30.4.07

Festival – Prémios de Cinema
'INDIELISBOA 2007'
'El Amarillo' e 'Love Conquers All' vencem ex-aequo Grande Prémio de Longa-Metragem
(Zero em Comportamento)

A competição do ‘IndieLisboa 2007’ foi composta por filmes que são primeiras e segundas obras, nunca antes apresentadas publicamente em Portugal e terminadas em 2006 ou 2007. O Júri Internacional da Competição do ‘IndieLisboa 2007’ foi o responsável pela atribuição do ‘Grande Prémio de Longa Metragem’, entre 12 filmes concorrentes.
35 500 espectadores - 88 longas-metragens - 138 curtas-metragens - 8 salas de cinema

GRANDE PRÉMIO DE LONGA METRAGEM (EX-AEQUO)
Domingo, 29 às 15h15, 17h45 e 21h30 no ‘Medeia King’
’El Amarillo’ de Sérgio Mazza (2006 Argentina)
As rotinas de La Paz, uma pequena localidade na Argentina. É aqui que vem parar Lucio, que vagueia sem destino à procura de emprego e acaba hipnotizado pelas canções de Amanda, a dona do bordel.
Domingo, 29 às 22h15 no ‘Fórum Lisboa’
'Love Conquers All', de Tan Chui Mui (2006 Malásia)
Ah Ping vai da sua terra para a grande cidade, para trabalhar com a tia. Inicialmente parece não ter tempo nem vontade de conhecer as distracções nem os perigos da cidade, mas rápida e drasticamente tudo muda.
'LOVE CONQUERS ALL'
Tan Chui Mui

28.4.07

Filme – Estreia a 03 de Maio no ‘Medeia King’
'SANXIA HAOREN – NATUREZA MORTA'
de Jia Zhang-Ke
com Han Sanming e Zhao Tao
(2006 Shanghai Film Studios)

A velha cidade de Fengjie já está debaixo de água, mas o seu novo bairro ainda não foi terminado. Han Saming, um mineiro, viaja para Fengjie para procurar a ex-mulher que não vê há 16 anos. Quando se encontram nas margens do rio Yangtze, decidem voltar a casar-se. Shen Hong, uma enfermeira, viaja para Fengjie à procura do seu marido que não vem a casa há dois anos. Decidem acabar e pedir o divórcio.
Um drama do realizador chinês Jia Zhang-Ke, de 37 anos, autor de ‘Zhantai – Plataforma’ (2000), ‘Unknown Pleasures’ (2002) e ‘Shijie – O Mundo’ (2004).
La Biennale di Venezia - Leone d'Oro 2006
"The beauty of the cinematography and the quality of the story, without getting political, the characters, we were very touched and we were very moved. We know it's a very special film."
Catherine Deneuve, presidente do júri Venezia 63
'NATUREZA MORTA'
Jia Zhang-Ke

26.4.07

Livro – Romance
'A ESTRADA'
Cormac McCarthy
(2007 Relógio d’Água)

Um pai e um filho caminham sozinhos pelos Estados Unidos. Nada se move na paisagem devastada, excepto a cinza no vento. O frio é tanto que é capaz de rachar as pedras. O céu está escuro e a neve, quando cai, é cinzenta. O seu destino é a costa, embora não saibam o que os espera, ou se algo os espera. Nada possuem, apenas uma pistola para se defenderem dos bandidos que assaltam a estrada, as roupas que trazem vestidas, comida que vão encontrando e um ao outro. Num futuro onde não há esperança, o afecto ajuda um pai e um filho a enfrentar a devastação total.
Um romance do escritor norte-americano Cormac McCarthy, de 74 anos, autor de ‘Belos Cavalos’ (1993 Teorema) e considerado um dos quatro grandes romancistas norte-americanos da actualidade.
The Pulitzer Prize – Fiction 2007
"‘The Road’ is the most readable of his works, and consistently brilliant in its imagining of the posthumous condition of nature and civilization."
The New York Times
"Beauty and goodness are here aplenty and we should think about them."
The Guardian
CORMAC McCARTHY
André Carrilho
The New York Times

24.4.07

Exposição
'O CORPO HUMANO COMO NUNCA O VIU'
Bodies - The Exhibition
De Maio a Setembro, em Lisboa
(Premier Exhibitions)

