30.5.12

DJ Sets
LUX CURATED BY DAMIAN LAZARUS
Green Ray 2012
Quarta, 06 de Junho no Lux


Ao longo de mais de uma década de programação pioneira nasceram e cresceram cumplicidades várias e valiosas entre o club Lux e DJs convidados e admirados. Algumas dessas pessoas são o centro das noites ‘Green Ray’ em 2012. Trata-se de convocar alguns dos heróis para, por uma noite apenas, assumirem o papel de curadores / programadores do Lux. É-lhes dada carta branca para construírem o seu cartaz de sonho, ocupando ambos os pisos do club com concertos e DJs, numa espécie de festival inédito e irrepetível que dura uma só noite. Em Junho, é a vez de 'Lux curated by Damian Lazarus'.
O músico e DJ inglês minimal/tech house/synth-pop Damian Lazarus, fundador da editora Crosstown Rebels, geriu o festival Sónar 2003 e mantém o podcast ‘Lazpod’. Com gostos experimentais e ecléticos é autor do álbum ‘Smoke the Monster Out’ (2009 Get Physical) e do mix álbum ‘Fabric 54’ (2010 Fabric). Uma noite apetecível inteiramente da responsabilidade de Damian Lazarus.
Bilhetes à venda na loja de discos Flur por 15 euros.
“Ouvidos ecléticos, bom gosto aglutinador e talento inusitado para perceber o público.”
Lux
“Damian Lazarus plays the best underground records in the world."
DJ Magazine

LUX CURATED BY DAMIAN LAZARUS
Green Ray 2012
Bar
Jimmy Edgar
Disco
Francesca Lombardo
Amirali (ao vivo)
Subb-na
Damian Lazarus
‘SMOKE THE MONSTER OUT’
Damian Lazarus



‘FABRIC 54’
Damian Lazarus

28.5.12

Festival - Prémios de Cinema
FESTIVAL DE CANNES 2012
65éme Festival International du Film de Cannes
‘Amour’, de Michael Haneke, vence Palm d’Or.


O Festival de Cannes, realizado na Côte d’Azur na costa sul de França, é o mais prestigiado e famoso festival de cinema do mundo, contando anualmente com a presença de 30 mil profissionais da arte e indústria cinematográfica e 4 mil jornalistas. Na edição deste ano, a competição Sélection Officielle, admitiu a concurso 22 longas-metragens, de 13 países.
O júri presidido pelo realizador italiano Nanni Moretti declarou como vencedor da competição o filme ‘Amour’, do realizador austríaco Michael Haneke, atribuindo-lhe a Palm d’Or para o melhor filme. O drama conta a história de um casal de professores de música reformados cujo amor que os une vai ser posto à prova pela doença.
‘Amour’ estreia em Portugal em Novembro nos cinemas Medeia.

PALMARÉS
Palm d’Or 2012 (melhor filme em competição)
‘Amour’, de Michael Haneke, com Jean-Louis Trintignat e Emmanuelle Riva
Grand Prix 2012 (filme mais original em competição)
‘Reality’, de Matteo Garrone, com Aniello Arena e Loredana Simioli
‘AMOUR’
Michael Haneke

26.5.12

Praia - Naturismo
MECO
Moinho de Baixo
Sesimbra

 
Praia natural ao longo da costa atlântica poente, o Meco tem um valor natural e ecológico que corresponde à Paisagem Protegida da Arriba Fóssil e aos extensos areais, matas, dunas e arribas de argilas com as suas bicas, aproveitáveis para tratamentos naturais. A praia com cerca de 1 850 metros é vigiada por nadadores-salvadores e tem uma temperatura média da água no Verão de 19º C. O mar agitado e a sua forte rebentação é uma constante, mesmo durante a maré baixa.
É uma praia naturista na zona localizada entre o Moinho de Baixo e a Fonte do Penedo. As normas éticas condenam comportamentos ostensivos e o desrespeito pela natureza e não obrigam os principiantes ao nudismo nas praias exclusivas. O Meco possui os restaurantes-esplanadas ‘Bar do Peixe’ e ‘Onda Azul’ e parques de estacionamento cobertos e pagos. A 42 km de Lisboa pela Auto-estrada do Sul, acessível por Alfarim.
ARH - Época Balnear 2012 entre 01 de Junho e 16 de Setembro
ABAE - Bandeira Azul 2012 (Moinho de Baixo-Meco)
"Naturism is a way of life in harmony with nature."
International Naturist Federation
PRAIA DO MECO
Sesimbra

