20.12.04

CD – Álbum
‘THE RETURN OF JACK SPLASH’
Plantlife
(2004 Gut)

O som dos Plantlife quebra barreiras entre estilos ao misturar funk, hip hop, soul e rock com doses generosas de sensualidade, política e groove de que resultam clássicos instantâneos. A banda, oriunda de Los Angeles, é constituída por Jack Splash (voz, instrumentais e produção), Panda One (instrumentais e produção), Dena Deadly (voz) e Rashida (DJ).
O álbum de estreia ‘The Return of Jack Splash’ explora o soul/funk dos anos 70, o electro dos anos 80 e o discurso político e ideais não misóginos do hip hop dos anos 90, festejando tudo num funky futurista.
“All I can say is thank the heavens for this record!”
Urb Magazine
“Plantlife’s gumbo of soul-disco and cosmic hop spreads a message of love!”

Vibe Magazine



Música – Prémio
WORLDWIDE MUSIC AWARDS 2004
Gilles Peterson. Join the dots. Searching for the perfect beat.
(BBC Radio 1)

O radialista Gilles Peterson iniciou o seu programa ‘Worldwide’ na BBC Radio 1 em 1998 sendo actualmente retransmitido para rádios de 15 países (em Portugal pela Oxigénio 102.6). Especialista em mix ecléticos de jazz, funk, reggae, soul e early electro, Gilles Peterson construiu reputação mundial como divulgador musical e como DJ, a par da fundação das editoras Acid Jazz e Talkin’Loud e da regular edição das compilações ‘Worldwide Exclusives’, coerentes ligações entre músicos obscuros, desconhecidos e esquecidos, numa mistura de sons de raiz africana com música jamaicana, soul urbana e a nova geração de jazz europeia.
Anualmente, Gilles Peterson selecciona uma lista dos 50 melhores álbuns do ano que dá a votar aos ouvintes do programa ‘Worldwide’ que assim estabelecem a lista dos ‘Worldwide All Winners Album of the Year’, que passa a constituir um verdadeiro guia de descobertas para quem acompanha as novas tendências da dance music.
WORLDWIDE ALL WINNERS ALBUMS OF THE YEAR 2004
1. Plantlife 'The Return Of Jack Splash' (Counterflow/Gut)
2. Troubleman 'Time Out Of Mind' (Far Out)
3. Kanye West 'The College Dropout' (Roc-A-Fella)
4. Jill Scott 'Beautifully Human: Words & Sounds Vol.2' (Hidden Beach)
5. Nicola Conte 'New Directions' (Blue Note)
6. Mustang 'Back Home' (Compost)
7. Madvillian 'Madvillainy' (Stones Throw)
8. Skinnyman 'Council Estate Of Mind' (Low Life)
9. New Sector Movements 'Turn It Up' (Virgin)
10. Foreign Exchange 'Connected' (BBE)

"Gilles Peterson is one of the most important tastemakers in music this decade."
Mixmag



17.12.04

Ideias – Natal
CHEQUE OFERTA FNAC
Oferecer liberdade de escolha.
(Fnac)

A Fnac reserva as melhores sugestões de Natal. Ao percorrer as múltiplas áreas da Fnac é possível encontrar livros, álbuns de banda desenhada, uma extensa selecção musical, filmes, jogos e consolas, máquinas fotográficas, TV, vídeo e som, computadores, telecomunicações e novas tecnologias. A actividade da Fnac baseia-se na venda dos famosos ‘6 P’ (6 produtos): livros, discos, imagem, som, informática e software. Mas na realidade, a sua montra de serviços é mais alargada incluindo a venda de bilhetes para espectáculos e a revelação de fotografias, entre outros.
Os ‘Cheques Oferta Fnac’ (no valor de 5, 10, 20 ou 30 euros) oferecem uma vasta escolha de produtos culturais ou de lazer aos preços mais competitivos, um período alargado de utilização e a possibilidade de se oferecer à medida o montante desejado.



Cinema - Prémio
EUROPEAN FILM AWARDS 2004
'Head-On’' de Fatih Akin eleito ‘European Film 2004’

Fundada em 1988, a European Film Academy congrega 1 600 profissionais da indústria cinematográfica com o objectivo comum de promover o cinema europeu e atribuir os ‘European Film Awards’. A cerimónia deste ano decorreu em Barcelona e elegeu o filme ‘Gegen die Wand - Head-On’, do realizador alemão de origem turca Fatih Akin, como ‘European Film 2004’.
‘Head-On’ conta uma história de amor, passada na Alemanha, entre uma jovem turca desejosa de sair de casa e um turco de meia-idade perdido na vida que se encontram numa consulta médica após ambos terem tentado o suicídio. Um drama protagonizado por Birol Unel e Sibel Kekilli, premiado no início de 2004 pelo Festival Internacional de Cinema de Berlim com o ‘Golden Bear’.



16.12.04

USB Flash Drive
SANDISK CRUZER TITANIUM
Store your world in ours.
(SanDisk)

O estilo, a resistência e a velocidade definem a nova USB Flash Drive ‘Cruzer Titanium’, da SanDisk, como a ideal para transporte de dados de um computador para outro. Concebida para funcionar, armazenar e proteger dados em condições extremas, este stick de armazenamento/pen drive é virtualmente indestrutível, graças à sua capa protectora em titânio, um metal muito duro e resistente à corrosão e calor. A USB Flash Drive 2.0 Hi-Speed da SanDisk é uma das mais rápidas do mercado, com uma velocidade de 13 megabytes por segundo na escrita e de 15 MB na leitura. Com uma resistência ao peso de 900 kg e capacidade de armazenamento de 512 MB, a 'Cruzer Titanium' é cerca de três vezes mais rápida e armazena dados, imagens e música.
“Excellent. This USB flash drive delivers a trinity of useful utilities in an extremely durable form.”
CNET Top Products – Best USB Flash Drive 2004




5.12.04

Concerto – Ao Vivo
JAY-JAY JOHANSON
‘Prologue Tour’
Em Lisboa, na Aula Magna, dia 17 de Dezembro às 21h30.
(Incubadora D’Artes)

O sueco Jay-Jay Johanson editou ‘Whiskey’ (1996), álbum de estreia, no qual as sonoridades jazzy e bossa nova encontraram equilíbrio na sua voz encorpada e grave. A estética musical do cantor evolui por outros caminhos e ao quarto álbum, ‘Antenna’, Jay-Jay Johanson voltou a surpreender com um look retro-kitsch e uma pose andrógina e provocadora aliada a uma sonoridade mais electrónica. Já este ano, editou a colectânea ‘Prologue – Best of Early Years’ que inclui uma releitura dançável de um dos seus maiores êxitos ‘So Tell the Girls that I Am Back in Town’, entre outros sucessos e alguns temas novos.
(Bilhetes à venda na Fnac por 15 euros)



22.11.04

BD – Comics
‘SANDMAN – PRELÚDIOS’
de Neil Gaiman (argumento), Sam Kieth e Mike Dringenberg (ilustrações)
(1989 Vertigo / 2004 Devir)

