30.5.09

Prémio - Literário
MAN BOOKER INTERNATIONAL PRIZE 2009
Alice Munro vence prémio literário.
(The Booker Prize Foundation)

A escritora canadiana Alice Munro acaba de ganhar ganhou o mais importante prémio literário britânico. A autora receberá 60 mil libras e o habitual incremento de vendas do livro em todo o mundo. O ‘Man Booker International Prize’ é único no mundo da literatura, na medida em que pode ser ganho por um autor vivo de qualquer nacionalidade, desde que o seu trabalho esteja disponível no idioma inglês, e é atribuído a cada dois anos, desde 2005.
Alice Munro, de 77 anos, tem editado em português o livro ‘Fugas’ (2007 Relógio d’Água) que reúne oito contos que apresentam mulheres às voltas com seu passado. A partir de escolhas erradas, descobertas súbitas e armadilhas da sorte, essas mulheres encaram as suas mentiras. No início de Julho a Relógio d'Água publica a tradução de 'The View From Castle Rock' (2008 Vintage).
"Alice Munro is mostly known as a short story writer and yet she brings as much depth, wisdom and precision to every story as most novelists bring to a lifetime of novels. To read Alice Munro is to learn something every time that you never thought of before."
Man Booker International Prize 2009 judging panel
‘FUGAS’
Alice Munro
(2007 Relógio d’Água)

28.5.09

Passeios Fluviais
CRUZEIROS NO TEJO
Ninguém fica à margem
Parque das Nações - Belém
(Transtejo)

Lisboa vista do rio Tejo, em passeios fluviais com a vista inigualável da cidade a partir das águas tranquilas do rio. Os ‘Cruzeiros no Tejo’ realizam-se em navios transformados num espaço de turismo e lazer, com serviço de bar, que permitem observar a cidade de Lisboa a partir do rio Tejo, num passeio entre o Parque das Nações e a zona histórica de Belém.
Durante cerca de duas horas de cruzeiro, uma viagem única que dá uma nova perspectiva da cidade de Lisboa, da Margem Sul e dos monumentos e ex-líbris da cidade de Lisboa que se avistam do rio. Um passeio fluvial a uma velocidade máxima de 10 nós (18,5 km/h) a bordo do cacilheiro ‘São Paulus’, um navio construído em 1959 pelo estaleiro Schell & Johnhk, em Hamburgo (Alemanha), e com capacidade para três centenas de passageiros distribuídos por dois salões e dois tombadilhos.
De Abril a Outubro, todos os dias às 15h00. Embarque no Terminal Fluvial do Terreiro do Paço/Sul e Sueste por 20 euros.
NINGUÉM FICA À MARGEM
Cruzeiros no Tejo


26.5.09

Festival - Prémios de Cinema
FESTIVAL DE CANNES 2009
62éme Festival International du Film de Cannes
'Das Weisse Band (Le Ruban Blanc)' de Michael Haneke vence 'Palm d’Or'

O 'Festival de Cannes', realizado na Côte d’Azur na costa sul de França, é o mais prestigiado e famoso festival de cinema do mundo, contando anualmente com a presença de 30 mil profissionais da arte e industria cinematográfica e 4 mil jornalistas. Na edição deste ano, a competição 'Sélection Officielle', admitiu a concurso 20 longas-metragens, de 9 países.
O júri presidido pela actriz francesa Isabelle Huppert declarou como vencedor da competição o filme 'Das Weisse Band (Le Ruban Blanc)' do realizador austríaco Michael Haneke, atribuindo-lhe a 'Palm d’Or' para o melhor filme. O segundo mais importante prémio do festival, o 'Grand Prix' para a longa-metragem mais original, foi atribuído pelo júri ao filme 'Un Prophète' do realizador francês Jacques Audiard.

