30.8.07

Concerto – Ao Vivo
LINDSTROM
'Laptop Live'
(Quinta, 13 de Setembro no 'Lux')

O DJ e produtor norueguês Hans Peter Lindstrom dirige, desde 2003, a sua própria editora, a Feedelity Records. Em 2005, formou com o também norueguês Thomas Hermansen a dupla Lindstrom & Prins Thomas para lançar o álbum homónimo, um sofisticado e estético som italo disco/funk. Em 2006, Lindstrom regressa com 'It’s a Feedelity Affair', um álbum de estreia a solo que o confirma como líder do movimento nu-disco/space disco, uma mistura de disco-sound com rock progressivo e batidas house.
Lindstrom acaba de editar o álbum 'LateNightTales' (2007 Azuki), uma compilação de remisturas que inclui temas country. Muito groove cósmico a desafiar o kitsch na pista do ‘Lux’, em mais uma sessão 'Oh Yeah!!! It’s Disco!!!'.
'I FEEL SPACE'
Lindstrom @ Caviar (Gothenburg)


28.8.07

Filmes – Ciclo
'HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA'
Programação Setembro
(Cinemateca Portuguesa)

Percurso através dos grandes clássicos do cinema, no ciclo 'História Permanente do Cinema' que mostra grandes filmes de grandes mestres.
O realizador russo Sergei Eisenstein (1898 - 1948), autor de 'Bronenosets Potiomkine – O Couraçado de Potemkine' (1925) e 'Ivan Grozny – Ivan, O Terrível' (1945) é, pela sua concepção da montagem e da composição cénica, um dos grandes definidores da linguagem cinematográfica. O cineasta integrou o movimento estético-político construtivista, que procura abolir a ideia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo quotidiano. Ela deveria servir objectivos sociais como a construção de um mundo socialista.

Sábado, 15
15h30 - 'Ivan Grozny – Ivan, O Terrível' (1ª Parte)
(1945 – União Soviética – 98 minutos – legendado em português)
de Sergei Eisenstein e com com Nicolai Tcherkassov e Serafina Birman
Ivan é coroado czar e depois obrigado a abdicar, devido à oposição dos nobres da corte e a guerra contra os tártaros.
19h00 - 'Ivan Grozny – Ivan, O Terrível' (2ª Parte)
(1958 – União Soviética – 85 minutos – legendado em espanhol)
Ivan engana os nobres da sua corte enquanto cria um exército particular, que o ajudará a reinar novamente e unificar os diversos territórios russos num Império único.
"Uma beleza alucinante."
Bénard da Costa, director da Cinemateca Portuguesa
'IVAN THE TERRIBLE'
Sergei Eisenstein

26.8.07

CD – Álbum
'HEY HEY MY MY YO YO'
Junior Senior
(2007 Crunchy Frog Records)

Os Junior Senior são o duo dance/pop/disco/funk dinamarquês, formado em 1998, por Jeppe Laursen (vocais) e Jesper Mortensen (instrumentais). Depois do álbum de estreia 'D-D-Don't Stop the Beat' (2003 Crunchy Frog Records), a dupla lança agora o successor 'Hey Hey My My Yo Yo'. Entretanto, as suas músicas foram incluídas nas bandas sonoras de séries televisivas, videojogos e longas-metragens de animação.
O novo álbum 'Hey Hey My My Yo Yo' (originalmente editado em 2005 e só agora lançado internacionalmente) é pop de uma exuberância refrescante, energia com muito funk, electro e hip hop. Pura diversão pelo duo dinâmico a assegurar que não falta festa na pista de dança.
"The Danish duo condense pop's last 45 years into the pure, simple essence."
Spin
'CAN I GET GET GET'
Junior Senior



'TAKE MY TIME'
Junior Senior

24.8.07

Festival – Cinema
'MOTELx'
Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa
De 05 a 09 de Setembro no Cinema São Jorge
(CTLX- Cineclube de Terror de Lisboa)

'MOTELx' é um festival que visa dar a conhecer o melhor do cinema de terror, em todas as suas variantes, das grandes produções ao experimental, dos clássicos às novas tendências. A iniciativa tem como objectivos inscrever Lisboa no mapa do circuito internacional de festivais de cinema de terror e partilhar com o público este género cinematográfico. É um festival não competitivo de cinema de terror contemporâneo que pretende pensar o terror nas vertentes cinematográfica, literária, plástica e musical. O festival contempla as secções 'O Culto dos Mestres Vivos - Masters of Horror', 'Abominável Mundo Novo - Guillermo del Toro', 'Mostra Trash Brasil - Ivan Cardoso', 'Doc Terror', 'Room Service' e 'Curtas Terror'. A organização do 'MOTELx' é do CTLX - Cineclube de Terror de Lisboa com direcção de Pedro Souto, João Monteiro e João Viana.