Os nossos corpos são intrinsecamente mais complexos e maravilhosos que todos os computadores que nos rodeiam. Mas muitos de nós não sabem que temos debaixo da pele. Seguindo o princípio ‘ver é saber’ a exposição ‘O Corpo Humano Como Nunca o Viu’ utiliza espécimes humanos reais para oferecer um manual visual do corpo.
A exposição recorre a corpos e órgãos humanos reais preservados através de um processo de polimerização que permite mostrar a fisionomia do corpo humano e dos seus sistemas em suportes reais como nunca visto. O objectivo é mostrar o corpo humano tal como ele é na realidade e em todas as suas dimensões.
(Palácio dos Condes do Restelo - Rua da Escola Politécnica)
"The exhibition cannot fail to be hugely instructive, nor can it fail to engage us in an extreme way. It has little to do with art, even though the anatomist's work is hugely artful. The dreadful exhibition design, and the publicity machine is what taints the enterprise."
The Guardian
'BODIES – THE EXHIBITION'
Premier Exhibitions

22.4.07

Cinema – Mostra
'CINEMA FANTÁSTICO EM LISBOA 2007'
De 04 a 13 de Maio no cinema ‘Quarteto’
(Inatel/Cinema Novo)

Mostra cinematográfica inteiramente dedicada ao cinema de horror e suspense, 'Cinema Fantástico em Lisboa 2007' é uma selecção de filmes premiados no 'Fantasporto'. Uma oportunidade para assistir a algumas das melhores obras dos últimos anos premiados no festival internacional de cinema fantástico do Porto.
Durante 6 dias, serão apresentados 10 filmes de culto a não perder. Todos os filmes são legendados em português.

SELECÇÃO
Sexta, 04 de Maio às 21h30
'Historias del Desencanto'
de Alejandro Valle (2005 México)
História mística de amor, passada numa espécie de limbo, entre os séculos XX e XXI. O tempo não passa e o mundo está a ser devastado por um feitiço chamado 'O Desencanto'. Ainda é uma artista que usa uma roupa com asas de morcego e tem um passado turvo, Diego um artista de vídeo que resguarda a sua inocência e Ximena, uma adolescente que vive a fase do despertar sexual e possui dotes de bruxa. (Contém cenas eventualmente chocantes).
Fantasporto - Prémio Especial do Júri 2007
"'Histórias del Desencanto' é cinema mexicano da melhor qualidade, com uma estética próxima do surrealismo avant-garde dos anos 1920, num tom provocador e cru."
Júri do Fantasporto
Bilhetes à venda no cinema ´Quarteto’, a partir de 26 de Abril, por 3 euros.
'HISTORIAS DEL DESENCANTO'
Alejandro Valle

20.4.07

CD – Álbum
'STEINGARTEN'
Pole
(2007 Scape)

O músico, DJ e produtor alemão Stefan Betke é o nome por detrás do projecto experimental/electronic/dub Pole. A sonoridade caracteriza-se pela desconstrução do dub (reggae) que é utilizado de forma fragmentada através da electrónica IDM (intelligent dance music). No novo álbum ‘Steingarten’, sexto disco de originais, Pole recorre ainda ao hip hop abstracto e ao post funk que funde com loops e electrónica minimal.
‘Steingarten’ tem uma arquitectura precisa, perfeita e concisa. É melódico, tranquilo, ambiental e dançável. Experimental e acessível. Uma viagem para um universo de fabulosas paisagens.
"'Steingarten' est une surprise qui embrasse plusieurs genres."
Les Inrockuptibles

18.4.07

Livro - Romance
'NA PRAIA DE CHESIL'
Ian McEwan
(2007 Gradiva)

Eles eram jovens, licenciados, ambos virgens naquela sua noite de núpcias, e viviam numa época em que uma conversa sobre dificuldades sexuais, que nunca é fácil, era simplesmente impossível. Estavam sentados a jantar numa sala minúscula no primeiro andar de uma estalagem georgiana. A praia de Chesil é o sítio onde o par com 22 anos, Edward Mayhew e Florence Ponting, vai passar a lua-de-mel, em 1962. Uma história de vidas transformadas por um gesto não concretizado ou uma palavra não dita.
Ian McEwan nasceu em Inglaterra, em 1948, mas passou a maior parte da sua juventude fora do país, acompanhando o pai, oficial do Exército, na Alemanha e África. De volta a Londres, frequentou um curso universitário de Creative Writing, preparando-se para se dedicar à literatura. O reconhecimento veio com o romance ‘Amesterdão’ (2006 Gradiva), com o qual conquistou o Booker Prize 1998.
"'On Chesil Beach' is more than an event. It is a masterpiece. The very idea that informs it, fascinating and unfamiliar, is masterly."
TLS The Times Literary Supplement
'ON CHESIL BEACH'
Ian McEwan
Audiobook read by the autor
(Random House)