PALM D’OR 2009
'Das Weisse Band (Le Ruban Blanc)' de Michael Haneke com Susanne Lothar e Ulrich Tukur
Numa aldeia do norte da Alemanha protestante dominada por um barão, nos tempos do Império Austro-Húngaro, começam a acontecer estranhos crimes com crianças implicadas.
GRAND PRIX 2009
'Un Prophète' de Jacques Audiard com Tahar Rahim e Niels Arestrup
Um jovem delinquente de origem árabe cresce numa prisão onde é protegido por um chefe da máfia corsa. A aprendizagem permite-lhe estabelecer as ligações no submundo do crime.
'DAS WEISSE BAND (LE RUBAN BLANC)'
Michael Haneke



‘UN PROPHÈTE’
Jacques Audiard


24.5.09

CD - Álbum
‘YESTERDAY AND TODAY’
The Field
(2009 Kompakt)

Axel Willner, também conhecido como The Field, é um músico e produtor sueco que desenvolve uma sonoridade techno/minimal/ambient quer em temas próprios quer em remisturas. No seu álbum de estreia 'From Here We Go Sublime' (2007 Kompakt) The Field revela um som narcótico minimalista, linhas de baixo e batidas dinâmicas, noção espacial de harmonia, loops, samples e ritmos sincopados. Uma brisa hipnótica em espiral num álbum essencial de electrónica idílica.
The Field regressa agora com o novo ‘Yesterday and Today’ (2009 Kompakt), onde conta com a colaboração de John Stanier, baterista dos Battles. O álbum apresenta um som mais orgânico o que lhe acrescenta calor e mais emoções associadas ao ritmo, repetição e melodia. Os temas continuam longos e cativantes, entre a sufocação e a respiração. Um impacto profundo.
“Swedish electronic dance producer Axel Willner consistently finds the sweet spot between breathlessness and breathing too hard on his follow-up to 2007's acclaimed ‘From Here We Go Sublime’.”
Spin Magazine
‘THE MORE THAT I DO’
The Field


22.5.09

Festival - Música
SÓNAR 2009
16º Festival de Música Avanzada y Arte Multimédia
De 18 a 20 de Junho em Barcelona
(Advanced Music)

O mais importante festival de música electrónica e arte multimédia europeu realiza-se na capital catalã, desta vez na sua 16ª edição. O 'Sónar' atrai os melhores DJs, artistas de última geração, profissionais e empresas da música e artes electrónicas mas, sobretudo, um público palpitante de emoções diferentes.
Com concertos, showcases e sets que se dividem entre o 'Sónar by Day' e o 'Sónar by Night', o festival caracteriza-se pela diversidade, cosmopolitismo e festividade, ocupando vários cenários. O 'Sónar' não é só música. A criação em todas as suas variantes tem representação na área multimédia, cinema e para profissionais. Uma organização da Advanced Music que se reparte entre o Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB), o Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MACBA) e a Fira Gran Via.
SonarRadio em www.scannerfm.com/player/Sonar_radio.html
Passe para 3 dias + 2 noites por 140 euros em ticktackticket.com

Voos em vueling.com

SELECÇÃO
Sexta, 19
Sónar de Dia (MACBA)
16h00 (SonarVillage) - Konono Nº 1

20h30 (SonarHall) - Micachu and The Shapes
Sónar de Noche (Fira Gran Via)
00h30 (SonarClub) - James Murphy & Pat Mahoney
01h30 (SonarPub) - Late of the Pier
02h45 (SonarPub) - Buraka Som Sistema

Sábado, 20
Sónar de Dia (MACBA)
17h00 (SonarHall) -
Ebony Bones
Sónar de Noche (Fira Gran Via)
23h00 (SonarClub) - Animal Collective
23h45 (SonarPub) -
Fever Ray
00h45 (SonarClub) -
Orbital
02h15 (SonarPub) - Crystal Castles