SELECÇÃO
Sábado, 08
15h00 – 'El Espinazo del Diablo - Nas Costas do Diabo' (2001)
de Guillermo del Toro com Eduardo Noriega e Marisa Paredes
Um adolescente chega ao orfanato de Santa Lucia, um retiro imposto pelo regime aos órfãos da Guerra Civil espanhola.
Domingo, 09
15h30 – 'Cronos' (2005)
de Guillermo del Toro com Ron Perlman e Federico Luppi
Em 1535, um alquimista constrói um mecanismo encapsulado para dar vida eterna ao seu possuidor. Em 1997, o artefacto é descoberto por um antiquário.
17h15 – 'The Living and the Dead' (2006)
de Simon Rumley com Roger Lloyd-Pack e Leo Bill
À beira da falência e com a mulher gravemente doente, Donald tem de arranjar dinheiro para a operação. O filho James tenta ajudar.
'APRESENTAÇÃO OFICIAL E ANTESTREIA NACIONAL'
MOTELx

18.8.07

CD – Álbum
'KALA'
M.I.A.
(2007 XL Recordings)

Maya Arulpragasam, conhecida por M.I.A., é uma londrina refugiada do Sri Lanka, que se estreou na música com 'Arular' (2005 XL Recordings), um álbum de música de rua, colorida e de balanço viciante num verdadeiro caleidoscópio cultural. Um som bastardo com influências do dancehall jamaicano, grime londrino, crunk do sul dos Estados Unidos, reggaeton de Porto Rico, baile funk do Brasil, bollywood indiano e electrónica europeia. Tudo arquitectado com desarmante sensibilidade pop.
M.I.A. regressa agora com 'Kala', uma miscelânea global de hip-hop/dancehall/smash-up. Politizado, inteligente, colorido, divertido e bem produzido, 'Kala' faz expandir os horizontes.
"An album with a cheeringly irreverent attitude to classic rock and pop. 'Kala' sounds unique and, thrillingly, like an album that could only have been made in 2007."
The Guardian
'BOYZ'
M.I.A.



'BIRDFLU'
M.I.A.



'JIMMY'
M.I.A.

16.8.07

Filme – Estreia a 13 de Setembro no Medeia King
'TIAN BIAN YI DUO YUN – O SABOR DA MELÂNCIA'
de Tsai Ming-Liang
com Lee Kang-Sheng e Chen Shi-Zheng
(2005 Arena Films)

De volta de uma viagem a França, a jovem Shiang-Chyi chega a Taipé sob temperaturas escaldantes que a obrigam a saciar a sede com melancias. Um dia, ela e o vendedor de relógios Hsiao-Kang encontram-se e iniciam um romance. O que ela não sabe é que ele actua como actor em filmes para adultos.
Uma comédia musical do realizador da Malásia a viver em Taiwan, Tsai Ming-Liang, de 50 anos, autor de 'Bu San - Goodbye Dragon Inn' (2003).
Berlinale – FIPRESCI Prize 2005 (prémio da crítica)
"'La Saveur de la Pastèque', un jus de derrière les roseaux, extrait d'une cascade de mélanges improbables : sexe et comique, grotesque et mélancolie, comédie musicale et pornographie, science-fiction et burlesque, allégorie politique et composition poétique."
Le Monde
"It feels willed, aggressive and unconvincing, clammy rather than cool, in a way that suggests artistic frustration rather than discovery. The water shortage may be a metaphor for the director’s creative desiccation, which his admirers can only hope is temporary."
The New York Times
'LA SAVEUR DE LA PASTÈQUE'
Tsai Ming-Liang

12.8.07

Livro – Romance
'O FUNDAMENTALISTA RELUTANTE'
Mohsin Hamid
(2007 Civilização)

Sentado a uma mesa de café em Lahore (Punjabe), um paquistanês conversa com um norte-americano desconhecido. Changez foi dos melhores alunos de Princeton (New Jersey) e trabalha numa empresa de topo. Vibra com a energia de Nova Iorque e com a sua grande paixão por Érica, que o vai levar a fazer parte da elite de Manhattan. Com o 11 de Setembro, Changez vê a sua posição na cidade adoptiva mudar radicalmente, e a relação com Érica desmoronar-se. A própria identidade de Changez sofre também uma enorme mudança.
Um romance do jornalista e escritor paquistanês Mohsin Hamid, de 36 anos, que estudou nos Estados Unidos e vive em Londres.
Man Booker Prize – Fiction Longlist 2007
"A quietly told, cleverly constructed fable of infatuation and disenchantment with America. An intelligent, highly engaging piece of work."
The Guardian
"Elegant and chilling. A less sophisticated author might have told a one-note story in which an immigrant's experiences of discrimination and ignorance cause his alienation."
The New York Times
'MEET THE WRITERS'
Mohsin Hamid
Barnes & Noble TV

10.8.07

Filme – Estreia a 23 de Agosto no Medeia Monumental e Medeia King
'MYSTERIOUS SKIN - PELE MISTERIOSA'
de Gregg Araki
com Brady Corbet e Joseph Gordon-Levitt
(2004 Tartan Films)