Ponto de partida da Vertigo (divisão da editora DC Comics para um público adulto) e inovadora em diversos aspectos (como a criação das vozes dos personagens por meio da diferenciação dos balões de texto), ‘Sandman’ atrai pela sua riqueza e originalidade, em que cada arco de histórias é meticulosamente definido e a narrativa está repleta de referências literárias, musicais e até cinematográficas.
Em ‘Sandman – Prelúdios’ o Mestre dos Sonhos é aprisionado num círculo místico por um ocultista que tencionava capturar Morte, a irmã mais velha de Morpheus, para conseguir imortalidade. Após permanecer 72 anos em cativeiro, Sandman escapa e inicia a busca dos seus instrumentos de poder, que lhe foram tirados enquanto estava preso, para restabelecer a ordem no Sonhar.
Álbum de luxo, em formato americano, com 128 páginas a cores. Reúne os números 1 a 4 da série 'Sandman'. Prefácio exclusivo de Neil Gaiman. Vencedor de 15 Eisner Awards.
"Uma banda desenhada para leitores inteligentes."
Norman Mailer



17.11.04

Concerto – Ao Vivo
SOULWAX
2 MANY DJ’S
(Sexta, 10 de Dezembro, no ‘Lux’, às 23h00)

Os irmãos belgas David e Stephen Dewaele, ambos elementos dos 2 Many DJs e Soulwax, conseguiram a aprovação das elites intelectuais da música e a euforia dos noctívagos fashion. Como dupla de dj’s bootlegger/mash-up, os 2 Many DJs misturam ao vivo hits electro recentes e antigos, um pouco de kitsch e de punk, algum rock e outro tanto de techno. São autores do fundamental ‘As Heard On Radio Soulwax Pt. 2’, editado em 2002.
Os Soulwax são o quarteto de electro/rock liderado pelos irmãos Dewaele (David na guitarra e Stephen na voz), autores de ‘Any Minute Now’ (2004), terceiro álbum da banda que apresenta um som electroclash/bastard pop contemporâneo com múltiplas referências históricas.
BAR 2 Many DJ’s apresentam o seu DJset.
DISCO Soulwax apresentam ao vivo o álbum 'Any Minute Now'.



15.11.04

Filme – Estreia a 25 de Novembro no Cinema Nimas
‘HISTOIRE DE MARIE ET JULIEN – HISTÓRIA DE MARIE E JULIEN’
de Jacques Rivette
com Emmanuelle Béart e Jeryz Radziwilowicz
(2002 FMB2 Films)

O relojoeiro Julien, de 40 anos, decidiu fazer chantagem com Madame X, uma bela traficante de antiguidades. Contudo, Julien desconhece o que liga Madame X a Marie por quem se apaixonou. Julien está disposto a tudo para decifrar o mistério e ajudar Marie a libertar-se. Uma comédia dramática do realizador francês Jacques Rivette, autor de ‘Va Savoir - Sabe-se Lá!’ (2000).
"Un récit d'amour fou porté par des acteurs incandescents et une mise en scène tranchante comme le diamant."
Les Inrockuptibles
"Un grand film de couple, l'autopsie clairvoyante et profonde du lien amoureux et de son instable métabolisme."
Cahiers du Cinéma




14.11.04

The 'Oscars' of adult films and videos
AVN AWARDS 2005
Oh!5 - The 22nd Annual
(Adult Video News)

The 'AVN Awards' are achievement-based awards dedicated to recognizing the outstanding products and talented individuals that have contributed to the advancement of the adult entertainment industry. 'AVN Award' recipients are determined by a vote of qualified industry peers and fellow professionals. The integrity of this process, together with a broad-based voting population, make the 'AVN Awards' the most credible, respected and recognized awards in adult entertainment.
Every January, the ‘AVN Awards Show’, dubbed "the Oscars of adult", celebrates the finest in adult films and videos with a lavish awards show. Hosted by the stars of the adult industry, the Awards extravaganza is packed with live music, sexy entertainment and appearances by every major star in the business. Nearly 100 awards are given out in categories.
AVN AWARDS NOMINATIONS - BEST FILM 2005
’The 8th Sin’, by Paul Thomas, with Dasha and Violet Blue (Vivid)

’Bare Stage’, by David Stanley, with Savanna Samson and Lezley Zen (Vivid)
'The Collector’, by Brad Armstrong, with Jessica Drake and Aria (Wicked)
’Debbie Does Dallas: The Revenge’, by Paul Thomas, with Sunrise Adams and Olivia Del Rio (Vivid)
’Dual Identity’, by Bo Edwards, with Tawny Roberts and Savanna Samson (Vivid)
‘Flirts’, by Mitchell Spinelli, with Sky Taylor and Tanya Dannielle (Studio A)

’Jenna Jameson is The Masseuse’, by Paul Thomas, with Jenna Jameson and Savanna Samson (Vivid)



11.11.04

Revista – Mensal
GEO
Un nouveau monde: la Terre.
Edição portuguesa nas bancas em Dezembro.

A editora Motorpress Lisboa vai lançar, no início do mês de Dezembro, a edição portuguesa da revista ‘Geo’, título internacional com conteúdos de informação e entretenimento subordinados às temáticas da Terra, história de povos, tradições culturais e temas da actualidade. A publicação aposta igualmente numa forte componente fotográfica e dirige-se a todos os que gostam de descobrir o mundo.
O primeiro número da edição portuguesa da 'Geo', dirigida por Vítor Sousa, será composto por um especial intitulado ‘As Nossas 200 Melhores Fotos’, uma compilação do trabalho realizado pelos fotógrafos da revista em todo o planeta, ao longo dos 28 anos de existência do título.



9.11.04

Livro – Romance
‘LE SOLEIL DES SCORTA’
de Laurent Gaudé
Vencedor do Prix Goncourt 2004 será editado pela Edições Asa em 2005.

O ‘Prix Goncourt – Roman 2004’, o mais importante prémio literário em França, foi atribuído a Laurent Gaudé pelo romance ‘Le Soleil des Scorta’. Este romance será publicado pela Edições ASA em 2005, em data ainda por especificar.
’Le Soleil des Scorta’ é um romance humanista, de estrutura clássica, que conta uma saga familiar no sul de Itália, no início do século passado. A história começa com um segredo, uma jovem violada que terá um filho, e cuja descendência se estenderá por cinco gerações, até à actualidade. Dramaturgo e romancista, Laurent Gaudé nasceu em Paris, em 1972, escreveu cinco peças de teatro e três romances.
"Laurent Gaudé réussit ici son plus grand roman. Sa puissance d'évocation est inouïe. On sue sous l'effet oppressant de la chaleur. On en ressort bouleversé et marqué au fer rouge. Inoubliable."
Lire




5.11.04

Videojogo - Racing
‘GRAND THEFT AUTO – SAN ANDREAS’
PlayStation 2
(2004 Rockstar Games)

Após ‘Liberty City’ e ‘Vice City’ agora chega ‘San Andreas’, um novo capítulo do videojogo ‘Grand Thefth Auto’. No principio do anos 90, Carl Johnson foge das pressões da vida em Los Santos e regressa a casa. San Andreas é uma cidade arrasada por problemas entre gangs, droga e corrupção. No seu regresso ao bairro, alguns policiais corruptos culpam-no de homicídio. Carl é forçado a viajar por todo o estado de San Andreas, para salvar a sua família e tomar o controlo das ruas.
“There really is no other game like it. This is precisely the kind of experience that reminds why, exactly, we play games: to be liberated from the constraints of reality, and explore living, breathing worls.”
GameSpy



TV – Programa
‘O EIXO DO MAL’
Um programa para debater, bater e, certamente, para abater.
Sábados, às 00h00, na SIC Notícias
(Produções Fictícias / SIC Notícias)

Está programada para sábado, 06 de Novembro, a estreia do programa ‘O Eixo do Mal’, uma cabala organizada pelas Produções Fictícias para discutir o Estado da Nação. Os participantes (todos devidamente inspeccionados e aprovados com carimbo de qualidade pelas mais altas instancias sanitárias) são Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, José Júdice, Pedro Mexia e Nuno Artur Silva, que fará a apresentação e moderação.
‘O Eixo do Mal’ é um programa semanal, de 50 minutos, sobre a actualidade política, social e cultural do país. Também serão discutidos temas sérios. Um programa para debater, bater e, certamente, para abater. Para processos judiciais será instalada uma Linha Verde.



