28.11.14

Prémio - Coffeeshops
CANNABIS CUP 2014 
27th Annual Amsterdam Cannabis Cup 
(High Times Magazine) 


A High Times Amsterdam Cannabis Cup é o mais importante festival de cannabis do mundo. Fundado em 1987, o evento realiza-se anualmente em Novembro em Amesterdão, na Holanda. O festival permite a participantes de todo o mundo experimentar e votar nas cabeças de cannabis favoritas para fumar. O júri popular, que mobiliza muitos turistas, ultrapassa os 2 500 participantes que antecipadamente compram o passe por 250 euros, embora seja possível participar como observador, sem direito a voto. Grande parte da cannabis a concurso é produção local das coffeeshops de Amesterdão.
A High Times Amsterdam Cannabis Cup inclui também música ao vivo, comédia, exposição de produtos e aulas de especialistas da indústria. As provas das plantas psicoactivas decorrem nas coffeeshops concorrentes e as cerimónias no club Melkweg. A High Times Amsterdam Cannabis Cup é promovida pela revista mensal norte-americana ‘High Times Magazine’, voz da comunidade da cannabis, de Amesterdão à Califórnia e tudo à volta.

HIGH TIMES AMSTERDAM CANNABIS CUP 2014
Best Coffeeshop Strain 
1. ‘Cookies Kush’ Barney’s Coffeeshop 
2. ‘OG Reekn’ Green Place 
3. ‘Pure Kush’ Green House
DERRY FROM BARNEY'S PRESENTS THE WINNERS
High Times Amsterdam Cannabis Cup 2014

26.11.14

Filme - Estreia a 11 de Dezembro no Medeia Monumental
‘BAI RI YAN HUO - CARVÃO NEGRO, GELO FINO’
de Yi’nan Diao 
com Fan Liao e Lun Mei Gwei
(2014 Omnijoi Media) 


Norte da China. Ao investigar um homicídio, o detective Zhang é gravemente ferido e forçado a aposentar-se. Passam cinco anos. Dão-se mais homicídios. Zhang, determinado a resolver o caso, apaixona-se por uma mulher misteriosa, Wu Zhizhen, que aparenta estar relacionada com as vítimas.
Um drama de acção do realizador chinês Yi’nan Diao, de 45 anos, autor de ‘Zhifu - Uniform’ (2003) e ‘Ye Che - Night Train’ (2007).
Berlinale - Goldener Bar 2014 (melhor filme)
“Une fresque flambant neuve, hargneuse et cafardeuse, d’où jaillit sans prévenir une nouvelle et étincelante nuance de noir.” 
Libération
“Aussi haletant que plastiquement abouti, un thriller moderne et violent qui installe son auteur aux côtés des meilleurs cinéastes chinois.” 
Les Inrockuptibles
“Le réalisateur poursuit un art qui mêle à merveille histoire personnelle et destin collectif, fable et chronique sociale.” 
Le Monde
‘BAI RI YAN HUO’
Yi’nan Diao

24.11.14

Livro - Novela Gráfica
‘SAGA - VOLUME UM’ 
Brian K. Vaughan e Fiona Staples 
(2014 G Floy Studio)


Uma terrível guerra assola a galáxia, onde dois soldados de lados opostos se apaixonam e têm uma filha, Hazel. Acusados de terem provocado um massacre, Alana, do planeta Landfall e Marko, do planeta Wreath, são obrigados a fugir dos seus exércitos que querem evitar que a sua relação prejudique o moral das tropas.
Fantasia e ficção-científica juntam-se na novela gráfica ‘Saga - Volume Um’, com 160 páginas, do argumentista norte-americano Brian K. Vaughan (autor de ‘Y: The Last Man’) e da desenhadora canadiana Fiona Staples (autora de ‘North 40’). A série de banda desenhada ‘Saga’, um épico subversivo e provocante, iniciou a sua publicação em 2012, nos Estados Unidos, pela editora Image Comics.
Eisner Awards - Best Continuing Series, Best New Series and Best Writer 2013 
Harvey Awards - Best Writer, Best Artist and Best New Series 2013 
Hugo Awards - Best Graphic Story 2013 
“Mischievous, vulgar and gloriously inventive.” 
Time Magazine
EPIC SPACE OPERA/FANTASY COMIC BOOK SERIES
‘Saga’

22.11.14

Filme - Estreia a 04 de Dezembro no Midas Cinema Ideal
‘CAVALO DINHEIRO’
de Pedro Costa 
com Furtado e Vitalina Varela
(2014 Optec) 


