30.6.08

Filme – Estreia a 10 de Julho no Medeia King
'LES AMOURS D'ASTRÉE ET DE CELADON - OS AMORES DE ASTREA E DE CELADON'
de Eric Rohmer
com Andy Gillet e Stéphanie Crayencour
(2007 Rezo Films)

Numa floresta maravilhosa, no tempo dos druidas, o pastor Celadon e a pastora Astree amam-se de um amor puro. Enganada por um pretendente, Astree dispensa Celadon que, por desespero, se atira a um rio. Ela pensa-o morto, mas ele é secretamente salvo por ninfas. Fiel à sua promessa de não reaparecer aos olhos da sua bela, Celadon deverá superar provas para quebrar a maldição.
Uma comédia dramática do realizador francês Eric Rohmer, de 88 anos, autor de 'Conte d’Hiver' (1992), 'Conte d’Automne' (1998) e 'Triple Agente – Agente Triplo' (2003).
"Une jubilation communicative qui induit, chez le spectateur, un délicieux vertige."
Le Monde
"Un film d'amour exceptionnel, au suspense haletant."
Libération
'LES AMOURS D'ASTRÉE ET DE CELADON'
Eric Rohmer


28.6.08

Futebol – Campeonato Europeu
ALEMANHA - ESPANHA
UEFA Euro 2008 Áustria Suíça
Viena Final
Domingo, 29 de Junho às 19h45 na TVI e Sport TV

A selecção espanhola de Luis Aragonês vai medir forças com a selecção alemã de Joachim Löw na final do campeonato europeu de futebol 'UEFA Euro 2008'. O encontro está agendado para as 19h45 de domingo, dia 29 de Junho, no Ernst-Happel Stadion de Viena, sob arbitragem do italiano Roberto Rosetti. A Alemanha, que já se sagrou campeã europeia em 1972, 1980 e 1996, e a Espanha, vencedora em 1964, vão encontrar-se pela vigésima vez. As duas equipas nunca se encontraram na final de um grande torneio.
Uma final inédita entre a 'La Roja' e a 'Mannschaft' a prometer duelos entre o avançado Fernando Torres e o médio Michael Ballack e entre os melhores marcadores do campeonato, os avançados David Villa e Lukas Podolski.

JOGOS
Fase de Grupos
Alemanha 2 – 0 Polónia
Croácia 2 – 1 Alemanha
Áustria 0 – 1 Alemanha
Espanha 4 – 1 Rússia
Suécia 1 - 2 Espanha
Grécia 1 - 2 Espanha
Quartos de Final
Portugal 2 – 3 Alemanha
Espanha 4 – 2 Itália
Meia-Final
Alemanha 3 - 2 Turquia
Rússia 0 – 3 Espanha
'EXPECT EMOTIONS'
Official Intro Theme
UEFA Euro 2008


26.6.08

CD – Álbum
'//DISCO'
Health
(2008 Lovepump United)

Os Health são o quarteto noise/rock/experimental norte-americano formado por Jacob Duzsik (voz e guitarra), Júpiter Keyes (guitarra e percussão), John Famiglietti (baixo e percussão) e Benjamin Miller (bateria) que se estreou com o álbum 'Health' (2007 Lovepump United) onde apresentou uma sonoridade noise/electro num formato pop/rock com muita distorção e caos.
A banda surpreende agora com o lançamento de '//Disco', compilação de remisturas club/experimental dos temas do álbum de estreia. Dançantes, as remixes são assinadas por nomes como Acid Girls e Crystal Castles, sob supervisão dos Health. Uma mistura avant garde/art com electro/house vibrante e energética. Para figurar entre os melhores álbuns do ano.
"If Health's debut album was something of an assault on the ears, this collection of remixes should ensure they bleed. Sound like a proper album and not merely a collection of remixes."
XLR8R Magazine
'CRIMEWAVE'
Crystal Castles vs Health


24.6.08

Livro - Romance
'EU, ANIMAL'
Indra Sinha
(2008 Difel)

