30.6.15

Filme - Estreia a 09 de Julho no Midas Cinema Ideal
‘TAXI’ 
de Jafar Panahi 
com Jafar Panahi
(2015 Jafar Panahi Film Productions) 


Um táxi circula pelas ruas coloridas e vibrantes de Teerão. Vários passageiros entram no táxi e vão falando ingenuamente sobre as suas opiniões com o taxista, que é o próprio realizador Jafar Panahi. A câmara colocada no seu estúdio móvel permite capturar o espírito da sociedade iraniana através desta viagem divertida e dramática.
Um drama do realizador iraniano Jafar Panahi, de 55 anos, proibido de fazer filmes pelo regime, autor de ‘Dayereh - O Círculo’ (2000), ‘Offside - Fora-de-Jogo’ (2008) e ‘In Film Nist - Isto Não é um Filme’ (2011).
Berlinale - Goldener Bar 2015 
“C'est une bordée de quolibets à l'endroit des censeurs, mais aussi un film d'une habileté cinématographique et d'une acuité politique hors du commun.” 
Le Monde
“The Iranian director is still officially barred from film-making, but enterprisingly gets around the restriction by filming inside a car, to produce a beautifully humane fable.” 
The Guardian
‘TAXI’
 Jafar Panahi

28.6.15

Livro - Novela Gráfica
‘O ÁRABE DO FUTURO’ 
Riad Sattouf 
(2015 LeYa Teorema) 


Ser jovem no Médio Oriente, entre 1978 e 1984, entre a Líbia de Muammar Kadhafi e a Síria de Hafez al-Assad. Acabada de lançar, a novela gráfica autobiográfica ‘O Árabe do Futuro’, com argumento e desenho do francês de origem líbia Riad Sattouf, conta a infância do autor, ao longo de 160 páginas, e revela alcance político, humor arrasador e grande sensibilidade. ‘O Árabe do Futuro’ é um relato literário pleno em forma de novela gráfica mostra um traço simples e narrativa fluida e descontraída. Um olhar justo e incisivo apoiado por uma linha flexível e expressiva e um código de cor sóbria.
Riad Sattouf é também autor do álbum de banda desenhada ‘Pascal Brutal - Plus Fort que les Plus Forts’ (2009 L’Association), colaborador do jornal satírico ‘Charlie Hebdo’ e realizador do filme ‘Les Beaux Gosses - Uns Belos Rapazes’ (2009 Pathé).
Festival d’Angoulême - Fauve d’Or 2015 (melhor álbum editado em França)
“Extrêmement bien raconté, actuel et souvent drôle.”
Libération
‘L'ARABE DU FUTUR’
Riad Sattouf 
 (Clique)

6.6.15

Praia - Naturismo
MECO
Moinho de Baixo
Sesimbra

 
Praia natural ao longo da costa atlântica poente, o Meco tem um valor natural e ecológico que corresponde à Paisagem Protegida da Arriba Fóssil e aos extensos areais, matas, dunas e arribas de argilas com as suas bicas, aproveitáveis para tratamentos naturais. A praia com cerca de 1 850 metros é vigiada por nadadores-salvadores e tem uma temperatura média da água no Verão de 19º C. O mar agitado e a sua forte rebentação é uma constante, mesmo durante a maré baixa.
É uma praia naturista na zona localizada entre o Moinho de Baixo e a Fonte do Penedo. As normas éticas condenam comportamentos ostensivos e o desrespeito pela natureza e não obrigam os principiantes ao nudismo nas praias exclusivas. O Meco possui os restaurantes-esplanadas ‘Bar do Peixe’ e ‘Onda Azul’ e parques de estacionamento cobertos e pagos. A 42 km de Lisboa pela Auto-estrada do Sul, acesso por Alfarim.
APA ARH - Época Balnear 2015 entre 01 de Junho e 15 de Setembro
ABAE - Bandeira Azul 2015 (Moinho de Baixo - Meco)
"Naturism is a way of life in harmony with nature."
International Naturist Federation
MOINHO DE BAIXO
Praia do Meco