28.2.15

Livro - Contos
‘O ASSASSINATO DE MARGARET THATCHER’ 
Hilary Mantel 
(2015 Editorial Presença / Jacarandá) 


Observação, caracterização e invocação dos dramas tantas vezes escondidos atrás das fachadas do quotidiano. Histórias de contrariedades, fracturas familiares, infidelidades, caprichos e mortes súbitas com causas sinistras. As relações humanas do casamento, classe, família e sexo.
Uma colectânea de dez contos da escritora e crítica literária inglesa Hilary Mantel, de 63 anos, autora das ficções históricas ‘Wolf Hall’ (2010 Civilização Editora) e ‘O Livro Negro’ (2013 Civilização Editora), ambos distinguidos com o prémio literário Booker Prize.
The New York Times - Notable Books of 2014 
The Guardian - Best Fiction of 2014 
“It’s not the plot that matters as much as the superb little touches with which Hilary Mantel punctuates it.” 
The New York Times
“An engaging sprightliness. Hilary Mantel has a great eye for the dross and dreck of urban and suburban life and it's a joy to follow her around as she observes it.” 
The Guardian
‘THE ASSASSINATION OF MARGARET THATCHER’
Hilary Mantel 
(4th Estate)


26.2.15

Filme - Estreia a 12 de Março no Midas Cinema Ideal
‘GETT - O PROCESSO DE VIVIANE AMSALEM’ 
de Ronit Elkabetz e Shlomi Elkabetz 
com Ronit Elkabetz e Menashe Noy
(2014 Elzévir & Cie) 


Durante cinco anos, Viviane Amsalem lutou por obter o seu divórcio junto da única autoridade legal competente para julgar casos de divórcio em Israel, o Tribunal Rabínico. Viviane enfrenta a atitude inflexível do seu marido, que se recusa a dar-lhe o divórcio, apesar de viverem separados já há alguns anos.
Um drama da dupla de irmãos realizadores israelita Ronit Elkabetz, de 50 anos, e Shlomi Elkabetz. de 42 anos, autores de ‘Ve'Lakhta Lehe Isha - Prendre Femme‘ (2004) e ‘Shiva - Les Sept Jours’ (2008).
“Passionnant, ‘Gett’ est un film à la fois mystérieux et oppressant. Beau film, magnifiquement interprété.” 
Le Monde
“Film tragique et souvent drôle, car frôlant l’absurde.” 
Libération
‘GETT - LE PROCÈS DE VIVIANE AMSALEM’
Ronit Elkabetz / Shlomi Elkabetz

24.2.15

CD - Álbum
‘SIGNS UNDER TEST’
John Tejada 
(2015 Kompakt) 


Músico, produtor e DJ tech house / techno austríaco de ascendência mexicana e radicado na Califórnia, John Tejada tem editado desde 1999 uma série de álbuns em que se destaca ‘Daydreams in Cold Weather’ (2002 Plug Research) e ‘The Predicting Machine’ (2012 Kompakt).
John Tejada regressa agora com o novo álbum ‘Signs Under Test’, com faixas sonhadoras e intimas, cheias de detalhe. Uma colecção de temas tech house / synth subtis, intemporais e envolventes, repletos de melodias, tons e texturas quentes e criativas.
“Much of ‘Signs Under Test’ is imbued with a kind of resigned romanticism, one that's greatly enhanced by John Tejada's sonic template.” 
Resident Advisor
“John Tejada's creative powers remain undimmed despite his vintage. Doesn't feel the need to cater to any particular musical trend, instead relying on his tools and his talent to deliver a rich and rewarding listen.”
Juno
‘TWO 0 ONE’
John Tejada



'ONE STEP'
John Tejada

22.2.15

Filme - Estreia a 05 de Março no Medeia Monumental
‘LEVIAFAN - LEVIATÃ’ 
de Andrey Zvyagintsev 
com Aleksey Serebryakov e Elena Lyadova
(2014 Non-Stop Productions) 


