28.7.10

CD - Álbum
‘SPLAZSH’
Actress
(2010 Honest Jon's)


Actress é o projecto do DJ e produtor londrino Darren Cunningham, fundador da editora Werk Discs, que se estreou com o álbum ‘Hazyville’ (2008 Werk) explorando o universo house/techno e dubstep/r&b.
‘Splazsh’, o segundo álbum de Actress acabado de editar, acrescenta o funk/electro/jack seguindo por caminhos sónicos complexos e experimentais numa combinação de exuberância e introversão, groove e repetição. Aventureiro, fantasista e com uma enorme variedade de ideias e conhecimento da música electrónica produzida em diversas latitudes. Um dos mais enigmáticos e estimulantes discos do ano.
"Beneath the stray bits and hiss, 'Splazsh' stoned dance grooves and stumbling, slo-mo electro pull you into a world as immersive as the title promises."
Spin
‘MAZE’
Actress



‘HUBBLE’
Actress

24.7.10

BD - Álbum
‘THE AVENGERS - O FIM DE UMA ERA’
Brian Michael Bendis e David Finch
(2010 BdMania)


A equipa de super-heróis mais poderosa da Terra é constituída pelos vingadores Iron Man, Captain America, Fantastic Four e Spider Man, entre outros. Os The Avengers são os primeiros a ser chamados pelo governo dos Estados Unidos quando defrontado por desafios de ordem cósmica. Agora, os The Avengers sofrem uma onda de ataques na sua mansão depois de enormes naves de guerra alienigenas surgirem nos céus. A equipa de vingadores acaba por descobrir que é a enlouquecida Scarlet Witch quem está por detrás destes ataques aparentemente aleatórios.
Editado originalmente pela Marvel Comics em 2004, ‘The Avengers - O Fim de Uma Era’ tem argumento do norte-americano Brian Michael Bendis, vencedor dos Eisner Awards - Best Writer 2002/2003, e arte do canadiano David Finch.
À venda na BdMania na Rua das Flores (Chiado).
“The concept was a good one, all the characters hit all the right notes. The execution of the idea was poor, and many opportunities were missed.”
Comics Bulletin
MARVEL HOTLINE
The Avengers Disassembled
Brian Michael Bendis

20.7.10

DJ Set - Noites
CLUB DE FUNK
Pedro Tenreiro
Um sábado por mês, a partir da 01h30 no Clube Ferroviário - Bar Terraço


O DJ e digger portuense Pedro Tenreiro criou a ‘Club de Funk’, a primeira e mais genuína noite de deep funk, capaz de rivalizar, na intensidade das suas sessões e na qualidade das suas selecções, com as mais quentes noites das grandes cidades europeias. Agora a ‘Club de Funk’ terá residência fixa em Lisboa a convite do Clube Ferroviário.
Mikas, o empresário dos bares ‘Atira-te ao Rio’, ‘W.I.P.’ e ‘Bicaense’ criou o ‘Clube Ferroviário - Bar Terraço’. O edifício do Clube Ferroviário é um espaço multifunções com duas salas para concertos e DJs, dois bares e um terraço com palco e vista sobre o rio Tejo. A programação do Clube Ferroviário está a cargo de Sandro Benrós e a cozinha sob a responsabilidade da Magnólia Caffé. Um sítio para descarrilar, na Rua de Santa Apolónia, 59 em Lisboa.
“Pedro Tenreiro seguiu uma linha de um profundo respeito e conhecimento da música negra. Um conhecimento vasto, enciclopédico e em primeira mão. Arma secreta? Um bom gosto profundo.”
Rui Miguel Abreu, 'Blitz' e 'Ginga Beat'
PEDRO TENREIRO
Super Disco
‘There’s A Riot Goin On’
Sly & The Family Stone
(1971 Epic)



16.7.10

Filme - Estreia a 29 de Julho no Medeia King
‘KYNODONTAS - CANINO’
de Giorgos Lanthimos
com Christos Stergioglou e Michele Valley
(2009 Boo Productions)


