30.3.13

Filme - Estreia a 11 de Abril no Medeia Espaço Nimas
‘FAUST - FAUSTO’
de Aleksandr Sokurov
com Johannes Zeiler e Anton Adasinsky
(2011 Proline Film)


O doutor Johannes Georg Faust é um cientista brilhante mas desiludido, que aceita fazer um pacto com um comerciante diabólico em troca de prestígio e do amor de sua adorada Gretchen.
Adaptação do poema ‘Fausto’, de Goethe, num drama de fantasia do realizador russo Aleksandr Sokurov, de 62 anos, autor de 'Mat i Syn - Mãe e Filho' (1996), 'Russkiy Kovcheg - A Arca Russa' (2002), 'Otets i Syn - Pai e Filho' (2003) e ‘Alexandra’ (2007). Exposição ‘Fausto - Pinturas de Ilda David' a acompanhar a estreia do filme no Medeia Espaço Nimas.
Venezia 68 - Leone d’Oro 2011
“Tout cela pourrait être pompeux, désespérément réactionnaire: c'est simplement sublime.”
Les Inrockuptibles
“Le mythe de Goethe devient un superbe monument en ruine sous le regard fou d'Alexandre Sokourov.”
Libération
‘FAUST’
Aleksandr Sokurov


28.3.13

Cinema - Prémio
8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO
6ª Edição
‘Il Solo Li’, de Andrea Segre, eleito Melhor Filme em Competição


O filme ‘Il Solo Li’, do realizador italiano Andrea Segre, foi eleito Melhor Filme em Competição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, de entre sete longas-metragens de novos autores a concurso. O drama conta a história da amizade entre Shun Li, trabalhadora têxtil, e Bepi, um pescador de origem eslava, que vivem numa comunidade chinesa na lagoa Veneto, na periferia de Roma.
A 8 ½ Festa do Cinema Italiano, apresentou um olhar sobre a recente produção cinematográfica italiana, seja de autores consagrados ou da nova geração de cineastas, mostrando as melhores longas-metragens produzidas ao longo da última temporada em Itália. Esta sexta edição contou com uma assistência global de 11 000 pessoas em oito dias, nas diferentes salas e eventos.
‘Il Solo Li’ volta a ser exibido na sexta, 29 de Março às 21h00 no Teatro do Bairro.

‘IO SONO LI’ (2011), de Andrea Segre, com Tao Zhao e Rade Serbedzija.
O filme vai ser distribuído brevemente em sala pela associação Il Sorpasso, organizadora da 8 ½ Festa do Cinema Italiano.



‘IO SONO LI’
Andrea Segre


26.3.13

Livro - Romance
‘DEBAIXO DE ALGUM CÉU’
Nuno Camarneiro
(2013 LeYa / D. Quixote)


Num prédio encostado à praia, vizinhos que se cruzam mas se desconhecem andam à procura do que lhes falta: um pouco de paz, de música, de calor, de um deus que lhes sirva. Há uma viúva com um gato, um homem que inventa futuros, o bebé que testa os pais desavindos, o reformado que constrói loucuras, uma família quase normal, um padre com uma doença de fé e um apartamento vazio. Uma tempestade deixa o prédio sem luz durante uma semana e suspende as vidas.
Um romance do escritor, engenheiro físico e professor de restauro português Nuno Camarneiro, de 36 anos, autor de ‘No Meu Peito Não Cabem Pássaros’ (2011 LeYa / D. Quixote).
Prémio LeYa 2012
“Destaque nesta obra para o domínio e a segurança da escrita, a coerência com que é seguido o projecto, a força no desenho dos personagens e a humanidade subjacente ao que poderá ser lido como uma alegoria do mundo contemporâneo.”
Júri Prémio LeYa
PRÉMIO LEYA 2012
‘Debaixo de Algum Céu’
SIC Notícias


24.3.13

Filme - Reposição a 04 de Abril no UCI El Corte Inglés
‘TAXI DRIVER’
de Martin Scorsese
com Robert De Niro e Jodie Foster
(1976 Columbia Pictures)