Kolia mora numa pequena cidade à beira do mar de Barents, no norte da Rússia, com a mulher e o filho. O presidente da Câmara, Vadim Sergeyich, deseja apropriar-se do terreno, casa e garagem de Kolia. Tem projectos para a propriedade e tenta comprá-la mas Kolia não deseja vender. É então que Vadim Sergeyich se torna mais agressivo.
Um drama do realizador russo Andrei Zvyagintsev, de 51 anos, autor de ‘Vozvrashchenie - O Regresso’ (2003), ‘Izgnanie’ (2007) e ‘Elena’ (2011).
Sight & Sound - Best Films of 2004 
“'Leviafan' is acted and directed with unflinching ambition, moving with deliberative slowness and periodically accelerating at moments of high drama and suspense.” 
The Guardian
“Andrey Zvyagintsev has a heavenly eye but a leaden hand, and his movie is as heavy as it is transporting into a human realm.” 
The New York Times
“'Leviafan' prouve le talent de Andey Zviaguintsev mais aussi une certaine raideur dans son expression. Un brin d’humilité, de dialectique et de décontraction ferait du bien à son cinéma.” 
Les Inrockuptibles
‘LEVIAFAN’
Andrey Zvyagintsev



20.2.15

Concerto - Ao Vivo
KONONO Nº1 MEETS BATIDA
Ao Sul do Mundo
Sexta, 06 de Março às 22h30 no Lux


A banda congolesa Konono Nº1 regressa a Lisboa para a produção de um novo álbum pelo músico e produtor luso-angolano Pedro Coquenão, do projecto Batida, e partilhar a experiência em palco.
Os Konono Nº1 destacam-se pelo som afrotronic/electro-traditional e uso de likembes eléctricos (pianos de polegar) e secção rítmica tribal artesanal, para reinventar a música tradicional da etnia bazombo e o seu hipnotismo polirítmico. Estrearam-se com o álbum ‘Congotronics’ (2005 Crammed Discs), eleito Worldwide - Album of the Year, a que se seguiu ‘Live at Couleur Café’ (2007 Crammed Discs) e ‘Assume Crash Position’ (2010 Crammed Discs’. O projecto Batida, de Pedro Coquenão (DJ Mpula), fundador da rádio/editora/promotora Fazuma, tem editados os álbuns ‘Batida’ (2012 Soundway) e ‘Dois’ (2014 Soundway), ritmos multiculturais kuduro/semba/benga/afro-house.
Bilhetes à venda na Fnac por 15 euros.
‘LUFUALA NDONGA’
Konono Nº1



‘ALEGRIA’
Batida

18.2.15

Evento Cultural
JUDAICA 
Mostra de Cinema e Cultura
De 04 a 08 de Março no Cinema São Jorge


O evento cultural Judaica - Mostra de Cinema e Cultura Judaica, regressa na sua terceira edição com ênfase na exibição de estreias cinematográficas, mas enriquecido com uma série de actividades culturais paralelas. A programação mais ambiciosa, traz um total de 12 longas-metragens de ficção, entre as quais três antestreias nacionais, e seis documentários.
A Judaica completa-se com um evento literário, conversas, gastronomia e feira do livro. O evento tem direcção da conselheira cultural luso-mexicana Elena Piatok.
Filmes legendados em português. Bilhetes já à venda no Cinema São Jorge por 4 euros.