SonarMàtica (MACBA)
Exposição - ‘Mecànic’
IMAGEN 2009
Sónar


20.5.09

Praia - Naturismo
MECO
Moinho de Baixo e Rio da Prata

Sesimbra

Praia natural ao longo da costa atlântica poente, o Meco tem um valor natural e ecológico que corresponde à Paisagem Protegida da Arriba Fóssil e aos extensos areais, matas, dunas e arribas de argilas com as suas bicas, aproveitáveis para tratamentos naturais. É uma praia naturista na zona localizada entre o Moinho de Baixo e a Fonte do Penedo. A praia é vigiada por nadadores-salvadores e tem uma temperatura média da água no Verão de 19º C. O mar bravo e a sua forte rebentação é uma constante, mesmo durante a maré baixa.
O Meco possui o restaurante-esplanada ‘Bar do Peixe’ e parques de estacionamento cobertos e pagos. A 42 km de Lisboa pela Auto-estrada do Sul, acessível por Alfarim, a praia do Meco foi tornada oficialmente naturista em 1995. As normas éticas condenam comportamentos ostensivos e o desrespeito pela natureza e não obrigam os principiantes ao nudismo nas praias exclusivas.
"O naturismo é a forma de vida em harmonia com a natureza."
International Naturist Federation
PRAIA DO MECO
Voo livre de parapente

18.5.09

Concerto - Ao Vivo
DEERHUNTER
Live
Segunda, 01 de Junho no ‘Lux’


O quinteto ambient/punk norte-americano Deerhunter, liderado por Bradford Cox, segue as referências do pop/rock/punk alternativo dentro das tendências noise/psychedelic/shoegaze. Fundada em 2001, a banda conseguiu com o seu segundo álbum ‘Cryptograms’ (2007 Kranky) o reconhecimento da crítica pelas canções experimentais, alienantes e inventivas e pela explosiva presença em palco do cantor e multi-instrumentista Bradford Cox, que desenvolve também o projecto a solo Atlas Sound.
O mais recente álbum ‘Microcastle’ (2008 Kranky), trouxe de volta o som grandioso, hipnótico e nostálgico, agora com mais melodia. O universo continua a ser o do desespero e das texturas repetitivas. Nada de novo, tudo de bom, num concerto ao vivo em Lisboa.
Flur Loja de Discos - Escolhas de 2008
Fact Magazine - Top 10 Albums of 2008
Bilhetes à venda na Flur Loja de Discos por 15 euros.
'MICROCASTLE'
Deerhunter


16.5.09

Filme - Estreia a 11 de Junho no Medeia King
'SHOTGUN STORIES - HISTÓRIAS DE CAÇADEIRA'
de Jeff Nichols
com Michael Shannon e Douglas Ligon
(2007 Liberation Entertainment)

Cleaman Hayes viveu e morreu em Little Rock, no sudeste do Arkansas, onde teve sete filhos de duas mulheres diferentes. Após casar com Nicole, Cleaman criou três filhos e a sua falta de interesse para com eles reflectiu-se nos nomes Son, Kid e Boy que escolheu e no seu abandono. Mais tarde, Cleaman lança um negócio bem sucedido, casa outra vez, e tem mais quatro filhos a quem deu toda a atenção. Quando Cleaman morre, todos os sete filhos comparecem ao funeral e entram em conflito.
Um drama de acção que constitui a estreia na realização do norte-americano Jeff Nichols, de 30 anos.
"Jeff Nichols' relaxed, distinctive debut revels in the milieu of its redneck characters."
The Guardian
"The film is a here-and-now American potboiler and a stripped-down parable that can be appreciated by any culture."
The New York Times

“'Shotgun Stories' est la première et superbe salve ciné de la nouvelle année.”
Les Inrockuptibles
'SHOTGUN STORIES'
Jeff Nichols


14.5.09

Arraiais Populares
FESTAS DE LISBOA ‘09
Festas Populares de Santo António
Sexta, 12 de Junho à noite, em Lisboa
(Egeac)

