30.1.10

Festival - Prémios de Cinema
SUNDANCE FILM FESTIVAL 2010
Twentyten
Grand Jury Prizes
(Sundance Institute)

O 'Sundance Film Festival' foi criado em 1978 e incorporado na programação do Sundance Institute, fundado pelo realizador e actor norte-americano Robert Redford. O maior festival norte-americano de filmes independentes realiza-se em Park City, no Utah, e compreende secções competitivas para filmes dramáticos e documentários, para além de mostras temáticas, concertos, performances, painéis de discussão e festas.
Na edição deste ano do 'Sundance Film Festival' estiveram em competição 130 longas-metragens de 38 países na ‘U.S. Competition’ e na ‘World Cinema Competition’.

GRAND JURY PRIZE - U.S. DRAMATIC 2010
‘Winter´s Bone’, de Debra Granik, com Jennifer Lawrence e John Hawkes.
GRAND JURY PRIZE - U.S. DOCUMENTARY 2010
‘Restrepo’, de Tim Hetherington e Sebastian Junger.
GRAND JURY PRIZE - WORLD CINEMA DRAMATIC 2010
‘Animal Kingdom’, de David Michod, com Guy Pearce e Ben Mendelsohn.
GRAND JURY PRIZE - WORLD CINEMA DOCUMENTARY 2010
‘Det Rode Kapel’, de Mads Brugger, com Mads Brugger e Simon Jorgensen.
‘WINTER´S BONE’
Debra Granik
Sundance Film Festival
Grand Jury Prize - U.S. Dramatic 2010



‘ANIMAL KINGDOM’
David Michôd
Sundance Film Festival
Grand Jury Prize - World Cinema Dramatic 2010

28.1.10

Tablet
iPAD
A tecnologia mais avançada num dispositivo mágico e revolucionário,
a um preço inacreditável
(Apple)


O novo tablet ‘iPad’, da Apple, oferece a melhor experiência de internet, email, fotografias e video. O dispositivo inclui um ecrã táctil de 9,7 polegadas, entre 16 GB e 64 GB de memória flash e o processador ‘A4’ a 1 GHz. Quanto a comunicações, o ‘iPad’ inclui Wi-Fi, Bluetooth e alguns modelos terão 3G desbloqueado. Tudo isto num chassis com 13,4 mm de espessura e 680 gramas de peso. Entre os conteúdos e aplicações estão incluidos o Safari, mail, photos, video, YouTube, iPod, iTunes, App Store, iBooks, maps, notes, calendar, contacts, home screen e spotlight search.
A autonomia do ‘iPad’ dura dez horas a reproduzir vídeo ou até um mês em standby. A Apple lança também a aplicação para livros digitais ‘iBook’, que funciona em conjunto com a ‘iBook Store’. Modelos Wi-Fi disponíveis em Portugal em finais de Março e modelos 3G disponíveis em Abril.
APPLE
iPad

26.1.10

CD - Álbum
‘THERE IS LOVE IN YOU’
Four Tet
(2010 Domino)

O músico inglês Kieran Hebden é nome por trás do projecto Four Tet lançado em 1998 e que explora a electronic/folktronic/jazz. Desde então, Four Tet já lançou seis álbuns com destaque para ‘Pause’ (2001 Domino) e ‘Rounds’ (2003 Domino). Paralelamente, Four Tet fez remisturas para numerosos artistas hip hop, indie pop/rock e techno e improvisações com músicos jazz e dubstep e foi DJ residente no club londrino Plastic People.
Four Tet regressa agora com ‘There Is Love in You’, uma mistura orgânica de sons digitais e analógicos, percussão, elementos abstractos e melodias meticulosas. Broken beat/nu jazz emocional, com identidade própria e dançável, num álbum que encanta.
“’There is Love in You’ is a gem of an album which deserves to be treasured, as indeed does its creator.”
Fact
“It captures all that was special about dance music's mid-90s heyday, Hebden has mastered the art of the smooth musical and emotional gear change.”
The Guardian
‘LOVE CRY’
Four Tet


24.1.10

Filme - Estreia a 11 de Fevereiro no Medeia Monumental
‘PRECIOUS’
de Lee Daniels
com Gabourey Sidibe e Mo'Nique
(2009 Lee Daniels Entertainment)

