30.11.08

Filme - Estreia a 04 de Dezembro no Medeia Monumental
‘HUNGER - FOME’
de Steve McQueen
com Michael Fassbender e Liam Cunningham
(2008 Blast! Films)

Bobby Sands, militante da organização paramilitar IRA - Irish Republican Army, morreu após 66 dias de greve de fome tentando recuperar o seu estatuto de prisioneiro político. Em 1981, o líder Bobby Sands e outros detidos na Prison Maze recusam usar o uniforme dos prisioneiros comuns abrigando-se apenas com um cobertor e depois, reagindo às agressões dos guardas, começam a cobrir as paredes das celas com fezes.
Um drama histórico do artista plástico inglês Steve McQueen, de 39 anos, vencedor do ‘Turner Prize 1999’, o mais importante prémio de artes visuais da Europa.
Festival de Cannes - Caméra d'Or 2008 (melhor primeiro filme)
"’Hunger’ is raw, powerful film-making and an urgent reminder of this uniquely ugly, tragic and dysfunctional period in British and Irish history."
The Guardian
“Le poids magnifique des mots injecté par Steve Mc Queen au coeur de son projet se retourne à son corps défendant contre lui en dénonçant le choc chic des images.”
Les Inrockuptibles
‘HUNGER’
Steve McQueen

28.11.08

CD – Álbum
‘WELCOME TO MALI’
Amadou & Mariam
(2008 Because Music)

A dupla de músicos do Mali, Amadou Bagayoko e Mariam Doumbia conheceu-se num instituto para cegos em Bamako, nos anos 1970. O casal de invisuais acabaria a partilhar uma vida em comum e o interesse pela música. O duo mistura a música e instrumentos tradicionais do Mali com guitarras rock, violinos sírios, trompetes cubanos, flautas egípcias, trombones colombianos e tablas indianas, numa sonoridade afro/blues. O álbum ‘Dimanche à Bamako’ (2005 Nonesuch), produzido por Manu Chao, virá a ser eleito ‘BBC Radio 3 Awards for World Music - Album of the Year 2006’. A dupla grava também ‘Zeit, Dass Sich Was Dreht’, o hino do ‘FIFA World Cup - Germany 2006’.
Os Amadou & Mariam surgem agora com ‘Welcome to Mali’, desta vez com produção de Damon Albarn, numa demonstração da conectividade global e da expansão de horizontes do afro/pop/blues/electronic. Uma celebração da tradição e do futuro.
"This is Amadou & Mariam's album, and their Africa-pop crossover success continues."
The Guardian

"Gros carton annoncé et mérité le nouvel álbum des maliens. Cést un devoir et un plaisir que de leur ouvrir grand nos oreilles."
Les Inrockuptibles
ELECTRONIC PRESS KIT
Amadou & Mariam



'SABALI'
Amadou & Mariam


26.11.08

Exposição – Fotografia Contemporânea
BESart
Colecção Banco Espírito Santo
O Presente: Uma Dimensão Infinita
De 24 de Novembro a 25 de Janeiro no Museu Colecção Berardo

O Banco Espírito Santo apresenta pela primeira vez ao público a sua colecção de fotografia BESart - Colecção Banco Espírito Santo no Museu Colecção Berardo. A exposição, intitulada 'O Presente: Uma Dimensão Infinita', é uma selecção de cerca de 300 obras em temáticas como o retrato, a arquitectura, a natureza e os interiores, que pretende mostrar ao público a fotografia como um meio fascinante e repleto de múltiplas facetas e enfatizar a diversidade e profundidade do pensamento artístico no campo da fotografia.
A Colecção de Fotografia do Banco Espírito Santo teve início em 2004 e conta actualmente com mais de 450 obras de 150 artistas nacionais e internacionais. A colecção retrata de uma forma representativa o que é a fotografia contemporânea internacional, constituindo-se actualmente como o mais significativo acervo de fotografia contemporânea em Portugal, desde os históricos da modernidade até aos mais jovens criadores.