‘Sessões Clássicas’ é o nome do programa de reposição de clássicos nas salas de cinema que a distribuidora Columbia TriStar Warner preparou para devolver ao grande ecrã filmes que fazem parte da história do cinema. O projeto é realizado em parceria com a UCI Cinemas, que exibirá os filmes em exclusivo nos cinemas UCI El Corte Inglés, em sessões comerciais com programação diária. Em Abril é reposto ‘Taxi Driver’ (1976), de Martin Scorsese.
Altas horas da noite nas ruas de Nova Iorque. Travies Bickle, um veterano da guerra do Vietname conduz um táxi e torna-se num homem solitário, cheio de frustrações e que estabelece uma relação com Iris, uma prostituta de 14 anos. A vida sórdida que testemunha, levam-no a actuar de forma violenta. Um drama do realizador norte-americano Martin Scorsese, autor de ‘Raging Bull - O Touro Enraivecido’ (1980) e ‘Goodfellas - Tudo Bons Rapazes’ (1990).
AFI - 100 Years 100 Movies
Sight & Sound - The Greatest Films of All Time
‘TAXI DRIVER’
Martin Scorsese
35th Anniversary - Digitally Restored

22.3.13

DJ Live Set
RICARDO VILLALOBOS
Dependent and Happy
Sábado, 30 de Março no Ministerium Club (Terreiro do Paço)


O produtor e DJ chileno Ricardo Villalobos, radicado na Alemanha, é um dos líderes da cena minimal/techno/house. Já editou os álbuns ‘Alcachofa’ (2003 Playhouse), ‘Thé au Harem d'Archimède’ (2004 Perlon), ‘Salvador’ (2006 Frisbee Tracks), ‘Fabric 36’ (2007 Fabric) e ‘Re: ECM’ (2011 ECM). O novo álbum ‘Dependent and Happy’ (2012 Perlon) é uma lição de produção e (des)construção criativa.
Ricardo Villalobos explora beats sintéticos feitos à base de micro-samplagem para uma sonoridade de grooves hipnóticos de progressão lenta, sem linha de baixo cíclica, com uma definição sensualmente glacial. O som austero e hipnótico como obsessão na pista de dança do Ministerium Club.
LIVE @ KRISTAL GLAM CLUB (BUCHAREST)
Ricardo Villalobos

20.3.13

DJ Live Set
MALA
Mala in Cuba
Sexta, 29 de Março às 01h30 no Musicbox


Visionário produtor, DJ e membro da dupla de produção dubstep Digital Mystikz, o inglês Mala é o fundador da editora Big Apple Records e um dos impulsionadores do dubstep ao conectar as pistas de dança às frequências e harmonias garage/drum and bass nas noites DMZ e na rádio londrina RinseFM.
Depois de uma série de singles, EPs e DJ mixes, Mala lançou o álbum de estreia ‘Mala in Cuba’ (2012 Brownswood Recordings) em que realinha o dubstep com a cultura soundsystem. A energia cósmica e orgânica do dubstep entre os sons abstractos dos subúbios de Londres e os ritmos acústicos das calles de Havana. Mala é o convidado do português DJ Ride para a sessão Rockit Night, para fazer tremer com graves a pista de dança do Musicbox.
LIVE @ ARUBA (TORONTO)
Mala

18.3.13

Filme - Estreia a 21 de Março no UCI El Corte Inglés
‘L'ENFANT D'EN HAUT - IRMÃ’
de Ursula Meier
com Léa Seydoux e Kacey Mottet Klein
(2012 Archipel 35)


Uma estância de esqui de luxo na Suíça. Simon é um rapaz de doze anos que vive na cidade, no vale da estância, com a irmã desempregada. Todos os dias, Simon apanha o teleférico para a estância e rouba equipamento aos turistas ricos que depois vende aos miúdos da cidade. Quando começa a fazer negócio com um imigrante inglês, Simon perde o controlo, o que afecta a relação com a irmã.
Um drama da realizadora francesa Ursula Meier, de 41 anos, autora de ‘Home - Lar Doce Lar’ (2008).
Berlinale - Silberner Bar 2012 (Prémio Especial do Júri)
"Bien que sa structure soit un brin trop visible, 'L'Enfant d'en Haut' est un film aussi poignant qu'instructif qui considère le spectateur avec hauteur, mais sans jamais le prendre de haut."
Les Inrockuptibles
‘L'ENFANT D'EN HAUT’
Ursula Meier


16.3.13

Festival - Cinema de Animação
MONSTRA
Festival de Animação de Lisboa
‘Crulic - The Path to Beyond’, de Anca Damian, vence Grande Prémio Longas-Metragens 2013


O filme de animação ‘Crulic- The Path to Beyond’, da realizadora romena Anca Damian, foi o vencedor do Monstra - Grande Prémio Longas-Metragens 2013. O documentário conta a história de um jovem romeno, que morreu numa prisão polaca a fazer greve de fome. A longa-metragem cruza várias técnicas de animação, como o stopmotion, a colagem e os recortes.
A Monstra - Festival de Animação de Lisboa, realizou-se no Cinema São Jorge entre 07 e 17 de Março, apresentando o que de melhor se realiza no mundo do cinema de animação. Em ano ímpar, a ‘Monstra’ realizou a sua Competição Oficial com oito longas-metragens de animação oriundas de todo o mundo.