Quando tinha oito anos Brian Lackey acordou na cave da sua casa com o nariz a sangrar, sem ter ideia de como ali foi parar. Agora, com 18 anos Brian acredita que foi raptado por extraterrestres e pensa que só o seu amigo, o outsider Neil McCormick, poderá esclarecer este enigma. Juntos apercebem-se de que os acontecimentos que mais os marcaram não foram o que eles acharam ser.
Um drama do realizador norte-americano de origem asiática Gregg Araki, de 48 anos, autor de 'Nowhere' (1997).
"Précis dans la caractérisation sociale et la description du quotidien, habile pour nuancer ce réalisme avec des envolées d'onirisme et d'humour, Gregg Araki a trouvé son ton."
Les Inrockuptibles
"A gorgeous, heartbreaking and utterly convincing work of art."
The New York Times
'MYSTERIOUS SKIN'
Gregg Araki

8.8.07

Livro – Romance
'LAÇOS DE FAMÍLIA'
Marilynne Robinson
(2007 Difel)

A mãe de Ruthie e Lucille deixa-as à porta da casa da avó, numa cidade remota, antes de se atirar ao lago onde o pai tinha desaparecido num descarrilamento de comboio. As meninas são criadas por uma série de parentes até ficarem ao cuidado de Sylvie, a irmã da mãe. A vida com Sylvie é pouco comum, já que esta se vai revelando algo lunática. Lucille começa a querer uma vida mais convencional, e esse desejo afasta-a da irmã. Ruthie prefere a visão do mundo da tia, e passa vários anos sem ver a irmã, ainda que não pare de pensar nela.
Um romance da escritora norte-americana Marilynne Robinson, de 60 anos, autora de 'Ao Meu Filho' (2006 Difel).
PEN/Hemingway Award – Best First Novel 1981
The Observer - The 100 Greatest Novels of All Time
"Haunting, poetic story, drowned in water and light, about three generations of women."
The Guardian
"So precise, so distilled, so beautiful that one doesn't want to miss any pleasure it might yield."
The New York Times
'2007 WORLD VOICES'
Marilynne Robinson
PEN American Center (New York)

6.8.07

Música – Festival de Música Electrónica de Dança
ANTI-POP MUSIC FESTIVAL
Edição '07
Viana do Castelo, 09 a 11 de Agosto
(Ofirprod)

O 'Anti-Pop Music Festival' traz até nós algumas referências fundamentais das novas tendências da música electrónica de dança. Dedicado a electrónicas para dançar ao ar livre, o festival chega à terceira edição com um luxuoso alinhamento, em que figuram grandes nomes internacionais.
No alinhamento do festival, que se estende por três longas noites consecutivas até às nove da manhã, destaca-se a presença de DJs/produtores de electro-house, techno minimal, micro-house e tech house. No ‘Anti-Pop Music Festival’ estão representados os estilos, artistas e editoras em voga nas pistas de dança mais esclarecidas. O Forte Santiago da Barra é o palco da festa. A programação é topo de gama.

SELECÇÃO
Quinta, 09
01h30 – Matthew Dear
Indie/techno/electronica (Estados Unidos)
02h30 – Ellen Allien & Apparat
Techno/electronica (Alemanha)
05h30 – Paul Kalkbrenner
Techno/house (Alemanha)
Sexta, 10
04h00 - Richie Hawtin
Minimal/techno (Canadá)
Sábado, 11
05h30 – Gui Boratto
House/progressive/techno (Brasil)
Bilhetes à venda por 40 euros (três dias)
INTERVIEW
Matthew Dear
Cool Hunting

2.8.07

Livro – Romance
'LEVA-ME CONTIGO'
M.J. Hyland
(2007 Gradiva)

Irlanda, anos 1970. John Egan possui o talento invulgar de saber quando as pessoas estão a mentir. Ele espera que um dia esse dom lhe traga fama e fortuna e assegure uma entrada no 'Guinness Book of World Records', mas, enquanto isso não acontece, tem de enfrentar as tendências destrutivas da sua família. Quando os Egan são obrigados a sair da casa onde vivem, no campo, trocando-a por um apartamento de habitação social na cidade de Dublin, John vê-se confrontado com um mundo hostil, onde todas as certezas desaparecem.
Um romance da escritora inglesa M.J. Hyland, de 39 anos, de origem irlandesa, que já viveu na Austrália e vive actualmente em Manchester. 'Carry Me Down - Leva-me Contigo' é o seu segundo romance e o primeiro a ser editado em Portugal.
Man Booker Prize – Fiction 2006 Shortlist
"'Carry Me Down' is almost claustrophobically narrow. But it is also enthralling and absorbing and capable of arousing sympathy to a degree that is almost painful."
The Observer
'CARRY ME DOWN'
M.J. Hyland