4.11.04

Videojogo – Plataformas
‘RATCHET AND CLANK – UP YOUR ARSENAL’
PlayStation 2
(2004 Sony / Insomniac Games)

Depois de ‘Going Commando’, o mecânico Ratchet e o seu robot Clank surgem agora no novo videojogo ‘Up Your Arsenal’. Um perigoso cientista, conhecido como Dr. Nefarious, recruta um grupo de alienígenas Tyranoids, para acabar com todas as formas de vida orgânica do universo. Isso leva o presidente da Galáxia a recrutar Ratchet e Clank, não para derrotarem o cientista, mas sim para encontrem a única pessoa que já o derrotou: o capitão Qwark.
”The multiplayer experience is excellent. The level of polish is surprisingly high, wich is evident in everything from specific gameplay details to the extensive number of options that can be tweaked.”
GameSpy




Filme – Estreia a 25 de Novembro
‘THE INCREDIBLES – OS SUPER-HERÓIS’
de Brad Bird
com Brad Bird e Spencer Fox (vozes)
(2004 Disney / Pixar)

‘Save the day’. O quotidiano de uma família de super-heróis aposentada, que tenta levar uma vida tranquila, protegida pelo programa de protecção a testemunhas da polícia, no subúrbio de uma cidade. É quando surge uma nova ameaça, que estes super-heróis vão ser obrigados a voltar à acção. O problema é que eles estão fora de forma, com a família de Mr. Incredible a viver situações tipicamente normais, como se as suas capacidades especiais fossem características comuns. Uma comédia de animação dos criadores de ‘Toy Story’ (1995), ‘Monters, Inc.’ (2001) e ‘Finding Nemo’ (2003).
“As deliriously smart escapist fare. ‘The Incredibles’ is pratically nonpareil.”
Variety




3.11.04

Filme – Estreia dia 18 de Novembro
‘2046’
de Wong Kar-Wai
com Tony Leung e Fay Wong
(2004 Orly Films)

Neste remake de ‘In the Mood for Love - Disponível para Amar’, reencontra-se o escritor/jornalista Chow Mo Wan no Oriental Hotel, no quarto contíguo ao quarto 2046, onde uma prostituta com quem se relacionara foi assassinada. ‘2046’ é também um livro de ficção científica que Chow Mo Wan está a escrever, enquanto relembra as mulheres que atravessaram a sua vida e Su Li Zhen, aquela que sem dúvida amou.
Um drama do realizador chinês, a viver em Hong Kong, Wong Kar-Wai, autor de ‘In the Mood for Love’ (2000), ‘Happy Together’ (1997) e ‘Chungking Express’ (1994).
“Entre mélo à l'ancienne et cinéma moderne, décorum rétro et récit fragmenté, Wong Kar Wai fait entrer l'infini métaphysique et amoureux dans l'espace confiné d'une chambre d'hôtel. Sublime."
Les Inrokuptibles
"Nous sommes en présence d'un très grand créateur, dont les images marquent l'inconscient. Sa caméra imprime une sorte de danse, sa virtuosité esthétique fait sourdre une émotion instinctive."
Le Monde




1.11.04

Filme – Estreia a 04 de Novembro no 'Nimas'
‘L’ESQUIVE – A ESQUIVA’
de Abdellatif Kechiche
com Osman Elkharraz e Sarah Forestier
(2002 Lola Films)

Krimo é um adolescente de quinze anos que vive nos subúrbios de Paris. Os seus dias são cheios de aborrecimento até que ouve umas linhas de uma peça do século XIX, uma peça de Marivaux. A partir daí, nada mais parece o mesmo. Lydia, vestida com o seu traje histórico, faz parte do elenco da peça da escola. E Krimo apaixona-se por ela. E apesar da reputação que tem de manter, Krimo aceita um papel na peça para poder declarar o seu amor. Uma comédia dramática do realizador, actor e cenógrafo tunisino Osman Elkharraz, autor de ‘La Faute à Voltaire’ (2000).
"Abdellatif Kechiche filme la parole en marche avec fièvre, mû par une urgence qui donne au film une grande puissance artistique."
Le Monde
"Porté par des dialogues incandescents et de jeunes acteurs électriques, L'Esquive d'Abdellatif Kechiche met délicatement à nu certaines fractures de la société française."
Les Inrockuptibles




Concerto – Ao Vivo
MICHAEL MAYER
DADDY G
CumpliCidades #24
(Lisboa, no ‘Lux’, dia 25 de Novembro às 23h00)

Depois de cerca de uma década de deejaying por todo o mundo, Michael Mayer solidificou a sua posição de topo no techno e criou o já clássico tema ‘Love Is Stronger Than Pride’, alvo de inúmeras remixes. Em 2004, este alemão responsável pela editora de techno minimal Kompakt, lança ‘Touch’ o seu primeiro álbum.
O som techno minimal/indietechno/microhouse apresentado em 'Touch' caracteriza-se por poderosas linhas de baixo, ausência de vocalizações e muitos slow-funk grooves, algures entre o techno e o deep-house.
BAR DJ Daddy G (Grant Marshall dos Massive Attack) apresenta o seu álbum-DJmix da série´DJ-Kicks'.
DISCO Michael Mayer (da editora Kompakt) apresenta ao vivo o álbum de estreia 'Touch'.




31.10.04

Revista – Guia
WHAT HI-FI? SOUND AND VISION
The Home Entertainment Buyer’s Guide
(2004 Haymarket)

O número de Outubro da revista inglesa ‘What Hi-Fi? Sound and Vision’, editada por Clare Newsome, já está nas bancas. A edição corresponde ao guia anual de equipamentos hi-fi, home cinema, tv, systems e mp3, premiados com os ‘What Hi-Fi? Awards 2004’. Ao longo da mais de 250 páginas, a revista apresenta os produtos do ano nas categorias DVD players, digital video recorders, CRT TVs, LCD & plasma TVs, projectors, multichanels receivers, compact speaker packages, full-size speaker packages, subwoofers, all-in-one systems, cables, accessoires, CD players, stereo amplifiers, stereo speakers, turtables, tuners, personals & portables e techology.
A revista inclui ainda o suplemento ‘Buyer’s Guide’ com mais de 1 500 apreciações de produtos, de todos os preços.
The best music and movie hardware – whatever your budget.