EXIBIÇÃO DO FILME PREMIADO
Domingo, 17 de Março às 21h30
Cinema City Classic Alvalade - ‘Crulic - O Caminho para o Além’
Cinema São Jorge - ‘Crulic - O Caminho para o Além’
‘CRULIC - THE PATH TO BEYOND’
Anca Damian
Monstra - Grande Prémio Longas-Metragens 2013



14.3.13

DJ Set
BEN KLOCK
Berghain Berlin resident
Quinta, 28 de Março no Lux


O DJ techno e produtor alemão Ben Klock é uma das mais influentes figuras da cena electrónica de Berlim. Como DJ residente no club Berghain, desde a sua abertura em 2004, conseguiu deixar uma marca vincada na sonoridade do espaço e reputação internacional através de longos DJ sets hipnóticos, duros mas subtis, compostos de pesados grooves. Ben Klock editou o álbum DJ mix ‘Berghain 04’ (2004 Ostgut Ton), fundou a editora Klockworks, em 2006, e lançou o álbum de originais ‘One’ (2009 Ostgut Ton).
Ben Klock apresentou recentemente o álbum DJ mix ‘Fabric 66’ (2012 Fabric Records), um somatório dos variados tons de techno que compõem o seu universo sonoro, e regressa ao Lux para abrir a pista a golpes de luz e kick-drums.
Bilhetes à venda na loja de discos Flur por 12 euros.
“A música de dança como celebração e reflexo da vida, em todas as suas cambiantes de luz, é um princípio unificador da magia que Ben Klock faz, seja em Berlim ou mais além.”
Lux
BEN KLOCK
Live @ Altavoz (Venezia)



‘FABRIC 66’
Ben Klock

12.3.13

Cinema - Retrospectiva
O VERTIGINOSO SR. HITCHCOCK
Programação Março
Cinemateca Portuguesa


 O cineasta inglês Alfred Hitchcock (1899-1980) é a proposta de fundo da programação de Março na Cinemateca, com o regresso de vinte e cinco dos filmes da sua fundamental obra, num novo olhar de conjunto sobre o trabalho do ‘mestre do suspense’, nas diferentes fases da sua filmografia. Não é a retrospectiva integral que a Cinemateca já por duas vezes realizou, mas é um passeio por uma das mais obras mais ricas e complexas que o cinema gerou, e um mergulho em cheio na vertigem de Alfred Hitchcock.
Uma sucessão de acontecimentos reavivou o interesse público pela figura e obra de Alfred Hitchcock, com a eleição de ‘Vertigo’ pelos críticos e realizadores sondados pela revista ‘Sight & Sound’ como melhor filme de todos os tempos e as reposições no circuito comercial português de ‘Vertigo - A Mulher que Viveu Duas Vezes’ e ‘Psycho - Psico’.
Bilhetes à venda no dia das sessões por 3,50 euros.
Livro ‘In Alfred Hitchcock's’ (1999 Cinemateca Portuguesa), organização de João Bénard da Costa, à venda na livraria Babel Cinemateca por 20 euros.

SELECÇÃO
Quarta, 20 às 21h30 e segunda, 25 às 22h00
‘Rear Window - Janela Indiscreta’ (1954), de Alfred Hitchcock, com James Stewart e Grace Kelly.
Terça, 26 às 21h30 e quarta, 27 às 22h00
‘North by Nortwest - Intriga Internacional’ (1959), de Alfred Hitchcock, com Cary Grant e Eva Marie Saint.
‘REAR WINDOW’
Alfred Hitchcock



‘NORTH BY NORTWEST’
Alfred Hitchcock

10.3.13

Cinema - Prémio
FANTASPORTO 2013
33º Festival Internacional de Cinema do Porto
‘Mama’, de Andrés Muschietti, vence Grande Prémio Melhor Filme
(Cinema Novo)