Clareece ‘Precious’ Jones, uma adolescente obesa, iletrada mãe solteira e grávida, vive em Harlem, e é vítima de constantes abusos físicos e psicológicos por parte da sua mãe, mas está disposta a ultrapassar todos os obstáculos, porque a vida é preciosa.
Um drama do realizador norte-americano Lee Daniels, de 51 anos.
Sundance Film Festival - Grand Jury Prize Dramatic 2009
“A hybrid, a mash-up that might have been ungainly, but that manages to be graceful instead.”
The New York Times
‘PRECIOUS’
Lee Daniels


22.1.10

CD - Álbum
‘REAL LIFE IS NO COOL’
Lindstrom & Christabelle
(2010 Feedelity)

O DJ e produtor norueguês Hans Peter Lindstrom dirige desde 2003 a sua própria editora, a Feedelity Records. Em 2005, formou com o também norueguês Thomas Hermansen a dupla italo disco/funk Lindstrom & Prins Thomas. A solo, Lindstrom lançou os álbuns 'It’s a Feedelity Affair' (2006 Feedelity) e ‘Where You Go I Go Too’ (2008 Feedelity) que o confirmaram como líder do movimento nu-disco/space disco, uma mistura de disco-sound com rock progressivo e batidas house.
Lindstrom regressa agora com o álbum ‘Real Life Is No Cool’, para explorar o formato canção de sensibilidade pop, no que conta com a voz da norueguesa Christabelle. A excelência do som cósmico e hipnótico aliado à voz quente e sensual.
“The result potently distils what makes him a great producer, his take on 1980s funk-pop is exhilaratingly woozy, psychedelic and strange, never sliding into retro pastiche.”
The Guardian
“’Real Life Is No Cool’ is simply stellar.”
XLR8R Magazine
‘LET´S PRACTISE’
Lindstrom & Christabelle

20.1.10

Livro - Romance
‘O PROJECTO LAZARUS’
Aleksandar Hemon
(2010 Civilização Editora)

Em Março de 1908, Lazarus Averbuch, um jovem imigrante judeu russo residente em Chicago, tentou entregar uma carta ao chefe da polícia da cidade. Foi morto a tiro. Após o tiroteio, foi dito que ele era um assassino anarquista e um agente de organizações estrangeiras que pretendiam subjugar os Estados Unidos. A sua irmã, Olga, foi deixada sozinha e enlutada numa cidade em grande agitação e tensão. Um século depois, dois amigos ficam obcecados com a verdade sobre Lazarus e decidem viajar até ao seu local de nascimento. À medida que as histórias se interligam, surge um mundo no qual tudo e nada mudou.
Um romance do escritor bósnio a viver nos Estados Unidos, Aleksandar Hemon, de 45 anos, autor de ‘A Questão de Bruno’ (2002 ASA).
National Book Award - Finalist 2008
The New York Times - Notable Books of 2008
“Remarkable and remarkably entertaining.”
The New York Times
ALEKSANDAR HEMON
‘The Lazarus Project’
National Book Award - Fiction Finalist 2008

18.1.10

Concerto - Ao Vivo
PANDA BEAR
Sexta, 12 de Fevereiro, às 23h00, no ‘Lux’.

O norte-americano Noah Lennox, baterista da banda noise pop/freak folk/neo psych Animal Collective, depois de já ter publicado dois álbuns a solo sob o pseudónimo Panda Bear, lançou ‘Person Pitch’ (2007 Paw Tracks), um álbum pop/dub/folk com muito sol e de uma riqueza melódica à beira da perfeição composto por temas que partem de samples (manipulação de sons pilhados) e evoluem sob a técnica lo-fi (distorção e ruídos). No final da digressão de 2003 dos Animal Collective, que ocorreu em Portugal, Noah Lennox apaixonou-se por Lisboa e decidiu por cá ficar.
Quando prepara o novo álbum 'Tomboy', com lançamento anunciado para Setembro, Panda Bear apresenta ao vivo no ‘Lux’ o seu pop electrónico a irradiar uma criatividade refrescante, prometendo mostrar temas novos em construção.
Bilhetes à venda na loja de discos ‘Flur’ por 15 euros.


