Duas mulheres que são uma só e um homem que numa procura recriar a imagem que tem da ‘outra’.
Diz-se que Hitchcock só filmou histórias de amor. Se dúvidas houvesse, ‘Vertigo’ dissipava-as. É só a paixão (que chega à necrofilia) que motiva o protagonista desta obra-prima de Hitchcock.
O crime, a intriga policial, aqui, não são mais do que o clássico ‘macguffin’ (pormenor/pretexto que motiva a acção dos personagens, sem importância no argumento nem relevância para o público), de tal modo que o espectador se esquece que o crime fica sem castigo. O saber de Hitchcock iludiu todas as censuras.
Algumas das mais inebriantes cenas de ‘Vertigo’ passam-se dentro de um museu, com Kim Novak inebriada face ao quadro que a obceca fazendo de James Stewart um espectador inebriantemente obcecado por ela.
1 comentário:
CINEMATECA. VERTIGO
Duas mulheres que são uma só e um homem que numa procura recriar a imagem que tem da ‘outra’.
Diz-se que Hitchcock só filmou histórias de amor. Se dúvidas houvesse, ‘Vertigo’ dissipava-as. É só a paixão (que chega à necrofilia) que motiva o protagonista desta obra-prima de Hitchcock.
O crime, a intriga policial, aqui, não são mais do que o clássico ‘macguffin’ (pormenor/pretexto que motiva a acção dos personagens, sem importância no argumento nem relevância para o público), de tal modo que o espectador se esquece que o crime fica sem castigo. O saber de Hitchcock iludiu todas as censuras.
Algumas das mais inebriantes cenas de ‘Vertigo’ passam-se dentro de um museu, com Kim Novak inebriada face ao quadro que a obceca fazendo de James Stewart um espectador inebriantemente obcecado por ela.
CR
Enviar um comentário