SELECÇÃO
Sábado, 07 de Março às 22h00 no Cinema São Jorge
‘Gett - O Processo de Viviane Amsalem’ (2014 Israel) de Ronit Elkabetz e Schlomo Elkabetz, com Ronit Elkabetz e Simon Abkarian.
Viviane lutou durante cinco anos para obter o seu divórcio junto do Tribunal Rabínico.
‘GETT’
Ronit Elkabetz / Schlomo Elkabetz

16.2.15

Livros - Banda Desenhada
‘COLECÇÃO NOVELA GRÁFICA’ 
As melhores novelas gráficas chegaram à cidade
(2015 Levoir / ‘Público’)


Com a arte e a narrativa de alguns dos melhores autores, desde o icónico Will Eisner ao underground Robert Crumb, o ‘Público’ apresenta 12 grandes obras de banda desenhada, algumas premiadas, na nova ‘Colecção Novela Gráfica’. Todas as obras são traduzidas para português a partir das línguas originais e produzidas no formato original em capa dura e, na sua maioria, em volumes com mais de duas centenas de páginas.

Uma novela gráfica é um romance que conta uma longa e densa história através de arte sequencial (banda desenhada), em formato livro e destinado a um público maduro. Com grande capacidade para absorver tendências distintas e de se renovar, a novela gráfica não deve ser vista como um género, com formato e conteúdo específicos.
De 26 de Fevereiro a 07 de Maio, às quintas, com o ‘Público’ por mais 9,90 euros.
 

SELECÇÃO 
Quinta, 26 de Fevereiro 

‘A Contract with God - Um Contrato com Deus’ (1978 DC Comics) de Will Eisner.  
Quinta, 19 de Março

‘C'Était la Guerre des Tranchées - Foi Assim a Guerra das Trincheiras’ (1993 Dargaud) de Tardi. 

Quinta, 30 de Abril

‘Chichi no Koyomi - O Diário do Meu Pai’ (1995 Shogakkan) de Jirô Taniguchi. 
AS MELHORES NOVELAS GRÁFICAS CHEGARAM À CIDADE
‘Colecção Novela Gráfica’ 


14.2.15

Festival de Cinema - Prémios
BERLINALE  
'Taxi', de Jafar Panahi, vence Goldener Bar 2015 
65º Internationale Filmfestspiele Berlin


O júri internacional da Berlinale - Internationale Filmfestspiele Berlin, presidido pelo realizador norte-americano Darren Aronovsky, acaba de atribuir o Goldener Bar, prémio para melhor filme, à longa-metragem 'Taxi', do realizador iraniano Jafar Panahi. O filme conta a história e ponto de vista da realidade do Irão, a partir de um táxi conduzido pelo realizador em conversa com as personagens que transporta.
A Berlinale, festival internacional de cinema de Berlim, um dos mais importantes e politizados eventos do cinema a nível mundial e o maior na afluência de público, decorreu na sua 65ª edição no Berlinale Palast, na Alemanha, entre 05 e 15 de Fevereiro. Para a competição do Goldener Bar foram seleccionadas 20 longas-metragens de 10 países.
'Taxi' tem distribuição em Portugal assegurada pela Midas Filmes.

PALMARÉS  
Goldener Bar (Melhor Filme) 
'Taxi' (2015 Irão), de Jafar Panai, com Jafar Panai. 
Silberner Bar (Grande Prémio do Júri) 
‘El Club' (2015 Chile), de Pablo Larrain, com Roberto Farías e Antonia Zegers.
'TAXI'
Jafar Panahi 
Berlinale - Goldener Bar 2015

12.2.15

Fotojornalismo - Concurso
WORLD PRESS PHOTO 15 
‘Jon and Alex', de Mads Nissen, eleita World Press Photo of the Year 
(2015 World Press Photo) 


A fotografia vencedora da 58ª edição do concurso World Press Photo, escolhida entre 97 912 imagens de 5 692 fotógrafos de 131 países, foi captada pelo fotógrafo dinamarquês Mads Nissen. A imagem intitulada ‘Jon and Alex’ foi publicada no diário dinamarquês ‘Politiken’ e mostra um jovem casal casal gay, durante um momento íntimo em São Petersburgo, quando as minorias sexuais na Rússia enfrentam discriminação legal e social, assédio e ataques de crimes de ódio.
Fundada em 1955 em Amesterdão (Holanda), a World Press Photo promove o mais prestigiado concurso internacional de fotojornalismo. O júri internacional escolheu as melhores fotografias em oito categorias premiando 42 fotógrafos de 17 nacionalidades. As fotos premiadas vão agora ser expostas em 45 países e publicadas no livro e aplicação para iPad ‘World Press Photo 15’. 
Exposição ‘World Press Photo 15’, em Maio, no Museu da Electricidade. 
“The winning image needs to be aesthetic, to have impact, and to have the potential to become iconic. This photo is aesthetically powerful, and it has humanity.” 
World Press Photo Jury
‘JON AND ALEX’
Mads Nissen 
World Press Photo of the Year 15