Desde que se lembra, Animal anda de quatro, o resultado catastrófico do que aconteceu naquela noite em que, graças a uma empresa de produtos químicos norte-americana, o apocalipse visitou o seu bairro miserável em Khaufpur (Bhopal) na Índia. Agora quase com vinte anos, leva uma vida de simples subsistência com a sua cadela Jara e uma velha freira louca chamada Ma Franci, e passa as noites a fantasiar sobre Nisha. Quando uma jovem médica americana, Elli Barber, chega à cidade, Animal mergulha numa rede de intrigas, esquemas e conspirações.
Um romance do escritor indiano Indra Sinha, de 58 anos, actualmente a viver em França.
Booker Prize – Fiction Shortlist 2007
"Sinha's writing is a blade gleaming in the moonlight. And the novel, for all its pain, is a work of profound humanity."
The Guardian
INDRA SINHA
'Animal’s People'


22.6.08

Festival – Publicidade
CANNES LIONS 2008
55th International Advertising Festival
(Emap Media)

O maior festival de publicidade europeu realiza-se desde 1954 em Cannes, na Côte d’Azur, na costa sul de França. Durante uma semana, os participantes assistem aos melhores anúncios em filme, imprensa, outdoor, interactivos, rádio, media, direct marketing, promocional e design. Na edição deste ano cerca de 9 mil profissionais e 11 mil visitantes divulgaram e tomaram contacto com o melhor da publicidade mundial, a criatividade, o marketing comunicacional e seminários.
O festival 'Cannes Lions' contemplou ainda uma prestigiada competição em que o júri premiou os melhores anúncios de entre os 28 mil a concurso nas diferentes categorias, provenientes de 85 países.

WINNERS 2008
Direct Lions Grand Prix
'Lead India' The Times of India - JWT Mumbai
Radio Lions Grand Prix
'Shutter Chance' Canon EOS Kiss - Dentsu Tokyo
Cyber Lions Grand Prix
'Uniqlock' Uniqlo - Projector Tokyo
Film Lions Grand Prix
'Gorilla' Cadbury – Fallon London
Outdoor Lions Grand Prix
'Voyeur Projection Installation' HBO Voyeur Project – BBDO New York
Press Lions Grand Prix
'Paint. Pants. Park. Spit' Energizer – DDB Johannesburg
Promo Lions Grand Prix
'Voyeur Integrated Campaign' HBO Voyeur – BBDO New York
Media Lions Grand Prix
'MMS' AMF Pension – Forsman & Bodenfors Gothenburg
Design Lions Grand Prix
'Coca-Cola Identity' Coca-Cola – Turner Duckworth London & San Francisco
'GORILLA'
Cadbury – Fallon London
Cannes Lions - Film Grand Prix 2008

20.6.08

Cinema – Ciclo
UM ANO DE CINEMA(S)
Os melhores filmes
De 26 de Junho a 03 de Setembro no Medeia Nimas
(Medeia Filmes)

Os melhores filmes estreados entre Junho de 2007 e Junho de 2008 são mostrados no ciclo 'Um Ano de Cinema(s)'.
No cinema Medeia Nimas, de 26 de Junho a 03 de Setembro, com preços únicos a 3,50 euros. Sessões às 14h, 16h30, 19h e 21h30.

SELECÇÃO
Junho
Quinta, 26 – 'Taxidermia' de György Pálfi
Domingo, 29 – 'Bug' de William Friedkin
Segunda, 30 – 'Zodiac' de David Fincher
Julho
Quarta, 02 e quinta, 03 - 'Lady Chatterley' de Pascale Ferran
Sexta, 04 – 'Mysterious Skin - Pele Misteriosa' de Gregg Araki
Quarta, 09 e quinta, 10 – 'Control' de Anton Corbijn
Sexta, 11 – 'O Sabor da Melancia' de Tsai Ming-Liang
Sábado, 12 – 'O Escafandro e a Borboleta' de Julian Schnabel
Domingo, 13 – 'Ratatui' de Brad Bird
Quarta, 16 e quinta, 17 – 'As Canções de Amor' de Christophe Honoré
Sexta, 18 - 'Muito Bem, Obrigado' de Emmanuelle Cuau
Terça, 22 – 'Paranoid Park' de Gus Van Sant
Quarta, 23 e quinta, 24 – '4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias' de Cristian Mungiu
Sábado, 26 – 'A Morte do Senhor Lazarescu' de Cristi Puiu
Domingo, 27 – '12:08 - A Este de Bucareste' de Corneliu Porumboiu
OS MELHORES FILMES
Um Ano de Cinema(s)

