30.10.12

Livro - Novela Gráfica
'TRÊS SOMBRAS'
Cyril Pedrosa
(2012 Polvo)


O pequeno Joachim vive despreocupadamente e protegido do mundo pelos seus pais. Numa noite em que o sono não chega, observa sombras de três cavaleiros na colina oposta à sua casa. Estas visões, pressentimento de perda, estão lá só para ele. Louis, o seu pai, contraria-o e afronta o inevitável. Uma narrativa num cenário desestruturado desenhado com traços em espiral, em estilo escolar, a lapiseira e carvão.
Um livro de banda desenhada, com 270 páginas, do autor francês Cyril Pedrosa, de 39 anos, autor de ‘Portugal’ (2012 LeYa ASA). ‘Três Sombras’ será apresentado no festival Amadora BD que contará com a presença do autor e uma exposição da sua obra.
BD Angoulême - Les Essentiels 2008
“’Trois Ombres’ est un livre admirable. Un conte qui fascine, qui happe dès les premières pages.”
BD Gest
'TROIS OMBRES'
Cyril Pedrosa
(2007 Delcourt Shampooing)

28.10.12

Cinema Documental - Prémios
DOCLISBOA ‘12
10º Festival Internacional de Cinema
‘San Zimei - Three Sisters’, de Wang Bing, vence Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem


O documentário ‘San Zimei - Three Sisters’ do realizador chinês Wang Bing, ganhou o Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem Documental atribuído pelo Doclisboa ‘12. O filme acompanha três irmãs que vivem sozinhas numa casa de família de uma aldeia nas altas montanhas da região de Yunan. Passam os dias a trabalhar a terra ou a deambular pela aldeia. O pai regressa à aldeia para as levar consigo para a cidade mas depois concorda em deixar a mais velha com o avô.
O júri internacional do Doclisboa ‘12 distinguiu ‘San Zimei - Three Sisters’ entre ‘San Zimei - Three Sisters’ entre 11 longas-metragens de 10 países em competição. O Doclisboa apresenta todos os anos em antestreia os melhores documentários da última temporada e reúne uma série de programações não competitivas, com o objectivo de criar uma nova consciência da riqueza, diversidade e potencialidades do cinema do real.
O documentário ‘San Zimei - Three Sisters’ volta a ser exibido no domingo, 28 de Outubro às 21h30 na Culturgest.

PRÉMIOS DOCLISBOA ‘12 - COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem
‘San Zimei - Three Sisters’ de Wang Bing (2012 Hong Kong)
Prémio Especial do Júri
‘L’Anabase’ de Eric Baudelaire (2011 França)
‘SAN ZIMEI - THREE SISTERS’
Wang Bing
Doclisboa - Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem 2012









 
‘L´ANABASE’
Eric Baudelaire
Doclisboa - Prémio Especial do Júri 2012

26.10.12

CD - Álbum
‘JIAOLONG’
Daphni
(2012 Merge Records)


Daniel Snaith é o músico de electrónica, multinstrumentista e matemático canadiano que desenvolveu o projecto Manitoba, entre 2003 e 2005, e depois se passou a apresentar como Caribou, projecto sob o qual lançou ‘Andorra’ (2007 Merge) e ‘Swim’ (2010 Merge), álbuns dance pop/house de grande elegância sónica e experimental, absolutamente imperdíveis.
Daniel Snaith regressa agora com o novo projecto Daphni e o álbum de estreia ‘Jiaolong’ (2012 Merge) em que revela um som house/leftfield mais orgânico e directo às pistas de dança. Beats, batidas, loops, samples e sintetizadores em temas menos elaborados e mais espontâneos que exploram a dance music retro/vintage. Um dos álbuns mais vibrantes do ano.
“This is one of only a handful albums this year to have delivered exactly that. Fewer still have done so with such distinctness.”
XLR8R
“Centred on an ethos of crisp percussion, playful melody and insistent beats, its minimalist construct is Daniel Snaith’s purest transition to the dancefloor yet.”
BBC Music
‘LONG’
Daphni



