30.11.07

Livro – Contos
'FUGAS'
Alice Munro
(2007 Relógio d’Água)

Os oito contos reunidos apresentam mulheres às voltas com seu passado. A partir de escolhas erradas, descobertas súbitas e armadilhas da sorte, essas mulheres encaram as suas mentiras. As que lhes foram contadas, as que elas contaram aos outros e aquelas com que tentaram enganar a si mesmas. A pluralidade do amor, desde o que leva uma jovem mulher ao encontro de um homem que só viu uma vez, até o que faz uma mãe buscar a filha que havia dado para adoção, passando pela paixão mais arrebatadora e, paradoxalmente, mais carregada de lucidez.
A aclamada escritora canadiana Alice Munro, de 76 anos, nunca antes editada em Portugal, é considerada uma das maiores escritoras de ficção vivas.
The New York Times - The 10 Best Books of 2004
The Giller Prize – Winner 2004
"Alice Munro has a strong claim to being the best fiction writer now working in North America. 'Runaway' is a marvel. Basically, is so good that I don't want to talk about it here."
The New York Times
"Alice Munro has a genius for evoking the particular and peculiar atmosphere of relationships, their unspoken pressures and expectations."
The Guardian
ALICE MUNRO
A rare and candid interview
BookLounge

28.11.07

CD - Álbum
'FABRIC 36'
Ricardo Villalobos
(2007 Fabric London)

O produtor e DJ chileno Ricardo Villalobos, radicado na Alemanha, é um dos líderes da cena minimal techo/microhouse. Desde 2003 já editou quatro álbuns de originais pelas editoras alemãs Playhouse e Perlon, de Frankfurt, para além de inúmeras remisturas.
O recém lançado 'Fabric 36' é um álbum de originais (facto inédito na editora/club Fabric London) que explora beats sintéticos feitos à base de micro-samplagem, sem uma linha de baixo cíclica, tudo com uma definição tímbrica extremamente límpida. Electrónica impecável para uma viagem sensualmente glacial.
"Um facto estético de primeira grandeza."
Expresso Actual
'FARENZER HOUSE'
Ricardo Villalobos

26.11.07

Livro – Ensaio
'DEUS NÃO É GRANDE'
Christopher Hitchens
(2007 Dom Quixote)

Debate com os crentes em que são apresentados argumentos contundentes contra a religião e a favor de uma abordagem mais laica da vida, através de uma leitura atenta e erudita dos textos religiosos mais importantes.
Encontros perigosos com a religião e descrição da visão laica da vida, baseada na ciência e na razão. A explicação da religião como uma distorção das origens, natureza e cosmos que ao tudo envenenar, prejudica as gerações do futuro e coloca o mundo em perigo ao doutrinar.
Um ensaio do jornalista norte-americano Christopher Hitchens, de 58 anos, que surge em quinto lugar na '2005 Global Intellectuals Poll', uma lista dos 100 mais importantes intelectuais vivos elaborada pelas revistas políticas inglesa 'Prospect' e norte-americana 'FP Foreign Policy'.
National Book Awards – Nonfiction Finalist 2007
"A serious and deeply felt book. Christopher Hitchens has written, with tremendous brio and great wit, but also with an underlying genuine anger, an all-out attack on all aspects of religion."
The New York Times
CHRISTOPHER HITCHENS
'The Daily Show with Jon Stewart'
Comedy Central

24.11.07

Filme - Estreia a 06 de Dezembro no Medeia King
'A FOST SAU N-A FOST? - 12:08 A ESTE DE BUCARESTE'
de Corneliu Porumboiu
com Mircea Andreeseu e Teo Corban
(2006 42 Km Film)

A Roménia assistiu em directo na televisão à fuga do ditador Ceausescu de helicóptero. Numa cidade sossegada, a este de Bucareste, 16 anos depois, Virgile Jederescu, dono da estação de televisão local, convida duas pessoas a partilhar os seus momentos de glória revolucionária. Um é Piscoce, velho reformado que faz de Pai Natal, o outro Manescu, professor de história que gasta o salário na bebida. Os telespectadores ligam para o programa e colocam-nos em causa enquanto heróis.
Uma comédia dramática do realizador romeno Corneliu Porumboiu, de 32 anos, que constitui a sua estreia em longas-metragens.
Festival de Cannes - Caméra d'Or 2006 (melhor primeira longa-metragem)
"Un humour extrêmement grinçant qui vous scie intelligemment les nerfs en oscillant sans cesse et sans prévenir entre le bonhomme et le malaisant."
Les Inrockuptibles
"It's amusing stuff even if rather obviously studio-bound."
The Guardian
'12:08 EAST OF BUCHAREST'
Corneliu Porumboiu