18.6.08

Prémio - Literário
'INTERNATIONAL IMPAC DUBLIN LITERARY AWARD'
Romance 'De Niro’s Game' de Rawi Hage vence prémio literário.
(Dublin City Council)

A novela 'De Niro’s Game', obra de estreia do escritor e fotógrafo libanês Rawi Hage, de 44 anos, a viver no Canadá, acaba de ganhar o 'Internacional IMPAC Dublin Literary Award', no valor de cem mil euros. 'De Niro’s Game', com edição portuguesa da Civilização Editora prevista para Junho sob o título 'Como a Raiva ao Vento', conta a história de Bassam e George, dois jovens e amigos na guerra civil do Líbano no início da década de 1980 perante a opção de permanecer na cidade e aliarem-se ao crime organizado ou exilarem-se no exterior.
Estabelecido na Irlanda em 1994, o 'Internacional IMPAC Dublin Literary Award' é o maior e mais internacional prémio literário ao envolver bibliotecas de todo o mundo e estar aberta a livros escritos em todas as línguas e publicados em tradução para língua inglesa. Na edição de 2008, a iniciativa do Dublin City Council avaliou 137 títulos nomeados por 162 bibliotecas públicas de 45 países devido ao seu alto mérito literário.
"'De Niro’s Game' is a powerful, stark yet lyrical and compassionate book."
IMPAC Dublin Judges
'DE NIRO’S GAME'
Rawi Hage
International IMPAC Dublin Literary Award 2008

16.6.08

Telemóvel - Gadget
'iPHONE 3G'
O 'iPhone' de que se estava à espera.
(Apple)

Telemóvel, 'iPod', Internet e muito mais. O novo 'iPhone 3G', da Apple, com rápida tecnologia sem fios 3G, mapas com GPS, suporte para funcionalidades de empresa, como o 'Microsoft Exchange', e a nova 'App Store' com aplicações para descarregar, coloca ainda mais funcionalidades nas mãos dos utilizadores.
Combina três produtos num só, um telemóvel com velocidade 3G, um leitor multimédia de ecrã panorâmico e um dispositivo de Internet com correio electrónico HTML e navegação completa na Internet. Numa redefinição de aquilo que um telemóvel é capaz, o 'iPhone' está disponível em modelos de 8 GB (preto) e 16 GB (preto ou branco).
Lançamento pela Optimus e Vodafone a 11 de Julho.
TV AD
'iPhone 3G'

14.6.08

Praia - Naturismo
MECO
Bicas - Moinho de Baixo - Penedo
(Sesimbra)

Praia natural ao longo da costa atlântica poente, o Meco tem um valor natural e ecológico que corresponde à Paisagem Protegida da Arriba Fóssil e aos extensos areais, matas, dunas e arribas de argilas com as suas bicas, aproveitáveis para tratamentos naturais. É uma praia naturista na zona localizada entre o Moinho de Baixo e a Fonte do Penedo. A praia é vigiada por nadadores-salvadores e tem uma temperatura média da água no Verão de 19º C. O mar bravo e a sua forte rebentação é uma constante, mesmo durante a maré baixa.
O Meco possui o restaurante-esplanada ‘Bar do Peixe’ e parques de estacionamento cobertos e pagos. A 42 km de Lisboa pela Auto-estrada do Sul, acessível por Alfarim, a praia do Meco foi tornada oficialmente naturista em 1995. As normas éticas condenam comportamentos ostensivos e o desrespeito pela natureza e não obrigam os principiantes ao nudismo nas praias exclusivas.
"O naturismo é a forma de vida em harmonia com a natureza."
International Naturist Federation
PRAIA DO MECO
Voo livre de parapente