‘PAIRS’
Daphni



‘YE YE’
Daphni

24.10.12

Cinema - Mostra
LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL ‘12
LEFFEST
De 09 a 18 de Novembro no Medeia Monumental e Cinema Nimas


Na sua sexta edição, o Lisbon & Estoril Film Festival afirma-se enquanto lugar de reflexão e discussão e pelo cruzamento de cineastas, pensadores, artistas e público. Dá a conhecer, através de uma programação diversificada, as melhores produções cinematográficas europeias e mundiais, consagradas ou desconhecidas.
O Lisbon & Estoril Film Festival, com direcção de Paulo Branco, compreende uma competição internacional de filmes europeus a que o júri, que inclui os actores Willem Dafoe e Fanny Ardant, atribui os prémios Prémio Melhor Filme, Prémio Especial do Júri e Prémio Cineuropa às 11 longas-metragens em competição. Sessões paralelas como homenagens (Monte Hellman, Lucrecia Martel e Serge Daney), retrospectiva (Brian de Palma e Hou Hsiao-Hsien), simpósios, encontros e exposições completam o programa.
Bilhetes à venda no cinema Medeia Monumental e Fnac, a partir de 01 de Novembro, por 4 euros.

SELECÇÃO
Domingo, 18 de Novembro
19h00 Medeia Monumental - Filme Premiado (Competição Oficial)
Prémio Especial do Júri
21h30 Medeia Monumental - Filme Premiado (Competição Oficial)
Grande Prémio LEFFEST
LEFFEST
Lisbon & Estoril Film Festival '12

22.10.12

Concerto - Ao Vivo
JOHN TALABOT
Misty Fest 2012
Sexta, 09 de Novembro no Lux


Músico, DJ residente no club Razzmazztaz de Barcelona, produtor house/disco e fundador da editora Hivern Discs, o espanhol John Talabot lançou quatro singles desde 2009 para além de uma série de remixes caracterizadas pela produção ensolarada para as pistas de dança.
Com o álbum de estreia ‘Fin’ (2012 Permanent Vacation), John Talabot afirmou o seu talento para captar uma alegria nostálgica mediterrânica associada à dance music. House/disco melancolicamente feliz, dançável e triunfante ao vivo no Lux.
“Os elogios vão-se amontoando, contribuindo para uma certeza: John Talabot é um dos grandes nomes de 2012 e um dos protagonistas do futuro que se segue.”
Misty Fest 2012
Bilhetes à venda na Fnac por 20 euros.
JOHN TALABOT
Live @ Sonar 2012 (Barcelona)

20.10.12

Livro - Novela Gráfica
‘SURFISTA PRATEADO - PARÁBOLA’
Stan Lee e Moebius
Heróis Marvel - Série II
Quinta, 08 de Novembro com o ‘Público’.


O devorador de mundos Galactus volta à Terra e apresenta-se como um deus, prometendo uma nova era e pedindo ser adorado. O sentinela das estrelas Silver Surfer sabe que existe algo por trás disso e novamente revela sua presença aos humanos, na tentativa de deter o terrível ser. De seguida, Silver Surfer tem que resgatar o guerreiro Nova do demónio Mephisto, que o faz adorar o semideus Galactus.
Um volume da colecção ‘Heróis Marvel’, do Público/Levoir, que reúne a história ‘Parábola’, de Stan Lee (história) e Moebius (arte), e episódios da revista mensal ‘The Silver Surfer’ assinados por Stan Lee (história) e John Buscema (arte). As aventuras do mais cósmico e filosófico herói da Marvel numa edição épica da banda desenhada de super-heróis.
Eisner Awards - Best Finite/Limited Series 1989

HISTÓRIAS
Parábola
Um Mundo que Ele Nunca Fez!
Vitória Amarga
O Surfista e a Aranha!
Juízo Final
SILVER SURFER
Sentinel of the spaceways!
(Marvel)



18.10.12

Filme - Estreia a 01 de Novembro no UCI El Corte Inglês
‘CESARE DEVE MORIRE - CÉSAR DEVE MORRER’
de Paolo Taviani e Vittorio Taviani
com Cosimo Rega e Salvatore Striano
(2012 Kaos Cinematográfica)