A 33ª edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, sob direcção de Mário Dorminsky, decorreu de 25 de Fevereiro a 10 de Março, no Rivoli Teatro Municipal. O festival teve uma Secção Oficial Competitiva com 12 longas-metragens de oito países a concurso, sob a temática do imaginário, fantástico e ficção científica. O Fantasporto já foi considerado um dos 25 maiores festivais de cinema do mundo, pela revista norte-americana 'Variety'.
O filme terror ‘Mama’, do realizador argentino Andrés Muschietti, foi o vencedor do Grande Prémio Melhor Filme Fantasporto 2013. ‘Mama’ conta a história de duas crianças adoptadas como filhas por um fantasma, depois de ficarem sem pai. Passados cinco anos, os tios das crianças encontram as suas sobrinhas como animais selvagens. Quando as levam para casa aparece um convidado indesejável.
'Mama - Mamã' em exibição no UCI El Corte Inglés e CinemaCity Campo Pequeno.

PALMARÉS

Secção Oficial Competitiva
Grande Prémio
‘Mama’ (2013 Argentina), de Andrés Muschietti, com Jessica Chastain e Nikolaj Coster-Waldau.
Prémio Especial do Júri
‘O Apóstolo’ (2012 Espanha), de Fernando Cortizo, com Carlos Blanco e Pico (vozes).

Semana dos Realizadores
Prémio Melhor Filme
‘Pietà’ (2012 Coreia do Sul), de Kim Ki-Duk, com Lee Jung-Jin e Jo Min-Su.
Prémio Especial do Júri
‘Belyy Tigr - White Tiger’ (2013 Rússia), de Karen Shaknazarov, com Aleksey Vertkov e Vitaliy Kishchenko.

Secção Oriente Express
Prémio Melhor Filme
‘Baramgwa Hamjje Sarajida - The Grand Heist’ (2013 Coreia do Sul), de Kim Joo-Ho, com Cha Tae-hyun e Oh Ji-ho.
Prémio Especial
‘Muge - The Weight’ (2013 Coreia do Sul), de Jeon Kyu-Hwan, com Jo Jae-Hyun e Park Ji-A.
‘MAMA’
Andrés Muschietti
Fantasporto - Grande Prémio Melhor Filme 2013

8.3.13

Cinema - Mostra
8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO
6ª Edição
De 20 a 28 de Março no Cinema São Jorge
(Il Sorpasso)


A 8 ½ - Festa do Cinema Italiano apresenta um olhar sobre a recente produção cinematográfica italiana, seja de autores consagrados ou da nova geração de cineastas. Esta edição é marcada pela passagem do evento para o Cinema São Jorge e pela mostra das melhores longas-metragens produzidas ao longo da última temporada em Itália, ciclos de retrospectiva, uma homenagem aos 50 anos de ‘8 ½’, de Federico Fellini, e de ‘Il Gattopardo - O Leopardo’, de Luchino Visconti.
A nova secção Altre Visioni é composta por obras que reflectem uma abordagem singular à linguagem cinematográfica. A 8 ½ - Festa do Cinema Italiano inclui uma Secção Competitiva com um júri que premiará o Melhor Filme do novo cinema italiano, entre sete filmes de novos autores em competição.
Filmes legendados em português. Bilhetes à venda, a partir de 18 de Março, por 4 euros.

SELECÇÃO
Quinta, 28 de Março no Cinema São Jorge
21h30 - Sessão de Encerramento
‘La Migliore Offerta’ (2013), de Giuseppe Tornatore, com Jim Sturgess e Geoffrey Rush.
Sexta, 29 de Março no Teatro do Bairro
21h00 e 23h00 - Filme Premiado
Melhor Filme em Competição
FESTA DO CINEMA ITALIANO
8 ½


6.3.13

DJ Set
JAMIE XX
Night + Day Warm Up
Terça, 19 de Março, a partir das 22h00, no Lux


O músico, produtor e remisturador inglês Jamie Smith, conhecido como Jamie xx, líder da banda The xx, vem a Lisboa para fazer a apresentação do cartaz completo do evento Night + Day (curated by The xx) a realizar em Maio no Jardim da Torre de Belém, em Lisboa, e que reúne música e comida, com a actuação de músicos convidados pela banda indie pop/electronic/dubstep de Londres, autora de ‘XX’ (2009 Young Turks) e ‘Coexist’ (2012 Young Turks).
Jamie xx apresenta-se no formato DJ set, no Lux, na actuação Night + Day Warm Up que promete uma mistura de disco/house/techno/bass. Sonoridades sensíveis e refinadas na pista de dança.
Bilhetes à venda na loja de discos Flur por 8 euros.
“Jamie xx é um rapaz-prodígio, excelente produtor e DJ que se faz notar a solo com remisturas estelares. Um dos artistas mais completos que tivemos o prazer de ouvir nos últimos anos.”
Fact
BOILER ROOM
Jamie xx

