Charentes. O festival reúne mais de 260 expositores, 7 000 profissionais, 1 600 autores e 800 jornalistas e programa exposições temáticas, ateliers, espectáculos, projecções, encontros com autores, apresentação de álbuns, debates e conferências, para além da feira de banda desenhada.

Festival d'Angoulême - Palmarès Officiel
FAUVE D'OR - PRIX DU MEILLEUR ALBUM 2016
‘Ici’ de Richard McGuire (2015 Gallimard)  
FAUVE D’ANGOULEME - PRIX SPECIAL DU JURY
‘Carnet de Santé Foireuse’ de Pozla (2015 Éditions Delcourt)
‘HERE’
Richard McGuire