Uma sala de teatro na prisão de segurança máxima de Rebibbia, em Roma. Uma encenação de ‘Julius Caesar’, de Shakespeare, chega ao fim no meio de grandes aplausos. As luzes baixam e os actores, que descobrem a arte da representação como aprofundamento do autoconhecimento, transformam-se novamente em presos e são acompanhados às suas celas.
Um drama da dupla de irmãos realizadores italianos Paolo Taviani e Vittorio Taviani, de 81 anos, autores de ‘Padre Padrone’ (1977), ‘La Nuit de San Lorenzo’ (1982) e ‘Fiorile’ (1992).
Berlinale - Goldener Bar 2012 (Melhor Filme)
“Le film propose une magnifique étude de visages, de corps, d'accents et de manières de s'exprimer, et c'est à travers ce processus que le matériau théâtral se transmute en matière de cinéma.”
Les Inrockuptibles
“’Cesare Deve Morire’ ci restituisce i grandi Taviani, vuoi con berretto o senza e comunque indistinguibili, Paolo e Vittorio, ottantenni tuttora coraggiosi e geniali.”
La Repubblica
‘CESARE DEVE MORIRE’
Paolo Taviani e Vittorio Taviani

16.10.12

DJ Live Set
KODE9
Jameson Urban Routes 2012
Sexta, 26 de Outubro no Musicbox


Responsável pela editora Hyperdub, produtor, professor universitário de Sonic Culture, e pensador das mutações das músicas urbanas, o escocês Steve Goodman, sob o pseudónimo Kode9, é o grande ideólogo do dubstep, um género assente nos subgraves, dub, drum and bass e grime.
Kode9 estreou-se com o álbum ‘Memories of the Future’ (2006 Hyperdub), a que se seguiu ‘Black Sun’ (2011 Hyperdub), em colaboração com The Spaceape nas vocalizações. Editou ainda o mix álbum ‘Kode9 DJ-Kicks’ (2010 !K7 Records). Um som complexo, amplo, pulsante e minimalista, em que Kode9 molda as correntes musicais do futuro, ao vivo no Musicbox.
Bilhetes à venda na Fnac por 10 euros. Oferta de um 'Jameson Irish Whiskey'.
“O rei dos reis, Kode9!”
Musicbox

JAMESON URBAN ROUTES 2012
Sexta, 26 de Outubro a partir das 23h30
Gala Drop
Six Organs of Admitance
Kode9
Marfox
KODE9
Off Centre 2010
Melkweg (Amsterdam)

14.10.12

Álbum - BD
‘PORTUGAL’
Cyril Pedrosa
(2012 LeYa ASA)


Simon Muchat é um desenhador de banda desenhada francês que se encontra em plena crise. Quando tudo parece desmoronar-se e ter perdido o sentido, recebe um convite para se deslocar às jornadas Sobreda BD, em Portugal, país do qual a sua família é originária e onde tinha passado vários verões na infância. Em Portugal descobrirá uma outra forma de existir, de pensar e de ser, que virá a converter-se numa nova fonte de inspiração.
Autobiografia ficcionada com um grafismo impressionista e cores de aguarelas luminosas e suaves, ‘Portugal’ é um álbum de banda desenhada, com 272 páginas, do autor francês Cyril Pedrosa, de 39 anos, autor de ‘Trois Ombres’ (2007 Delcourt Shampooing). ‘Portugal’ será apresentado no festival Amadora BD que contará com a presença do autor e uma exposição da sua obra.
Angoulême BD - Fauve d’Angoulême Prix de la BD Fnac 2012
“Un graphisme chaleureux et plein de relief, mais immédiatement accessible. Une belle et émouvante histoire, pour une très grande bande dessinée.”
BoDoi
“Un émerveillement graphique, une gerbe de couleurs et de traits qui, souvent, se confondent.”
Le Monde
‘PORTUGAL’
Cyril Pedrosa



