27.3.04

Estação de Metro
ODIVELAS
Vantagens em linha com a comodidade.

A estação Odivelas do Metropolitano de Lisboa é uma das cinco novas estações da Linha Amarela/Girassol pertencentes ao troço Campo Grande-Odivelas. O projecto arquitectónico é da autoria do arquitecto Paulo Brito da Silva que o caracteriza como um ”paralelepípedo em betão aparente, pontuado por ‘chaminés’ na cobertura que constituem um sistema de ventilação natural e que também admite luz amarela, vermelha ou azul, conforme a hora, o dia, o mês ou as condições climatéricas”.
A intervenção plástica é da autoria do artista Álvaro Lapa. Denominada ‘Lâmina’, a cerâmica tem como motivo a representação do corpo. Para o artista “é simbolizado conscientemente o devir animal. De constatar que ´Lâmina´ é anagrama de Animal”.
540 lugares de estacionamento para automóveis, 13 posições para autocarros, 6 lugares para táxis.


25.3.04

BD - Álbum
‘ÁGUAS PERIGOSAS’
de Dominique David, Cristina Cuadra e Rudi Miel
(Dia 27 de Março grátis com o ‘Jornal de Notícias’)

O Parlamento Europeu lançou uma campanha de informação para melhor fazer compreender a instituição, através de um livro didáctico sob a forma de banda desenhada. O objectivo é o de explicar o funcionamento do parlamento e a actividade dos deputados de forma rigorosa e o menos austera possível. Depois de um concurso internacional ganho pela agência de comunicação belga Concerto, os autores simultaneamente fundadores da agência e especialistas em BD criaram a obra ‘Águas Perigosas’, em 32 pranchas, nas quais é contada a iniciativa da deputada Irina Veja para proceder a uma alteração legislativa ligada à política da água. Paralelamente, a protagonista da história envolve-se numa trama que implica poderosas empresas químicas. Os diálogos são objecto de uma cuidada interpretação para servirem de elementos de informação sobre a terminologia política europeia. O álbum já foi publicado em 22 diferentes línguas com uma tiragem total de 1,25 milhões de exemplares.
Angoulême BD 2003 – Prix Alph-Art Communication
13 de Junho - Eleições para o Parlamento Europeu


24.3.04

Cartaz Oficial
UEFA EURO 2004 PORTUGAL
de Miguel Rocha

O cartaz oficial do ‘UEFA Euro 2004 Portugal’, produzido pelo designer português Miguel Rocha, apresenta uma imagem que transmite a vibração, as emoções e a simbiose entre jogadores e público num jogo de futebol. Uma interpretação expressionista da imagem de um futebolista no momento do remate, tendo como pano de fundo as cores nacionais. O cartaz vai estar à venda, em formato A2, num vasto número de lojas.
Miguel Rocha foi escolhido entre vários candidatos a um concurso de ideias promovido pelo Centro Português de Design. O autor nasceu em Lisboa em 1968, foi colaborador gráfico em vários projectos de video e teatrais e responsável pelo design e produção gráfica de livros de banda desenhada e ilustração infantil. Recentemente foi publicado o seu álbum ‘A Vida numa Colher’ (Edições Polvo) e brevemente será lançada a obra ‘Viagem ao Branco’.
“Procurei uma representação do momento imediatamente anterior à explosão da festa. Depois foi começar a riscar até chegar a esta solução final. Quis também que o público estivesse presente, que o pudéssemos ouvir, como se a festa fosse um fogo-de-artíficio.”
Miguel Rocha


21.3.04

CD - Álbum
SCISSOR SISTERS
'Scissor Sisters'
(2004 Polydor Universal)

Os elementos do quinteto norte-americano Scissor Sisters conheceram-se em bares de travestis, cabarets de go go dancers e festas extravagantes. Os clubes nova-iorquinos eram ponto de encontro para todos e local onde nasceu o desafio de formarem uma banda. No final de 2001, estreiam-se ao vivo no clube Lex para três semanas depois assinarem um contracto discográfico. O disco de estreia da banda é uma inteligente e contagiante amálgama de referências da música de gosto duvidoso dos anos 70, electroclash e uma voz em falsete à Bee Gees. A versão de ‘Confortably Numb’, dos Pink Floyd, incluida no álbum colocou-os nos tops. A carga sexual (homo, sado, lesbo, camp) da banda é por demais evidente e assumida desde logo pelo nome Scissor Sisters (posição de tesoura que as lésbicas usam quando esfregam as vaginas uma na outra). Atitude e falta de vergonha é o que não falta aos rapazes Babydaddy, Jake Shears, Del Marquis e Paddy Boom e a Ana Matronic nesta genial reciclagem de lixo pop/rock.
27 de Maio - Scissor Sisters ao vivo no Lux.
“Nunca a má música foi tão boa. A primeira obra-prima pós electroclash. Um disco de estreia que é absolutamente viciante, e isto da primeira à décima-primeira faixa.”
Público Y
“By celebrating what it is to be a freak in 2004 they've made a debut that's unique yet uniting, deep yet designed for the dance-floor.”
New Musical Express


