30.1.11

Festival - Banda Desenhada
ANGOULÊME
Festival International de la Bande Dessinée
Palmarès Officiel
(FIBD)


Criado em 1974, o 'Festival d'Angoulême' é o mais importante festival de banda desenhada europeu e realiza-se anualmente na vila francesa de Angoulême, na região de Poitou-Charentes. O festival inclui exposições temáticas, ateliers, espectáculos, projecções, encontros com autores, apresentação de álbuns, debates e conferências, para além da feira de banda desenhada com a presença de duas centenas de editoras expositoras.
Acabada de realizar, a 38ª edição do 'Festival d'Angoulême' reuniu mais de 7 000 profissionais, 1 500 autores e 1 000 jornalistas. No âmbito do festival, o 'Palmarès Officiel', atribuído por um júri, concedeu o prémio 'Fauve d'Or' para melhor álbum, entre outras distinções, às seis dezenas de obras a concurso editadas em França em 2010.

FAUVE D'OR - PRIX DU MEILLEUR ALBUM 2011
‘Cinq Mille Kilomètres par Seconde’ Manuele Fior (Atrabile)
FAUVE D’ANGOULEME - PRIX SPECIAL DU JURY
‘Asterios Polyp’ David Mazzucchelli (Casterman)
PALMARÈS OFFICIEL
‘Cinq Mille Kilomètres par Seconde’
‘Asterios Polyp’

28.1.11

Festival - Prémios de Cinema
SUNDANCE FILM FESTIVAL 11
Be here.
Grand Jury Prizes
(Sundance Institute)


O 'Sundance Film Festival' foi criado em 1978 e incorporado na programação do Sundance Institute, fundado pelo realizador e actor norte-americano Robert Redford. O maior festival norte-americano de filmes independentes realiza-se em Park City, no Utah, e compreende secções competitivas para filmes dramáticos e documentários, para além de mostras temáticas, concertos, performances, painéis de discussão e festas.
Na edição deste ano do 'Sundance Film Festival' foram apresentadas 118 longas-metragens de 29 países, das quais 25 em competição na ‘U.S. Competition’ e na ‘World Cinema Competition’.

GRAND JURY PRIZE - U.S. DRAMATIC 2011
‘Like Crazy’ de Drake Doremus.
GRAND JURY PRIZE - U.S. DOCUMENTARY 2010
‘How to Die in Oregon’ de Peter D. Richardson.
GRAND JURY PRIZE - WORLD CINEMA DRAMATIC 2010
‘Sykt Lykkelig’ de Anne Sewitsky (Noruega).
GRAND JURY PRIZE - WORLD CINEMA DOCUMENTARY 2010
‘Hell and Back Again’ de Danfung Dennis (Estados Unidos).
‘LIKE KRAZY’
Drake Doremus



‘SYKT LYKKELIG’
Anne Sewitsky

26.1.11

Concerto - Ao Vivo
DARKSTAR
Live
Sábado, 19 de Fevereiro no ‘Musicbox Lisboa’.


Os Darkstar são o duo dubstep/pop/electronic composto pelos ingleses James Young e Aiden Whalley, agora ampliados a trio, com o vocalista James Buttery. Depois de lançarem uma sucessão de singles entre 2007 e 2009, os Darkstar editaram o álbum de estreia ‘North’ (2010 Hyperdub) com uma sonoridade synth/cold pop de grande elegância conceptual.
Sintetizadores cintilantes e vocalizações cantaroladas em canções rendilhadas e complexas. Pop electrónica melancólica e nostálgica em concerto ao vivo no ‘Musicbox Lisboa’ que promete tensão e emoção.
Bilhetes à venda na Fnac por 10 euros.
“An incredibly fragile, engaging and emotionally driven record. ‘North’ is an impressive debut.”
Fact
DARKSTAR
Hyperdub Takeover @ Rough Trade East (London)

22.1.11

Filmes - Estreia dupla a 10 de Fevereiro no Medeia King
OPERAÇÃO WAKAMATSU
Koji Wakamatsu: O yakuza que se tornou cineasta chega a Portugal
(Clap Filmes)


O cineasta japonês Koji Wakamatsu, de 75 anos, é considerado o expoente do cinema ‘pink’, um género erótico subversivo surgido no Japão nos anos 1960 cujos filmes se regem por terem aproximadamente uma hora de duração, incluírem de cenas de sexo e serem filmados no período de uma semana com um orçamento reduzido. Koji Wakamatsu sempre acrescentou elementos estéticos, políticos e radicais, tendo alguns dos seus filmes passado por festivais internacionais como Cannes e Berlinale.
Duas obras de produção recente de Koji Wakamatsu estreiam-se agora em Portugal. ‘Jitsuroku Rengo Sekigun - Exército Vermelho Unido’ e ‘Kyatapira - O Bom Soldado’ são a porta de entrada para um universo cinematográfico muito particular e subversivo.