CYRIL PEDROSA
Angoulême BD

12.10.12

Filme - Estreia a 25 de Outubro no Medeia King
‘LA FOLIE ALMAYER’
de Chantal Akerman
com Stanislas Merhar e Aurora Marion
(2011 Artémis Productions)


No sudoeste da Ásia, numa aldeia perdida num rio grandioso e turbulento, um europeu agarra-se aos sonhos ilusórios por amor à filha. Nina, filha de mãe malasiana, tem a obrigação de frequentar um colégio interno francês para se preparar para uma viagem à Europa.
Um drama da realizadora belga Chantal Akerman, de 62 anos, autora de ‘La Captive’ (2000), ‘Demain on Déménage’ (2004) e ‘Là-Bas’ (2005).
“’La Folie Almayer’ is not friendly terrain to traverse, it is a prolonged fever dream that ultimately yields madness.”
The New York Times
“Branlant mais habité, ’La Folie Almayer’ trouve sa véritable voie avec sa jeune héroïne, personnage impérial qui permet à la cinéaste de prendre de la hauteur et d'insuffler à sa mise en scène le lyrisme tragique d'un opéra.”
Les Inrockuptibles
‘LA FOLIE ALMAYER’
Chantal Akerman

10.10.12

Banda Desenhada - Festival
AMADORA BD
23º Festival Internacional de Banda Desenhada
De 26 de Outubro a 11 de Novembro na Brandoa - Amadora
(CNBDI)


A edição de 2012 do festival de banda desenhada Amadora BD apresenta como tema central 'Autobiografia'. O local principal de exposição é o Fórum Luís de Camões, na Brandoa - Amadora. O programa do festival, que tem como director Nelson Dona, contempla exposições, presença de autores nacionais e estrangeiros (sessões de autógrafos, debates e colóquios, novidades editoriais e workshops), espaço comercial (feira do livro de banda desenhada), concertos e animação infantil.
No âmbito do Amadora BD, serão atribuídos os ‘Prémios Nacionais de Banda Desenhada’ que funcionam como elemento credibilizador do panorama português de banda desenhada.

EXPOSIÇÕES
A Autobiografia na Banda Desenhada
Homem-Aranha
Cyril Pedrosa
Zep
AUTORES PRESENTES
Cyril Pedrosa
Mike Deodato
Mathieu Sapin
Justin Green
AMADORA BD
23º Festival Internacional de Banda Desenhada


8.10.12

Filme - Antestreia
'SHUT UP AND PLAY THE HITS’
O fim dos LCD Soundsystem
Quinta, 25 de Outubro às 23h00 no Lux


A 02 de Abril de 2011, a banda disco/house e punk/funk LCD Soundsystem deu o seu último concerto no Madison Square Garden, em Nova Iorque. O líder James Murphy decidira desmembrar uma das bandas mais influentes da sua geração no pico da sua popularidade. Os momentos que antecederam o concerto e também o dia depois, quando James Murphy teve que lidar com as consequências pessoais e profissionais da sua decisão.
Um documentário musical dos realizadores norte-americanos Dylan Southern e Will Lovelace, autores de ‘Blur - No Distance Left to Run’ (2010). Projecção nos três pisos do Lux seguida de DJ set de Tim Sweeney, realizador do programa ‘Beats in Space’ (WNYU Radio) e autor de remisturas para a DFA Records.
Antestreia integrada no programa do Doclisboa. Bilhetes à venda na loja de discos Flur por 5 euros.

