'TURNER PRIZE 2008'
Mark Leckey vence prémio de artes visuais britânico.
(Tate Britain)
O mais importante, controverso e vanguardista prémio de artes visuais da Europa, o 'Turner Prize', visa reconhecer artistas britânicos ou a residir no Reino Unido e com menos de 50 anos, nomeados pela realização de uma exposição ou mostra. Tem como principal objectivo promover a discussão pública em torno dos novos desenvolvimentos no domínio da arte contemporânea britânica. Criado em 1984, o prémio, no valor de 25 mil libras, foi na edição deste ano atribuído ao inglês Mark Leckey, pelo júri presidido por Stephen Deuchar, director da Tate Britain. A obra de Mark Leckey, de 44 anos, combina escultura, vídeo, som e performance e tem referências a ícones da cultura popular como os ‘The Simpsons’ e ‘Blade Runner’ e como temas centrais o desejo e a transformação. Mark Leckey foi distinguido pelas exposições individuais ‘Industrial Light & Magic’ na Le Consortium (Dijon) e ‘Resident’ na Kölnischer Kunstverein (Colónia).
Em exposição na Tate Britain (Londres) até 18 de Janeiro.
1 comentário:
LIVROS & LEITORES
Edição de Dezembro da revista 'LER', da Fundação Círculo de Leitores, já nas bancas.
A publicação dirigida por Francisco José Viegas apresenta como tema de capa '2008 - O ano que não mudou o mundo. Mas recorde os livros, as figuras & os factos' e 'A Última Entrevista de António Barahona'.
Destaques de capa ainda para João Pereira Coutinho e o paraíso perdido, Luis Sepúlveda e o pirata português, Pedro Mexia teoriza sobre a etiqutea sexual, os livros e a política de André Freire, José Eduardo Agualusa sobre Chatwin e os Moleskines, Rogério Casanova e as leituras de Obama e ainda Maria Velho da Costa, Mário de Carvalho e Fernanda Câncio.
CR
Enviar um comentário