Manifestação de unidade e identidade cultural o evento 'Festas de Lisboa' centra-se nos festejos tradicionais de Santo António. Os arraiais de bairro dinamizam espaços e agentes culturais e valorizam o património, onde participam as forças vivas da cidade de Lisboa, num movimento de rara dimensão onde se combinam rua e património, lazer e tradição, generosidade e evasão.
Desde 1932 que os lisboetas sentem a cidade como um palco. Setenta e sete anos de arraiais populares em que a cor e as sonoridades de cada um dos bairros se misturam com o cheiro de festa na Ajuda, Alcântara, Beato, Campo Grande, Campolide, Carnide, Nossa Senhora de Fátima, Prazeres, Pena, Sta. Catarina, Sta. Engrácia, Sta. Maria de Belém, Sta. Maria dos Olivais, São Cristóvão e São Lourenço, São José, São Miguel, São Paulo e São Vicente de Fora.
Bailes Populares, Arcos e Balões, Manjericos, Caldo Verde, Sardinha Assada, Broa e Vinho Tinto.
DIAS EM FESTA
Festas de Lisboa ‘09


12.5.09

Filme - Estreia a 28 de Maio no Medeia Monumental
‘LAT DEN RATTE KOMMA IN - DEIXA-ME ENTRAR’
de Tomas Alfredson
com Kare Hedebrant e Lina Leandersson
(2008 EFTI)

Oskar, um frágil rapaz de 12 anos, é constantemente importunado pelos seus colegas mais fortes, mas nunca responde. O seu desejo de ter um amigo parece ser correspondido quando Eli, também de 12 anos, se muda para a casa ao lado. Mas a sua chegada coincide com o início de uma série de terríveis ataques e mortes. Apesar de Oskar estar consciente de que Eli é uma vampira, a sua amizade é mais forte do que o seu medo.
Um drama de terror do realizador sueco Tomas Alfredson, de 43 anos, autor de 'Fyra Nyanser av Brunt' (2004).

Méliès d’Ór - Best European Fantastic Feature Film 2008
“It's a major addition to the vampire genre.”
The Guardian
“Sans trop en dire, une perversité revigorante y est à l'oeuvre. Elle joue sur les clichés tout en préservant une sensibilité extrême, précieuse.”
Les Inrockuptibles
‘LAT DEN RATTE KOMMA IN’
Tomas Alfredson


10.5.09

Futebol - Jogo
FC BARCELONA - MANCHESTER UNITED
UEFA Champions League
Roma Finale 2009
Quarta, 27 de Maio às 19h45 na RTP1 e Sport TV1

FC Barcelona e Manchester United decidem o título da 'UEFA Champions League' no dia 27 de Maio, no ‘Stadio Olimpico’, em Roma (Itália). Na sua 54ª edição, a final da Liga dos Campeões promete ser mais um embate histórico, tanto mais que estas equipas têm praticado algum do futebol mais espectacular dos relvados europeus. Os dois clubes já se defrontaram por nove vezes nas provas da UEFA, com a equipa de Cristiano Ronaldo a averbar três vitórias, contra duas do Barcelona.
O Barcelona é o finalista que passou por maiores dificuldades, com a equipa de Josep Guardiola a sofrer muito para afastar o Chelsea FC nas meias-finais. Uma estatística mais significativa é que nos 12 jogos disputados desde o início da fase de grupos, os catalães apontaram 30 golos, com uma média de 2,5 remates certeiros por partida. Em contrapartida, o Manchester United, detentor do troféu, consentiu apenas seis golos nos 12 encontros disputados esta época. A equipa de Alex Ferguson afastou de forma surpreendente o Arsenal FC nas meias-finais.

ESTATÍSTICA
Melhores Marcadores
Lionel Messi (8 golos)
Thierry Henry (5 golos)
Assistências
Xavi Hernández (6 assistências)
Lionel Messi (5 assistências)
Remates à Baliza
Cristiano Ronaldo (32 remates)
Rooney e Thierry Henry (15 remates)
INTRO
Official Theme
UEFA Champions League


8.5.09

Filme – Estreia a 21 de Maio no Medeia Monumental e Medeia King
‘UN CONTE DE NOEL - UM CONTO DE NATAL’
de Arnaud Desplechin
com Catherine Deneuve e Jean-Paul Roussillon
(2008 BAC Films)