DJ SETS
Dâm-Funk. Embaixador do boogie/funk, com o álbum 'Toeachizown' (2009 Stones Throw).
Tim Sweeney. Músico, produtor e DJ electronic/electro/disco/krautrock.
'BROS'
Panda Bear



‘COMFY IN NAUTICA’
Panda Bear


16.1.10

Futebol - Ajuda
JOGO CONTRA A POBREZA
Zidane, Kaká & Friends - Benfica All Stars
Segunda, 25 de Janeiro, às 19h45, no Estádio da Luz
(UNDP/Fundação Benfica)

A sétima edição do ‘Match Against Poverty - Jogo Contra a Pobreza’ é organizada conjuntamente pela Fundação Benfica e pelo UNDP, programa das Nações Unidas para o desenvolvimento, e vai juntar grandes nomes do futebol internacional, alguns dos quais actuais e antigos jogadores do SL Benfica. As receitas do jogo vão reverter a favor da população do Haiti.
O francês Zidane, vai capitanear uma equipa com o brasileiro Kaká, melhor jogador do mundo em 2007, contra a equipa Benfica All Stars, com Rui Costa, Valdo e Miccoli, entre outros. O árbitro será o italiano Pierluigi Collina.
Bilhetes à venda no Estádio da Luz pelo preço único de 10 euros.
ZIDANE
Goodwill Ambassador

United Nations Development Programme

12.1.10

Festival - Cinema
KINO LISBOA 2010
Mostra de Cinema de Expressão Alemã
De 27 de Janeiro a 04 de Fevereiro no Cinema São Jorge
(Goethe-Institut Portugal)

A mostra 'Kino Lisboa' pretende dar a conhecer ao público português a grande diversidade da cinematografia de expressão alemã, nomeadamente através da apresentação de filmes que não entram no circuito de exibição comercial. Nesta sétima edição o ‘Kino Lisboa’ apresenta duas dezenas de longas-metragens de ficção que reflectem as actuais tendências da produção cinematográfica na Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo.

Na comemoração dos 20 anos da queda do muro de Berlim e da reunificação da Alemanha, o 'Kino Lisboa' apresenta ainda um ciclo dedicado ao cinema da antiga RDA onde os estúdios estatais da DEFA produziram mais de 600 filmes de ficção, muitos proibidos pelas autoridades.
Filmes legendados em português. Bilhetes à venda no Cinema São Jorge por 3,50 euros.

SELECÇÃO
Quinta, 04 de Fevereiro
21h30 - ‘Same Same But Different’ (2009 Alemanha), de Detlev Buck, com Apinya Sakuljaroensuk e David Kross.
Durante uma viagem pela Ásia, um jovem alemão apaixona-se por uma jovem cambodjana que trabalha num bar nocturno.

‘SAME SAME BUT DIFFERENT’
Detlev Buck


8.1.10

Prémio - Filmes para Adultos
AVN AWARDS 2010
Adult Movie Awards
The businesss of pleasure.
(AVN Media Network)

Instituídos em 1984, os 'AVN Awards' são os mais prestigiados prémios anuais da indústria de filmes para adultos e visam reconhecer as produções (filmes e vídeo) que se distinguem e o talento dos profissionais do entretenimento adulto.
Promovida pela Adult Vídeo News Media Network, a edição deste ano dos 'AVN Adult Movie Awards' realizou-se no Palms - Maloof Casino Resort, em Las Vegas (Estados Unidos), e elegeu o 'Best Video Feature' e o ‘Best Foreign Feature’, entre mais de uma centena de prémios noutras categorias.

BEST VIDEO FEATURE
‘The 8th Day’, de Ren Savant, com Kayden Kross e Bree Olsen (2009 Adam & Eve Pictures).
BEST FOREIGN FEATURE
‘Billionaire’, de Alessandro del Mar, com Nesty e Simony Diamond
(2009 Private).
‘THE 8th DAY’
Ren Savant


6.1.10

Exposição - Arte Contemporânea
‘TEMPO SUSPENSO’
Jane e Louise Wilson
De 22 de Janeiro a 18 de Abril no Centro de Arte Moderna
(Fundação Calouste Gulbenkian)

O CAM vai apresentar a mais vasta exposição individual das gémeas britânicas Jane and Louise Wilson, de 43 anos, integrantes da geração Young British Artists e nomeadas para o Turner Prize 1999. A exposição incluirá a primeira obra das The Wilson Sisters em filme, ‘Hypnotic Suggestion 505’ (1993), mas também obras inéditas como uma série de esculturas que jogam com a arquitectura do CAM e o vídeo ‘Songs for My Mother’ (2009).
A mostra ‘Tempo Suspenso’ transporta-nos, tanto no sentido psicológico como histórico, para um universo suspenso entre épocas, narrativas e arquitecturas. Um mergulho numa dimensão trans-temporal e em imagens que simultaneamente seduzem e esmagam e que, em muitos casos, têm como ponto de partida a realidade social e política actual.
Curadoria de Isabel Carlos. Entradas de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, por 4 euros.
'SUSPENDING TIME'
Jane and Louise Wilson


4.1.10

DVD - Filmes
SÉRIE ÍPSILON II
Filmes premiados para os amantes da sétima arte
Às sextas, com o ‘Público’.
(Público 20 Anos)

Vinte filmes de grande qualidade, premiados nos melhores festivais de cinema. Para quem gosta de ver cinema e não filmes.
De 15 de Janeiro a 28 de Maio, às sextas, por mais 1,95 euros com o jornal ‘Público’.