"A melhor colecção de Portugal e uma das melhores da Europa, no seu género."
María de Corral e Lorena Martinez de Corral, comissárias da exposição
O PRESENTE: UMA DIMENSÃO INFINITA
Colecção BESart


24.11.08

CD – Álbum
‘MICROCASTLE’
Deerhunter
(2008 Kranky)

O quinteto ambient/punk norte-americano Deerhunter, liderado por Bradford Cox, segue as referências do pop/rock/punk alternativo dentro das tendências noise/psychedelic/shoegaze. Fundada em 2001, a banda conseguiu com o seu segundo álbum ‘Cryptograms’ (2007 Kranky) o reconhecimento da crítica pelas canções experimentais, alienantes e inventivas e pela explosiva presença em palco do cantor e multi-instrumentista Bradford Cox, que desenvolve também o projecto a solo Atlas Sound.
O novo álbum ‘Microcastle’, acabado de editar, trás de volta o som grandioso, hipnótico e nostálgico, agora com mais melodia. O universo continua a ser o do desespero e das texturas repetitivas. Nada de novo, tudo de bom. Um álbum com algumas das melhores canções do ano.
“Though ‘Microcastle’ is hardly straightforward, it’s an aggressive step toward the mainstream that sacrifices none of Deerhunter’s woozy adventurousness.”
Paste Magazine
'AGORAPHOBIA'
Deerhunter




'MICROCASTLE'
Deerhunter


22.11.08

Cinema - Festival
ESTORIL FILM FESTIVAL '08
'Dikoe Pole - Wild Field', de Mikhail Kalatozishvili, vence prémio 'Melhor Filme'.
(Leopardo Filmes)

O Estoril Film Festival, sob a direcção de Paulo Branco, celebra o cinema enquanto criação artística. Centrado no cinema e nos realizadores europeus, o Estoril Film Festival '08 apresentou 14 filmes em competição, uma amostra da produção mais inovadora, original e independente. O júri, presidido pelo escritor e realizador norte-americano Paul Auster, distinguiu como 'Melhor Filme' em competição o drama 'Dikoe Pole - Wild Field' do realizador georgiano Mikhail Kalatozishvili, de 49 anos, autor de 'Rcheuli' (1991).
'Dikoe Pole - Wild Field' conta a história do jovem médico de província Mitya que vive no meio da estepe, onde tem um consultório. O ambiente é pacato, mas ultimamente estranhas sensações invadem Mitya instaurando nele a sensação de que algo está prestes a acontecer, ao descobrir uma ameaça invisível.

"'Dikoe Pole - Wild Field apresenta um olhar duro e mágico sobre a estepe russa que toca o olhar por uma beleza tão íntima como expansiva."
Júri do Estoril Film Festival '08

PALMARÉS EFF '08
Prémio Melhor Filme
‘Dikoe Pole - Wild Field’, de Mikhail Kalatozishvili, com Oleg Dolin e Daniela Stoyanovich.
Prémio Especial do Júri (ex-aequo)
’De Ofrivilliga - Involuntary’, de Ruben Ostlund, com Villmar Björkman e Linnea Cart-Lamy.
‘Pescuit Sportiv - Hooked’, de Adrian Sitaru, com Adrian Titieni e Ioana Flora.
'DIKOE POLE - WILD FIELD'
Mikhail Kalatozishvili

20.11.08

Jornal – Remodelação
'SEMANÁRIO ECONÓMICO'
O novo 'Semanário Económico', a partir de 29 de Novembro, ao sábado.
(Económica)

A Ongoing/Económica decidiu alterar a saída para as bancas do ‘Semanário Económico’ de sexta-feira para sábado, já a partir do dia 29 de Novembro, data em que o jornal apresentará um grafismo reformulado e novos conteúdos. António Costa, director do ‘Diário Económico’, assumirá a direcção de ambos os títulos. O novo ‘Semanário Económico’ será um produto virado para a economia, mas também para o mundo, para a sociedade e política.
O primeiro caderno será muito focado no core do jornal, temas de economia e política. O jornal será ainda composto pelo ‘Outlook’, um segundo caderno híbrido de revista e suplemento, cuja responsável será Isabel Lucas. Os dois cadernos terão entre 40 a 48 páginas cada, num projecto gráfico da +2designers. Marcar a agenda e ser útil aos leitores são os valores que irão nortear a nova fase do ‘Semanário Económico’ que passará a oferecer mais análise e reflexão. O jornal terá uma tiragem de 20 mil exemplares, papel salmão e full color.
VEJA MAIS ALÉM
'Semanário Económico'