‘JITSUROKU RENGO SEKIGUN - EXÉRCITO VERMELHO UNIDO’
de Koji Wakamatsu
com Maki Sakai e Arata
(2007 Wakamatsu Production)
A contestação estudantil após a II Guerra Mundial desaguou em ramificações mais radicalizadas,
entre elas o United Red Army.

‘KYATAPIRA - O BOM SOLDADO’
de Koji Wakamatsu
com Shinobu Terajima
(2010 Wakamatsu Production)
A história de um soldado na guerra sino-japonesa que regressa a casa mutilado e da sua mulher,
pressionada para aceitá-lo como herói.
‘JITSUROKU RENGO SEKIGUN - UNITED RED ARMY’
Koji Wakamatsu



‘KYATAPIRA - CATERPILLAR’
Koji Wakamatsu

18.1.11

Música - Prémios
WORLDWIDE AWARDS 2011
Gilles Peterson
Searching for the perfect beat.
(BBC Radio 1)


O radialista Gilles Peterson iniciou o seu programa 'Worldwide' na 'BBC Radio 1' em 1998 sendo actualmente retransmitido de Londres para rádios de 14 países. Especialista em mix ecléticos de modern jazz, funk, reggae, soul e early electro, Gilles Peterson construiu reputação mundial como divulgador musical e como DJ, a par da fundação das editoras Acid Jazz, Talkin’Loud e Brownswood, da regular edição de compilações e da promoção do 'Worldwide Festival', em Sète (França).
Gilles Peterson e um painel de ouvintes do programa 'Worldwide' seleccionam a lista dos melhores álbuns do ano que passa a constituir um verdadeiro guia de descobertas para quem acompanha as novas tendências do jazz/fusion/dance. Os ‘Worldwide Awards 2011' acabam de ser entregues no club 'Koko', em Londres.
"A one man justification for the existence of 'Radio 1', Gilles Peterson has a lot to answer for, not to mention being the figurehead for a complete genre."
Time Out London

ALBUMS OF THE YEAR 2011
‘New Amerykah Part Two - The Return of The Ankh’ Erykah Badu (Universal Motown)
‘Cosmogramma’ Flying Lotus (Warp)
‘Gold’ Darkstar (Hyperdub)
‘There Is Love In You’ Four Tet (Domino)
‘I´m New Here’ Gil Scott-Heron (XL)
‘WINDOW SEAT’
Erykah Badu



‘NY IS KILLING ME’
Gil Scott-Heron

16.1.11

Revistas mensais - Banda Desenhada
‘UNIVERSO MARVEL’
‘UNIVERSO DC’
Dois universos. Uma nova era.
(2010 Panini Brasil)

 

As revistas para fãs de banda desenhada de super-heróis (comics) voltam às bancas em novas edições, trazendo somente a nata dos maiores universos de super-heróis. ‘Universo Marvel’ e ‘Universo DC’ são revistas de pesos-pesados, trazendo todos os meses os personagens mais populares da Marvel Comics e DC Comics, fazendo das publicações o local para onde conflui tudo o que de mais importante estiver a acontecer no universo Hulk, Quarteto Fantástico, Demolidor, Batman e Superman, entre outros.
As revistas mensais da Panini Brasil assumem uma nova estrutura com um mix de seis histórias completas por criadores consagrados na indústria da banda desenhada de super-heróis. A editora italiana Panini Comics é detentora dos direitos internacionais para o Brasil onde edita em parceria com a Mythos Editora os novos títulos ‘Universo Marvel’ e ‘Universo DC’, que faz chegar a Portugal.
Formato americano 17x26 cm. 148 páginas a cores em papel Pisa Brite. Capa couché com lombada.
Nas bancas no final de cada mês por 6,20 euros.
EDIÇÕES 1
Universo Marvel’
‘Universo DC’