18.3.04

Jardim Botânico
PARQUE DO MONTEIRO-MOR
Museu Nacional do Traje
(Lumiar-Lisboa)

Extensão verde de 11 hectares com roseiral, barragens, hortas, prados, pomar e bosquetes de choupos, pinheiros, ciprestes, plátanos, sobreiros e acácias. Dispõe de zona de merendas e restaurante. Uma grande quinta herdada por D. Pedro Sousa, primeiro-ministro que sucedeu a Marquês de Pombal. Em 1840 o parque foi vendido a D. Domingos Beck que o ornamentou com espécie raras vindas de Inglaterra sob supervisão dos botânicos Rosenfelder e Weldwitsh. Uma vasta zona verde foi delineada em jardins à inglesa, com recantos, cascatas, lagos, fontes e tanques. Aqui se encontraram Almeida Garrett e a escritora inglesa Norton, encontro que o poeta evocou na obra ‘Folhas Caídas’.
Em 1995 foi inaugurado um Jardim das Esculturas com obras de Catarina Baleiras, José Lucas, João Cutileiro e do japonês Niizuma. O Jardim de Esculturas é dedicado a Santo António e aos ‘Martires do Japão’, os 23 franciscanos crucificados em Nagasáki em 1597.
(De terça a domingo das 10h às 18h. Ingresso: 1,25 euros)


12.3.04

Filme – Estreia brevemente
‘IN THIS WORLD – NESTE MUNDO’
de Michael Winterbottom
com Jamal Torabi e Enayatullah
(2002 BBC)

Jamal e Enayatullah são dois primos afegãos que vivem em Peshawar, no Paquistão. Orfão, Jamal sobrevive num campo de refugiados e ganha um dólar por dia a trabalhar num atelier. Por sua vez, Enayatullah trabalha numa loja familiar. Para escapar à pobreza e tentar uma vida melhor, o seu tio decide enviá-lo para Inglaterra. Jamal convence a família a deixá-lo acompanhar o primo e juntos iniciam uma viagem longa e perigosa, entregando-se nas mãos de passadores de emigrantes clandestinos.
Um filme misto de documentário, com intérpretes não profissionais, que retracta com realismo o drama que anualmente vivem cerca de dois milhões de refugiados. Realizado pelo inglês Michael Winterbottom, autor de ’24 Hour Party People’ e ‘Welcome to Sarajevo’.
Berlinale 2003 – Golden Bear
"Un tour de force transfrontalier et une percutante fiction géopolitique."
Liberation
"Although fictionalized, it feels depressingly real. It's a 90-minute newsreel with a broken heart."
The Washington Post


11.3.04

Campanha
NÃO HÁ FUTURO NO TERRORISMO
European Security Advocacy Group
(www.esag.info)

Em todo o mundo, os terroristas mataram mais de 10 mil pessoas e provocaram um incontável número de feridos entre 1980 e 2000. Nos anos 90, cerca de um terço (31%) dos atentados terroristas no mundo ocorreram na Europa. Desde o ano 2000, os ataques continuaram cada vez mortíferos, desde as Torres Gémeas a Bali, de Casablanca a Riyadh.
É urgente incrementar o interesse de todos os cidadãos sobre a terrível ameaça do terrorismo para a paz mundial. Urge criar uma consciência sobre o impacto negativo do terrorismo em qualquer das suas formas. É importante mobilizar a opinião pública para se opor às ilusórias promessas dos terroristas.
Afinal, não fazer nada é a receita para o desastre.


