30.10.08

BD – Álbum
'TRÊS SOMBRAS'
Cyril Pedrosa
(2008 Edições Polvo)

O pequeno Joachim vive despreocupadamente e protegido do mundo pelos seus pais. Numa noite em que o sono não chega, observa sombras sob a forma de três cavaleiros que o parecem esperar na colina oposta à sua casa. Estas visões, pressentimento de perda, estão lá só para ele. Louis, o seu pai, contraria-o e tenta contestar aquilo que é inegável. Uma narrativa que constitui uma viagem intemporal com recurso a um cenário desestruturado desenhado com traços em espiral, em estilo escolar, e com o preto trágico do pincel.
Um álbum de banda desenhada do autor francês Cyril Pedrosa, de 36 anos, autor de ‘Les Coeurs Solitaires’ (2006 Dupuis) e co-autor do blog ‘Cadavres Exquis’. A edição portuguesa de ‘Trois Ombres’ (2007 Delcourt) será lançada pela Edições Polvo durante o festival ‘Amadora BD - FIBDA 2008', com a presença do autor.
BD Angoulême - Les Essentiels 2008
“’Trois Ombres’ est un livre admirable. Un conte qui fascine, qui happe dès les premières pages.”

BD Gest
'TROIS OMBRES'
Cyril Pedrosa
Delcourt


28.10.08

Documentários - Prémios
'DOCLISBOA 2008'
VI Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa
'End of the Rainbow’, de Robert Nugent, vence 'Grande Prémio para a Melhor Longa-Metragem Documental'

O documentário 'End of the Rainbow’, do realizador australiano Robert Nugent, ganhou o ‘Grande Prémio para a Melhor Longa-Metragem Documental’ atribuído pelo ‘Doclisboa 2008'. 'End of the Rainbow’ acompanha uma grande companhia mineira multinacional a transferir uma imponente unidade de prospecção de ouro da Indonésia para uma região remota da Guiné Conacry. Nesta zona rural extremamente pobre, a presença da mina acaba por criar um clima de mudança e vários conflitos entre os habitantes locais.
O júri internacional do Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa distinguiu 'End of the Rainbow’ entre 13 longas-metragens documentais em competição. O 'Doclisboa' é o único festival de cinema em Portugal exclusivamente dedicado ao documentário, com o objectivo de criar uma nova consciência da riqueza, diversidade e potencialidades do cinema do real.

GRANDE PRÉMIO PARA A MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTAL
’End of the Rainbow’ de Robert Nugent (83’ Austrália-França 2007)
PRÉMIO PARA A MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL
’The Rest of a Story’ de Antonio Prata
(35’ Itália-Suiça 2007)
MENÇÃO ESPECIAL
’To See if I’m Smiling’ de Tamar Yaron
(59’ Israel 2007)
'END OF THE RAINBOW'
Robert Nugent

26.10.08

Livro – Romance
‘REGRESSAR A CASA’
Rose Tremain
(2008 Porto Editora)

Lev, um homem ferido pela vida, parte da Europa de Leste para a Grã-Bretanha, à procura de um recomeço para si e para a sua família. Perseguem-no as memórias dolorosas da mulher falecida, da filha de cinco anos e do extravagante amigo Rudi, que sobrevive, sonhando com o Ocidente. Em Londres, vagueando pelas ruas hostis e pelos pubs tribais daquela estranha cidade, encontra a promessa de amizade, amor, dinheiro e uma nova carreira. Mas a voz da filha habita o coração e a mente de Lev, e fá-lo duvidar se conseguirá realmente pertencer a algum lugar.
Um romance da escritora inglesa Rose Tremain, de 65 anos, autora de romances históricos como 'Restauração' (1997 ASA), 'O Reino Interdito' (1998 ASA) e ‘Música e Silêncio' (2004 ASA).
Orange Broadband - Prize for Fiction 2008
“’The Road Home’ is thematically rich, dealing with loss and separation, mourning and melancholia. As always, her writing has a delicious, crunchy precision.”
The Guardian
ROSE TREMAIN
Orange Broadband - Prize for Fiction 2008
ITN Showbiz


24.10.08

Jornal Gratuito – Mensal
‘LUX FRÁGIL’
A nossa vida é toda para diante.
(Lux Frágil)