28.10.04

Prémio Literário - Finalistas
PRIX GONCOURT 2004
Romans
(Académie Goncourt)

A lista de finalistas do ‘Prix Goncourt 2004’ foi anunciada em Paris, no final de Outubro, pelo júri do mais prestigiado prémio literário francês. As quatro obras de ficção finalistas foram seleccionadas, de uma lista de 15 candidatos, por um júri de 10 escritores presidido por Edmonde Charles-Roux.
O vencedor do prémio, promovido pela Académie Goncourt, será anunciado no dia 8 de Novembro.
SELECTION DU PRIX GONCOURT 2004 - ROMANS
Laurent Gaudé ’Le Soleil des Scorta’ (Actes Sud)
Alain Jaubert ‘Val Paradis’ (L'Infini/Gallimard)
Marc Lambron ‘Les Menteurs’ (Grasset)
Marie Nimier ‘La Reine du Silence’ (Gallimard)




Revista - Trimestral
OP
Visões da matéria.
(Nº 14 / Outono 2004)

O mais recente número da revista editada por Bruno Bénard-Guedes já está disponível nas bancas e apresenta como tema de capa o dossiê ’Electroclash vs. Punk Funk’ por José António Moura e Rui Miguel Abreu. Nesta edição da ‘Op’ destaque para a banda desenhada ‘Aventuras Ambíguas’, de André Ruivo, a produção de moda ‘Spotfolio’, da Fashion Vic-Team, e a entrevista com o músico de jazz Randy Weston, por Bruno Bénard-Guedes e João Santos. Relevo também para as (re)edições da discografia de Brian Eno em ‘Before and After Brian Eno’, por Pedro Santos e do filme ‘The Leopard - Il Gattopardo’ de Luchino Visconti em ‘Lições que Permanecem, Imagens que se Transformam’, por João Lopes.
Enfoque especial merece a revisão do livro ‘Poemas’ de Holderlin em ‘Como uma Pedra na Engrenagem’, por João Eduardo Ferreira, a pub fiction ‘Já Cheira Mal’, de Dona Susana e Senhor Tocas, as listas de Rui Vargas e Ivo Martins em ‘Tópicos – Séc. XX: 100 Anos/100 Discos’ e, a fechar, a ficção ‘Violent Delights’, de João Lopes.

Leitor – Digital
APPLE iPOD PHOTO
Why should your ears have all the fun?
(Apple Computer Inc.)

A Apple acaba de lançar o ‘iPod Photo’, um leitor de música digital com a capacidade de exibir imagens no visor do aparelho, uma tela de cristal líquido colorida. O ‘Apple iPod Photo’ tem capacidade para armazenar até 25 mil fotos e milhares de músicas e usa uma bateria que permite reproduzir até 15 horas de música ou exibir até 5 horas seguidas de imagens.
O novo leitor digital chega nas versões de disco rígido de 40 gigabytes e de 60 gigabytes de espaço para armazenar fotos e músicas. Para fazer o download de fotografias para o ‘Apple iPod Photo’, os utilizadores poderão usar o ‘Microsoft Windows’ e, para transferir músicas, continuam a contar com o ‘Apple iTunes’, que também funciona como loja virtual de música.
A delight for the ears. A feast for the eyes.



26.10.04

2004 Presidential Election – U.S. Electoral College
KERRY - EDWARDS
A fresh start for America.

Plan for America - John Kerry and John Edwards will stand up for America's values and have a plan to build an America that is strong at home and respected in the world. They believe we can have a strong economy focused on good-paying jobs, a health care plan that reduces costs, an energy plan that frees us from Mideast oil, and they believe we can strengthen our military and lead strong alliances that keep America safe and secure.
The Democratic Party - Take back America!
Election Day is Tuesday, November 2, 2004


22.10.04

Livro – Romance
‘THE LINE OF BEAUTY’
de Alan Hollinghurst
Vencedor do Booker Prize 2004 será editado pela Edições Asa em Maio.

O escritor Alan Hollinghurst foi galardoado com o The Man Booker Prize - Fiction 2004 pelo seu quarto romance, 'The Line of Beauty', que a Edições Asa publicará durante a Feira do Livro do próximo ano. O autor britânico, nascido em 1954, que ganhou um prémio monetário de £50.000, já tinha sido finalista do Booker Prize em 1994. Segundo o comunicado que anunciou o vencedor, Alan Hollinghurst tem uma escrita "elegante e séria, com generosas cadências de dor e prazer".
'The Line of Beauty', que tem sido descrito como uma obra-prima, conta a história de Nicholas Guest, um jovem inocente que se vê subitamente imerso no mundo triunfalista e opulento dos anos 80 vivido por Geral Fedden, deputado trabalhista, que lhe dá abrigo, e pelo seu círculo familiar e de amigos. Segundo o presidente do júri, o romance vencedor é "excitante, brilhante e penetra fundo nos anos do thactcherismo. É raramente tão requintada a busca pelo amor, sexo e beleza".



20.10.04

BD – Álbum
‘SIN CITY 2 – MULHER FATAL’
de Frank Miller
(2004 Dark Horse / Devir)

Chegou a altura de conhecermos outro habitante da Cidade do Pecado. Dwight McCarthy é um fotógrafo com um passado violento, que pretende esquecer, até que Ava reentra na sua vida. Dominado pelo charme mortífero desta mulher fatal, Dwight vai ter que matar por ela, na que será a primeira de muitas mortes.
No início da década de 90, ‘Sin City’ representou uma verdadeira revolução no mundo dos comics. Uma série policial a preto e branco altamente contrastado e de uma eficácia brutal, ganha vários Eisner Awards, leva ao ressurgimento das histórias policiais na banda desenhada norte-americana e origina o novo género 'comics noir'.



Videojogo – Simulador
‘PRO EVOLUTION SOCCER 4’
Playstation 2
(2004 Konami / Ecofilmes)

Com a sua abordagem genuína ao futebol, o videojogo ‘Pro Evolution Soccer’ tornou-se inquestionavelmente numa experiência realística e espectacular. Ao adicionar mais de uma centena de animações, os jogadores do novo ‘Pro Evolution Soccer 4’ não só estão incrivelmente parecidos como também se movem no seu estilo inconfundível e único. ‘PES 4’ mantém toda a sua jogabilidade excepcional intacta, acrescentando uma inteligência artificial aperfeiçoada e uma combinação perfeita entre velocidade e equilíbrio, para além de uma quantidade enorme de jogadas que foram implementadas para criar uma acção futebolística fluida e convincente. A Konami obteve ainda as licenças das ligas espanhola, italiana e holandesa para este ‘PES 4’.
3 000 Jogadores – 57 Equipas Nacionais – 80 Clubes Europeus
"La série des ‘Pro Evolution Soccer’ est, de loin, la plus proche du vrai football."
Thierry Henry



16.10.04

Livro – Guia
‘1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER’
de Steven Jay Schneider
(2004 Dinalivro)