12.6.08

Cinema – Ciclo
'VIAGENS NO ORIENTE'
Uma viagem por distintas paisagens asiáticas.
De 18 de Junho a 28 de Julho no Museu do Oriente
(Fundação Oriente Museu/Zero em Comportamento)

Uma viagem por distintas paisagens asiáticas, com paragem obrigatória por alguns países da região: Índia, Malásia, Tailândia e China. A ligar os vários filmes inéditos em Portugal do ciclo 'Viagens no Oriente' está a especial atenção que dedicam aos sítios e às gentes que servem de pano de fundo às histórias que nele são contadas.
Através do cinema, este programa é um mergulho em profundidade em aspectos da realidade e da cultura desses países, os quais permanecem, em grande medida, desconhecidos do público ocidental.

SELECÇÃO
Domingo, 22 de Junho às 18h00
'How Is Your Fish Today?' de Xiaolu Guo (China/UK, 2007, 83’)
Um jovem do sul da China que assassinou a amante empreende uma fuga solitária através do país em direcção à sua ‘terra prometida’.
Domingo, 6 de Julho às 18h00
'Born Into Brothels' de Ross Kauffmann e Zana Briski (Índia, 2004, 85’)
As pessoas mais estigmatizadas do bairro da luz vermelha de Calcutá são os filhos das prostitutas. (Apresentado no 'IndieLisboa 2006').
Domingo, 13 de Julho às 18h00
'Taking Father Home' de Ying Liang (China, 2005, 100’)
Um rapaz de 17 anos de uma aldeia de Sechuan parte em busca do seu pai, que partiu há seis anos e de quem ele não soube mais nada.
Domingos, 20 e 27 de Julho às 18h00
'Flower In the Pocket' de Seng Tat Liew (Malásia, 2007, 97’)
Dois rapazes, Li Ahh e Li Ohm crescem órfãos de mãe. O pai é viciado no trabalho e pouco tempo tem para os filhos.
(Filmes legendados em português. Bilhetes por 3 euros)
'HOW IS YOUR FISH TODAY?'
Xiaolu Guo



'BORN INTO BROTHELS'
Ross Kauffmann and Zana Briski



'FLOWER IN THE POCKET'
Seng Tat Liew

10.6.08

Prémio - Literário
GRANDE PRÉMIO DE ROMANCE E NOVELA APE/DGLB
'A Cova do Lagarto' de Filomena Marona Beja vence prémio literário.
(Associação Portuguesa de Escritores)

O romance biográfico 'A Cova do Lagarto' (2007 Sextante Editora), da escritora Filomena Marona Beja, de 64 anos, acaba de vencer o 'Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLB', o mais importante prémio literário em Portugal, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores e Direcção-Geral do Livro e Bibliotecas. O prémio com o valor de 15 mil euros é atribuído desde 1982 e visa consagrar uma obra de ficção de autor português, publicada no ano anterior à atribuição do prémio. 'A Cova do Lagarto' foi escolhido por unanimidade pelo júri, presidido por José Correia Tavares, de entre os 117 romances apresentados a concurso por 51 editoras.
'A Cova do Lagarto' apresenta o retrato de uma época, a transformação urbano do país durante o Estado Novo, e de um homem, Duarte Pacheco, ministro das Obras Públicas, que foi buscar Salazar a Coimbra e o acompanhou durante duas décadas, até morrer num desastre de automóvel.
'A COVA DO LAGARTO'
Filomena Marona Beja
Sextante Editora

8.6.08

CD - Álbum
'DYSTOPIA'
Midnight Juggernauts
(2008 Siberia Records)

Os Midnight Juggernauts são o trio indie rock/electro pop australiano fundado em 2004 por Vincent Vendetta, Andy Juggernaut e Daniel Stricker. A banda de Melbourne concilia a new rave com a synth pop e o space disco de forma coerente.
'Dystopia', o álbum de estreia agora editado, revela um som atmosférico inspirado nas auroras austrais e elementos psicadélicos. Um álbum sideral e galáctico. Os Midnight Juggernauts têm agendada uma actuação ao vivo no festival 'Optimus Alive!08', a 12 de Julho, no Passeio Marítimo de Algés.
"Cosmically synthetic, subversively euphoric: such are the attributes of Midnight Juggernauts."
The New York Times
"You'll be seduced into wanting to believe that Midnight Juggernauts know what they're doing."
The Observer
'ROAD TO RECOVERY'
Midnight Juggernauts