Enquanto os jovens capitães fazem a revolução nas ruas, os habitantes das Fontainhas procura Ventura, que se perdeu no bosque. O percurso do bairro social da periferia de Lisboa e as memórias desoladas de um emigrante cabo-verdiano numa paisagem imaginária, parte passado, parte presente, toda espaço mental.
Um documentário do realizador português Pedro Costa, de 55 anos, autor de ‘O Sangue’ (1989), ‘Casa de Lava’ (1994), ‘Ossos’ (1997), ‘No Quarto da Vanda’ (2000) e ‘Juventude em Marcha’ (2006).
Festival del Film Locarno - Migliore Regia 2014 (melhor realizador)
Sight & Sound - Best Films of 2014 
“A rich, almost impermeably strange example of Pedro Costa's slow-burn approach to abstract storytelling, ‘Cavalo Dinheiro’ is subdued and cryptic to the point as a cinematic tone poem.” 
Indiewire
'CAVALO DINHEIRO'
Pedro Costa

20.11.14

CD - Álbum
‘FAITH IN STRANGERS’
Andy Stott 
(2014 Modern Love) 


Produtor techno/dub/club baseado em Manchester, o inglês Andy Stott estreou-se com o álbum ‘Merciless’ (2006 Modern Love), a que se seguiu ‘Unknown Exception’ (2008 Modern Love), para além de ter realizado várias produções na dupla Millie & Andrea.
Depois de ter editado o intenso e inspirado álbum ‘Luxury Problems’ (2012 Modern Love), Andy Stott regressa agora com o novo álbum ‘Faith in Strangers’, onde privilegia o analógico em detrimento do digital e apresenta um som bem definido e volta a contar com a colaboração vocal de Alison Skidmore. Batidas electrónicas experimentais, ambientes sombrios e repletos de tensão para um techno/ambient/pop requintado.
“It remains as disquieting and spectral as anything Stott has done, but its newfound guile is such that it no longer needs to bludgeon listeners into submission to strike a killer blow.” 
XLR8R
‘FAITH IN STRANGERS’
Andy Stott

16.11.14

Cinema - Prémios
LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL '14 
Prémios da Selecção Oficial 
‘Amour Fou’, de Jessica Hausner, vence Prémio Melhor Filme


O filme ‘Amour Fou’, da realizadora austríaca Jessica Hausner, foi distinguido com o Prémio Melhor Filme atribuído pelo Lisbon & Estoril Film Festival. A comédia dramática mostra Berlim, no período do Romantismo (1811), onde um jovem poeta deseja superar a inevitabilidade da morte através do amor. O júri internacional do LEFFEST ‘14 distinguiu ‘Amour Fou’ entre 12 longas-metragens de 11 países em competição.
A edição de 2014 do LEFFEST contou com mais de 20 realizadores internacionais e quatro dezenas de convidados divididos entre actores, escritores e artistas. Sessões paralelas como homenagens (Maria de Medeiros e John Malkovich), retrospectivas (Marlen Khutsiev), concertos (Arto Lindsay), encontros e exposições compuseram o programa.
Sessão especial para exibição do filme premiado no domingo, 16 de Novembro às 21h30 no Medeia Monumental.  

PALMARÉS LEFFEST '14  
Prémio Melhor Filme  
‘Amour Fou’ (2014 Áustria), de Jessica Hausner, com Christian Friedel e Birte Schoeink. 
Prémio Especial do Júri  
‘Phoenix’ (2014 Alemanha), de Christian Petzold, com Nina Hoss e Ronald Kunzendorf.
‘AMOUR FOU’
Jessica Hausner 
Lisbon & Estoril Film Festival - Prémio Melhor Filme 2014

14.11.14

Filme - Estreia a 27 de Novembro no Medeia Monumental e Midas Cinema Ideal
‘BOYHOOD - MOMENTOS DE UMA VIDA’ 
de Richard Linklater 
com Ellar Coltrane e Patricia Arquette
(2014 IFC Productions)


Mason, de seis anos, é acompanhado ao longo de uma década da sua vida, pelo meio de um turbilhão de mudanças e controvérsias familiares, novas escolas e primeiros amores. Tempos memoráveis e assustadores e uma constante miscelânea de desgostos e deslumbres. 
Um drama do realizador norte-americano Richard Linklater, de 54 anos, autor de ‘Before Sunrise - Antes do Amanhecer’ (1995), ‘Waking Life’ (2001), ‘The School of Rock’ (2003), ‘Before Sunset - Antes do Anoitecer’ (2004) e ‘Before Midnight - Antes da Meia-Noite’ (2013).
Berlinale - Silberner Bar Beste Regie 2014 (melhor realizador)
“What an astonishing achievement; what a beautiful movie.” 
The Guardian
“Richard Linklater’s masterpiece, he isn’t fighting time but embracing it in all its glorious and agonizingly fleeting beauty.” 
The New York Times
“Aussi documentaire qu’expérimental, ‘Boyhood’ dépasse brillamment ce dispositif par le récit, ne sacrifiant pas le plaisir au concept.” 
Cahiers du Cinéma
‘BOYHOOD’
Richard Linklater

10.11.14

Filme - Estreia a 20 de Novembro no Medeia Monumental
‘DEUX JOURS, UNE NUIT - DOIS DIAS, UMA NOITE’
de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
com Marion Cotillard, Fabrizio Rongione
(2014 Les Films du Fleuve)