Um livro que procura não só informar e prescrever os grandes filmes imperdíveis, mas também motivar e transformar os leitores curiosos em espectadores apaixonados, mostrando que precisamos de nos apressar, dado que o tempo é curto e a lista de filmes que vale mesmo a pena ver aumenta de dia para dia. São 1001 filmes que são quase como um resumo de 100 anos de cinema, desde os clássicos até aos modernos, da tragédia à comédia, da ficção ao documental, das longas às curtas-metragens. Para José Vaz Pereira, tradutor da obra e crítico de cinema, foi “uma montanha de trabalhos, não só porque o livro foi escrito por uma panóplia de críticos, professores universitários e ensaístas mas também porque cada um deles tem a sua visão e maneira de ver a história do cinema".
"É uma lista extremamente discutível como todas as listas. Primeiro porque contempla estilos diferentes, quer ter os filmes mais importantes, mas por outro lado procura contemplar outras cinematografias como as orientais, europeias."
Mário Jorge Torres, professor e crítico de cinema do ‘Público’





5.10.04

BD - Festival
BD AMADORA 2004
15º Festival Internacional de BD da Amadora
(Amadora, de 22 de Outubro a 07 de Novembro)

A edição de 2004 do festival ‘BD Amadora’ apresenta como tema central ‘As 100 BDs do Século XX’ e tem como local principal de exposição o novo espaço da nave comercial da estação de metro Amadora-Este. O programa do festival, que tem como director Nelson Dona, contempla exposições, sessões de autógrafos, feira do livro de banda-desenhada, debates com autores e lançamentos de novos livros.
A exposição 'As 100 BDs do Século XX' reflecte um inquérito mundial que abrangeu críticos, directores de festivais e de centros de BD de 21 países de que resultou os 10 primeiros lugares ocupados pelas bandas desenhadas 'Tintin', de Hergé, 'Batman', de Bob Kane, 'Corto Maltese', de Hugo Pratt, 'Asterix', de René Goscinny, 'Little Nemo', de Winsor McCay, 'Maus', de Art Spiegelman, 'Blueberry', de Jean Giraud, 'The Spirit', de Will Eisner, 'Peanuts', de Charles Schulz, 'Krazy Kat', de George Herriman, 'Donald Duck - Pato Donald' e 'Uncle Scrooge - Tio Patinhas', ambas de Carl Barks.
No âmbito do 'BD Amadora' serão atribuídos os Prémios Nacionais de Banda Desenhada que funcionam como elemento credibilizador do panorama português da banda desenhada.
PRÉMIOS NACIONAIS DE BANDA DESENHADA 2004
Melhor Álbum Estrangeiro Editado em Portugal
'Palestina - Uma Nação Ocupada' de Joe Sacco (MaisBD / Devir)
Clássicos da 9ª Arte
'A Saga do Tio Patinhas' de Don Rosa (Edimpresa)
Melhor Álbum de Tiras Humorísticas
'Os Sobrinhos do Capitão - Só se Perdem as que Caêm no Chão' de Joe Musial (Gradiva)



4.10.04

BD – Álbum
SUPERFUZZ
‘Vai Sonhando, Paiva... Vai Sonhando!’
de Esgar Acelerado e Rui Ricardo
(2004 Devir / Blitz)

O álbum de banda desenhada ‘Superfuzz – Vai Sonhando, Paiva... Vai Sonhando!’, com texto de Esgar Acelerado e desenho de Rui Ricardo, chega finalmente às bancas. Compilação das histórias de sexo, borga e rock’n’roll publicadas no semanário ‘Blitz’, o álbum apresenta-se em edição de luxo com capa dura e 80 páginas a cores.
Esgar Acelerado, de 36 anos, formou-se em Pintura na Escola de Belas Artes do Porto. É dono da editora discográfica independente Lowfly, faz ilustrações para publicações, é responsável pelo fanzine ‘Cru’ e produz capas de discos, cartazes, serigrafias e pintura. Rui Ricardo, de 30 anos, com formação em Design, é ilustrador, faz BD em que os manga japoneses são uma das influências, trabalha com todo o tipo de publicações, produz vídeo e filmes de animação e dedica-se à pintura.
Nas bancas, dia 19 de Outubro, com o jornal ‘Blitz’ por mais 9,90 euros.



Festival – Documentários
DOCLISBOA 2004
II Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa
Apordoc
(Culturgest – Edifício Sede CGD, de 24 a 31 de Outubro)

O II Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa vai exibir 60 documentários, alguns deles inéditos em Portugal. O ‘DocLisboa’, organizado pela Apordoc - Associação pelo Documentário pretende dar ao público nacional “novas formas de pensar, de ver o mundo e de comunicar”, segundo os directores do evento Serge Tréfaut, Nuno Sena e Ana Isabel Strindberg.
A programação inclui a Competição Internacional (filmes produzidos em 2003 e 2004) e Sessões Especiais (filmes extra competição). Todas as projecções são seguidas de um debate com realizadores, produtores e críticos de cinema. Serão atribuídos o Grande Prémio para a Melhor Longa-Metragem Documental e o Prémio para a Melhor Curta Documental (Júri Internacional presidido por Paulo Branco).
SESSÕES ESPECIAIS
‘The Revolution Will Not Be Televised’ (2003 Irlanda 74 minutos), de Kim Bartley e Donnacha O’Briain. O golpe de estado contra o presidente venezuelano, Hugo Chavez, em 2002.
‘The Five Obstructions’ (2003 Dinamarca 88 minutos), de Lars von Trier e Jorgen Leth.

Cinco remakes do filme ‘The Perfect Human’, cada um com um constrangimento diferente.
‘Le Monde Selon Bush’ (2004 França 92 minutos), de William Karel.

A família do presidente norte-americano e os mecanismos por baixo das aparências.
PRÉMIOS DO JÚRI INTERNACIONAL

Grande Prémio Melhor Longa-Metragem Documental
’A Scuola’ (2003 Itália 60 minutos), de Leonardo di Costanzo.
A vida de estudantes e professores de uma escola secundária de Nápoles.
Prémio Melhor Curta Metragem Documental
'In the Dark' (2004 Russia/Finlândia 40 minutos), de Sergey Dvortsevoy.
Um homem cego já velho vive com um gato num apartamento.



Televisão – Canal
SIC COMÉDIA
O sorriso por companhia.
(TV Cabo, a partir de 18 de Outubro)

A ‘SIC Comédia’ vai iniciar as suas emissões no dia 18 de Outubro na TV Cabo. O novo canal temático assume-se como fornecedor de conteúdos de âmbito humorístico e de comédia. As 24 horas de grelha diária serão preenchidas por séries, sitcoms e talk-shows nacionais e estrangeiros. A ‘SIC Comédia’ vai ser dirigida por Francisco Penim (director coordenador dos canais temáticos SIC) e Ricardo Palacin (responsável pelos conteúdos).
Rir faz bem. Sorrir é bom! SIC Comédia, o sorriso por companhia.