10.2.15

Filme - Estreia a 19 de Fevereiro no Medeia Monumental
‘INHERENT VICE - VÍCIO INTRÍNSECO’
de Paul Thomas Anderson
com Joaquin Phoenix e Josh Brolin
(2014 Ghoulardi Film Company)


Psicadélicos anos 1970, numa Califórnia alucinogénica. A ex-mulher do detective privado Larry ‘Doc’ Sportello surge com um novo namorado bilionário e um plano que envolve atirá-lo para o manicómio. Baseado no livro ‘Vício Intrínseco’ (2010 Bertrand Editora), do escritor norte-americano Thomas Pynchon.
Uma comédia dramática do realizador norte-americano Paul Thomas Anderson, de 45 anos, autor de 'Boogie Nights - Jogos de Prazer' (1997), 'Magnolia - Magnólia' (1999), 'Punch Drunk Love - Embriagado de Amor' (2002), 'There Will Be Blood - Haverá Sangue' (2007) e ‘The Master - O Mentor’ (2012).
“Paul Thomas Anderson has all manner of fun with the tale's whirling, blurring trajectory. His film is like a jubilant spin painting in which the characters have been scattered and splattered to the furthest reaches of the frame.”
The Guardian
“Joaquin Phoenix’s note-perfect performance flows on the story’s currents of comedy that occasionally turn into rapids, as the funny slapstick.”
The New York Times
‘INHERENT VICE’
Paul Thomas Anderson

8.2.15

Exposição - Arte Contemporânea
‘ISTO É UMA PONTE’
Bernard Frize 
De 13 de Fevereiro a 31 de Maio no CAM Gulbenkian


Dos mais destacados pintores franceses da actualidade, Bernard Frize expõe pela primeira vez em Portugal. A mostra intitulada ‘Isto é uma Ponte’ reune pinturas produzidas durante a segunda metade da sua carreira. Desde meados da década de 1970 que a obra de Bernard Frize, de 66 anos, se tem vindo a desenvolver na forma de séries, grupos de pinturas relacionadas.
Nesta exposição, Bernard Frize foca-se em quatro séries, produzidas ao longo de duas décadas, que se distinguem por técnicas e estéticas, mas estão ligadas por terem sido produzidas com meios simples e serem distantes do habitual trabalho multicolorido. Através de uma linguagem singular e precisa, enigmática e atraente aos sentidos, a exposição estabelece uma ponte entre a abstração e figuração, natureza e cultura, fotografia e pintura.
Akademie der Kunste - Kathe Kollwitz Prize 2015
“A painting is an object hung on the wall waiting for people to come and activate it.” 
 Bernard Frize
BERNARD FRIZE
‘Isto é uma Ponte’


6.2.15

DJ Set
BEN KLOCK
Berghain Berlin resident
Sexta, 13 de Fevereiro no Lux
(Soniculture)


