30.5.08

CD – Álbum
'IN GHOST COLOURS'
Cut Copy
(2008 Modular)

Os Cut Copy são o trio australiano indie dance/electropop criado em 2001 pelo DJ e designer gráfico Dan Whitford (voz, teclas e guitarra) a que se juntaram Tim Hoey (baixo e sampler) e Mitchell Scott (bateria). Depois da estreia com o álbum 'Bright Like Neon Love' (2004 Modular), a banda regressa agora com 'In Ghost Colours' onde desenvolve influências dos anos 1980 e apresenta um som retro/electro/disco que resulta num synth pop com recurso a coros. Produzido por Tim Goldsworthy, da DFA Records, 'In Ghost Colours' é um álbum ingénuo e optimista. Um delicado balanço que constitui a brisa sonora ideal para o Verão.
"Cut Copy may not be French or from Brooklyn, but they’ve got the magic sauce for sure."
Urb Magazine
"Cut Copy is mining a rich musical amalgam that its contemporaries have yet to discover."
Paste Magazine
'LIGHTS & MUSIC'
Cut Copy



'HEARTS ON FIRE'
Cut Copy

28.5.08

Livro – Ensaio
'O CISNE NEGRO'
O Impacto do Altamente Improvável
de Nassim Nicholas Taleb
(2008 Dom Quixote)

Um 'cisne negro' é um acontecimento altamente improvável que reúne três características principais: é imprevisível, produz um enorme impacto e, após a sua ocorrência, é arquitectada uma explicação que o faz parecer menos aleatório e mais previsível do que aquilo que é na realidade. Os seres humanos não têm consciência do fenómeno dos 'cisnes negros' antes da sua ocorrência por estarem programados para aprender coisas específicas. Somos, portanto, incapazes de avaliar verdadeiramente as oportunidades, demasiado vulneráveis ao impulso de simplificar, narrar e classificar.
Um ensaio do académico libanês Nassim Nicholas Taleb, de 48 anos, professor na University of Massachusetts Amherst, nos Estados Unidos.
The Economist - Books of the Year (Economics and Business) 2007
BusinessWeek - Best Business Books of the Year 2007
Financial Times - Business Book of the Year (Shortlist) 2007
"A deeply intelligent, provocative book."
The Economist
THE IMPACT OF THE HIGHLY IMPROBABLE
Nassim Nicholas Taleb
fora.tv

26.5.08

Festival – Prémios de Cinema
'FESTIVAL DE CANNES 2008'
61éme Festival International du Film de Cannes
'Entre les Murs' de Laurent Cantet vence 'Palm d’Or'

O 'Festival de Cannes', realizado na Côte d’Azur na costa sul de França, é o mais prestigiado e famoso festival de cinema do mundo, contando anualmente com a presença de 30 mil profissionais da arte e industria cinematográfica e 4 mil jornalistas. Na edição deste ano, a competição 'Sélection Officielle', admitiu a concurso 22 longas-metragens, de 14 países.
O júri presidido pelo actor e realizador norte-americano Sean Penn declarou como vencedor da competição o filme ’Entre les Murs’ do realizador francês Laurent Cantet, atribuindo-lhe a 'Palm d’Or' para o melhor filme. O segundo mais importante prémio do festival, o 'Grand Prix' para a longa-metragem mais original, foi atribuído pelo júri ao filme ‘Gomorra’ do realizador italiano Matteo Garrone.

PALM D’OR 2007
'Entre les Murs' de Laurent Cantet com François Begaudeau
François é um jovem professor num liceu difícil onde aprende que o diálogo com os alunos comporta riscos.
GRAND PRIX 2007
'Gomorra' de Matteo Garrone com Salvatore Cantalupo e Gianfelice Imparato
O poder, o dinheiro e o sangue são os valores com que se confrontam os habitantes de Nápoles e Caserte.
'ENTRE LES MURS'
Laurent Cantet



'GOMORRA'
Matteo Garrone

24.5.08

Live Set
THE FIELD
From Here We Go Sublime Live
Quinta, 26 de Junho no ‘Lux’