9.3.04

Colecção de DVD Filmes
SÉRIE Y – PARTE IV
Filmes que o público aplaudiu.
(Com o 'Público' às quintas)

‘Filmes que o público aplaudiu nomeados para mais uma Série Y’. A colecção de DVD Filmes do ‘Público’ vai continuar com um conjunto de novos títulos que o público e a crítica aplaudiram. Com eles regressam os grandes filmes do cinema contemporâneo, de autores europeus e norte-americanos consagrados. Sempre à quinta-feira, dia da cerimónia de entrega com o 'Público'.

8 de Abril - ‘Shine – Simplesmente Genial’ (1996), de Scott Hicks, com Geoffrey Rush e Justin Braine.
15 de Abril - ‘Der Himmel uber Berlin - As Asas do Desejo’ (1987), de Wim Wenders, com Bruno Ganz e Solveig Dommartin.
29 de Abril - ‘Caro Diario – Querido Diário’ (1994), de Nanni Moretti, com Nanni Moretti e Giovanna Bozzolo.
20 de Maio - ‘Breaking The Waves – Ondas de Paixão’ (1996), de Lars von Trier, com Emily Watson e Stellan Skarsgard.
3 de Junho - ‘Amores Perros - Amor Cão’ (2000), de Alejandro González Iñárritu, com Emilio Echevarría e Gael García Bernal.
17 de Junho - ‘The Piano – O Piano’ (1993), de Jane Campion, com Holly Hunter e Harvey Keitel.
8 de Julho - ‘La Pianiste - A Pianista’ (2001), de Michael Haneke, com Isabelle Huppert e Annie Girardot.
15 de Julho - 'Monsoon Wedding - Casamento Debaixo de Chuva' (2001), de Mira Nair, com Naseeruddin Shah e Lillete Dubey.
12 de Agosto - ‘Nobody's Fool - Vidas Simples' (1994), de Robert Benton, com Paul Newman e Jessica Tandy.
19 de Agosto - ‘No Man’s Land – Terra de Ninguém’ (2001), de Danis Tanovic, com Branko Djuric e Rene Bitorajac.


8.3.04

Concerto
MICATONE
Ao vivo
(Aula Magna, 18 de Abril)

Os Micatone apresentam-se ao vivo, em Lisboa, integrados na programação do ‘Galp Lounge Tour’. A banda de Berlim, da editora Sonar Kollektiv, foi formada em 1999 por Lisa Bassenge (voz), Boris Meinhold (electronica e guitarra), Paul Kleber (baixo) e Tim Kroker (bateria). Nas actuações ao vivo Sebastian Demin (teclas) integra também a formação.
A música dos Micatone combina jazz dançável, pop inteligente, instrumentos orgânicos e electrónica numa fusão perfeita de nu-jazz e club/lounge, a que se junta vocalizações sensuais. O quarteto, que faz parte da cena Jazz DJ alemã, editou em 2003 o álbum ‘Is You Is’.
A primeira parte é assegurada pelos portugueses Spaceboys que, em 2003, editaram o seu álbum de estreia 'Sonic Fiction'.
Bilhetes à venda na Fnac (18 a 22,50 euros).
“Há discos que são cartas de navegação para a felicidade na Terra. E não será outro o caso da música, a um tempo sólida como granito e leve como o ar, sobre a qual se ergue ‘Is You Is’ dos Micatone.”
Ricardo Saló in ‘Expresso’


2.3.04

BD – Novela Gráfica
‘PALESTINA’
de Joe Sacco
(2004 Mundo Fantasma/MaisBD)

O jornalista e cartoonista Joe Sacco, natural de Malta e a viver em Nova Iorque, passou dois meses em Israel e nos territórios ocupados, viajando e tirando apontamentos. Quando regressa a Portland, em 1992, pretende divulgar o que tinha testemunhado e ouvido durante a sua aventura no Médio-Oriente, combinando as técnicas da reportagem in loco com o contar de histórias da banda desenhada. O resultado foi “Palestina: Uma Nação Ocupada’ (volume 1) e ‘Palestina: Na Faixa de Gaza’ (volume 2). Joe Sacco tem sido elogiado pela profundidade da sua pesquisa, pela sensibilidade com que tratou o assunto e pela mestria dos argumentos e narrativas. A marca de Joe Sacco na BD caracteriza-se pelos grandes detalhes realistas num preto e branco quase pontilhista que incide nas personagens como no meio em que estas se inserem.
Prefácios de Mário Soares e Edward Said.
Harvey Awards 1994 Nominees – Best New Series
American Book Award 1996
”Joe Sacco is formidably talented. A powerful piece of work.”
The Independent