SELECÇÃO
15 de Janeiro - ‘Juno’, de Jason Reitman, com Ellen Page e Michael Cera.
Independent Spirit Awards - Best Feature 2008
05 de Fevereiro - ‘Le Scaphandre et le Papillon - O Escafandro e a Borboleta’, de Julian Schnabel, com Mathieu Amalric e Emmanuelle Seigner.
British Independent Film Award - Best Foreign Independent Film 2008
12 de Fevereiro - ‘Mon Oncle - O Meu Tio’, de Jacques Tati, com Jacques Tati e Jean-Pierre Zola.
Festival de Cannes - Prix du Jury 1958
26 de Fevereiro - ‘Mysterious Skin’, de Gregg Araki, com Chase Ellison e George Webster.
Rotterdam International Film Festival - Jury Award 2005
Festival de Cannes - Prix du Jury 1991
05 de Março - ‘Tess’, de Roman Polanski, com John Collin e Tony Church.
César - Meilleur Film 1980
26 de Março - ‘Iklimer - Climas’, de Nuri Bilge Ceylan, com Ebru Ceylan e Nuri Bilge Ceylan.
Festival de Cannes - Prix FIPRESCI 2006
09 de Abril - ‘L'Ésquive - A Esquiva’, de Abdellatif Kechiche, com Osman Elkharraz e Sara Forestier.
César - Meilleur Film 2005
23 de Abril - ‘Europa’, de Lars Von Trier, com Jean-Marc Barr e Barbara Sukowa.
Festival de Cannes - Prix du Jury 1991
07 de Maio - ‘Yadon Ilaheyya - Intervenção Divina’, de Elia Suleiman, com Elia Suleiman e Manal Khader.
Festival de Cannes - Prix du Jury 2002
14 de Maio - ‘The Station Agent - A Estação’, de Thomas McCarthy, com Peter Dinklage e Paul Benjamin.
Sundance Film Festival - Special Jury Prize 2003
21 de Maio - ‘L’Enfant - A Criança’, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, com Jérémie Renier e Déborah François.
Festival de Cannes - Palm d’Or 2005
28 de Maio - ‘The Magdalene Sisters - As Irmãs de Maria Madalena’, de Peter Mullan, com Geraldine McEwan e Anne-Marie Duff.
Venezia 59 - Leone d'Oro 2002
FILMES PREMIADOS
Para os amantes da sétima arte
Série Ípsilon II


2.1.10

Cinema - Ciclo
BRILLANTE MENDOZA
Retrospectiva
De 20 a 23 de Janeiro na Culturgest
(Culturgest/Zero em Comportamento)

A Culturgest promove um ciclo de cinema dedicado ao realizador filipino Brillante Mendoza, programado pela Zero em Comportamento. Esta retrospectiva inclui uma série de oito longas metragens realizadas nos últimos cinco anos e pretende dar a conhecer a sua cinematografia inédita em Portugal.
Vindo da publicidade, Brillante Mendoza, de 49 anos, estreou-se tarde na realização, mas a sua obra tem sido premiada nos principais festivais internacionais de cinema. Herdeiro do cinema filipino dos anos 1970 e 80, os seus filmes reinventam o cruzamento do drama social realista com o melodrama. Os filmes de Brillante Mendoza abordam de forma contemporânea o seu país e as questões sociais, políticas, religiosas e de género que o atravessam.
Bilhetes à venda na Culturgest por 3,5 euros.

SELECÇÃO
Quarta, 20
21h30 - ‘Lola’ (2009)
Duas anciãs. Uma perdeu o neto, a outra é a avó do assassino.
Sábado, 23
16h00 - ‘Tirador’ (2007)
Num bairro comercial de Manila, jovens delinquentes procuram fazer pela vida.
18h30 - ‘Serbis’ (2008)
A família Pinela dirige e vive num cinema pornográfico que já conheceu melhores dias.
21h30 - ‘Kinatay’ (2009)
Um polícia tenta melhorar a sua situação financeira, trabalhando como segurança.


CINEMANILA
International Film Festival
Brillante Mendoza