22.11.07

Exposição – Arte Contemporânea
'COME, COME, COME INTO MY WORLD'
Curador Andrew Renton
(Até 31 de Agosto na Ellipse Foundation, em Alcoitão)

Selecção de obras até agora nunca mostradas e novas aquisições da colecção da Ellipse Foundation, a exposição 'Come, Come, Come Into My World', foi feita pelo curador convidado Andrew Renton. Autor de livros sobre arte contemporânea e curador independente, Andrew Renton seleccionou obras que celebram a fisicalidade e a persistência do objecto e que dão maior incidência à experiencia do espectador.
Reunida sob este princípio, 'Come, Come, Come Into My World' é o resultado de uma construção elaborada em torno dos trabalhos icónicos da colecção. Na sua maior parte, as relações que se geram deverão explicar-se por si próprias, com cada obra a revisitar, desafiar e reinterpretar a outra. A lista de artistas inclui nomes determinantes da cena artística internacional como Raymond Pettibon, Hamish Fulton ou Douglas Gordon.
ELLIPSE FOUNDATION
Contemporary Art Collection
Art Centre

20.11.07

Cinema - Prémio
'EUROPEAN FILM FESTIVAL ESTORIL 2007'
'Tussenstand' de Mijke de Jong vence 'Nau de Ouro'
(Leopardo Filmes/MixReel)

A longa-metragem 'Tussenstand', da realizadora holandesa Mijke de Jong, ganhou a 'Nau de Ouro' para melhor filme em competição atribuído pelo júri do 'European Film Festival Estoril', presidido pelo escritor norte-americano Don DeLillo. 'Tussenstand' conta uma história sobre a solidão, ansiedade, esforço e o amor em que Roos e Martin, um casal de divorciados, face a frustrações do passado e inabilidade em se escutar, tenta encontrar uma solução para o comportamento do filho Isaac, de 17 anos.
O festival de cinema 'European Film Festival Estoril' pretende recuperar a Europa como pioneira na celebração do cinema enquanto fenómeno artístico e transdisciplinar. O prémio 'Nau de Ouro' distingue o filme que mais se destacou pela originalidade e qualidade artística dentro da esfera do cinema de autor.
'TUSSENSTAND'
Mijke de Jong

18.11.07

Livro – Romance
'UMA QUESTÃO DE BELEZA'
Zadie Smith
(2007 Dom Quixote)

O confronto entre os Belsey e os Kipps, duas famílias dos dois lados do Atlântico, em Londres (Inglaterra) e New England (Estados Unidos). A família, o casamento, o confronto entre o pessoal e o político e um olhar sobre as ilusões de cada um.
Um romance da escritora inglesa Zadie Smith, de 32 anos, autora de 'Dentes Brancos' (2002 Dom Quixote).
Man Booker Prize – Shortlist 2005
Orange Broadband - Prize for Fiction 2006
"'On Beauty' confirms Zadie Smith as an outstanding novelist with a powerful understanding both of what the brain knows and of what love knows. Sheer novelistic intelligence-expansive, witty and magnanimous irradiates the whole enterprise."
The Guardian
"Zadie Smith possesses a captivating authorial voice, at once authoritative and nonchalant, and capacious enough to accommodate high moral seriousness, laid-back humor and virtually everything in between."
The New York Times
'ON BEAUTY'
Zadie Smith

16.11.07

Filme – Estreia a 29 de Novembro no Medeia Monumental e Medeia King
'PARANOID PARK'
de Gus Van Sant
com Gabe Nevins e Daniel Liu
(2007 MK2 Productions)

Alex, de 16 anos, namora Jennifer e tem Jared como seu melhor amigo. Um dia ele e Jared decidem ir a Paranoid Park, um parque para skateboarders em Portland. Alex decide regressar sozinho ao local e lá conhece outros skaters, acabando por se envolver na morte acidental de um segurança.
Um drama do realizador norte-americano Gus Van Sant, de 52 anos, autor de 'Drugstore Cowboy – No Trilho da Droga' (1989), 'My Own Private Idaho – A Caminho de Idaho' (1991) e 'Elephant' (2003).
"La bande sonore commente et courbe l'image. Gus Van Sant filme un étau déserré."
Les Inrockuptibes
'PARANOID PARK'
Gus Van Sant