14.1.11

Cinema - Exibição
KINO LISBOA 2011
Mostra de Cinema de Expressão Alemã
De 27 de Janeiro a 04 de Fevereiro no Cinema São Jorge
(Goethe-Institut Portugal)


A mostra 'Kino Lisboa' pretende dar a conhecer ao público português a grande diversidade da cinematografia de expressão alemã. Nesta oitava edição a ‘Kino Lisboa’ apresenta duas dezenas de longas-metragens que reflectem as actuais tendências da produção cinematográfica na Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo.
O tema central da mostra ‘Kino Lisboa 2011’ é a Integração Cultural e a maioria dos filmes apresentados abordam esta questão sob diferentes perspectivas. A aposta vai para a apresentação de filmes que habitualmente não entram no circuito comercial português e a selecção de produções que fizeram carreira na ‘Berlinale’ e ‘DOK Leipzig’, os dois festivais de cinema mais importantes da Alemanha.
Filmes legendados em português. Bilhetes à venda no Cinema São Jorge por 3,50 euros.

SELECÇÃO
Quinta, 03 de Fevereiro
21h30 - ‘Shahada’ (2010 Alemanha), de Burhan Qurbani, com Carlo Ljubek e Jeremias Acheampong.
Três muçulmanos nascidos em Berlim lutam para encontrar o seu lugar entre a fé e a vida moderna na sociedade alemã.
‘SHAHADA’
Burhan Qurbani

12.1.11

Filme - Estreia a 27 de Janeiro no Medeia Monumental e Medeia King
‘ANOTHER YEAR - UM ANO MAIS’
de Mike Leigh
com Jim Broadbent e Lesley Manville
(2010 Film4)


Tom e Gerri são um casal de meia-idade com um casamento feliz que vai dando apoio aos problemas dos que lhes estão próximos. Na Primavera, recebem a visita de uma amiga que se encontra a passar por uma crise de meia-idade. No Verão, chega um amigo alcoólatra e esperançoso por uma oportunidade no amor. No Outono, o filho do casal apresenta a nova namorada. No Inverno, o irmão de Tom tenta superar uma depressão depois do falecimento da esposa.
Uma comédia dramática do realizador inglês Mike Leigh, de 68 anos, autor de ‘Naked - Nu’ (1993), ‘Secrets & Lies - Segredos e Mentiras’ (1996), ‘Vera Drake’ (2004) e ‘Happy-Go-Lucky - Um Dia de Cada Vez’ (2008).
"A deeply involving, intelligent, compassionate drama."
The Guardian
"Splendidly rich and wise."
The New York Times
"Voici un long métrage impeccablement mis en scène, écrit, interprété, photographié."
Le Monde
‘ANOTHER YEAR’
Mike Leigh

10.1.11

Filme - Estreia a 20 de Janeiro no Medeia King
‘SCHASTYE MOE - A MINHA ALEGRIA’
de Sergei Loznitsa
com Viktor Nemets e Olga Shuvalova
(2010 Ma.ja.de. Fiction)


O camionista Georgy deixa a sua cidade com um camião carregado de mercadorias e é forçado a fazer um desvio inesperado para acabar num lugar perdido. Contra a sua vontade, vê-se mergulhado na vida quotidiana de uma aldeia russa, de onde não consegue sair e onde o onde o instinto se sobrepõe ao senso comum.
Drama de estreia na ficção do realizador bielorusso Sergei Loznitsa, de 46 anos, autor do documentário ‘Poselenie’ (2001).
“La trajectoire du film est menée avec une assurance virtuose, exigeant une attention de chaque seconde.”
Le Monde
‘Schastye Moe - A Minha Alegria’ foi apresentado na Culturgest na sessão de encerramento do ‘DocLisboa’, em Outubro de 2010, e na ‘Retrospectiva Sergei Loznitsa’, em Janeiro de 2011.
‘SCHASTYE MOE - MY JOY’
Sergei Loznitsa

8.1.11

Prémio - Filmes para Adultos
AVN AWARDS 2011
Adult Movie Awards
The businesss of pleasure.
(AVN Media Network)


Instituídos em 1984, os 'AVN Awards' são os mais prestigiados prémios anuais da indústria de filmes para adultos e visam reconhecer as produções vídeo que se distinguem e o talento dos profissionais do entretenimento adulto.
Promovida pela Adult Video News Media Network, a edição deste ano dos 'AVN Adult Movie Awards' realizou-se no Palms Casino Resort, em Las Vegas (Estados Unidos), e elegeu os melhores filmes vídeo com narrativa, entre mais de uma centena de prémios noutras categorias.