'SHADOWS'
Midnight Juggernauts



'INTO THE GALAXY'
Midnight Juggernauts

6.6.08

Filme – Estreia a 19 de Junho no UCI El Corte Inglés
'EL ORFANATO – O ORFANATO'
de J.A. Bayona
com Belén Rueda e Fernando Cayo
(2007 Rodar y Rodar)

Laura retorna à casa onde fora criada e decide transformá-la num orfanato, mas os problemas começam quando o filho de Laura começa a fazer amigos imaginários e a deixar-se levar por jogos de fantasias. A escalada de estranhos acontecimentos farão com que ela procure a ajuda de parapsicólogos.
Um drama de mistério e horror que constitui a estreia nas longas-metragens do realizador espanhol Juan Antonio Bayona, de 33 anos. Produção do realizador mexicano Guillermo del Toro, autor de 'El Laberinto del Fauno – O Labirinto do Fauno' (2006).
"A diverting, overwrought ghost story from Spain, relies on basic and durable horror movie techniques."
The New York Times
"A disturbing, and yet intelligent and compassionate dramatisation of loss and bereavement. Pungent and scary film."
The Guardian
'EL ORFANATO'
J.A. Bayona

4.6.08

Festival – World Music
'FMM SINES 2008'
Festival Músicas do Mundo
De 17 a 26 de Julho em Porto Covo e Sines
(CM Sines)

O 'FMM - Festival Músicas do Mundo' tornou-se, nos últimos anos, no maior festival de world music e num dos mais populares eventos culturais realizados em Portugal. Um festival cuja única 'playlist' é o atlas universal, o 'FMM Sines' foi criado com a convicção de que a música é muito maior, muito mais cheia de cores e matizes do que a indústria do 'mainstream' faz supor. Depois do seu programa, a espectacularidade dos espaços onde se realiza é a principal característica que define o Festival Músicas do Mundo.
O 'FMM Sines' assinala dez anos em 2008 com o programa mais extenso da sua história. São quarenta espectáculos e iniciativas paralelas repartidos por quatro palcos montados na aldeia de Porto Covo e na cidade de Sines.

SELECÇÃO
Sábado, 26 em Sines
23h00 no Castelo – Rokia Traoré (Mali/França)
00h30 no Castelo – Doran-Stuky-Studer-Tacuma (Irlanda/Suiça/EUA)
02h35 na Av. Vasco da Gama – Antibalas (Estados Unidos)
04h00 na Av. Vasco da Gama – Boom Pam (Israel)
Entrada livre para os concertos na Av. Vasco da Gama e por 10 euros para o Castelo.
APRESENTAÇÃO
FMM Sines 2008

2.6.08

Cinema - Comemoração
'CINEMATECA: 50 ANOS'
1958 / 2008
(Cinemateca Portuguesa)

A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema comemora em 2008 o 50º aniversário da sua existência pública. Se Setembro será, oficialmente, o mês da Cinemateca, as comemorações começam já em Junho e centram-se na exibição de obras maiores da cinematografia mundial reveladas em Portugal pela Cinemateca. Os exemplos escolhidos incluiem algumas das obras máximas da história do cinema, descobertas e redescobertas nas salas da Cinemateca.
A seu tempo, virá o livro, a exposição e a festa. Aos 50 anos, a Cinemateca vê o seu filme, o filme que foi, o filme que é, o filme que será. Como acontece com todos os grandes filmes, dá vontade de voltar a ver. Programar para preservar, preservar para programar.

Sexta, 20 às 21h30
'Nosferatu - O Vampiro' (1922) de Friedrich Murnau com Max Schrek e Alexander Granach.
'NOSFERATU, EINE SYMPHONIE DES GRAUENS'
F.W. Murnau