“O novo jornal gratuito mensal ‘Lux Frágil’ é um descendente bastardo de experiências e cumplicidades ensaiadas em dezanove números, ao longo de outros tantos meses, num pasquim que, à falta de baptismo oficial, ficou conhecido como ‘Blah Blah Blah’. Há, quase só, a vontade de viver o tempo que está a acontecer agora. Há também uma história de que se gosta e se quer continuar. Uma espécie de renovação dos votos entre o ‘Lux’ e cidade de Lisboa. Um reforço da vontade de retorno ao compromisso inicial, algo que tem a ver com a criação e partilha de momentos especiais, mas também com o prazer da procura, o deleite da descoberta. De quê? Do que aí vem.
Às vezes descobrir cansa. Ou procurar desilude. Mas compensa. Sempre. Agora, e sempre, o que interessa não é o que está para trás, mas sim o que aí vem. É por isso que estamos muito mais interessados na próxima década do que na anterior. Cada vez mais curiosos, mesmo se cada vez mais velhos. A nossa vida é toda para diante.”
Blog e download do jornal (PDF) em http://blog.luxfragil.com/

FICHA TÉCNICA
Direcção Manuel Reis
Textos Anamar, Catarina Portas, Isilda Sanches, João Paulo Cotrim, Joaquim António Rocha, Maria Antónia e António Neu, Pedro Fradique, Quim Albergaria, Susana Pomba, Tiago Manaia, Vítor Belanciano, Yen Sung e Zé Pedro Moura.
Edição Pedro Fradique e Fernando Nunes.
Design Gráfico Diogo Potes - Alva Design Studio
Revisão Marta Martins

'LUX FRÁGIL'
Nº. 01
Outubro 2008


22.10.08

BD - Comics
‘A VIDA DO CANDIDATO'
Quem será o homem mais poderoso do planeta?
Com a revista 'Visão' de 23 e 30 de Outubro.
(Impresa Publishing)

A newsmagazine ‘Visão’, da Impresa Publishing, lança em banda desenhada a vida dos candidatos a presidente dos Estados Unidos, Jonh McCain e Barack Obama. As biografias perfeitas para, de uma forma divertida, mas séria e exaustiva, conhecer os candidatos republicano e democrata. Se a vida de Barack Obama simboliza o sonho americano, a de John McCain encarna um verdadeiro herói. A primeira novela gráfica, de 32 páginas, será dedicada ao candidato republicano e tem lançamento a 23 de Outubro. ‘A Vida do Candidato - John McCain’ tem argumento de Andy Helfer e arte de Stephen Thompson.
Na semana seguinte, a 30 de Outubro, sai a novela gráfica dedicada ao candidato democrata. ‘A Vida do Candidato - Barack Obama’, com 32 páginas, tem argumento de Jeff Mariotte e arte de Tom Morgan. Os autores basearam os argumentos em fontes como a 'CNN', 'The New Yorker', 'The New York Times', 'The Wall Street Journal', 'The Economist', 'Time', 'Newsweek' e Associated Press. As capas são do desenhador J. Scott Campbell.

Com a 'Visão' por mais 1 euro.
'PRESIDENTIAL MATERIAL'
Graphic Novels Biographies
IDW Publishing

20.10.08

Livro – Romance
‘ENTÃO CHEGÁMOS AO FIM’
Joshua Ferris
(2008 Casa das Letras)

No final dos anos 1990, numa agência de publicidade de Chicago trabalha-se como em família, com bisbilhotice, partidas e pausas para o café cada vez mais frequentes. Entre os colegas que lutam pelos seus empregos conta-se o recém-divorciado Tom, o viciado em trabalho Joe, o deprimido Carl, o suspeito de roubo de uma cadeira Chris, e Marcia, por quem Benny está apaixonado. Ao mesmo tempo que colega atrás de colega é despedido, todos adoptam a sua melhor pose profissional, fingindo fazerem progressos na misteriosa campanha publicitária gratuita que é o único trabalho que lhes resta.
Romance de estreia do escritor norte-americano Joshua Ferris, de 34 anos, que nasceu no Illinois e cresceu na Flórida. Frequentou o Master of Fine Arts da University of California e vive em Brooklyn.
National Book Award - Finalist 2007
The Hemingway Foundation/PEN Award 2008
The New York Times - Best Books of 2007

"Layoff notices fly in Ferris’s acidly funny first novel, set in a white-collar office in the wake of the dot-com debacle."
The New York Times
‘THEN WE CAME TO THE END’
Joshua Ferris




LONDON WORD FESTIVAL
Joshua Ferris


18.10.08

Exposição – Arte Contemporânea
’LISTEN DARLING… THE WORLD IS YOURS’
Curadora convidada Lisa Phillips
Até 30 de Agosto na Ellipse Foundation, em Alcoitão - Cascais
(Ellipse Foundation - Contemporay Art Collection)