16.4.07

CD - Álbum
'FROM HERE WE GO SUBLIME'
The Field
(2007 Kompakt)

Axel Willner, também conhecido como The Field, é um músico e produtor sueco que se juntou à editora alemã Kompakt onde desenvolve uma sonoridade techno/minimal/ambient quer em temas próprios quer em remisturas.
The Field acaba agora de lançar o seu álbum de estreia 'From Here We Go Sublime' que revela um som narcótico minimalista, linhas de baixo e batidas dinâmicas, noção espacial de harmonia, loops, samples e ritmos sincopados. Uma brisa hipnótica em espiral num álbum de electrónica idílica. Essencial.
"This is one of those rare albums that makes you wonder how you ever got by without it."
BBC Colective
"Une techno tempérée par des montées atmosphériques. Sublime."
Les Inrockuptibles
'OVER THE ICE'
The Field
Live @ Nitsa Club (Barcelona)

14.4.07

Festival – Música
'SUPER BOCK SUPER ROCK'
2º. Acto
03 a 05 de Julho no Parque Atlântico - Parque das Nações
(Música no Coração)

Consolidado como o percursor do formato de todos os festivais de música que se promovem em Portugal, o ‘Super Bock Super Rock’ é o único festival que se realiza há 13 anos consecutivos. Promovido pela Música no Coração, de Luís Montez, o ´Super Bock Super Rock' coloca Portugal na rota dos grandes eventos de música europeus e afirma-se pela inovação, dinamismo e adaptação.
DESTAQUES
TERÇA, 03 DE JULHO
Arcade Fire
Banda indie rock/alternative canadiana que em 2007 lançou o álbum ‘Neon Bible’.
Bloc Party
Banda indie rock/post punk inglesa que em 2007 lançou o álbum ‘A Weekend in the City’.
Klaxons
Banda psych pop/new rave inglesa que em 2007 lançou o álbum ‘Myths of the Near Future’.
QUARTA, 04 DE JULHO
The Jesus and Mary Chain
Banda alternative rock/noise pop/post punk escocesa que em 1995 lançou o histórico álbum ‘Psychocandy’.
LCD Soundsystem
Banda funk/punk/electronic norte-americana que em 2007 lançou o álbum ‘Sound of Silver’.
Maxïmo Park
Banda indie rock/post punk inglesa que em 2007 lançou o album ‘Our Earthly Pleasures’.
The Rapture
Banda indie rock/post punk/dance norte-americana que em 2006 lançou o álbum ‘Pieces of the People We Love’.
Clap Your Hands Say Yeah
Banda indie rock norte-americana que em 2007 lançou o álbum ‘Some Loud Thunder’.
QUINTA, 05 DE JULHO
Underworld
Banda electro/techno/progressive inglesa que em 1993 lançou o histórico álbum ‘Dubnobasswithmyheadman’.
Interpol
Banda indie rock/post punk norte-americana que em 2004 lançou o álbum ‘Antics’.
Scissor Sisters
Banda glam rock/pop/disco norte-americana que em 2006 lançou o álbum ‘Ta-Dah’.
TV On The Radio
Banda indie rock/experimental/electro norte-americana que em 2006 lançou o álbum ‘Return to Cookie Mountain’.
Bilhetes à venda na Fnac por 40 euros (diário) ou 78 euros (passe).
'SOMEONE GREAT'
LCD Soundsystem
Live @ The Bowery Ballroom (New York)

10.4.07

Filme – Repõe a 19 de Abril no Medeia Nimas
'MON ONCLE – O MEU TIO'
de Jacques Tati
com Jacques Tati e Adrienne Servantie
(1958 Les Films de Mon Oncle)

O senhor e a senhora Arpel têm uma casa moderna num quarteirão asséptico. Eles têm tudo, conseguiram tudo, na casa deles é tudo novo. Neste universo tão confortável, tão clean, high-tech e bem programado, o humor, os jogos e a sorte não têm lugar. E o filho Gérard aborrece-se de morte. É então que irrompe o irmão da senhora, o tio, o Sr. Hulot. Personagem inadaptada, habituada ao seu mundo caloroso, vai, para delírio do sobrinho, virar tudo de pernas para o ar.
Uma comédia burlesca do genial realizador e actor francês Jacques Tati (1909-1982) autor de ‘Les Vacances de Monsieur Hulot - As Férias do Senhor Hulot’ (1953) e ‘Play Time – Vida Moderna’ (1967).
Festival de Cannes - Prix Spécial du Jury 1958
New York Film Critics Circle - Best Foreign Film 1958
"Jacques Tati est aujourd’hui considéré comme l’un des cinéastes les plus importants de l’histoire du septième art: innovateur, visionnaire, maître de sa technique et de son univers formels."
Cahiers du Cinéma
'O MEU TIO'
Jacques Tati