24.5.12

Livro - Romance
‘O POMBO INGLÊS’
Stephen Kelman
(2012 LeYa Teorema)


Acabado de chegar a Londres vindo do Gana, Harrison Opoku, de 11 anos, vive num bairro social com a família. Quando um rapaz da vizinhança é assassinado e a polícia não consegue encontrar testemunhas, Harrison decide investigar por conta própria. Ao fazê-lo, rompe com a frágil teia protectora que a sua mãe tecera em torno da família.
Romance de estreia do escritor inglês Stephen Kelman, de 36 anos.
Booker Prize - Fiction Shortlist 2011
“One of the hardest things in fiction is to write from a child's point of view - Stephen Kelman does it brilliantly.”
The Guardian
‘PIGEON ENGLISH’
Stephen Kelman

22.5.12

Filme - Estreia a 31 de Maio no Medeia Monumental e Medeia King
‘COSMOPOLIS’
de David Cronenberg
com Robert Pattinson e Samantha Morton
(2012 Alfama Films)


Eric Packer, um milionário de 28 anos, assiste a uma transformação negra que se abate sob o universo de Wall Street. À medida que é conduzido pela baixa de Manhattan, é absorvido pela variação da moeda chinesa yuan. A cada segundo a sua fortuna está em risco e a sua paranóia intensifica-se na travessia pela cidade.
Um drama do realizador canadiano David Cronenberg, de 69 anos, autor de autor de ‘The Fly - A Mosca’ (1986), ‘Dead Ringers - Irmãos Inseparáveis’ (1988), ‘Spider’ (2002), 'A History of Violence - Uma História de Violência' (2005) e 'Eastern Promises - Promessas Perigosas’ (2007). Produção do português Paulo Branco.
“Agonisingly self-conscious and meagre piece of work.”
The Guardian
“Une fable aussi terrible que brillante sur le capitalisme.”
Les Inrockuptibles
Bilhetes já à venda para a antestreia na terça, 29 de Maio às 22h00 no Medeia Monumental, com a presença do realizador David Cronenberg e do actor Robert Pattinson.
‘COSMOPOLIS’
David Cronenberg

20.5.12

Bar Esplanada - Inauguração
QUIOSQUE TIME OUT
A Avenida da Liberdade vai parar
A partir de sexta, 25 de Maio nos Restauradores


A revista-guia ‘Time Out Lisboa’ torna-se na primeira marca da imprensa portuguesa a ter um espaço aberto ao público. O Quiosque Time Out, um espaço pequeno, despretensioso e informal, afirma-se
com todo o potencial para se transformar numa montra do melhor que a cidade de Lisboa tem.
Localizado na Avenida da Liberdade - Restauradores e dedicado ao consumidor urbano de lazer e cultura, o Quiosque Time Out vai oferecer cocktails, vinho a copo, sandes, petiscos, Internet gratuita e DJs. O bar-esplanada é uma parceria da Banana Café com a Time Out, responsável pelo conceito e programação. Os fins de tarde e as noites têm animação garantida com nomes ligados à música (colectivos, editoras e lojas de discos).

GRANDE INAUGURAÇÃO
Sexta, 25 de Maio das 19h00 às 02h00
DJs Sets
Rodrigo Nogueira
Buraka Som Sistema
Isaac
GRANDE INAUGURAÇÃO
Quiosque Time Out

18.5.12

CD - Álbum
‘KEEPERS OF THE LIGHT’
LHF
(2012 Keysound Recordings)


Colectivo dubstep londrino, os LHF ganharam notoriedade com uma série de EPs lançados desde 2010 pela editora Keysound Recordings do produtor Martin Clark.
No álbum de estreia, ‘Keepers of the Light’, acabado de lançar, os LHF compilam 27 faixas distintas e heterogéneas, entre o conceptual e a diversão. Uma mescla de samples tribais, vocalizações, percussões e basslines que exploram as múltiplas referências da música electrónica inglesa e orientalismos. Dubstep elegante, multicultural e dançável num álbum forte e vigoroso.
“It plays like the best dubstep singles collection never released, typifying the genre’s bruised and reclusive paranoia while transcending it.”
Beats Per Minute
“One of the most anticipated albums of the year is ‘Keepers of the Light’, the debut full-length by LHF.”
Fact
‘AKASHIC VISIONS’
LHF

16.5.12

Livro - Romance
‘LODOLÂNDIA!’
Karen Russell
(2012 Bertrand Editora)