Axel Willner, também conhecido como The Field, é um músico e produtor sueco que desenvolve uma sonoridade techno/minimal/ambient quer em temas próprios quer em remisturas.
No seu álbum de estreia 'From Here We Go Sublime' (2007 Kompakt) The Field revela um som narcótico minimalista, linhas de baixo e batidas dinâmicas, noção espacial de harmonia, loops, samples e ritmos sincopados. Uma brisa hipnótica em espiral num álbum essencial de electrónica idílica. Uma apresentação ao vivo, estreia em Portugal, absolutamente a não perder.
"This is one of those rare albums that makes you wonder how you ever got by without it."
BBC Colective
"Une techno tempérée par des montées atmosphériques. Sublime."
Les Inrockuptibles
'OVER THE ICE'
The Field

22.5.08

Exposição – Arte Contemporânea
'DRAWING A TENSION'
Obras da Colecção Deutsche Bank
De 03 de Junho a 07 Setembro na Gulbenkian
(DB Collection)

O Deutsche Bank foi em 1979 uma das primeiras entidades privadas a ligar a arte contemporânea ao espaço de trabalho. A colecção tem crescido desde essa altura e hoje é uma das maiores do mundo. Começando com a aquisição de desenhos e fotografias, alargou-se nos últimos anos à pintura e à escultura.
Sob o título 'Drawing a Tension', o curador Jürgen Bock reúne para a galeria da sede da Fundação Calouste Gulbenkian um conjunto de 120 obras de relevo, escolhidas a partir das 50 mil peças que constituem a colecção de arte contemporânea do Deutsche Bank. A exposição inclui obras de Otto Freundlich, Thomas Hirschhorn, Olav Christopher Jennsen e Laria Lassnig, entre muitos outros artistas, e está organizada em cinco núcleos.
"A escolha das obras teve em conta a preocupação de mostrar os núcleos de trabalhos de melhor qualidade desta colecção, pelo que se impunha a presença dos artistas mais consagrados."
Jürgen Bock, director da Maumaus - Escola de Artes Visuais
KUNST AM ARBEITSPLATZ
Art at Work

20.5.08

Filme – Estreia a 12 de Junho no Medeia King
'ALEXANDRA'
de Aleksandr Sokurov
com Galina Vishhnevskaya e Vasily Shetvtsov
(2007 Proline-Film)

Na república da Chechénia dos nossos dias, num acampamento de tropas russas. Alexandra Nikolaievna vem fazer uma visita ao seu neto Denis, um dos melhores oficiais da sua unidade. Ela passa aqui alguns dias e descobre um outro mundo, com uma vida quotidiana miserável.
Um drama do realizador russo de culto Aleksandr Sokurov, de 57 anos, autor de 'Mat i Syn - Mãe e Filho' (1996), 'Russkiy Kovcheg – A Arca Russa' (2002) e 'Otets i Syn – Pai e Filho' (2003).
"Il y a dans 'Aleksandra' un sentiment qui l'enveloppe et le protège du grotesque: une vraie douleur."
Les Inrockuptibles
"A film of startling originality and beauty - feels like a communiqué from another time, another place, anywhere but here."
The New York Times
Александра
Aleksandr Sokurov

18.5.08

Arraiais Populares
'FESTAS DE LISBOA 2008'
Festas Populares de Santo António
Quinta, 12 de Junho à noite, em Lisboa
(Egeac)

Manifestação de unidade e identidade cultural o evento 'Festas de Lisboa' centra-se nos festejos tradicionais de Santo António. Os arraiais de bairro dinamizam espaços e agentes culturais e valorizam o património, onde participam as forças vivas da cidade de Lisboa, num movimento de rara dimensão.
Desde 1932 que os lisboetas sentem a cidade como um palco. Setenta e seis anos de arraiais populares em que a cor e as sonoridades de cada um dos bairros se misturam com o cheiro de festa na Ajuda, Alcântara, Beato, Campo Grande, Campolide, Carnide, Nossa Senhora de Fátima, Prazeres, Pena, Sta. Catarina, Sta. Engrácia, Sta. Maria de Belém, Sta. Maria dos Olivais, São Cristóvão e São Lourenço, São José, São Miguel, São Paulo e São Vicente de Fora.
Bailes Populares, Arcos e Balões, Manjericos, Caldo Verde, Sardinha Assada, Broa e Vinho Tinto.
ESPAÇO DO OLIVAL
Arraial Popular
Calçada do Combro – Santa Catarina

