30.9.09

Live Set
PRINS THOMAS

Cama de Casal #7
Prins Thomas & Tiago
Sexta, 09 de Outubro no ‘Lux’.

Na mesma noite. Uma cama de casal feita à medida dos amantes do baleárico, mas não só. Prins Thomas tocou em bandas punk, fez breakdance, ergueu com Lindstrom, a frente norueguesa do space disco, é produtor com toque de midas e DJ com reputação de saber conduzir a pista para onde quer, quase sempre fora de órbita.
Prins Thomas lançou o álbum duplo 'Cosmo Galactic Prism' (2007 Eskimo), uma selecção gravada que é também o seu primeiro disco misturado. De Oslo, para conquistar a pista de dança do ‘Lux’, Prins Thomas regressa a Santa Apolónia com o seu som cósmico, ancorado em reminiscências disco. A colecção de discos de Prins Thomas está cheia de pérolas obscuras e improváveis, capazes de fazer uma noite especial.
“Prins Thomas ensina.”
Blah Blah Blah
YOGA BALA @ ATHENS
Prins Thomas


26.9.09

Bienal - Exposição
EXD’09
ExperimentaDesign Lisboa 2009
‘Quick, Quick, Slow’
Até 08 de Novembro no Centro Cultural de Belém

A EXD - ExperimentaDesign Lisboa 2009, bienal internacional dedicada ao design, arquitectura e criatividade, dedica a edição deste ano ao tema ‘It’s About Time’. O tempo é uma das matérias-primas da vida, bem como do design. Entre a programação, destaque para a exposição ‘Quick, Quick, Slow’.
Num olhar retrospectivo que se estende ao início do século XX, a exposição explora a dimensão do tempo no design gráfico, mapeando as influências e impactos recíprocos entre grafismo impresso e animado. Combinando uma excepcional selecção de peças gráficas impressas, projecções vídeo e peças digitais inéditas, esta exposição traça uma história alternativa do design gráfico na sua relação com o tempo nas suas vertentes de movimento, aceleração e fluxo.
Directora: Guta Moura Guedes. Comissaria: Emily King. Co-produção: EXD/Museu Colecção Berardo.
TEXTO, IMAGEM E TEMPO
ExperimentaDesign


24.9.09

Concerto - Ao Vivo
FUCK BUTTONS
Live Show
Quinta, 01 de Outubro na ZDB - Zé dos Bois

O duo electronic/experimental/progressive inglês Fuck Buttons foi formado em 2004 por Andrew Hung e Benjamin Power captando desde logo a atenção da crítica mais atenta e esclarecida. O álbum de estreia ‘Street Horrrsing’ (2008 ATP Recordings) confirmou as expectativas com uma sonoridade synth/psychedelic/noise, vocalizações distorcidas, ritmos tribais e subtis melodias.
Um concerto com muito ruído, percussão e teclas hipnóticas é agora aguardado na estreia dos Fuck Buttons em Portugal. Um electrizante caos cósmico ao vivo.

Bilhetes à venda na Flur - Loja de Discos por 10 euros.
"Using familiarity to its advantage, this duo is smart to refine its palette, making even the most migraine-inducing compositions seem like comforting lullabies."
Urb Magazine
"’Street Horrrsing’ is dominated by a truculent, enveloping buzz, beneath which heroic melodies struggle for audibility."
XLR8R Magazine
‘BRIGHT TOMORROW’
Fuck Buttons




‘COLOURS MOVE’
Fuck Buttons


22.9.09

Cinema - Festival
DOCLISBOA 2009
VII Festival Internacional de Cinema Documental
De 15 a 25 de Outubro na Culturgest, São Jorge e Cinema Londres.
(Apordoc)

Organizado pela Apordoc - Associação pelo Documentário, o ‘doclisboa’ apresenta em antestreia os melhores documentários da última temporada e reúne uma série de programações não competitivas. O Festival Internacional de Cinema Documental pretende dar ao público novas formas de pensar, de ver o mundo e de comunicar, mostrando filmes importantes e premiados que não chegam às salas de Lisboa.
Com direcção e programação de Sérgio Tréfaut, o 'doclisboa' vai exibir nesta edição 150 documentários e destacar a cinematografia dos sete estados independentes da ex-Jugoslávia na secção ‘Balcãs em Fogo’. A programação inclui a Competição Internacional, Sessões Especiais e Mostra Retrospectiva e as secções Investigações, Love Stories, Riscos, Heart Beat e Foot Doc.

Programa a anunciar brevemente. Bilhetes brevemente à venda na Culturgest por 2,5 euros. Filmes legendados em português.