'SHUT UP AND PLAY THE HITS - O FIM DOS LCD SOUNDSYSTEM’
de Dylan Southern e Will Lovelace
com James Murphy e Chuck Klosterman
(2012 Pulse Films)
“A gorgeously shot concert film.”
The Guardian
'SHUT UP AND PLAY THE HITS’
The Very Loud Ending of LCD Soundsystem
Dylan Southern and Will Lovelace


6.10.12

Cinema - Sessão
O PRIMEIRO SÉCULO DO CINEMA
‘Nosferatu’ (1922) de F.W. Murnau
Sábado, 20 de Outubro às 19h30 na Cinemateca Portuguesa


Na rubrica regular ‘O Primeiro Século do Cinema’ a Cinemateca Portuguesa programa obras que vão de 1895 a 1995. Em Outubro, é apresentado o filme de Friedrich W. Murnau, uma das obras-primas máximas da história do cinema. 'Nosferatu' abre as portas do cinema fantástico.
A primeira e mais célebre adaptação do romance 'Drácula', de Bram Stoker, e um dos filmes mais eróticos da história do cinema. Friedrich W. Murnau (1888-1931), foi um dos mais importantes realizadores do cinema mudo e do cinema expressionista alemão (expressividade emocional, atmosferas inquietantes, fascinação pelo mal), e autor de ‘Sunrise - Aurora’ (1927).
Bilhetes à venda no dia da sessão por 3,50 euros.

Sábado, 20 de Outubro às 19h30 na Cinemateca Portuguesa
‘NOSFERATU, EINE SYMPHONIE DES GRAUENS - NOSFERATU, O VAMPIRO’ (1922)
de F.W. Murnau, com Max Schreck e Greta Schröder
O conde Graf Orlock, um vampiro dos Cárpatos, decide-se mudar para Bremen, espalhando o terror na região.
'NOSFERATU - EINE SYMPHONIE DES GRAUENS'
F.W. Murnau

4.10.12

Cinema - Festival
DOCLISBOA‘12
10º Festival Internacional de Cinema
De 18 a 28 de Outubro na Culturgest, Cinema São Jorge e Cinema Londres
(Apordoc)


Organizado pela Apordoc - Associação pelo Documentário, o Doclisboa apresenta em antestreia os melhores documentários da última temporada e apresenta-se na sua décima edição, como um festival cuja proposta nasce do duplo desafio de pensar o cinema como campo simultaneamente artístico e político e como força de inscrição no real.
O festival internacional de cinema documental pretende dar ao público novas formas de pensar, de ver o mundo e de comunicar, mostrando filmes importantes e premiados. Com direcção de Cinta Pelejà, Cíntia Gil e Susana de Sousa Dias, o Doclisboa vai exibir nesta edição 150 documentários de três dezenas de países. A programação inclui a Competição Nacional e Internacional, secções paralelas, retrospectivas e homenagem.
Bilhetes à venda na Culturgest a partir de 04 de Outubro por 3,50 euros.

SELECÇÃO
Domingo, 28 de Outubro na Culturgest
16h30 - Filme Premiado Competição Investigações
Prémio RTP2 para melhor Documentário de Investigação
21h30 - Filmes Premiados Competição Internacional
Grande Prémio Cidade de Lisboa para melhor Longa ou Média-Metragem
Prémio Siemens para melhor Curta-Metragem
EM OUTUBRO, O MUNDO INTEIRO CABE EM LISBOA
Doclisboa’12

2.10.12

Exposição - Arte Contemporânea
‘FLAGRANTE DELEITE’
Rosemarie Trockel
De 13 de Outubro a 06 de Janeiro na Culturgest


A exposição ‘Flagrante Deleite’ oferece uma perspectiva sobre o trabalho da alemã Rosemarie Trockel, de 60 anos, artista de referência na cena artística internacional dos últimos trinta anos. Tomando como leitmotiv uma série de colagens realizadas desde 2004, a exposição inclui também esculturas, objectos de cerâmica e obras de parede feitas com lã formuladas a partir de uma perspectiva precisa, poética e feminina. O título da exposição faz referência à dualidade ou multiplicidade do seu trabalho: expressivo, divertido, sombrio e sensual.
Rosemarie Trockel propôs no início da década de 1980 uma alternativa ao formalismo rígido e à pintura expressiva então dominantes. O denominador comum às suas obras é a intensidade do conteúdo, que incorpora discursos filosófico, teológico e científico e modelos comportamentais.
Curadoria de Dirk Snauwaert. Entrada por 2 euros.
EXHIBITION @ SKARSTEDT GALLERY (NEW YORK)
Rosemarie Trockel