16.5.08

Filme – Estreia a 05 de Junho no Medeia Monumental
'UN HOMME PERDU – UM HOMEM PERDIDO'
de Danielle Arbidi
com Melvil Poupaud e Alexander Siddig
(2007 MK2 Productions)

Thomas Koré, um fotógrafo francês, percorre o mundo à procura de experiências extremas. O seu caminho cruza-se com o de Fouad Saleh, um estranho homem com uma enevoada memória. O francês tenta descobrir a sua história e com ele traçar um pouco do caminho por um corrosivo e secreto Oriente.
Um drama da realizadora libanesa Danielle Arbidi, de 38 anos, autora de 'Maarek Hob - Dans les Champs de Bataille' (2004).
"Un film sur l'exil et, partant, un très beau, très émouvant et très paradoxal autoportrait de sa réalisatrice par deux hommes interposés."
Le Monde
"Très beau, superbe coulée de cinéma voyageur et méditatif, le travelling à l'unisson du traveller."
Les Inrockuptibles
'UN HOMME PERDU'
Danielle Arbidi

14.5.08

Exposição – Fotojornalismo
'WORLD PRESS PHOTO 08'
2008 Exhibition Tour
de 10 de Maio a 08 de Junho no Museu da Electricidade
(WPP/Visão)

Ano após ano, a World Press Photo convida fotojornalistas de todo o mundo a participar na mais importante competição internacional de fotografia de imprensa. Nesta 51ª edição participaram 5 019 fotógrafos profissionais de 125 países num total de 80 536 imagens, tendo sido atribuídos prémios em 10 categorias, a 58 fotógrafos de 23 nacionalidades.
A World Press Photo é uma organização independente fundada em 1955, com sede em Amesterdão (Holanda), que promove o mais prestigiado concurso internacional de fotojornalismo. As fotografias anualmente premiadas são depois expostas em mais de 40 países e publicadas no álbum ‘Yearbook’. A exposição no Museu da Electricidade reúne um total de 243 imagens.
CATEGORIAS World Press Photo of the Year, Spot News, General News, People in News, Sports Action, Sports Features, Contemporary Issues, Daily Life, Portraits, Arts and Entertainment, Nature.
'AMERICAN SOLDIER RESTING AT BUNKER'
Tim Hetherington for 'Vanity Fair'
Korengal Valley, Afghanistan, 16 September
World Press Photo of the Year 2008

12.5.08

Semanário – Caderno
'ACTUAL'
Uma nova imagem. Um olhar diferente.
A partir de sábado, 17 de Maio com o 'Expresso'
(Impresa)

O caderno de arte e entretenimento 'Actual' apresenta-se a partir da edição de sábado, 17 de Maio do 'Expresso' com uma nova imagem e um olhar diferente oferecendo mais serviço e mais referência numa leitura mais leve e dinâmica com especial aposta na imagem e na informação útil. A mudança passa por alterações no grafismo do suplemento no sentido de refrescar a imagem, torná-la um pouco mais jovem e a sua organização de mais fácil leitura. Um trabalho preparado pelo departamento de arte do 'Expresso', liderado por Marco Grieco.
A reformulação acompanhada por alterações a nível de conteúdos tem o objectivo de reforçar a componente de serviço, sem mudar a orientação crítica do caderno editado por Miguel Cadete, também director da revista 'Blitz'.
MAIS ACTUAL
Arte & Entretenimento

10.5.08

Filme – Estreia a 22 de Maio no Medeia Monumental
'LA FILLE COUPÉE EN DEUX - A RAPARIGA CORTADA EM DOIS'
de Claude Chabrol
com Ludivine Sagnier e Benoit Magimel
(2007 Alicéleo)

Inteligente e charmosa, Gabrielle, de 25 anos, trabalha no canal de televisão de Lyon. Um dia conhece o escritor Charles Saint-Denis, que não encontra dificuldades em a seduzir, apesar de ser casado e trinta anos mais velho. Aos poucos, no entanto, ele percebe que terá que disputar o seu amor com Paul, um jovem milionário desequilibrado.
Um drama do realizador francês Claude Chabrol, de 78 anos, autor de 'Rien Ne Va Plus (1997), 'La Demoiselle d'Honneur – A Dama de Honor' (2004) e 'L’Ivresse du Pouvoir – A Comédia do Poder' (2006).
"Dense, grave et émouvant. Un des plus beaux films de Claude Chabrol, servi par un casting de haute volée."
Les Inrockuptibles
"C'est un vaudeville grossier dont certains épisodes manquent cruellement de crédibilité."
Libération
'LA FILLE COUPÉE EN DEUX'
Claude Chabrol