SELECÇÃO
Sábado, 17 no Cinema Londres
22h30 - ‘Rough Aunties’ (Reino Unido, 2008, 103’) de Kim Longinotto.
A associação Bobbi Bear, em Durban (África do Sul), de apoio a crianças abusadas sexualmente.
Domingo, 25 na Culturgest
16h30 - Filme Premiado Competição Portuguesa
18h30 - Filme Premiado
Investigações
21h30 - Filme Premiado Competição
Internacional Longas
22h30 - Filme Premiado Competição Internacional Medias e
Competição Internacional Curtas
23h00 - Filme Premiado Primeiras Obras
EM OUTUBRO, O MUNDO INTEIRO CABE EM LISBOA
doclisboa
Spot 2007

20.9.09

Filme - Estreia a 08 de Outubro no Medeia King
‘ARUITEMO, ARUITEMO - ANDANDO’
de Hirozaku Kore-Eda
com Hiroshi Abe e Yoshio Harada
(2008 TV Man Union)

Num dia de Verão em Yokohama, dois filhos adultos vão visitar os pais idosos que habitam na casa de família há décadas. O filho e a filha regressam para um raro encontro familiar, trazendo as respectivas famílias consigo. Juntaram-se para honrar a memória do filho mais velho, que morreu num acidente, há quinze anos. Um típica família disfuncional unida pelo amor, por ressentimentos e segredos.
Um drama do realizador japonês Hirozaku Kore-Eda, de 47 anos, autor de ‘Dare Mo Shiranai - Ninguém Sabe’ (2004).
“D'une grande virtuosité, à la fois délicat et fort. Que manque t-il pour être totalement conquis? Peut-être un peu de surprise, une prise de risque formelle.”
Les Inrockuptibles
“Prônant un regard enchanteur, ‘Aruitemo, Aruitemo - Still Walking’ est un film sensible imprégné d'un humour discret.”
Le Monde
‘ARUITEMO, ARUITEMO - STILL WALKING’
Hirozaku Kore-Eda

18.9.09

Livro - Romance
‘2666’
Roberto Bolaño
(2009 Quetzal)

Quatro críticos literários europeus pesquisam sobre o escritor alemão Benno von Archimboldi na cidade mexicana de Santa Teresa. Oscar Amalfitano, um professor de filosofia mentalmente instável da Universidade de Santa Teresa, teme que a sua filha seja vítima da violência na cidade. Um jornalista norte-americano, enviado a Santa Teresa para cobrir um combate de boxe, interessa-se pelo assassinio de dezenas de mulheres em Santa Teresa de 1993 a 1997. O escritor Benno von Archimboldi revela-se ser Hans Reiter, um soldado alemão a disputar o Nobel da Literatura.
Um romance póstumo do escritor chileno Roberto Bolaño (1953 - 2003), autor de ‘Os Detectives Selvagens’ (2008 Teorema). O lançamento de ‘2666’, num volume com 1 030 páginas, constitui o acontecimento literário do ano em Portugal.
The New York Times - Best Books of 2008
National Book Critics Circle Award - Fiction 2008

“Roberto Bolaño's last work was his masterpiece. ‘2666’ is indeed Bolaño's master statement.”
The Guardian
“Un libro original y hermosísimo, divertido, conmovedor, importante.“
El País
‘2666’
Roberto Bolaño
(Quetzal)

16.9.09

Cinema - Festival
10ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS
Um festival de antestreias
De 07 a 19 de Outubro no Cinema São Jorge
(Institut Franco-Portugais)

A 'Festa do Cinema Francês' é um festival de ante-estreias de longas-metragens de produções francesas recentes e inéditas em Portugal. Nesta edição, o festival mostra 45 longas-metragens (25 em antestreia) que constituem um largo panorama da (co)produção francesa do ano, numa perspectiva de defesa da diversidade cultural europeia. A programação abrange todos os géneros cinematográficos, primeiras obras de jovens realizadores e grandes sucessos do momento. Vários destes filmes terão distribuição nacional.
A cumprir 10 anos esta promete ser uma edição especial de aniversário com a retrospectiva ‘Homenagem a Agnès Varda’, as secções ‘Primeiros Filmes, Grandes Obras’ e ‘Os Césars da Festa’, as exposições ‘Instalação de Agnès Varda’ e ‘Fotografias de Renaud Monfourny’ e a presença de convidados internacionais.
Filmes legendados em português. Bilhetes à venda no Cinema São Jorge e Fnac por 3,50 euros.