14.11.07

Publicação - Remodelação
'COURRIER INTERNACIONAL'
O melhor da imprensa mundial
(Impresa)

A partir do dia 25 de Janeiro, o 'Courrier Internacional - Edição Portugal' vai aparecer renovado. As mudanças serão sentidas ao nível do formato, do grafismo, do número de páginas, do papel e até numa nova periodicidade do título. Criado em Abril de 2005, o semanário da Impresa vai transformar-se em revista mensal, com um grafismo melhorado. Em 116 páginas serão publicados artigos seleccionados dos melhores jornais do mundo, com data de saída marcada para a última sexta-feira de cada mês.
Em termos editoriais, manter-se-ão as secções regulares, incluindo 'Portugal', com textos da imprensa internacional sobre o nosso país e compatriotas, e serão acrescentadas novas rubricas, uma dedicada a figuras da vida internacional e outra a um resumo das notícias do mês. A revista dirigida por Fernando Madrinha será organizada em cinco grandes áreas: Compreender (análise), Olhar (portfolio fotográfico), Saber (secções de conhecimento de várias áreas), Descobrir (reportagem e investigação) e Desfrutar (lazer). A fechar estará sempre um convidado diferente.
'COURRIER INTERNACIONAL'
Revista

12.11.07

Filme – Estreia a 29 de Novembro no Medeia Monumental
'EASTERN PROMISES - PROMESSAS PERIGOSAS'
de David Cronenberg
com Viggo Mortensen e Naomi Watts
(2007 Serendipity Point Films)

A parteira Anna trabalha num hospital de Londres onde testemunha a morte de uma jovem mãe durante o parto na noite de Natal. Anna decide descobrir mais sobre a identidade da jovem, para dar a notícia pessoalmente à família. No entanto, a busca coloca-a em perigo quando se cruza com o russo Nickolai e se depara com o lucrativo negócio do tráfico sexual.
Um drama de acção do realizador canadiano David Cronemberg, de 64 anos, autor de 'The Fly – A Mosca' (1986), 'Dead Ringers – Irmãos Inseparáveis' (1988), 'Spider' (2002) e 'A History of Violence – Uma História de Violência' (2005).
"A movie whose images and implications are likely to stay in your head for a long time."
The New York Times
"Un nouveau grand film qui nous saisit de la première à la dernière image."
Les Inrockuptibles
'EASTERN PROMISES'
David Cronenberg

10.11.07

Concerto – Ao Vivo
NICOLE WILLIS AND THE SOUL INVESTIGATORS
Concertos Arena Live 2007
(Segunda, 26 de Novembro às 22h30 no Casino Lisboa)

Originária de Brooklin, a cantora soul Nicole Willis integrou os Brand New Heavies e os Deee-Lite. Em 2000 decide enveredar por uma carreira a solo e, após a edição de dois álbuns, em 2005 junta-se aos The Soul Investigators, banda funk da Finlândia.
Da parceria resulta o álbum 'Keep Reachin' Up' (2005 Timmion Records), uma simbiose entre o funk, soul, jazz, house, downtempo e electrónica. Uma sonoridade vintage soul que é verdadeiro ouro negro.
BBC Radio 1 Gilles Peterson Worldwide Music Awards - Track of the Year 2006 ('Feeling Free')
"An inspired set of authentic 60s soul. Probably the best classic Motown album never recorded, with a wonky noughties twist."
iDJ Magazine
'IF THIS AIN'T LOVE (DON'T KNOW WHAT IS)'
Nicole Willis and The Soul Investigators

8.11.07

Cinema - Festival
'EUROPEAN FILM FESTIVAL ESTORIL 2007'
De 08 a 17 de Novembro no Casino Estoril e CascaisVilla
(Leopardo Filmes/MixReel)

O festival de cinema 'European Film Festival Estoril' pretende recuperar a Europa como pioneira na celebração do cinema enquanto fenómeno artístico e transdisciplinar e apresentar-se como um espaço de reflexão, diálogo e invenção artística. Tendo como espaço geográfico primordial a Europa e o seu cinema, o 'European Film Festival Estoril' pretende ser, também, uma janela para as demais cinematografias, mostrando o que de melhor se faz na sétima arte em todo o mundo.
Sob a direcção de Paulo Branco e Cristina Abreu, o festival atribuirá a 'Nau de Ouro', ao filme que, no critério do júri mais se tenha destacado pela originalidade e qualidade artística dentro da esfera do cinema de autor.
Secções em Competição e Fora de Competição. Retroespectiva David Lynch. Pedro Almodôvar Encontro com o Público. Concertos de Victoria Abril, Bernardo Sassetti Trio e Julee Cruise. Master Classes. Encontro de Distribuidores Europeus. Cinemateca Júnior.