8.5.08

CD – Álbum
'SANTOGOLD'
Santogold
(2008 Downtown Music)

Santi White, mais conhecida por Santogold, é a cantora e produtora norte-americana new wave/dub/psychobilly que agora se estreia com o álbum 'Santogold', com produção de nomes como Diplo, M.I.A. e Spank Rock.
O álbum de estreia de Santogold é uma mostra eclética de indie rock, dub, electronic e punk, onde Santi White mostra ser uma artista old school com talento para misturar influências e colaborações. Uma veterana poderosa cheia de atitude e energia criativa, num dos grandes álbum do ano.
"Through all her riffs and rhythms Santi White comes across as both a scrappy underdog and a girlish cheerleader for everyone who feels like one."
The New York Times
'L.E.S. ARTISTES'
Santogold



'YOU’LL FIND A WAY'
Santogold
Switch & Graeme Sinden Remix

6.5.08

Futebol – Jogo
MANCHESTER UNITED - CHELSEA
UEFA Champions League
Moscow Final 2008
Quarta, 21 de Maio às 19h45 na RTP1 e Sport TV

Manchester United FC e Chelsea FC decidem o título da 'UEFA Champions League' no dia 21 de Maio, no 'Luzhniki Stadium' em Moscovo, na Rússia. Na sua 53ª edição, a final da Liga dos Campeões oporá pela primeira vez dois clubes ingleses, o Manchester United, do treinador-adjunto Carlos Queirós e dos avançados Cristiano Ronaldo e Nani e o Chelsea dos defesas Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira e do guarda-redes Hilário.
A final entre as duas formações mais fortes da Premier League vai ser um jogo de duelos ao opor os proprietários do Manchester United, o norte americano Malcom Grazer, e do Chelsea, o russo Roman Abramovich, os avançados Cristiano Ronaldo, eleito ‘PFA Player of the Year 2007/2008’ e Didier Drogba, da Costa do Marfim, os capitães Gary Neville e John Terry e os treinadores Alex Ferguson e Avram Grant, o israelita sucessor de José Mourinho.
CHAMPIONS LEAGUE FINAL 2008
UEFA Presents
An All English Final

4.5.08

Festival – Prémios de Cinema Independente
INDIELISBOA ’08
Competição
(Zero em Comportamento)

A competição do festival 'IndieLisboa 2008' foi composta por filmes que são primeiras e segundas obras, nunca antes apresentadas publicamente em Portugal e terminadas em 2007 ou 2008. O júri internacional de personalidades do meio cinematográfico foi o responsável pela atribuição do 'Grande Prémio de Longa-Metragem' e o júri de críticos de cinema da FIPRESCI - International Federation of Film Critics pela atribuição do 'Prémio FIPRESCI', entre os 12 filmes concorrentes.
A quinta edição do festival contou com 35 600 espectadores, 83 longas-metragens divididas por 8 secções e 7 ecrãs em 4 salas de cinema. Foram exibidas 23 estreias mundiais e 16 estreia internacionais. Estiveram presentes mais de 400 convidados nacionais e internacionais, entre realizadores, actores, produtores, jornalistas e programadores.
"O 'IndieLisboa' já desenvolveu uma personalidade própria, que atrai largas e entusiastas audiências. O 'IndieLisboa' deve certamente figurar como uma data importante no calendário anual de festivais."
The Guardian

GRANDE PRÉMIO DE LONGA-METRAGEM
'Wonderful Town'
de Aditya Assarat (Tailândia)
Um jovem arquitecto chega a Phuket para reconstruir um resort e aluga um quarto a uma mulher com quem se envolve o que é mal recebido pela comunidade local.
PRÉMIO FIPRESCI
'Momma's Man'
de Azazel Jacobs (Estados Unidos)
Um homem de trinta e pouco anos regressa a casa dos pais em Nova Iorque por um curto período e entra numa crise existencial que o impede de regressar à vida conjugal.
'WONDERFUL TOWN'
Aditya Assarat
IndieLisboa - Grande Prémio de Longa-Metragem 2008