O pai, a mãe e os três filhos vivem numa casa nos subúrbios da cidade. À volta da casa existe uma cerca alta, que as crianças nunca passaram. Estão a ser educadas, entretidas, chateadas e exercitadas da forma que os pais consideram adequada, sem qualquer influência do mundo exterior. A única pessoa autorizada a entrar em casa é Cristina, que trabalha como segurança na empresa do pai.
Um drama do realizador grego Giorgos Lanthimos, de 37 anos, autor de ‘Kinetta’ (2005).
Estoril Film Festival - Prémio Melhor Filme 2009
“’Dogtooth’ supplies no such explanation and at times seems as much an exercise in perversity as an examination of it.”
The New York Times
“’Canine’ confirme une étonnante maîtrise formelle, encore lestée de tics, mais qui laisse entrevoir un cinéaste de premier plan.”
Cahiers du Cinéma
“Superbly shot, with some deadpan, elegant compositions.”
The Guardian
‘KYNODONTAS’
Giorgos Lanthimos

12.7.10

Festival - World Music
FMM SINES 2010
Festival Músicas do Mundo
Música com espírito de aventura
De 28 a 31 de Julho em Sines
(CM Sines)


O 'FMM Sines - Festival Músicas do Mundo' tornou-se, nos últimos anos, no maior festival de world music e num dos mais populares eventos culturais realizados em Portugal. Um festival cuja única playlist é o atlas universal, o 'FMM Sines' foi criado com a convicção de que a música é muito maior, muito mais cheia de cores e matizes do que a indústria do mainstream'faz supor. Depois do seu programa, a espectacularidade dos espaços onde se realiza é a principal característica que define o Festival Músicas do Mundo.
A essência do 'FMM Sines', com direcção de Carlos Seixas, é a descoberta da música que se faz no mundo e trazer o máximo possível de projectos musicais que se apresentem pela primeira vez em Portugal.
Entrada livre para os concertos na Praia e por 12,5 euros no Castelo, com bilhetes à venda na Fnac.

SELECÇÃO
Sábado, 31 de Julho
23h00 Castelo - Cheick Tidiane Seck feat. Mamani Keita (Mali)
O maior teclista da música africana, junta-se a uma das melhores vozes do Mali.
00h30 Castelo - Staff Benda Bilili (RD Congo)
Músicos de rua paraplégicos e uma das maiores revelações africanas da década.
02h30 Praia - U-Roy (Jamaica)
O expoente máximo do toasting, o estilo de DJ reggae/dub a cantar por cima dos discos.
04h00 Praia - Batida (Portugal/Angola)
DJ Mpula traz para o século XXI a melhor música angolana dos anos 1960 e 70.
CHEICK TIDIANE SECK feat. MAMANI KEITA
Jazz Sous les Pommiers @ Coutances (França)



STAFF BENDA BILILI
NRK Store Studio @ Oslo (Noruega)



U-ROY
La Bellevilloise @ Paris (França)



BATIDA
Casa da Música @ Porto (Portugal)

10.7.10

DJ Set
DJ HARVEY
HarveySarcasticDisco
Sexta, 30 de Julho no ‘Lux’.


A carreira do inglês Harvey Bassett começou no final da década de 1970, como baterista da banda punk Ersazt, interessando-se depois pela cena hip-hop nova-iorquina. Já na década de 1980 integra a crew Tonka Hi-Fi onde se revela como DJ eclético ao misturar disco, funk, rock, hip-hop, electro e house. Na década de 1990, DJ Harvey foi o responsável pelas ‘Moist’, noites míticas no Gardening Club de Londres, e inaugurou as compilações ‘Late Night Sessions’, da Ministry Of Sound, club londrino onde foi DJ residente.
Mais recentemente, DJ Harvey juntamente com Thomas Bullock (da dupla Rub N Tug), desenvolveu o projecto electronic/psychedelic/rock Map Of Africa que lançou o álbum ‘Map Of Africa’ (2007 Whatever We Want Records). Sonoridades disco/balearic/cosmic num momento histórico no ‘Lux’, depois de DJ Harvey ter inaugurado a cabine em 1998.
“DJ Harvey é um mito. Pode tocar tudo e toca o que quer. O seu padrão de coolness é irrefutável. Merece respeito e admiração.”
Isilda Sanches, ‘Oxigénio’
JAPAN TOUR 2010
DJ Harvey @ Triangle (Osaka)