Ava Bigtree, de 13 anos, viveu a vida inteira na ‘Lodolândia!’, a ilha onde a sua família gere o parque temático de luta com jacarés. Mas quando a mãe, a estrela do espectáculo, morre inesperadamente, a família mergulha no caos. O avô tem de ser levado para um lar, o pai isola-se, a irmã apaixona-se por um fantasma e o irmão foge para o continente. Apenas Ava mantém o optimismo e a fibra necessários para mudar o futuro.
Romance de estreia da escritora norte-americana Karen Russell, de 31 anos.
Pulitzer Prize - Fiction Finalist 2012
The New York Times - 10 Best Books of 2011
“Many of descriptions are quite dazzling. The density of the prose can become a bit exhausting.”
The Guardian
“Absolutely irresistible. A suspenseful, deeply haunted book. A marvel.”
The New York Times
‘SWAMPLANDIA!’
Karen Russell

14.5.12

Filme - Estreia a 24 de Maio no Cinema City Classic Alvalade
‘MICHAEL’
de Markus Schleinzer
com Michael Fuith e David Rauchenberger
(2011 Nikolaus Geyrhalter Filmproduktion)


Na sua casa nos subúrbios, Michael janta e vê televisão com Wolfgang, de 10 anos, antes de este voltar para o temido covil. Este é o segredo de Michael, 35 anos, corrector de seguros, que mantém um prisioneiro que submete a abusos sexuais. Os dois partilham momentos de aparente naturalidade, que encobrem uma relação entre molestador e vítima.
Um drama, estreia na realização, do actor austríaco Markus Schleinzer, de 41 anos.
“A scabrous, satirical comment on the Stockholm syndrome inherent in all parent-child relationships.”
The Guardian
“'Michael' est tout en sobriété autrichienne: minimaliste, froid, à la fois impeccable et implacable dans sa mise en scène des turpitudes humaines.”
Le Monde
‘MICHAEL’
Markus Schleinzer

12.5.12

CD - Álbum
‘R.I.P’
Actress
(2012 Honest Jon's)


Actress é o projecto do DJ e produtor londrino Darren Cunningham, fundador da editora Werk Discs, pelo qual já lançou os álbuns ‘Hazyville’ (2008 Werk) e ‘Splazsh’ (2010 Honest Jon's), explorando o universo house/techno e dubstep/r&b a que acrescenta o funk/electro/jack.
Actress lança agora ‘R.I.P’, o seu terceiro álbum, menos focado na pista de dança, batidas e graves e mais ambientalista. Um conjunto de lamentos electrónicos, estruturas e ritmos sonhadores, numa sonoridade house/techno/dubstep. Uma brisa descoordenada, intimista e clássica.
“'R.I.P' is a fantastical, fascinating album: as Actress intended, it feels not really of this world.”
Fact
“'R.I.P' rewards background play just as much as concentrated listening, if not more so.”
Spin
‘ASCENDING’
‘CAVES OF PARADISE’
‘IWWAD’
Actress

10.5.12

Filme - Estreia a 17 de Maio no Medeia Monumental e Medeia King
‘TAKE SHELTER - PROCUREM ABRIGO’
de Jeff Nichols
com Michael Shannon e Jessica Chastain
(2011 Hydraulx)


Curtis LaForche vive numa pequena cidade de Ohio, com a sua mulher Samantha e a filha Hannah de seis anos de idade, que é surda. O dinheiro é pouco e a certa altura Curtis começa a ter sonhos sobre uma tempestade apocalíptica, canalizando a sua ansiedade na construção no seu quintal de um abrigo. O seu comportamento preocupa Samantha e provoca a intolerância entre os colegas de trabalho, amigos e vizinhos.
Um drama do realizador norte-americano Jeff Nichols, de 34 anos, autor de ‘Shotgun Stories - Histórias de Caçadeira’ (2007).
"A perfect allegory for a panicky time. A horror movie that will trouble your sleep not with visions of monsters but with a more familiar dread."
The New York Times
"Le cinéma indépendant américain récent réserve plus rarement qu'on ne le dit des surprises de la taille de ‘Take Shelter’."
Le Monde
‘TAKE SHELTER’
Jeff Nichols

8.5.12

Sala de Espectáculos
RITZ CLUBE
Lisbon Bohemian Club since 1908
A partir de 17 de Maio na Rua da Glória (Praça da Alegria)


Uma das mais emblemáticas salas de espectáculos da capital, o Ritz Clube surge em Maio completamente remodelado e será o palco de uma programação cultural transversal que pretende manter o seu legado histórico e, simultaneamente, abrir portas a novas experiências artísticas.
O Ritz Clube esteve encerrado durante 12 anos, mas o edifício foi alvo de reabilitação total e vai ter vida nova. Agora, além da sala com capacidade para 400 pessoas e dedicada a concertos e clubbing com DJs, inclui mais dois espaços. Serão dois pisos e três áreas distintas, uma delas de restauração. A programação será mais alargada e ecléctica e não apenas concentrada na música.

