28.2.12

Filme - Estreia a 08 de Março no Medeia Monumental
‘MARGIN CALL - O DIA ANTES DO FIM’
de J.C. Chandor
com Kevin Spacey e Paul Bettany
(2011 Benaroya Pictures)


O jovem analista Peter Sullivan revela informação que poderá vir a originar o fim do banco de investimento e desencadeia uma sucessão de decisões financeiras e morais que poderão colocar a vida da equipa de corretagem à beira do desastre, nas 24 horas anteriores ao crash da bolsa de Wall Street em 2008.
Um drama de acção estreia na realização do norte-americano J.C. Chandor, de 37 anos.
“The accomplishment of this movie is that it allows you to sympathize with them, to acknowledge the reality of their predicament, without letting them off the hook or forgetting the damage they did.”
The New York Times
“Chock-full of terrific performances, ‘Margin Call’ is the kind of gripping, grown-up film that these days is usually found on the small screen.”
The Guardian
‘MARGIN CALL’
J.C. Chandor

26.2.12

Filme - Estreia a 08 de Março no ZON Lusomundo Alvaláxia
‘KILL LIST - UMA LISTA A ABATER’
de Ben Wheatley
com Neil Maskell e MyAnna Buring
(2011 Rook Films)


Oito meses depois de um trabalho desastroso em Kiev, que o deixou física e mentalmente marcado, Jay, um ex-soldado que se transformou num assassino contratado, é agora pressionado pelo seu parceiro Gal a aceitar uma nova missão. Jay começa a revelar mais uma vez o seu medo e paranoia, deixando-se levar para a profundidade das trevas.
Um filme de terror do realizador inglês Ben Wheatley, de 40 anos, autor de ‘Down Terrace’ (2009).
“The assured style is the spackle that holds ‘Kill List’ together: when the plot doglegs into insanity, and the characters follow suit, this brutal fever dream refuses to fall apart.”
The New York Times
“Unsettlingly strange offering from British director Ben Wheatley. As far as British horror goes right now, ‘Kill List’ is pretty much top of the range.”
The Guardian
‘KILL LIST’
Ben Wheatley

24.2.12

Videojogo - iPhone e iPad
‘BEAT SNEAK BANDIT’
Rhythm. Stealth. Puzzle.
(2012 Simogo)


Quando todos os relógios do mundo são roubados por Duke Clockface e o mundo está um caos, chega o momento de Bandit recuperá-los para o que tem que ultrapassar guardas, patrulhas, luzes de segurança, alçapões e engenhocas recorrendo ao ritmo e à batida. No videojogo ‘Beat Sneak Bandit’ tudo se move ritmicamente e ao toque para a batida. É necessário ouvir e aprender os padrões para descobrir como resolver cada nível.
Com uma jogabilidade simples, musical e divertida, ‘Beat Sneak Bandit’ foi desenvolvido pela produtora sueca Simogo, fundada em Malmo por Simon Flesser e Magnus Gardeback.
“Polished, challenging, wholly original and a heck of a lot of fun. It's a great example of how presentation, control and design can come together to create a cohesive and extremely fun package. Don't miss it!”
IGN
Compatible with iPhone, iPod Touch and iPad. Open iTunes to buy and download app. $2.99.
‘BEAT SNEAK BANDIT’
Simogo

22.2.12

Filme - Estreia a 01 de Março no Medeia Monumental e Medeia King
‘SHAME - VERGONHA’
de Steve McQueen
com Michael Fassbender e Carey Mulligan
(2011 Film4)


Brandon é um jovem de sucesso, com trinta e poucos anos, que vive confortavelmente no seu apartamento em Nova Iorque. Para se distrair da monotonia do dia-a-dia, seduz mulheres, embrenhando-se numa série de romances e casos. No entanto, o ritmo de vida rigidamente controlado de Brandon entra em colapso, quando a sua irmã Sissy, uma jovem rebelde e conturbada, aparece inesperadamente.
Um drama do artista plástico e realizador inglês Steve McQueen, de 43 anos, autor de ‘Hunger - Fome’ (2008).
Venezia 68 - Premio FIPRESCI della Critica Internazionale
“How can visual pleasure communicate existential misery? It is a real and interesting challenge, and if ‘Shame’ falls short of meeting it, the seriousness of its effort is hard to deny.”
The New York Times
“Steve McQueen's second feature of sex-addiction, self-harm and cheap thrills in New York is fluid, rigorous, serious cinema”
The Guardian
“Steve McQueen réaffirme, par ce deuxième long métrage, sa maîtrise d'un art encore nouveau pour lui.”
Le Monde
‘SHAME’
Steve McQueen

20.2.12

Festival de Cinema - Prémio
BERLINALE
Goldener Bar 2012
62º Internationale Filmfestspiele Berlin


A Berlinale, festival internacional de cinema de Berlim, é um dos mais importantes e politizados eventos do cinema a nível mundial e o maior na afluência de público, e decorreu na sua 62ª edição no Berlinale Palast, na Alemanha, entre 09 e 19 de Fevereiro. Para a competição do festival deste ano foram seleccionadas 18 longas-metragens de 14 países.
Um júri internacional, presidido pelo realizador inglês Mike Leigh, atribuiu o 'Goldener Bar', prémio para melhor filme, à longa-metragem ‘Cesare Deve Morire’, da dupla de realizadores italianos Paolo e Vittorio Taviani. O filme conta a história de um grupo de teatro amador da prisão de segurança máxima de Rebibbia que interpreta a peça ‘Julius Caesar’, de Shakespeare, e descobre a arte da representação como aprofundamento do autoconhecimento.