1.10.04

DVD Filmes – Colecção
‘CLÁSSICOS PÚBLICO’
America Deluxe
(às quintas com o ‘Público’)

O passado vai voltar a estar bem presente, com os ‘Clássicos Público’, a nova colecção de DVD Filmes que o ‘Público’ vai lançar a partir de 7 de Outubro. A proposta é a seguinte: 20 quintas-feiras, 20 clássicos, exemplares ilustres do que melhor se fez em Hollywood durante as décadas de 30 a 50, a chamada idade de ouro do cinema americano. Uma viagem ao passado com paragens em obras emblemáticas de alguns dos maiores cineastas de todos os tempos sempre na companhia de estrelas reluzentes.
Sem a inestimável herança do cinema clássico, dificilmente se poderia falar hoje em modernidade. A argúcia, o estilo, a destreza e a elegância de grande parte dos filmes desse tempo permanecem ainda inigualáveis. Foram os tempos do apogeu do ‘studio system’ em que os estúdios de Hollywood dominavam por completo os destinos dos seus projectos comerciais, subsistindo a preocupação de produzir filmes de qualidade.
07 Outubro ‘Citizen Kane – O Mundo a Seus Pés’ (1941), de Orson Welles, com Joseph Cotten e Dorothy Comingore.
14 de Outubro ‘Bringing Up Baby – As Duas Feras’ (1938), de Howard Hawks, com Katharine Hepburn e Cary Grant.
28 de Outubro ‘King Kong’ (1933), de Merian Cooper e Ernest Schoedsack, com Fay Wray e Robert Armstrong.



27.9.04

Cinema - Festival
5ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS
Institut Franco-Portugais
Ambassade de France au Portugal
(Cinema São Jorge, de 07 a 17 de Outubro)

A edição deste ano da ‘Festa do Cinema Francês’, organizada pelo Instituto Franco-Português e pela Embaixada de França, vai ser estendida a cinco cidades, pelas quais serão exibidas 32 películas. Em Lisboa, no Cinema São Jorge, entre 07 e 17 de Outubro, haverá a oportunidade de visualizar alguns dos melhores filmes de produção francesa do ano transacto, todos inéditos em Portugal e a maioria com distribuição comercial assegurada para o próximo ano.
SEGUNDA, 07
21h00 - ‘Les Sentiments’ (2003 - Comédia Dramática), de Noémie Lvovsky, com Nathalie Baye e Jean-Pierre Bacri.
O adultério entre dois casais amigos e a violência dos sentimentos gerados.
TERÇA, 08

21h30 - ‘Wild Side’ (2004 - Drama), de Sébastien Lifshitz, com Stéphanie Michelini e Yasmine Belmadi.
O reencontro em Paris de um trio de marginais que formam uma aliança entre eles.
SÁBADO, 09
14h00 - 'Histoire de Marie et Julien' (2002 - Comédia Dramática), de Jacques Rivette, com Jerzy Radziwilowicz e Emmanuelle Béart.
Um chantagista apaixona-se perigosamente por uma jovem misteriosa.
DOMINGO, 13
21h30 - ‘Comme Une Image’ (2004 - Comédia Dramática), de Agnés Jaoui, com Marilou Berry e Agnés Jaoui.

Três personagens sabem aconselhar os outros mas não o que fazer da própria vida.
QUARTA, 16
21h30 - ‘2046’ (2004 - Drama), de Wong Kar-Wai, com Tony Leung e Faye Wong.

Um escritor termina um livro de ficção científica e relembra uma antiga paixão.
QUINTA, 17
21h30 - ‘Twentynine Palms’ (2003 - Drama), de Bruno Dumont, com Katerina Golubeva e David Wissak.

Um casal de fotógrafos discute e reconcilia-se num deserto sem se aperceber do perigo.



23.9.04

Prémio Literário – Finalistas
BOOKER PRIZE 2004
Fiction

A lista de finalistas do ‘The Man Booker Prize 2004’ foi anunciada em Londres, no final de Setembro, pelo júri do mais prestigiado prémio literário inglês. As seis obras de ficção finalistas foram seleccionadas, de uma lista de 22 candidatos, por um júri presidido por Rt. Hon Chris Smith MP. O vencedor do prémio, patrocinado pelo Man Group, será anunciado no dia 19 de Outubro, com transmissão em directo pela BBC. O autor receberá 50 mil libras e o habitual incremento de vendas do livro em todo o mundo.
2004 MAN BOOKER PRIZE FOR FICTION - SHORTLIST
Achmat Dangor ‘Bitteer Fruit’ (Atlantic Books)
Sarah Hall ‘The Electric Michelangelo’ (Faber & Faber)
Alan Hollinghurst ‘The Line of Beauty’ (Picador)
David Mitchell ‘Cloud Atlas’ (Sceptre)
Colm Tóibín ‘The Master’ (Picador)
Gerard Woodward ‘I’ll go to Bed at Noon’ (Chatto & Windus)
"This is an exceptionally strong shortlist. The list contains a number of well-established authors as well as two writers for whom this is only their second novel. If there is one essential characteristic of all these books, it' s the quality of their writing, their use of words and deployment of imagery."
Rt. Hon Chris Smith MP



22.9.04

Concerto – Ao Vivo
MOCKY
CumpliCidades #23
(Lisboa, no ‘Lux’ dia 29 de Outubro às 00h30)

A música de Mocky ganha outra pertinência ao vivo, contrariando a ideia de que música feita a partir de computadores não resulta em palco. O cantor-rapper-pianista-entertainer canadiano atribui muito valor ao elemento surpresa, considerando essencial apresentar elementos visuais inusitados de forma a criar esse ambiente. Criador de imagens surreais onde verdade e paródia se misturam, Mocky apresenta ao vivo uma subtil comédia musical onde o imaginário do r&b e a electrónica se diluem em figuras pop refinadas.
O mais recente álbum de Mocky, ‘Are + Be’, editado este mês, é um disco de bricolage onde a electrónica, o r&b, o hip-hop, a canção ligeira ou o funk são tingidos pela sensibilidade pop. A alusão ao r&b é uma constante do novo álbum, visível no título, em algumas letras e na sonoridade, como se o cantor-rapper tivesse querido criar um disco de r&b contemporâneo a partir de um ponto de vista electrónico.
DJ's
Superdiscount 2 (Alex Gopher, Etienne de Crecy e Julien Delfaud apresentam os sons french touch/electro/new wave do álbum 'Superdiscont 2').



19.9.04

Festival – Cinema
VENEZIA 61
Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica
'Vera Drake', de Mike Leigh, vence ‘Leone d'Oro’.

O filme ‘Vera Drake’, do realizador britânico Mike Leigh, foi galardoado com o ‘Leão de Ouro’ para o melhor filme do 61º Festival de Cinema de Veneza. ‘Vera Drake – Wife. Mother. Criminal.’ lembra a vida de uma mulher que, na década de 1950, ajudava as mulheres necessitadas a interromper a gravidez, no meio das difíceis condições em que se praticava o aborto no Reino Unido, nos anos que se seguiram à II Guerra Mundial.A protagonista do filme, a actriz britânica Imelda Staunton, foi a distinguida com a melhor interpretação feminina ao encarnar Vera Drake uma doméstica que, ao arrepio da lei e às escondidas da família, ajuda mulheres a abortar. O realizador Mike Leigh, de 61 anos, é autor de filmes como ‘Naked – Nu’ (1993) e ‘Secrets & Lies – Segredos e Mentiras‘(1996).