18.11.08

Filme - Estreia a 04 de Dezembro no Medeia King
‘JE VEUX VOIR - EU QUERO VER’
de Joana Hadjithomas e Khalil Joreige
com Catherine Deneuve e Rabih Mroue
(2008 Abbout Productions)

Julho de 2006. Israel lança uma ofensiva militar no sul do Líbano em resposta aos ataques de mísseis e à captura de dois soldados israelitas pela Hezbollah. Uns meses depois, a actriz Catherine Deneuve chega a Beirute pela primeira vez para assistir a uma gala de solidariedade. Apesar do apertado horário e da perigosa viagem, ela embarca numa ida ao sul do Líbano para ver com os seus próprios olhos. Guiada pelo actor libanês Rabih Mroué, juntos partem numa viagem pelas zonas mais afectadas pela guerra.
Um documentário da dupla de artistas plásticos, professores e realizadores libaneses Joana Hadjithomas e Khalil Joreige, de 39 anos, autores de ‘A Perfect Day’ (2005), inédito em Portugal.

"Immontrable car insoutenable: devant ce territoire saccagé, gâchis de ruines, les libanais tournent le regard. En contrechamp ruiné, le spectacle est presque décevant. On s’habitue très vite à la ruine."
Libération
‘JE VEUX VOIR’
Joana Hadjithomas et Khalil Joreige


16.11.08

CD – Álbum
'CONVIVIAL'
Luomo
(2008 Huume)

O produtor microhouse/techno finlandês Sasu Ripatti é o músico por trás de pseudónimos como Luomo e Vladislav Delay, entre outros, e o fundador da editora Huume Recordings. Como Luomo estreou-se com ‘Vocalcity’ (2000 Force Tracks), a que se seguiram três outros álbuns a explorar a house/electro/pop reduzida ao minimalismo dos beats/clicks/bleeps frios da electrónica sobrepostos por melodias quentes e etéreas.
Luomo surge agora com o novo ‘Convivial’, acompanhado de vocalistas convidados como Johanna Iivanainen, Sascha Ring (Apparat), Cassy (Panorama Bar) e Jake Shears (Scissor Sisters), um álbum de pop/house sofisticada e dançável. Gravado em Berlim e finalizado em Helsínquia, ‘Convivial’ é milimetricamente elaborado e consegue ser experimental e comercial. Excelente para ouvir entre o pouf e a pista.
"Another warm, subtle electro-house masterpiece from the Finnish master of future disco."

XLR8R Magazine
"Sleek, stylish and sexy as hell."

Urb
‘HAVE YOU EVER’
Luomo & Cassy


14.11.08

Filme – Estreia a 27 de Novembro no Medeia King
‘CZTERY NOCE Z ANNA - QUATRO NOITES COM ANNA’
de Jerzy Skolimowski
com Artur Steranko e Kinga Preis
(2008 Alfama Films)

Léon trabalha no crematório de um hospital, numa pequena cidade da Polónia. No passado foi testemunha de uma brutal violação. A vítima, Anna, é uma jovem enfermeira que trabalha no mesmo hospital. Uma noite, Léon esgueira-se para dentro do quarto de Anna e passa a noite sentado na cama, a olhar para ela. A obsessão cresce e as visitas nocturnas sucedem-se. Até que Anna começa a notar que estranhas coisas acontecem.
Um thriller dramático do realizador polaco Jerzy Skolimowski, de 70 anos, autor de 'Moonlighting' (1982) e 'The Lightship - O Navio Farol' (1986). Produção do português Paulo Branco.
"Quasiment dépourvu de dialogues, superbement filmé et cadré dans une lumière d'aquarium, ce film somnambulique suscite un trouble certain."
Le Monde
"Como Jerzy Skolimowski referiu na abertura do Festival de Cannes, 'I'm back!'. E que regresso. O resultado é magnífico."
Expresso
'CZTERY NOCE Z ANNA'
Jerzy Skolimowski