O DJ e produtor techno alemão Ben Klock é uma das mais influentes figuras da cena electrónica de Berlim. Como DJ residente no club Berghain, desde a sua abertura em 2004, conseguiu deixar uma marca vincada na sonoridade do espaço e reputação internacional através de longos DJ sets hipnóticos, duros mas subtis, compostos de pesados grooves. Ben Klock editou o álbum DJ mix ‘Berghain 04’ (2004 Ostgut Ton), fundou a editora Klockworks, em 2006, e lançou o álbum de originais ‘One’ (2009 Ostgut Ton).
Mais recentemente, Ben Klock apresentou o álbum DJ mix ‘Fabric 66’ (2012 Fabric Records), um somatório dos variados tons de techno que compõem o seu universo sonoro. Agora, regressa ao Lux para abrir a pista a golpes de luz e kick-drums.
Bilhetes à venda na bilheteira do Lux, a partir das 00h00 do próprio dia.
“A música de dança como celebração e reflexo da vida, em todas as suas cambiantes de luz, é um princípio unificador da magia que Ben Klock faz, seja em Berlim ou mais além.”
Lux
BOILER ROOM
Ben Klock

4.2.15

Festival - Prémios de Cinema
SUNDANCE FILM FESTIVAL '15
Grand Jury Prizes  
(Sundance Institute)  


O júri oficial do Sundance Film Festival anuncia os filmes em competição distinguidos pelos Grand Jury Prizes. Na edição deste ano foram apresentadas seis dezenas longas-metragens a concurso nas secções U.S. Competition e World Cinema Competition.
O Sundance Film Festival foi criado em 1978 e incorporado na programação do Sundance Institute, fundado pelo realizador e actor norte-americano Robert Redford. O maior festival norte-americano de filmes independentes realiza-se em Park City, no Utah, e compreende secções competitivas para filmes dramáticos e documentários, para além de mostras temáticas, concertos, performances, painéis de discussão e festas.

GRAND JURY PRIZE - U.S. DRAMATIC  
‘Me and Earl and the Dying Girl’ de Alfonso Gomez-Rejon. 
GRAND JURY PRIZE - U.S. DOCUMENTARY  
‘The Wolfpack’ de Crystal Moselle. 
GRAND JURY PRIZE - WORLD CINEMA DRAMATIC  
‘Slow West’ (Inglaterra) de John Maclean. 
GRAND JURY PRIZE - WORLD CINEMA DOCUMENTARY  
‘The Russian Woodpecker’ (Estados Unidos) de Chad Gracia
AWARDS CEREMONY
Sundance Film Festival ’15

2.2.15

Banda Desenhada - Prémios
ANGOULÊME 2015
Festival International de la Bande Dessinée 
Fauve d'Or - Prix du Meilleur Album para ‘L'Arabe du Futur’, de Riad Sattouf.


O álbum de banda desenhada ‘L'Arabe du Futur’ (2014 Allary Éditions), com argumento e desenho do francês de origem líbia Riad Sattouf, acaba de ser distinguido no Festival d'Angoulême com o prémio Fauve d'Or, para melhor álbum editado em França em 2014, entre as 35 obras a concurso. A novela gráfica conta a infância do autor no Médio-Oriente, de 1978 a 1984, entre a Líbia de Kadhafi e a Síria de Hafez al-Assad. O álbum é o primeiro de três volumes a serem editados.
Criado em 1974, o Festival d'Angoulême é o mais importante festival de banda desenhada europeu e realiza-se anualmente na vila francesa de Angoulême, na região de Poitou-Charentes. O festival reúne mais de 260 expositores, 7 000 profissionais, 1 600 autores e 800 jornalistas e programa exposições temáticas, ateliers, espectáculos, projecções, encontros com autores, apresentação de álbuns, debates e conferências, para além da feira de banda desenhada.

Festival d'Angoulême - Palmarès Officiel
FAUVE D'OR - PRIX DU MEILLEUR ALBUM 2015
‘L'Arabe du Futur’ de Riad Sattouf (2014 Allary Éditions) 
FAUVE D’ANGOULEME - PRIX SPECIAL DU JURY
‘Building Stories’ de Chris Ware (2014 Delcourt)
‘L'ÁRABE DU FUTUR’
Riad Sattouf 
Festival d’Angoulême - Fauve d'Or Prix du Meilleur Album 2015