15.9.04

Televisão – Série
SEINFELD
SIC Radical, de terça a quinta às 23h00
(1990 Sony Pictures Television)

180 episódios dele, 180 meias-horas do melhor humor feito nos EUA, 180 vezes 'Seinfeld'. Escrita pelo próprio Jerry Seinfeld e Larry David, a série, feita a partir de vulgares situações ocorridas no dia a dia de cada um, é sarcástica, inteligente e despretensiosa. O elenco e as personagens criadas – Jerry Seinfeld (ele mesmo), Julia Louis-Dreyfus (Elaine), Michael Richards (Kramer) e Jason Alexander (George) – contribui para o êxito desta comédia. Seinfeld é um profissional de stand-up comedy e tem no seu grupo de amigos a fonte de inspiração ideal. Analisam tudo, são insuperáveis na arte de desconversar e juntos parecem capazes de prolongar infinitamente este sucesso em capítulos. Nunca um programa sobre nada teve tanto encanto. Começa dia 23 de Setembro, na SIC Radical, às 23 horas, e são 3 os episódios por semana.
“Jerry Seinfeld and Larry David's TV show wasn't just a sitcom - it was one of the most complex and troubling art works of our time.”
Salon



13.9.04

CD – Álbum
JUNIOR BOYS
‘Last Exit’
(2004 Kin)

Um álbum de electro assente em canções de estrutura pop/electrónica com alguma complexidade, marcadas pela melancolia, e com alusões ao synthpop/new romantic movement dos anos 80. Um encontro entre a sensibilidade melódica e a sensualidade soul, revista ao microscópio e com produção r&b contemporâneo. Exemplo feliz do que se pode fazer quando se encara a memória como ponto de partida e não como mero casulo. Um álbum de estreia monumental do trio canadiano formado por Jeremy Greenspan (voz), Matt Didemus e Johnny Dark.
“It's thrillingly obvious that Junior Boys have made one of the year's best albums.”
New Musical Express
“Junior Boys is such an astounding relief, boarding on rapturous in their melancholy.”
Urb




12.9.04

Jornal – Diário
A CAPITAL
'A Capital' muda de corpo com a alma de sempre.
(Editorial Prensa Ibérica)

Numa revolução tranquila, dia 15 de Setembro, o diário 'A Capital' muda o seu grafismo. A fisionomia do jornal e o corpo de letra do próprio cabeçalho serão alterados, num projecto de Pedro Fernandes, director gráfico do diário propriedade do grupo espanhol Editorial Prensa Ibérica. Haverá o reforço da opinião e continuará a garantir-se a cobertura e uma agressividade positiva no tratamento jornalístico da coisa pública.
A Cultura será uma secção importante, onde não haverá a pressão da notícia do dia, sendo dividida pelos sete dias da semana por sete formas de arte. A Política será uma área importante, o Desporto terá mais análise e haverá, praticamente todos os dias, entrevistas com protagonistas das mais variadas áreas. O jornal dirigido por Luís Osório tornará a Última Página ainda mais obrigatória. Durante o fim de semana continua a apostar-se nas reportagens, entrevistas de grande fôlego e balanços da semana. Aos domingos, a partir de Outubro, haverá uma grande surpresa.



10.9.04

Videojogo – Simulador
'BURNOUT 3: TAKEDOWN'
Playstation 2
(2004 Electronic Arts)

A série 'Burnout' tem apresentado sempre altas velocidades e um intenso sentimento de êxtase quando se conduz em contra-mão. 'Burnout 3: Takedown' continua a ser tudo isso, mas agora foi acrescentado a este jogo, completamente imbuído de adrenalina, um nível de agressividade sem precedentes.
O título 'Takedown' refere-se à ignóbil arte de embater contra outros carros que circulam em sentido contrário, atirando-os para fora da estrada. Este novo interesse dado a uma condução mortalmente agressiva tem grande importância na essência do jogo; uma simples ultrapassagem já não é suficiente.
”The new king of arcade racers.Think about everything that was brilliant about its predecessors and multiply it by ten thousand.”
GameSpy
“Even if driving games aren´t normally your thing, ‘Burnout 3: Takedown’ is still right for you. It’s that good. It ranks among the best racing games ever made.”
GameSpot



8.9.04

CD – Álbum
‘MADVILLAINY’
de Madvillain
(2004 Stones Throw / Sony)

Duas das figuras mais relevantes do hip-hop underground num álbum desafiador. A dupla MC MF Doom (ex KMD) e o produtor Madlib (autor do álbum de remisturas ‘Shades Of Blue’), sob o nome Madvillain, mostra porque é que o movimento do hip-hop underground é cada vez mais respeitado. O álbum ‘Madvillainy’ vive das rimas rápidas de Doom e da produção esquizofrénica de Madlib, mas também das colaborações chamadas ao microfone. ‘Madvillany’ não é fácil de assimilar porque existem muitas coisas a acontecer ao mesmo tempo e alguma sobprodução, mas constitui um marco na inovação e na ruptura de barreiras musicais combinando o experimental com o melhor hip-hop.
"All invention and no indulgence."
Alternative Press




7.9.04

Concerto – Ao Vivo
SPEKTRUM
Enter The Spektrum
(Lisboa, no ‘Lux’, dia 16 de Setembro)

Estrearam-se com um dos mais significativos álbuns de 2004 e preparam-se para actuar ao vivo em Portugal, em Setembro. Praticantes de uma música híbrida com influências funk, house, r&b e electrónica minimalista, os Spektrum são um furacão de lascívia futurista ao vivo. Formado em 2001, o quarteto londrino grava para a editora alemã Playhouse, onde editou este ano o álbum de estreia ‘Enter The Spektrum’. A banda é formada por Teia Williams (baixo), Lola Olafisoye (voz), Isaac Tucker (bateria) e Gabriel Olegavich (electrónica).
Os Spektrum vão mostrar, em palco, porque é que o seu álbum de estreia se arrisca a ser o disco do ano. Assimilando, com uma genialidade singular, o caldeirão sonoro em que vivemos 'Enter The Spektrum' promete ser, em palco, uma experiência essencial.
“A gratifyingly lengthy and multi-layered chunk of fizzing, hallucinogenic dance music.”
Plan B Magazine

"Eles são o que vem a seguir à exuberância do funk, à geometria electrónica, à viscosidade r&b, às mutações pós-punk. Um dos documentos imprescindíveis para perceber a música de 2004. O álbum é um acontecimento. A não perder."
Público



BD Álbuns - Colecção
'CORTO MALTESE'
de Hugo Pratt
(às segundas com o 'Público')

A partir de dia 20 de Setembro, o 'Público' é porto de abrigo para Corto Maltese. Em viagem pelo mundo, o marinheiro maltês faz escala em Portugal. Para coleccionar todas as semanas as aventuras do mais famoso herói dos mares, numa banda desenhada de aventuras, a preto e branco, atravessada por um vincado comprometimento político e social e marcada por uma dimensão poética e mágica muito subtil e inteligente.
Marinheiro e aventureiro, o herói Corto Maltese é uma criatura singular e solitária que se movimenta pelas rotas do mundo, portador de um código de honra e de uma ética muitos estritos, que o colocam recorrentemente em rota de colisão com todos os poderes instituídos.
Com desenho e argumento do italiano Hugo Pratt, 'Corto Maltese' alcançou reconhecimento em todo o mundo, tornando-se numa das mais importantes criações da BD europeia dos nossos dias.
Às segundas, por mais 4 euros com o 'Público'.



