Cinema - Retrospectiva
'CARL TH. DREYER - A PALAVRA'Mostra Integral
(Cinemateca Portuguesa) 
A Cinemateca Portuguesa dedica uma retrospectiva à obra de Carl Th. Dreyer com uma mostra integral da filmografia do realizador. Carl Theodor Dreyer (1889-1968) nasceu em Copenhaga e filmou 14 longas-metragens entre 1918 e 1964.
O mais importante cineasta dinamarquês e um dos maiores de todos os tempos identificou-se com o expressionismo alemão ao tentar absorver o máximo possível do actor pela reprodução do sentimento das personagens através das suas expressões. Filmes de actores, planos-sequência, rostos e almas como as obras-primas 'La Passion de Jeanne d’Arc – A Paixão de Joana d’Arc' (1928), 'Ordet – A Palavra' (1955) e 'Gertrud' (1964).
Quinta, 15 de Novembro às 21h30
'Ordet – A Palavra'de Carl Th. Dreyer com Henrik Maalberg e Emil Haas (1955 Palladium)
Numa vila de Jutland, em 1930, as divergências religiosas entre duas famílias de pastores impedem o casamento entre os seus filhos. O velho Borgen espera um neto varão. Deus o dará na criança que a mulher de Mikkel espera. Mas o parto não corre como se esperava.
La Biennale di Venezia - Leone d'Oro 1955
"Both emotionally and intellectually the picture is hypnotic, and some portions will nail the spectator to his seat."The New York Times