12.11.08

Prémio - Literário
PRIX GONCOURT 2008
'Syngué Sabour', de Atiq Rahimi, vence prémio literário
(Académie Goncourt)

O romance 'Syngué Sabour', do escritor franco-afegão Atiq Rahimi, ganhou o 'Prix Gouncourt', o mais prestigiado prémio literário de expressão francesa, promovido pela Académie Goncourt. O romance foi seleccionado entre quatro obras de ficção finalistas de uma lista de 15 candidatos, por um júri de 10 escritores. O prémio tem um valor monetário de apenas 10 euros mas a projecção e prestígio da sua atribuição é imensamente superior. Como é da tradição, o vencedor do prémio foi anunciado no salão 'Goncourt' do restaurante 'Drouant', em Paris.
A obra de ficção ‘Syngué Sabour’ conta a história de uma mulher afegã que se liberta da opressão conjugal, social e religiosa com o marido reduzido a um estado vegetativo. Escritor e cineasta de origem afegã, Atiq Rahimi, de 46 anos, é autor de 'Terra e Cinzas' (2001 Teorema) e 'As Mil Casas do Sonho e do Terror' (2004 Teorema).
A edição em português de 'Syngué Sabour' vai ser lançada no início de 2009 pela Teorema.

DERNIÈRE SELECTION POUR LE PRIX GONCOURT 2008 - ROMANS
'Là où les Tigres Sont Chez Eux' Jean-Marie Blas de Roblès
(Zulma)
'Une Éducation Libertine' Jean-Baptiste del Amo (Gallimard)
'La Beauté du Monde' Michel Le Bris (Grasset)
'Syngué Sabour' Atiq Rahimi (P.O.L.)
'SYNGUÉ SABOUR'
Atiq Rahimi
P.O.L

10.11.08

Filme – Estreia a 20 de Novembro no Medeia King
‘LA FRONTIÈRE DE L’AUBE - A FRONTEIRA DO AMANHECER’
de Philippe Garrel
com Louis Garrel e Clémentine Poidatz
(2007 Les Films du Losange)

Carole é uma actriz de cinema que vive sozinha, depois do seu marido ter ido para Hollywood, abandonando-a. Um fotógrafo vai a casa dela fazer uma reportagem para um jornal. Tornam-se amantes. A reportagem dura duas semanas, tempo em que vivem os dois num hotel, passando pelo apartamento dela de vez em quando.
Um drama do realizador Philippe Garrel, de 60 anos, autor de ‘Le Vent de la Nuit’ (1999), ‘Sauvage Innocence’ (2001) e ‘Les Amants Réguliers - Os Amantes Regulares’ (2005). O actor Louis Garrel, protagonista de ‘La Frontiére de L’Aube - A Fronteira do Amanhecer’, é filho do realizador.
“La pureté du cinéma de Philippe Garrel confèrent à son nouveau film l'allure d'une oeuvre primitive, d'un mélo surnaturel venu du muet, la simplicité de la poésie.”
Le Monde
“Il y avait longtemps que Philippe Garrel n'avait pas fait un film ainsi, à ce point nu et ouvertement sensuel.”
Libération
‘LA FRONTIÈRE DE L’AUBE’
Philippe Garrel


8.11.08

Concertos – Ao Vivo
SUPER BOCK EM STOCK
03 e 04 de Dezembro em Lisboa
(Música no Coração)

O novo evento musical ‘Super Bock em Stock’, promovido pela Música no Coração, vai trazer a cinco salas de Lisboa vários nomes nacionais e internacionais projectos que apontam novos caminhos. O conceito do evento passa por fazer do final do ano uma época cheia de concertos, ao invés da época baixa dos espectáculos. Os concertos começam às 21h40 e decorrerem à mesma hora nas quatro salas. O bilhete para os dois dias do evento custa 40 euros e será trocado por uma pulseira. Com ela serão distribuídos os horários para que os espectadores possam escolher o concerto que vão ver.

Nesta primeira edição do 'Super Bock em Stock' destaque para as actuações da cantora e produtora norte-americana new wave/dub/psychobilly Santogold, da banda indie rock/post punk norte-americana The Walkmen e da cantora pop/indie/electronic sueca Lykke Li.