1.9.04

Festival – Cinema
INDIELISBOA 2004
1º Festival Internacional de Cinema Independente
(Cinema São Jorge, de 24 de Setembro a 03 de Outubro)

O ‘IndieLisboa’ pretende ser um observatório privilegiado do que de mais interessante se passa no cinema independente em todo o mundo. Revelar novos filmes e novos cineastas, promover a cultura cinematográfica e alargar os públicos de cinema mostrando um conjunto de filmes que de outra maneira só muito dificilmente, ou tardiamente, teriam entre nós a visibilidade que merecem. A direcção do festival é constituída por Rui Pereira, Nuno Sena e Miguel Valverde (da Zero em Comportamento e Restart).
SEXTA, 24 DE SETEMBRO
21h30 - 'Before Sunset' (2004 EUA), de Richard Linklater, com Ethan Hawke e Julie Delpy.
Um escritor reencontra uma antiga paixão durante uma sessão de leitura.
SÁBADO, 25 DE SETEMBRO
17h00 - 'The Fog of War' (2003 EUA), de Errol Morris, com Robert McNamara.
A história dos Estados Unidos vista pelo antigo Secretário da Defesa, Robert S. McNamara.
DOMINGO, 03 DE OUTUBRO
17h00 - Grande Prémio de Curta Metragem 'Con Qué La Lavaré' (2003 Espanha), de Maria Trénor. Animação.

Uma personagem regressa a casa depois do trabalho e relembra tudo o que lhe aconteceu durante o dia.
17h15 - Grande Prémio de Longa Metragem 'Le Monde Vivant' (2000 França), de Eugene Green, com Christelle Prot e Alexis Loret.
Um ogre tem uma mulher que quer repudiá-lo para casar com um aristocrata.
"O programa é brilhante. Este IndieLisboa mostra competência, vontade e ambição para singrar na elite dos festivais europeus."
Expresso





17.8.04

Filme – Estreia a 02 de Setembro
’TASOGARE SEIBEI – A SOMBRA DO SAMURAI’
de Yoji Yamada
com Hiroyuki Sanada e Rie Miyazawa
(2002 Empire Pictures)

Japão, Século XIX. Um samurai viúvo quase que abandona a sua vida de guerreiro para cuidar da mãe e das duas filhas, até que resolve defender uma jovem mulher dos ataques do marido embriagado.
Um drama de acção do realizador japonês Yoji Yamada, de 73 anos, autor de ‘Dauntaun Hirozu – Hope and Pain’ (1988) e das séries para televisão ‘Tora-san’ e ‘Gakko’.
Japan Film Academy Awards - Best Picture 2002
Academy Award - Nomination Best Foreign Language Film 2003
Berlin International Film Festival – Nomination Golden Berlin Bear 2003
Hong Kong Film Awards - Best Asian Film 2004

"An absolutely brilliant film."
The Washington Post



15.8.04

Livro – Romance
‘ASSUNTOS DE FAMÍLIA’
de Rohinton Mistry
(2004 Gradiva)

A Bombaim dos anos 90 numa saga caleidoscópica e profundamente comovente, ao mesmo tempo arrebatadora, íntima, cómica e trágica. ‘Assuntos de Família’ conta uma história de amor e dever familiar, de corrupção política e pessoal e da capacidade de memória. Aos 79 anos, Nariman Vakeel sofre da doença de Parkison e está dependente da família vendo-se obrigado a ir viver com a filha Roxana, o marido Yezad e os seus dois filhos num pequeno apartamento. A vivência em comum vai testar não só a capacidade económica do casal como também os laços familiares de tolerância, compaixão, integridade e esperança.
Rohinton Mistry, de 52 anos, nasceu na Índia onde se formou em Matemáticas e vive actualmente no Canadá. Ao quarto romance, o autor já foi finalista do Booker Prize em 1991, 1996 e 2002.

Booker Prize - Shortlist 2002
International IMPAC Dublin Literary Award - Shortlist 2004

“The reader is moved, even to tears, by these rites of passage among characters we have lived with long enough to feel as family. The exercise of compassion, by the writer and then by the reader, remains one of the novel’s chief duties and complex pleasures.”
The New Yorker
“Impressive. Wry and richly perceptive.”
Times Literary Supplement




11.8.04

Bar – Restaurante - Esplanada
CINEMATECA PORTUGUESA
Museu do Cinema
(Rua Barata Salgueiro, em Lisboa)

O Bar Restaurante Esplanada da Cinemateca Portuguesa dispõe dos serviços de cafetaria, esplanada ao ar livre, restaurante ao almoço e jantar, refeições ligeiras, tapas, pastelaria e bebidas variadas durante todo o horário de funcionamento. Está aberto a todos, espectadores ou não espectadores das sessões de cinema, de segunda a sábado, entre as 12h30 e as 00h30.
Em 1998, o ousado projecto dos arquitectos Alberto Castro Nunes e António Maria Braga foi aprovado, para em Dezembro de 2002 se inaugurar a nova casa da Cinemateca Portuguesa, presidida por João Bénard da Costa. Construíram-se dois cinemas subterrâneos, um espaço museográfico, a melhor cabine de projecção de Lisboa, salas de exposição permanente, salas de exposição temporária, novos depósitos, novos arquivos, um restaurante e uma livraria. A Cinemateca deixou de ser um edifício administrativo com um cinema. Agora é, toda ela, dos espaços subterrâneos aos espaços das cúpulas, um pórtico.



2.8.04

Atletismo – Prova
EDP 5ª MINI-MARATONA DE PORTUGAL
Maratona Clube de Portugal
(Ponte Vasco da Gama, 26 de Setembro às 10h30)

Numa organização do Maratona Clube de Portugal realiza-se, dia 26 de Setembro, a prova de atletismo ‘EDP 5ª Mini-Maratona de Portugal’, com cerca de 8 km de distância e com partida da Ponte Vasco da Gama e meta frente ao Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações.
As inscrições podem ser efectuadas directamente em qualquer sucursal do banco Millennium por 10 euros até 31 de Agosto (15 euros até 25 de Setembro).
Para a linha de partida só poderão ser utilizados autocarros da Carris (gratuitamente mediante apresentação do dorsal), disponíveis das 7h30 às 9h00 frente à Gare do Oriente.
Todos os atletas terão direito a uma t-shirt no momento do levantamento do dorsal. Os participantes que terminem a prova receberão a medalha comemorativa.



Óculos – Prémio
SILMO D´OR 2003
Le Grand Prix International de la Technologie et de la Mode
(Salon International de L’Optique Lunetterie de Paris)

Os troféus Silmo D’Or, são os mais importantes e prestigiados da óptica mundial. Na sua décima edição, um júri formado por profissionais do mercado francês e cerca de 30 jornalistas da imprensa especializada de todo o mundo destacou os melhores lançamentos do ano, durante o salão Silmo Paris, realizado em Outubro.
LAURÉATS DES 10ÈME SILMO D’ÓR
Lunettes de Sport (óculos de desporto)
Adidas Eyewear ‘Aventure’ (Silhouette)
Lunettes Solaires (óculos solares)
Kirk Originals ‘Jean en Chocolat Doux’ (Kirk Originals)
Lunettes Fashion (óculos solares fashion)
Silhouette ‘M 8075’ (Silhouette)
Montures Optiques Style Design (armação de receituário)
Zenka ‘Twini’ (Zenka)