SELECÇÃO
Programação de Maio
Quinta, 31 - Ena Pá 2000 (concerto) + Trash Sessions - DJ Riot, Zeder e Drop Top (DJ set)
LISBON BOHEMIAN CLUB
Ritz Clube

6.5.12

Festival - Prémio de Cinema
INDIELISBOA’12
9º Festival Internacional de Cinema Independente
‘De Jueves a Domingo’, de Dominga Sotomayor, vence Grande Prémio de Longa-Metragem.


O 'IndieLisboa' é um local privilegiado para a descoberta de novos autores e tendências do cinema mundial. Esta nona edição, vista por cerca de trinta mil espectadores, teve a concurso 10 filmes na competição internacional, primeiras ou segundas obras dos autores. O júri atribuiu o Grande Prémio de Longa-Metragem ao filme ‘De Jueves a Domingo’, da realizadora chilena Dominga Sotomayor.
O drama road-movie ‘De Jueves a Domingo’ conta uma viagem familiar de fim-de-semana de Santiago ao norte do Chile. Aquilo que poderia ser um momento íntimo de partilha a quatro é, contudo, manchado pela constatação de que será a última vez que estarão todos juntos.
‘De Jueves a Domingo’ volta a ser exibido no domingo, 06 de Maio às 18h00 na Culturgest.

PALMARÉS INDIELISBOA’12 - COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Grande Prémio de Longa-Metragem
‘De Jueves a Domingo’, de Dominga Sotomayor (2012 Chile), com Santi Ahumada e Emiliano Freifeld.
‘DE JUEVES A DOMINGO’
Dominga Sotomayor

4.5.12

Livro - Romance
'ATÉ AO FIM DA TERRA'
David Grossman
(2012 LeYa D.Quixote)


Quando Ora se prepara para festejar a desmobilização do filho Ofer, ele volta a juntar-se voluntariamente ao exército israelita. Num ímpeto supersticioso, Ora parte para a Galileia, arrastando consigo Avram, o antigo amante e prisioneiro de guerra. Durante a caminhada, Ora vai desenrolando a história da sua maternidade e inicia Avram no drama da família humana.
Um romance do escritor e activista israelita David Grossman, de 58 anos, autor de ‘O Mel do Leão - O Mito de Sansão’ (2007 Teorema). Recentemente, um dos seus filhos morreu no Líbano, no cumprimento do serviço militar.
Prix Médicis - Étranger 2011
National Book Critics Circle Award - Fiction Finalist 2010
“A masterpiece. One of the few novels that feel as though they have made a difference to the world.”
The New York Times
“A travers le destin d’une famille, l’écrivain israélien David Grossman ausculte l’histoire de son pays, prisonnier d’un cercle de folie et de violences. Magistral.”
Les Inrockuptibles
‘TO THE END OF THE LAND’
David Grossman

2.5.12

DJ Sets
JOHN TALABOT
PIONAL
Stardust Balls
Sexta, 18 de Maio no Lux


Músico, DJ residente no club Razzmazztaz de Barcelona, produtor house/disco e fundador da editora Hivern Discs, o espanhol John Talabot lançou quatro singles desde 2009 para além de uma série de remixes caracterizadas pela produção ensolarada para as pistas de dança. Com o álbum de estreia ‘Fin’ (2012 Permanent Vacation), afirma o seu talento para captar uma alegria nostálgica mediterrânica associada à dance music. House/disco melancolicamente feliz, dançável e triunfante.
O também espanhol Pional é multi instrumentista, cantor e DJ e costuma produzir com John Talabot. Juntos vão mostrar a sua magia no Lux. Uma noite intensa, de liberdade, fruição e descoberta.
”John Talabot e Pional são dois dos nomes mais importantes e criativos da música feita actualmente em Espanha.”
Isilda Sanches (Oxigénio)
‘DESTINY’
John Talabot
Feat. Pional