8.7.10

Filme - Estreia a 15 de Julho no Medeia King e Medeia Monumental
‘THE GHOST WRITER - O ESCRITOR FANTASMA’
de Roman Polanski
com Ewan McGregor e James Belushi
(2010 RP Films)


Um escritor é contratado para escrever as memórias do antigo primeiro-ministro britânico Adam Lang. No entanto, à medida que vai fazendo a sua investigação, o escritor vai desvendando segredos que se podem tornar perigosos.
Um drama de acção do realizador francês de ascendência polaca Roman Polanski, de 77 anos, autor de ‘Chinatown’ (1974) e ‘The Pianist - O Pianista’ (2002).
“Very fine film from welcome start to finish.”
The New York Times
“Le meilleur film que nous ait donné Roman Polanski depuis longtemps.”
Le Monde
“A very good film, a political satire which is also a terrific conspiracy thriller.”
The Guardian
‘THE GHOST WRITER’
Roman Polanski

6.7.10

CD - Álbum
‘TREATS’
Sleigh Bells
(2010 N.E.E.T. Recordings)


Sleigh Bells são o duo noise pop/dance punk fundado em 2008 pelos norte-americanos Derek Miller (guitarrista e produtor) e Alexis Krauss (vocalista) e baseado em Brooklyn. Depois de ganharem notoriedade por vários temas lançados online e energéticas actuações em festivais, a dupla assinou pela editora de M.I.A.
Os Sleigh Bells lançam agora o álbum de estreia ‘Treats’, uma pequena obra-prima, crua e visceral, de power pop, rap metal, electro hip hop e dance beats. Cheio de vitalidade, ‘Treats’ é simultaneamente cacofónico, refrescante e atraente.
“Monumentally caustic but hypothetically a dance band, Sleigh Bells sculpt infectious double-dutch funk from an unlikely acid bath of distorted drum machines and nasal pigfuck guitars.”
Spin
‘A/B MACHINES’
Sleigh Bells



‘KIDS’
Sleigh Bells

2.7.10

Bienal - Mostra Internacional de Arte Contemporânea
PORTUGAL ARTE 10
A survey of contemporary art.
De 16 de Julho a 15 de Agosto em Lisboa


A bienal ‘Portugal Arte 10’, uma mostra internacional de arte contemporânea, vai expor de forma inovadora trabalhos de artistas consagrados e de jovens artistas, nacionais e internacionais, na cidade de Lisboa. Simultaneamente celebra o valor social dos espaços públicos e da arte através de uma programação cultural interactiva.
O significado e o conteúdo das obras, expostas em espaços, praças e avenidas centrais de Lisboa evoluem com a participação activa do público na exposição. A direcção artística é do sul-africano Stefan Simchowitz, produtor e especialista em indústrias criativas. No âmbito da bienal ‘Portugal Arte 10’ vai ser lançado o ‘EDP Prémio Internacional de Arte Pública’, dirigido a artistas nacionais e internacionais, que vai dotar instalações da EDP com obras de arte de dimensão pública.

LOCAIS
Baixa, Bairro Alto, Parque das Nações, LX Factory e Belém.
ARTISTAS
Chris Burden, Jonathan Monk, Joe Bradley, Robert Melee, Cory Arcangel, Jim Shaw, Gabriel Abrantes, Eduardo Batarda, Urbano, Rigo 23 e Didier Fiuza Faustino, Nathan Mabry, Walead Beshty, Ana Jotta, Justin Lieberman, Sterling Ruby, Olaf Breuning, Marnie Weber, Shinique Smith, AIDS-3D, Jim Drain e Carlos Bunga.
A SURVEY OF CONTEMPORARY ART
Portugal Arte 10