28.11.08

CD – Álbum
‘WELCOME TO MALI’
Amadou & Mariam
(2008 Because Music)

A dupla de músicos do Mali, Amadou Bagayoko e Mariam Doumbia conheceu-se num instituto para cegos em Bamako, nos anos 1970. O casal de invisuais acabaria a partilhar uma vida em comum e o interesse pela música. O duo mistura a música e instrumentos tradicionais do Mali com guitarras rock, violinos sírios, trompetes cubanos, flautas egípcias, trombones colombianos e tablas indianas, numa sonoridade afro/blues. O álbum ‘Dimanche à Bamako’ (2005 Nonesuch), produzido por Manu Chao, virá a ser eleito ‘BBC Radio 3 Awards for World Music - Album of the Year 2006’. A dupla grava também ‘Zeit, Dass Sich Was Dreht’, o hino do ‘FIFA World Cup - Germany 2006’.
Os Amadou & Mariam surgem agora com ‘Welcome to Mali’, desta vez com produção de Damon Albarn, numa demonstração da conectividade global e da expansão de horizontes do afro/pop/blues/electronic. Uma celebração da tradição e do futuro.
"This is Amadou & Mariam's album, and their Africa-pop crossover success continues."
The Guardian

"Gros carton annoncé et mérité le nouvel álbum des maliens. Cést un devoir et un plaisir que de leur ouvrir grand nos oreilles."
Les Inrockuptibles

3 comentários:

Carlos Reis disse...

LE NEWS CULTUREL

A edição de 25 de Novembro da revista cultural francesa ‘Les Inrockuptibles’ é acompanhada pelo CD compilação ‘Made in Africa’, com 12 temas que traçam um panorama da música africana contemporânea.

01. ‘Ce n'est pas Bon’ Amadou & Mariam
02. ‘Dibi’ Issa Bagayoo
03. ‘Kafuulu Balu’ Kasai All Stars
04. ‘Psychedelic Woman (Bonobo remix)’ Honny and the Bees Band
05. ‘Bandja’ Kassé Mady Diabaté
06. ‘Sangare Seya’ Oumou
07. ‘Bananan Don’ Lansiné Kouyaté/David Neerman
08. ‘Shegye Shegitu (Blue Nile mix)’ Dub Colossus
09. ‘Hey! Mama Lisa (radio edit)’ So Kalmery
10. ‘Rebel Woman’ Chiwosino
11. ‘Mansaba’ Ousmane Kouyaté
12. ‘Do You Know’ Femi Kuti

Esta edição número 678 da ‘Les Inrockuptibles’ já está à venda nas lojas de imprensa internacional.


CR

Carlos Reis disse...

EXPRESSO. MUITO MAIS DO QUE PALAVRAS

O director-geral adjunto da ‘SIC’, Ricardo Costa, foi nomeado director-adjunto do semanário ‘Expresso’, mantendo as funções de assessor do director geral da estação, Luís Marques.

Ricardo Costa vai continuar a colaborar com a ‘SIC’, na qualidade de assessor do director geral do canal, Luís Marques, em todas as áreas relacionadas com a convergência e integração de conteúdos nos meios da Impresa.

No ‘Expresso’, dirigido por Henrique Monteiro, o jornalista vai ficar principalmente responsável pela secção de política.

Ricardo Costa trabalha na Impresa, de Francisco Pinto Balsemão, desde 1989. Começou na secção de política do ‘Expresso’ e em 1992 passou para a ‘SIC’, onde desempenhou os cargos de editor de Política, director-adjunto de Informação e director da ‘SIC Notícias’. Em Janeiro de 2008, assumiu o cargo de director-geral adjunto da estação.


CR

Carlos Reis disse...

NIMAS 3D

O cinema Medeia Nimas encerra durante o período de 27 de Novembro a 10 de Dezembro para várias remodelações. Um dos mais emblemáticos cinemas do centro da cidade de Lisboa, o cinema Medeia Nimas, localizado na Avenida 5 de Outubro, pertence ao grupo Medeia Filmes, de Paulo Branco, desde Fevereiro de 1993.

Acompanhando sempre a evolução tecnológica cinematográfica, a Medeia Filmes aposta agora no melhoramento das condições da sala através de várias remodelações especialmente a nível técnico com a instalação de um novo ecrã e de um sistema de projecção digital 3D.

A reabertura será no dia 11 de Dezembro com a estreia nacional do filme de animação ‘Bolt 3D’, de Chris Williams e Byron Howard (2008 Disney).


CR