SELECÇÃO
Sábado, 17 de Novembro no Casino Estoril
19h30 – 'Em Competição: Filme Premiado'
22h30 – 'Em Competição: Filme Premiado'
Bilhetes à venda no Casino Estoril, por seis euros, 48 horas antes da sessão.
PRÉMIOS NAU
'Nau de Ouro'
'Nau de Prata'

European Film Festival Estoril

6.11.07

Prémio - Literário
'PRIX GONCOURT 2007'
'Alabama Song' de Gilles Leroy vence prémio literário
(Académie Goncourt)

O romance 'Alabama Song', do escritor francês Gilles Leroy, ganhou o 'Prix Gouncourt', o mais prestigiado prémio literário francês, promovido pela Académie Goncourt. O prémio tem um valor monetário de apenas 10 euros mas a projecção e prestígio da sua atribuição é imensamente superior. Como é da tradição, o vencedor do prémio foi anunciado no salão 'Goncourt' do restaurante 'Drouant', em Paris. 'Alabama Song' conta na primeira pessoa o destino trágico de Zelda Fitzgerald, mulher do escritor norte-americano Francis Scott Fitzgerald.
Gilles Leroy, de 48 anos, tem 12 romances já editados pelos quais foi condecorado, em 2005, com a ordem honorífica 'Chevalier des Arts et des Lettres'. O autor não está publicado em Portugal.
'ALABAMA SONG'
Gilles Leroy
(2007 Mercure de France)

4.11.07

Cinema - Retrospectiva
'CARL TH. DREYER - A PALAVRA'
Mostra Integral
(Cinemateca Portuguesa)

A Cinemateca Portuguesa dedica uma retrospectiva à obra de Carl Th. Dreyer com uma mostra integral da filmografia do realizador. Carl Theodor Dreyer (1889-1968) nasceu em Copenhaga e filmou 14 longas-metragens entre 1918 e 1964.
O mais importante cineasta dinamarquês e um dos maiores de todos os tempos identificou-se com o expressionismo alemão ao tentar absorver o máximo possível do actor pela reprodução do sentimento das personagens através das suas expressões. Filmes de actores, planos-sequência, rostos e almas como as obras-primas 'La Passion de Jeanne d’Arc – A Paixão de Joana d’Arc' (1928), 'Ordet – A Palavra' (1955) e 'Gertrud' (1964).

Quinta, 15 de Novembro às 21h30
'Ordet – A Palavra'
de Carl Th. Dreyer com Henrik Maalberg e Emil Haas (1955 Palladium)
Numa vila de Jutland, em 1930, as divergências religiosas entre duas famílias de pastores impedem o casamento entre os seus filhos. O velho Borgen espera um neto varão. Deus o dará na criança que a mulher de Mikkel espera. Mas o parto não corre como se esperava.
La Biennale di Venezia - Leone d'Oro 1955
"Both emotionally and intellectually the picture is hypnotic, and some portions will nail the spectator to his seat."
The New York Times
'ORDET'
Carl Th. Dreyer

2.11.07

CD – Álbum
'NIGHT FALLS OVER KORTEDALA'
Jens Lekman
(2007 Secretly Canadian)

Jens Lekman, de 26 anos, é um compositor e 'crooner' sueco a viver em Kortedala, um deprimente subúrbio de Gutemburgo. Criador de uma pop de charme romântica e melancólica, Jens Lekman recorre à voz, instrumentos de cordas, metais e teclados que resultam num som acústico.
'Night Falls Over Kortedala', segundo álbum acabado de editar, regressa à elegante simplicidade das orquestrações indie/pop. Um álbum encantador e melódico de um músico cool e criativo.
"Pop is rarely as genuinely affecting, joyful or good as this."
The Guardian
"The music is smoother and grander than before (it turns out orchestral disco suits him well), but he remains defiantly unabashed."
The New York Times
'SIPPING ON SWEET NECTAR'
Jens Lekman



'FRIDAY NIGHT AT THE DRIVE – IN BINGO'
Jens Lekman