6.4.07

BD - Álbum
'300'
de Frank Miller e Lynn Varley
(2007 Norma Editorial)

No ano 480 a.C. o rei espartano Leónidas é proibido de ir à guerra contra os invasores persas, depois de consultar o oráculo. Porém, desobedece e vai à luta, enfileirando os seus 300 soldados mais preparados no estreito desfiladeiro das Termópilas num confronto corpo a corpo com os numerosos guerreiros persas. A Batalha das Termópilas serve de inspiração para uma adaptação livre em banda desenhada com um desenho arrojado que recorre a cortes, texturas e silhuetas num misto de elegância e audácia na distribuição dos quadros e sequencias em páginas duplas com leitura horizontal.
O argumentista e desenhador norte-americano Frank Miller, de 50 anos, é autor de ‘Batman – O Regresso do Cavaleiro das Trevas’ (2002 Devir), ‘Sin City – A Cidade do Pecado’ (2003 Devir) e ‘Batman – Ano Um’ (2005 Devir). Na novela gráfica ‘300’, Frank Miller trabalhou com a sua mulher Lynn Varley, responsável pela colorização.
Eisner Awards – Best Colorist, Best Writer, Best Finite Series 1999
Harvey Awards - Best Colorist, Best Limited Series 1999
"Frank Miller é um moderno cavaleiro dos comics. Revelando influência do cinema e literatura ‘noir’ faz banda desenhada existencialista esmerando-se em mostrar todas as fase do movimento interior e exterior dos personagens."
Público Ípsilon

2.4.07

Exposição – Desenho de Humor
'WORLD PRESS CARTOON 2007'
De 13 de Abril a 13 de Maio no Centro Cultural Olga Cadaval - Sintra
(WPC)

O ‘World Press Cartoon’ pretende ser uma referência em termos de qualidade e de prestigio para todos os cartoonistas que a nível mundial publicam os seus trabalhos em jornais e revistas de circulação pública. Será constituído por três grandes áreas do humor gráfico de imprensa: desenho de humor, cartoon editorial e caricatura. O ‘World Press Cartoon’ assume-se como salão não temático e o seu objectivo é distinguir os melhores trabalhos produzidos e publicados em jornais ou revistas durante o ano de 2006.
O desenho de humor é um espaço insubstituível na imprensa. Na sua aparente simplicidade, cada cartoon é uma peça jornalística complexa. O cartoonista é um jornalista e um artista gráfico. O bom cartoon revela do seu autor ser alguém que sabe olhar a realidade e que sabe o que é uma notícia. Revela também o artista, o seu domínio visual, o equilíbrio e a sensibilidade das formas, dos traços e das cores.
'PUTIN BEAR'
Riber
(Suécia)
World Press Cartoon – Grande Prémio 2007

1.4.07

Projecto Multicultural Itinerante
’CIRCUIT’
Secrets
14 e 15 de Abril no Jardim Botânico Tropical de Belém
(Circuit Portugal)

Moda, arte e música. ‘Circuit’ é um evento sazonal catalão que sai pela segunda vez de Barcelona para acontecer em Lisboa. Com exposições instalações, performances, desfiles, concertos e sessões de DJing, o projecto ‘Circuit’ alarga-se a toda uma plataforma de intervenções artísticas contemporâneas. A palavra de ordem é ‘vanguarda’ e o objectivo é divulgar talentos ascendentes e ideias inovadoras. O conceito é um circuito fechado dentro de uma zona marcante da cidade de Lisboa.
‘Circuit’ é sinónimo de fusão de moda visionária, design e cultura. A edição deste ano, sob o tema ‘Secrets’, tem espaços ocupados por instalações de arte de Carla Belchior, Leda Cruz, Advance D. Luxe, Yellow e Valentim Quaresma e lança o CD colectânea ‘Circuit Secrets – Portuguese Contemporary Electronic’, seleccionado e misturado por Nelson Flip.

Domingo, 15 de Abril
MÚSICA Nissan Lounge
15h00 - Zé Moura (Flur)
17h00 - Camarão & DK (live)
19h00 - Izilda Sanches (Oxigénio)
MODA Desfiles
18h00 - Nuno Tiago
19h30 - Slobodan
ARTE Performance
18h45 - Valentim Quaresma