SELECÇÃO

Sexta, 09 às 19h00 no Cinema São Jorge
‘A Côté’ (2007), de Stéphane Mercurio
Documentário sobre a vida de mulheres com maridos, filhos ou pais presos.
Sábado, 10 às 19h00 no Cinema São Jorge
‘Le Bal des Actrices’ (2007), de Maiwenn Le Besco, com Jeanne Balibar e Romane Bohringer.
Documentário sobre diversas actrizes francesas nas mais variadas situações.
Domingo, 11 às 19h00 no Cinema São Jorge
‘Bellamy’ (2008), de Claude Chabrol, com Gérard Depardieu e Clovis Cornillac.
O comissário Bellamy, a sua mulher e o seu meio-irmão dão protecção a um desconhecido.
SPOT DE APRESENTAÇÃO
9ª Festa do Cinema Francês


14.9.09

CD - Álbum
'GET COLOR'
Health
(2009 Lovepump United)

Os Health são o quarteto noise/rock/experimental norte-americano formado por Jacob Duzsik (voz e guitarra), Júpiter Keyes (guitarra e percussão), John Famiglietti (baixo e percussão) e Benjamin Miller (bateria) que se estreou com o álbum 'Health' (2007 Lovepump United) onde apresentou uma sonoridade noise/electro num formato pop/rock com muita distorção e caos. Logo de seguida, a banda lançou '//Disco' (2008 Lovepump United), compilação de remisturas club/experimental dos temas do álbum de estreia.
Os Health regressam agora com o novo álbum ‘Get Color’, um delicado equilíbrio de ruído e beleza com mais texturas electrónicas. Muita percussão, guitarras, sintetizadores e vocalizações hipnóticas, sem descurar a melodia e os sons de dança. Dance/punk vibrante, enérgico e superior.
“Potent and powerful songs. ‘Get Color’ is a beast.”
XLR8R Magazine
‘DIE SLOW’
Health

12.9.09

Festival - Cinema
VENEZIA 66
Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica 2009
'Lebanon', de Samuel Maoz, vence 'Leone d'Oro'.

O filme 'Lebanon' de Samuel Maoz foi galardoado com o 'Leone d’Oro' para o melhor filme no 'Venezia 66', a edição de 2009 do festival de cinema de Veneza. O drama de guerra 'Lebanon' conta a história de quatro soldados israelitas dentro de um tanque de guerra imobilizado numa aldeia libanesa devastada durante o conflito de 1982. O realizador israelita Samuel Maoz estreia-se na realização com este filme que relata a sua própria experiência.
Integrada na exposição internacional de artes 'La Biennale di Venezia', a 'Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica', o mais antigo festival de cinema do mundo, realizou-se no 'Palazzo del Cinema', no Lido em Veneza (Itália), entre 02 e 12 de Setembro e foi presidida pelo produtor e crítico de cinema suíço Marco Müller. O júri que apreciou as 25 longas-metragens em competição e estreia mundial foi presidido pelo realizador de Taiwan Ang Lee.
‘LEBANON’
Samuel Maoz
Venezia 66 - Leone d'Oro 2009


10.9.09

Prémio Literário - Finalistas
BOOKER PRIZE 2009
For Fiction
(The Booker Prize Foundation)

A lista de finalistas do 'Booker Prize 2009' acaba de ser anunciada em Londres pelo júri do mais prestigiado prémio literário inglês das nações da Commonwealth. As seis obras de ficção finalistas desta 41ª edição foram seleccionadas, de uma lista de 13 candidatos, por um júri presidido pelo jornalista e escritor inglês James Naughtie.
O vencedor do prémio, patrocinado pelo grupo Man, será anunciado no início de Outubro. O autor receberá 50 mil libras, reconhecimento internacional e o habitual incremento de vendas do livro em todo o mundo.
"These are six writers on the top of their form. They've given us great enjoyment already, and it's a measure of our confidence in their books that all of us are looking forward to reading them yet again before we decide on the prizewinner."
James Naughtie


MAN BOOKER PRIZE FOR FICTION - SHORTLIST 2009
- ‘The Children's Book’ de A S Byatt (Chatto & Windus)
- ‘Summertime’ de J M Coetzee (Harvill Secker)
- ‘The Quickening Maze’ de Adam Fould (Jonathan Cape)
- ‘Wolf Hall’ de Hilary Mantel (Fourth Estate)
- ‘The Glass Room’ de Simon Mawer (Little, Brown)
- ‘The Little Stranger’ de Sarah Waters (Virago)
FICTION AT ITS FINEST
Man Booker Prize
Shortlist 2009

8.9.09

Filme - Estreia a 17 de Setembro no Medeia Monumental
‘THE HURT LOCKER - ESTADO DE GUERRA’
de Kathryn Bigelow
com Jeremy Renner e Anthony Mackie
(2008 First Light Production)

