Festival - Prémios de Cinema
FESTIVAL DE CANNES 2009
62éme Festival International du Film de Cannes
'Das Weisse Band (Le Ruban Blanc)' de Michael Haneke vence 'Palm d’Or'
O 'Festival de Cannes', realizado na Côte d’Azur na costa sul de França, é o mais prestigiado e famoso festival de cinema do mundo, contando anualmente com a presença de 30 mil profissionais da arte e industria cinematográfica e 4 mil jornalistas. Na edição deste ano, a competição 'Sélection Officielle', admitiu a concurso 20 longas-metragens, de 9 países.
O júri presidido pela actriz francesa Isabelle Huppert declarou como vencedor da competição o filme 'Das Weisse Band (Le Ruban Blanc)' do realizador austríaco Michael Haneke, atribuindo-lhe a 'Palm d’Or' para o melhor filme. O segundo mais importante prémio do festival, o 'Grand Prix' para a longa-metragem mais original, foi atribuído pelo júri ao filme 'Un Prophète' do realizador francês Jacques Audiard.
PALM D’OR 2009
'Das Weisse Band (Le Ruban Blanc)' de Michael Haneke com Susanne Lothar e Ulrich Tukur
Numa aldeia do norte da Alemanha protestante dominada por um barão, nos tempos do Império Austro-Húngaro, começam a acontecer estranhos crimes com crianças implicadas.
GRAND PRIX 2009
'Un Prophète' de Jacques Audiard com Tahar Rahim e Niels Arestrup
Um jovem delinquente de origem árabe cresce numa prisão onde é protegido por um chefe da máfia corsa. A aprendizagem permite-lhe estabelecer as ligações no submundo do crime.
1 comentário:
PAULO BRANCO
O filme ‘Das Weisse Band’, de Michael Haneke, distinguido com a ‘Palm d’Or’ no Festival de Cannes, terá estreia comercial em Portugal pela distribuidora Atalanta Filmes/Clap Filmes, de Paulo Branco.
A distribuidora de Paulo Branco garantem ainda a estreia de ‘Un Prophète’, do realizador francês Jacques Audiard, distinguido com o ‘Grand Prix’ no Festival de Cannes.
No entanto, a distribuidora Atalanta Filmes/Clap Filmes não adianta qualquer calendário de estreias destes filmes.
CR
Enviar um comentário