BEST FEATURE
‘Speed’, de Brad Armstrong, com Kaylani Lei e Jessica Drake (2010 Wicked Pictures)
BEST FOREIGN FEATURE
‘Alice - A Fairy Love Tale’, de Paul Chaplin, com Stacey Saran e Ben Dover (2010 Bluebird Films)
‘SPEED’
Brad Armstrong

6.1.11

Filme - Estreia a 13 de Janeiro no Medeia King
‘CHANTRAPAS’
de Otar Iosseliani
com Dato Tarielachvili e Tamuna Karumidze
(2010 Pierre Grise Productions)


Nicolas é um cineasta que só deseja expressar-se e a quem todos desejam reduzir ao silêncio. Quando inicia a sua carreira na Geórgia, os ‘ideólogos’ esperam amordaçá-lo, preocupados com o facto de a sua obra não seguir as regras fixadas. Nicolas decide deixar a sua terra natal e viajar para França, a terra da liberdade e da democracia. Mas o ‘estado de graça’ não vai durar muito.
Um drama do realizador georgiano Otar Iosseliani, de 77 anos, autor de ‘La Chasse au Papillon - A Caça às Borboletas’ (1999) e ‘Lundi Matin - Segunda de Manhã’ (2002).
"Plus mordant peut-être dans sa partie géorgienne que parisienne, ‘Chantrapas’ confirme la dimension antiromantique de l'oeuvre du cinéaste."
Le Monde
‘CHANTRAPAS’
Otar Iosseliani

4.1.11

DJ Live Set
LINDSTROM
Horse Meat Disco convidam
Sexta, 14 de Janeiro às 02h00 no ‘Lux’

 

O DJ e produtor norueguês Hans Peter Lindstrom dirige desde 2003 a sua própria editora, a Feedelity Records. Em 2005, formou com o também norueguês Thomas Hermansen a dupla italo disco/funk Lindstrom & Prins Thomas. A solo, Lindstrom lançou os álbuns 'It’s a Feedelity Affair' (2006 Feedelity), ‘Where You Go I Go Too’ (2008 Feedelity) e ‘Real Life Is No Cool’ (2010 Feedelity) que o confirmam como líder do movimento nu-disco/space disco, uma mistura de disco-sound com rock progressivo e batidas house.
A excelência do som cósmico de Lindstrom em live set no ‘Lux’, como convidado da noite 'Horse Meat Disco', promovida pela dupla de DJs londrinos italo disco/punk funk Jim Stanton e James Hillard.
Performance especial da drag queen Lola, criatura e criadora de moda referência do meio underground em Paris, que apresenta o happening ‘Salope ou les 120 Nuits de Sodome’, imaginado especialmente para o ‘Lux’.
‘BABY CAN'T STOP’
Lindstrom
Bloc 2010 Butlins/Minehead (UK)



HORSE MEAT DISCO CONVIDAM
Lindstrom
Lux

2.1.11

Filme - Estreia a 13 de Janeiro no Cinema City Classic Alvalade
‘DU LEVANDE - TU, QUE VIVES’
de Roy Andersson
com Jessika Lundberg e Elisabeth Helander
(2007 Studio 24)


Homens e mulheres vivem situações banais e repetitivas no quotidiano. Do homem bom ao miserável, da alegria ao sofrimento, da autoconfiança à ansiedade. Uma jovem apaixonada, empresários, donas de casa, criminosos e bêbados, oscilando entre os seus sonhos e a realidade, estão condenados à incomunicabilidade.
Uma comédia dramática do realizador sueco Roy Andersson, de 68 anos, autor de ‘Sanger Fran Andra Vaningen - Songs from the Second Floor’ (2000).
“Roy Andersson's film is slow, rigorously morose and often painful in its blunt reckoning of disappointment and failure. It is also extremely funny.”
The New York Times
‘DU LEVANDE’
Roy Andersson