Durante a Guerra do Iraque, um novo sargento, James, assume o comando de uma equipa altamente treinada em desmantelamento de bombas. No meio de conflitos violentos, ele surpreende os seus dois subordinados, Sanborn e Eldridge, ao mergulhá-los sem prudência num jogo mortal de combate urbano. James comporta-se como se fosse indiferente à morte e à medida que os homens lutam para controlar o seu novo líder, Bagdad explode num absoluto caos. Um drama de acção da realizadora norte-americana Kathryn Bigelow, de 58 anos, autora do filme de terror ‘Near Dark - Depois do Anoitecer’ (1987).
"The best and most insightful anti-war film about Iraq. Kathryn Bigelow's blazingly powerful action movie ‘The Hurt Locker’, whose unpretentious clarity makes for a refreshing change."
The Guardian

"Visceraling exciting, adrenaline-soaked tour de force."
The New York Times
‘THE HURT LOCKER’
Kathryn Bigelow

6.9.09

BD - Prémios
EISNER AWARDS 2009
Will Eisner Comic Industry Awards
(San Diego Comic-Con International)

Os 'Eisner Awards' são o mais importantes prémio para a realização criativa da banda desenhada norte-americana (comics). As distinções são entregues anualmente durante a convenção 'San Diego Comic-Con International', na Califórnia. Presidido por Jackie Estrada, o maior e mais conceituado evento de comics nos Estados Unidos é uma organização educacional não lucrativa dedicada a criar a consciência e a apreciação da banda desenhada.
Os prémios distribuem-se por 29 categorias cujos candidatos foram nomeados por um painel de cinco membros e votados por profissionais da banda desenhada. Nesta 21ª edição, mais de 125 mil visitantes, profissionais e expositores assistiram durante quatro dias a conferências, exposições, filmes, sessões de autógrafos, jogos de tabuleiro e electrónicos e mostras de trabalhos.

"The 'Eisner Awards' call attention to and celebrate the best that the comics artform has to offer."
Jackie Estrada

EISNER AWARDS 2009
Best Continuing Series (melhor série)
‘Superman - All Star’, de Grant Morrison e Frank Quitely (DC Comics)
Best Limited Series (melhor mini-série)

‘Hellboy - The Crooked Man’, de Mike Mignola e Richard Corben (Dark Horse)
Best Graphic Album - New (melhor álbum inédito)
‘Swallow Me Whole’, de Nate Powell (Top Shelf)
2009 EISNER AWARD WINNERS
Comic-Con

4.9.09

Filme - Estreia a 10 de Setembro no Medeia Monumental e Medeia King
‘LOS ABRAZOS ROTOS - ABRAÇOS DESFEITOS’
de Pedro Almodóvar
com Penélope Cruz e Lluís Homar
(2009 El Deseo)

O argumentista Mateo Blanco foi vítima de acidente automóvel onde, não só perdeu a vista como também Lena, o amor da sua vida. Nos dias de hoje, sob o pseudónimo Harry Caine, Mateo vive dos argumentos que escreve, da ajuda da produtora Judit García e do filho desta, Diego, o seu secretário e guia. Harry é um cego activo e atraente, que desenvolveu todos os outros sentidos para melhor gozar a vida, na base da ironia e da amnésia selectiva.
Um drama de acção do realizador espanhol Pedro Almodóvar, de 60 anos, autor de ‘Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios - Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos' (1988), ‘Todo Sobre Mi Madre - Tudo Sobre a Minha Mãe’ (1999), ‘Hable con Ella - Fala com Ela’ (2002), ‘La Mala Educación - Má Educação’ (2004) e ‘Volver’ (2006).
"La única sensación que permanece de principio a fin es la del tedio."
El País
"Un film dont chaque ingrédient est sublime mais dont la somme ne parvient pas à prendre complètement."
Les Inrockuptibles

"The sensual pleasures of Pedro Almodóvar's lush new meta-melodrama are the more intense for being fleeting."
The Guardian
‘LOS ABRAZOS ROTOS’
Pedro Almodóvar

2.9.09

CD - Álbum
‘XX’
The xx
(2009 Young Turks Records)

Os The xx são uma banda londrina, formada em 2005 por quatro adolescentes, que evoca atmosferas (sub)urbanas e soturnas através de uma sonoridade pop/indie/new wave minimalista e melancólica. Romy Croft (guitarra/voz), Oliver Sim (baixo/voz), Baria Qureshi (teclas/guitarra) e Jamie Smith (programação/samples), todos de 19 anos, apresentam-se introvertidos e indolentes.
Os The xx lançam agora ‘XX’, o álbum de estreia por eles produzido, onde revelam um som atmosférico e tenso, guitarras reverberantes delicadamente tristes e ritmos sintetizados ecoantes. Perfeito para jovens principiantes.
“The album will win many friends for its beautifully haunting, understated charms. Quietly, utterly electrifying.”
The Guardian
“La pop synthétique des Anglais devrait rapidement faire quelques vagues.”
Les Inrockuptibles
‘CRYSTALISED’
The xx




‘BASIC SPACE’
The xx