4.3.13

Filme - Estreia a 14 de Março no Medeia Monumental e Medeia King
‘DE ROUILLE ET D´OS - FERRUGEM E OSSO’
de Jacques Audiard
com Marion Cotillard e Matthias Schoenaerts
(2012 Why Not Productions)


Ali depara-se com a responsabilidade de ficar com Sam, o filho de cinco anos. Sem casa, nem dinheiro, nem amigos, encontra refúgio em casa da irmã, no sul de França. Após uma luta numa discoteca, o seu destino cruza-se com o de Stéphanie, treinadora de orcas no ‘Marineland’. Será necessário que o espectáculo se transforme num drama para que se voltem a reunir.
Um drama do realizador francês Jacques Audiard, de 61 anos, autor de ‘Battre Mon Coeur S’Est Arrêté - De Tanto Bater o Meu Coração Parou’ (2005) e ‘Un Prophète - Um Profeta’ (2009).
“A strong, emotionally replete experience, and also a tour de force of directorial button pushing.”
The New York Times
“What could have been simply bizarre, sentimental or contrived here becomes an utterly absorbing love story.”
The Guardian
“La manipulation est totale, et sous la joliesse des détails de mise en scène, ne recule devant aucune contradiction: finalement aussi inconsistant que son personnage, ce film-là est ´opé´”.
Cahiers du Cinéma
‘DE ROUILLE ET D´OS’
Jacques Audiard

2.3.13

DVD Filmes - Colecção
‘SÉRIE ÍPSILON’
Novos Talentos da Realização
De 08 de Março a 10 de Maio, com o ‘Público’.


A colecção ‘Série Ípsilon’ de DVD filmes do ‘Público’ vai continuar com uma nova série de novos títulos. São 10 talentos emergentes do cinema mundial que o ‘Público’ reuniu numa colecção única de 10 filmes, de 10 realizadores, de 10 países diferentes. Em comum trazem, além da paixão pelo cinema, a aclamação da crítica especializada internacional.
A nova ‘Série Ípsilon - Novos Talentos da Realização’ é uma selecção de qualidade máxima, a custo mínimo, que dá espaço para os novos talentos da realização. Para quem gosta de ver cinema e não filmes.
De 08 de Março a 10 de Março, às sextas com o ‘Público’, por mais 1,99 euros.

SELECÇÃO
Sexta, 09 de Março
‘Lola’ (2009 Filipinas), de Brillante Mendoza, com Anita Linda e Rustica Carpio.
Sexta, 15 de Março
‘Tony Manero’ (2008 Chile), de Pablo Larrain, com Alfredo Castro e Paola Lattus.
Sexta, 22 de Março
‘Old Joy’ (2006 Estados Unidos), de Kelly Reichardt, com Daniel London e Will Oldham.
Sexta, 29 de Março
‘Le Pére de Mes Enfants - O Pai das Minhas Filhas’ (2009 França), de Mia Hansen-Love com Chiara Caselli e Louis-Do de Lencquesaing.
Sexta, 05 de Abril
‘Le Conseguenze dell'Amore - As Consequências do Amor’ (2004 Itália), de Paolo Sorrentino, com Toni Servillo e Olivia Magnani.
Sexta, 12 de Abril
‘Michael’ (2011 Áustria), de Markus Schleinzer, com Michael Fuith e David Rauchenberger.
Sexta, 19 de Abril
‘Heartbeats - Amores Imaginários’ (2010 Canadá), de Xavier Dolan, com Xavier Dolan e Monia Chokri.
Sexta, 26 de Abril
‘Attenberg’ (2010 Grécia), de Athina Rachel Tsangari, com Ariane Labed e Giorgos Lanthimos.
Sexta, 03 de Maio
‘Louise-Michel’ (2008 França), de Gustave Kervern e Benoît Delépine, com Yolande Moreau e Bouli Lanners.
Sexta, 10 de Maio
‘Os Famosos e os Duendes da Morte’ (2009 Brasil), de Esmir Filho, com Áurea Baptista e Ismael Caneppele.
NOVOS TALENTOS DA REALIZAÇÃO
Série Ípsilon