PALMARÉS
Goldener Bar (Melhor Filme)
‘Cesare Deve Morire’ (2011 Itália), de Paolo e Vittorio Taviani, com Cosimo Rega e Salvatore Striano.
Silberner Bar (Grande Prémio do Júri)
‘Csak a Szél’ (2012 Hungria), de Bence Fliegauf, com Lajos Sarkany e Katalin Toldi.
‘CESARE DEVE MORIRE’
Paolo e Vittorio Taviani

16.2.12

CD - Álbum
‘BE STRONG’
The 2 Bears
(2012 DFA Records)


A dupla house/pop The 2 Bears é composta pelos ingleses Joe Goddard (músico dos Hot Chip) e por Raf Rundell (promotor e DJ), ambos integrantes do colectivo Greco-Roman Soundsystem e autores do programa ‘Follow the Bears’ na Ministry of Sound Radio.
Depois da edição de três EPs, os The 2 Bears lançam agora ‘Be Strong’, um álbum de estreia melódico que mistura géneros com balanço e leveza. House com vibrações, efeitos vocais e batidas densas numa colecção de temas com ambiente eufórico, sentimental e sexual e influências electro/disco e techno/hip hop para a pista de dança. Um álbum para celebrar com exuberância e diversão.
“While not as complete or precise as any major release, this is a strong debut album.”
XLR8R
“’Be Strong’ is superb. A joyous amalgam of disco textures and dancefloor stylings which never fail to bring a big grin to your face.”
BBC Music
‘BE STRONG’
The 2 Bears



‘WORK’
The 2 Bears



‘BEAR HUG’
The 2 Bears

12.2.12

Fotojornalismo - Concurso
WORLD PRESS PHOTO 12
World Press Photo of the Year
(WPP)


A fotografia vencedora da 55ª edição do concurso 'World Press Photo', escolhida entre 101 mil imagens de mais de 5 200 fotógrafos de 124 países, foi captada pelo repórter espanhol Samuel Aranda, para o ‘The New York Times’, e foi tirada em Outubro dentro de uma mesquita, que serviu de hospital durante os conflitos entre a polícia e os opositores ao regime do Iémen.
A World Press Photo é uma organização independente, fundada em 1955 em Amesterdão (Holanda), que promove o mais prestigiado concurso internacional de fotojornalismo. O júri internacional de 18 membros, presidido pelo inglês Aidan Sullivan (vice-presidente da Getty Images), escolheu as melhores fotografias em nove categorias premiando 57 fotógrafos de 24 nacionalidades. As fotografias premiadas vão agora ser expostas em 45 países, publicadas no álbum ‘World Press Photo Yearbook’ e disponíveis na aplicação ‘2012 World Press Photo Contest’ para iPad.
"The winning photo shows a poignant, compassionate moment, the human consequence of an enormous event, an event that is still going on. We might never know who this woman is, cradling an injured relative, but together they become a living image of the courage of ordinary people."
World Press Photo jury
Exposição ‘World Press Photo 12’ em Maio no Museu da Electricidade
SAMUEL ARANDA
World Press Photo of the Year 2012

8.2.12

Filme - Estreia a 23 de Fevereiro no Medeia King
‘LA GUERRE EST DÉCLARÉE - A GUERRA ESTÁ DECLARADA’
de Valérie Donzelli
com Valérie Donzelli e Jérémie ElkaIm
(2011 Rectangle Productions)


Roméo e Juliette apaixonam-se, casam e têm um filho. Mas a ilusão quebra-se após o diagnóstico de um tumor cerebral no pequeno Adam. Com a doença, a rotina da família transforma-se numa constante jornada por corredores de hospitais.
Uma comédia dramática da realizadora francesa Valérie Donzelli, de 39 anos, autora de ‘La Reine des Pommes’ (2009).
“La légèreté fantasque des chansons, des gags incongrus, y compris dans les moments les plus noirs, des cassures de rythme, maintiennent le film sur le terrain d'une poésie enchantée.”
Le Monde
“For all its quirks and tangents, ‘La Guerre est Déclarée’ feels entirely alive. This story of two people who transform fear into action is inspiring.”
The New York Times
‘LA GUERRE EST DÉCLARÉE’
Valérie Donzelli

4.2.12

CD - Álbum
‘FIN’
John Talabot
(2012 Permanent Vacation)


Músico, DJ, produtor house/disco e fundador da editora Hivern Discs, o espanhol John Talabot lançou quatro singles desde 2009 para além de uma série de remixes caracterizadas pela produção ensolarada para as pistas de dança.
John Talabot regressa agora com ‘Fin’, o seu álbum de estreia, numa afirmação de talento para captar uma alegria nostálgica mediterrânica associada à dance music. Melodias e acordes crescentes, baixos saltitantes, vozes e cânticos em libertação de tensão. A partir de Barcelona, house/disco melancolicamente feliz e dançável, num álbum triunfante.
“All of humanity seems to be here and it's busy celebrating being alive.”
The Guardian
‘MISSING YOU’
John Talabot



‘DESTINY (FEAT. PIONAL)’
John Talabot