SELECÇÃO
Quarta, 03
Tivoli -
Santogold
Quinta, 04
Tivoli -
The Walkmen
Teatro Variedades -
Lykke Li
'L.E.S. ARTISTES'
Santogold



‘LITTLE BIT’
Lykke Li


6.11.08

Revista – Fotojornalismo
'iMAG'
A imagem da notícia.
(Multipublicações)

A editora Multipublicações, de Ricardo Florêncio, está a preparar para 14 de Novembro o lançamento da revista ‘iMAG’. O título mensal dirigido por Mafalda Lopes da Costa (ex-directora da revista ‘Ler’) posiciona-se no segmento de informação geral, focando-se ao nível dos conteúdos no fotojornalismo. Produzido por uma equipa de três elementos, a revista terá uma média de 130 páginas, com secções como Desporto, Ambiente, Ciência & Vida, Destaques e Mundo.

A nova publicação faz uma recolha de imagem e fotografia de acontecimentos do mundo que são notícia tiradas por fotógrafos especializados nas matérias. O objectivo é que o leitor num relance tenha mensalmente uma revista de informação com base em fotografia. O formato da revista é propriedade da editora, sendo o layout da Glow Designs. A ‘iMag’ terá uma tiragem de 20 mil exemplares e um preço de capa de 3 euros.
Com saída em banca em Dezembro, a edição de lançamento da 'iMAG' é distribuída gratuitamente com o 'Público' de sexta, 14 de Novembro.
LANÇAMENTO
iMAG
Convite


4.11.08

Troféus - BD
PRÉMIOS NACIONAIS DE BANDA DESENHADA 2008
19º FIBDA Festival Internacional de BD da Amadora
(CNBDI)

O festival 'Amadora BD - 19º FIBDA Festival Internacional de BD da Amadora' acaba de atribuir os 'Prémios Nacionais de Banda Desenhada' que funcionam como elemento credibilizador do panorama português de banda desenhada.
A atribuição dos troféus passou pelas fases de candidatura (apresentação dos livros a concurso), nomeação (selecção por júri dos álbuns finalistas para cada uma das categorias) e votação (por especialistas, investigadores, críticos, jornalistas, autores e editores). O júri foi presidido por Nelson Dona, director do ‘FIBDA Festival Internacional de BD da Amadora’.

MELHOR ÁLBUM DE AUTOR ESTRANGEIRO
'Muchacho – Tomo 2’ de Pierre Lepage
(Edições ASA)
CLÁSSICOS DA 9ª ARTE
’Blueberry – A Mina do Alemão Perdido e O Espectro das Balas de Ouro’ de Charlier e Giraud
(Edições ASA/Público)
MELHOR ÁLBUM DE TIRAS HUMORÍSTICAS
'Amuado, Aluado, Tatuado... Coitado!’ de Jerry Scott e Jim Borgman (Gradiva)
MELHOR ÁLBUM PORTUGUÊS
’Obrigada, Patrão’ de Rui Lacas (Edições ASA)
‘MUCHACHO - TOMO 2’
Lepage
Edições ASA

2.11.08

CD – Álbum
‘GALA DROP’
Gala Drop
(2008 Gala Drop)

Os Gala Drop são a banda kraut/dub formada em 2005 pelos portugueses Nelson Gomes (da associação Filho Único) e Tiago Miranda (dos Loosers e Dezperados) e entretanto alargada a Afonso Simões e Guilherme Gonçalves.
O quarteto lança agora ‘Gala Drop’, o seu álbum de estreia sob a influência afro/electronic no desenvolvimento de temas com reverberações e percussões num ambiente de groove cósmico e narcótico. Texturas ambientais, melodias, ritmos e esculturas sonoras num espaço e tempo em movimento contínuo. Um potencial álbum do ano em Portugal.
“Complexa e minuciosa mas de simples fruição, a música de Gala Drop parece sair de todas as cabeças em uníssono para entrar em qualquer corpo que esteja por perto. É um prazer.”
Flur - Lust
"Possuem aquela dose de familiaridade e de estranheza que tem contribuído para criar alguma da mais aventureira música da actualidade.”
Público - Ípsilon
'CRYSTALS'
Gala Drop