Sandra, de 30 anos, tem apenas um fim-de-semana para, com a ajuda do marido, convencer os colegas de trabalho a desistirem dos seus bónus para que ela mantenha o emprego, uma tarefa difícil na economia dos nossos dias.
Um drama dos irmãos Dardenne, dupla de realizadores belgas de 63 e 60 anos, respectivamente, autores de ‘Rosetta’ (1999), ‘L’Enfant - A Criança’ (2004), ‘Le Silence de Lorna - O Silêncio de Lorna’ (2008) e ‘Le Gamin au Vélo - O Miúdo da Bicicleta’ (2011).
“A tense dramatic situation and a subtly magnificent central performance add up to an outstanding new movie from the Dardenne brothers.” 
The Guardian
“Suspense habile, déploie un système de boucles et de répétitions dont la beauté est de toujours dissimuler ses rouages. Toute la richesse du film tient dans les variations infimes.” 
Les Inrockuptibles
“Le film le plus schématique et le plus caricatural des frères Dardenne.” 
Cahiers du Cinéma
‘DEUX JOURS, UNE NUIT’
Jean-Pierre Dardenne 
Luc Dardenne

8.11.14

CD - Álbum
‘CLARK’
Clark 
(2014 Warp) 


O músico electronic/techno inglês Chris Clark, actualmente a residir em Berlim, mistura e processa sons orgânicos e gerados por computador, para criar uma sonoridade electrónica tensa, entre a escuridão e a exuberância. Desde 2001 lançou sete álbuns e numerosas remixes.
Clark regressa agora com o novo álbum ‘Clark’, com uma abordagem electronic/techno/club dance mais dura na construção de imponentes estruturas sonoras e melodias inebriantes. Um álbum cheio de ideias e energia, ambientes caóticos e dramáticos e ritmos robustos. Essencial.
“The white-hot bursts of energy are all the more thrilling for their scarcity, and as such, these moments linger in the memory as a sort of post-euphoric haze. Exceptional album.” 
XLR8R
‘MORE BERGHAIN THAN GUGGENHEIM’
Clark



‘SUPERSCOPE’
Clark

6.11.14

Cinema - Mostra
FESTA DO CINEMA ROMENO 
De 19 a 23 de Novembro na Culturgest 
(2014 Instituto Cultural Romeno / Indielisboa)


A Festa do Cinema Romeno pretende, anualmente, revelar talentos emergentes e realizadores consagrados que dão corpo a um cinema que se reinventa partindo da ficção, que luta contra a falta de espectadores, preconceitos e o mito de que não é preciso mudar de estatuto. Daí a importância das novas vozes, vindas da UNATC e outras escolas, continuarem a mostrar-se fora da Roménia.
É tempo de voltar a celebrar uma prolífica nova vaga de jovens cineastas que tem feito crescer uma tradição cinematográfica singular, que encontra no realismo a sua grande força. O realizador Radu Jude, de 37 anos, é o grande homenageado desta edição, com uma retrospectiva integral da sua filmografia.
Bilhetes à venda na Culturgest por 3,50 euros.

SELECÇÃO 
Quinta, 20 de Novembro às 21h30 
‘Cea mai Fericita Fata din Lume - The Happiest Girl in the World’ (2009)
De Radu Jude, com Andreea Bosneag, Doru Catanescu. 
Uma jovem que ganhou um carro num concurso tem de ir a Bucareste gravar um anúncio a agradecer ao patrocinador. Os pais já querem vender o carro. 
Sexta, 21 de Novembro às 21h30 
‘Toata Lumea din Familia Noastra - Everybody in Our Family’ (2012)
De Radu Jude, com Serban Pavlu, Sofia Nicolaescu. 
O que poderia ser um início de férias feliz transforma-se num pesadelo para um pai que quer estar com a sua filha, de quem vive separado, por força do divórcio.
CELEBREMOS O CINEMA ROMENO
Festa do Cinema Romeno

2.11.14

DJ Set
TINK! AT THE BOX 
Ricardo Saló 
Sexta, 14 de Novembro a partir da 01h00 no Musicbox Lisboa


Fundada por Joseph Salvador no final da década de 1980, a TINK! Music é uma plataforma editorial de música electrónica constituída pela editora Tomorrow Is Now, Kid! e pelo estúdio Portland Sound Studio. A TINK! Music chega agora ao Musicbox Lisboa para o evento de estreia de uma nova residência editorial com artistas que edita e um convidado especial.
O alinhamento começa com a prestação do nome de referência Ricardo Saló. Jornalista, crítico de música ('Expresso Atual') e radialista (XFM e Voxx), Ricardo Saló desenvolve uma carreira de quatro décadas, no curso da qual se estabeleceu como figura de relevo sobre música electrónica ou de raízes afro-americanas. Um facto estético.
Bilhetes à venda à entrada por 5 euros.
«Uma das pessoas mais influentes na evolução do gosto musical dos portugueses nas décadas de 1980, 90 e pelos 2000 dentro.» 
Isilda Sanches (Oxigénio)
RICARDO SALÓ
TINK! at the Box