O casal Abel e Junon tem dois filhos, Joseph e Elizabeth. Vítima de um distúrbio genético, a única esperança de Joseph é um transplante de medula óssea, o que leva os pais a tentar um terceiro filho. Assim nasce Henri, que também tem incompatibilidade e não pode salvar o irmão. A doença do menino marca a vida de todos para sempre. A relação da família só piora. Em particular, entre os irmãos Elizabeth e Henri.
Um drama do realizador francês Arnaud Desplechin, de 48 anos, autor de ‘Esther Kahn’ (2000) e ‘Rois & Reine - Reis e Rainha’ (2004).
Sight & Sound Magazine - Films of the Year 2008
Film Comment Magazine - Best Films of 2008
“A movie that is almost indecently satisfying and at the same time elusive, at once intellectually lofty and as earthy as the passionate provincial family.”
The New York Times
“Long, brutal et réussi. Arnaud Desplechin orchestre une sarabande où chacun livre son ressentiment, arbore sa plaie.”
Le Monde
‘UN CONTE DE NOEL’
Arnaud Desplechin


4.5.09

Festival - Prémios de Cinema
INDIELISBOA '09
‘Ballast’, de Lance Hammer, vence Grande Prémio de Longa-Metragem
(Zero em Comportamento)

O filme ‘Ballast’, do realizador norte-americano Lance Hammer, ganhou o ‘Grande Prémio de Longa-Metragem’ atribuído pelo ‘IndieLisboa '09'. ‘Ballast’ conta a história de James, de apenas 12 anos, que cai numa espiral de drogas e violência, e cuja mãe, Marlee, tenta evitar que ele se torne numa estatística criminal.
A competição do ‘IndieLisboa 2009’ foi composta por filmes que são primeiras e segundas obras, nunca antes apresentadas publicamente em Portugal e terminadas em 2008 ou 2009. O Júri Internacional da Competição do ‘IndieLisboa '09’ foi o responsável pela atribuição do ‘Grande Prémio de Longa Metragem’, entre 11 filmes concorrentes.

GRANDE PRÉMIO DE LONGA-METRAGEM (Júri)
‘Ballast’, de Lance Hammer, com JimMyron Ross e Johnny McPhail (Estados Unidos, 2008, 96')
PRÉMIO FIPRESCI (Crítica)
‘Cea Mai Fericita Fata Din Lume’, de Radu Jude, com Alexandru Georgescu e Andreea
Bosneag (Roménia, 2009, 100')
‘BALLAST’
Lance Hammer

2.5.09

Museu - Exposição Inaugural
MUDE
Museu do Design e da Moda

Colecção Francisco Capelo
A partir de 22 de Maio na Rua Augusta (Baixa de Lisboa)

O novo MUDE - Museu do Design e da Moda alberga em três mil metros quadrados um acervo com cerca de mil peças de design de equipamento e mais de 1 200 de moda, adquiridas pela Câmara Municipal de Lisboa ao coleccionador Francisco Capelo. O museu com direcção de Bárbara Coutinho localiza-se na Rua Augusta, no edifício da antiga sede do BNU.

O objectivo do MUDE é reanimar e dinamizar a Baixa através de um espaço de debate sobre a criação contemporânea, e contribuir para a afirmação de Lisboa no círculo das grandes capitais culturais. A exposição permanente dá a conhecer a evolução do design ao longo do século XX. Formada por mobiliário, moda e pequenos objectos, coloca em diálogo as várias expressões existentes na colecção, permitindo uma perspectiva histórica.
Entrada gratuita até 01 de Julho.

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS
‘Antestreia’
Flashes da colecção
Ricardo Carvalho + Joana Vilhena Arquitectos
A partir de 22 de Maio
‘Ombro a Ombro’
Cartazes e posters políticos
Museum für Gestaltung Zürich/IPMZ Universität Zürich
A partir de 04 de Junho


EDIFÍCIO BNU
Rua Augusta