A Ellipse Foundation - Contemporary Art Collection anuncia a sua mais recente exposição, ‘Listen Darling… The World is Yours’, uma selecção de obras da colecção, algumas delas nunca mostradas, feita pela curadora convidada Lisa Phillips, directora do New Museum de Nova Iorque. ‘Listen Darling… The World is Yours’ reúne trabalhos de mais de quarenta artistas que, no seu conjunto, evidenciam as mudanças radicais por que a cultura passou nas suas dinâmicas psico-sexuais, durante os últimos trinta anos.
A exposição, que se organiza em torno de alguns trabalhos fundamentais de Louise Bourgeois, de Eija-Liisa Ahtila e de Shirin Neshat, entre outros, observa o modo como as mulheres vêem as mulheres, as mulheres vêem os homens, os homens as mulheres e os homens os homens, muitas vezes através da confrontação directa com a sexualidade e as políticas sexuais. ‘Listen Darling… The World is Yours’ evidencia a forte presença da voz das mulheres na arte e na cultura dos nossos dias, tal como a dos artistas homossexuais, que utilizam deliberadamente a sua identidade sexual enquanto parte integrante das suas afirmações artísticas.

Aberto ao público de sexta a domingo, das 11h00 às 18h00, com entrada livre.
ELLIPSE FOUNDATION
Contemporary Art Collection
Art Centre


16.10.08

Prémio - Literário
MAN BOOKER PRIZE 2008
'The White Tiger' de Aravind Adiga vence prémio literário.
(The Booker Prize Foundation)

O romance 'The White Tiger', obra de estreia do escritor indiano Aravind Adiga, acaba de ganhar o mais importante prémio literário britânico. O autor receberá 50 mil libras e o habitual incremento de vendas do livro em todo o mundo. 'The White Tiger' conta a história do indiano Balram Halwai, um homem complicado, trabalhador, filósofo e assassino. Ao longo de sete noites relata como alcançou o sucesso na vida, numa novela amoral, irreverente, de leitura agradável e que reflecte as mudanças sociais na Índia contemporânea.
Aravind Adiga, de 34 anos, nasceu em Chennai (Índia), imigrou com a família para Sidney (Austrália) e estudou literatura na Columbia University, de Nova Iorque (Estados Unidos). O escritor iniciou a sua carreira como jornalista de economia e vive actualmente em Bombaim (Índia), onde é jornalista freelance. A Editorial Presença já assegurou a edição portuguesa de 'The White Tiger'.
“Aravind Adiga undertakes an extraordinary task - he gains and holds the attention of the reader for a hero who is a thoroughgoing villain. A book on the cutting edge, dealing with a different aspect of India, unfamiliar perhaps to many readers.”
Michael Portillo, presidente do júri.
‘THE WHITE TIGER’
Aravind Adiga
(2008 Atlantic Books)


14.10.08

Computador - Portátil
MACBOOK

Notebook de última geração.
(Apple)

Novo design, novas funcionalidades e tecnologias. Tudo desenvolvido e preparado para padrões que nem existem ainda. A Apple acaba de apresentar o novo ‘MacBook’ de 13 polegadas com configurações padrão de 2,0 ou 2,4 GHz. A partir de um bloco sólido de alumínio surge um ‘MacBook’ criado com construção de precisão, ainda mais fino, leve e resistente. O acabamento sem emendas e a ampla tela brilhante são tão espectaculares como o próprio ‘MacBook’. O processador gráfico ‘NVIDIA’ oferece desempenho cinco vezes superior para a execução de vídeo de altíssima qualidade, além de um ambiente mais dinâmico para os jogos. Agora os dedos têm mais espaço para deslizar e clicar no suave trackpad que também funciona como botão.
Desenhado, redesenhado, praticamente reinventado, o novo ‘MacBook’ tem uma engenharia de bom gosto por dentro e por fora. O inovador processador gráfico é realmente um grande avanço e o notebook já vem com software integrado e especialmente desenvolvido.

MacBook 2.0 GHz (Intel Core 2 Duo, 2 GB de DDR3 Memória, Disco rígido de 160 GB, Placa gráfica NVIDIA GeForce 9400M) por 1 200 euros.
MacBook 2.4 GHz (Intel Core 2 Duo, 2 GB de DDR3 Memória, Disco rígido de 250 GB, Placa gráfica NVIDIA GeForce 9400M) por 1 500 euros.

THE NEW MACBOOK
Apple

12.10.08

Livrarias
WOOK
Wook procuras está aqui.
(Porto Editora)

Novo conceito de espaço criado pelo grupo Porto Editora, as lojas ‘Wook’ são inteiramente consagradas ao livro e ao leitor. O primeiro espaço ‘Wook’ integra o novo centro comercial ‘MarShopping’, em Matosinhos, e ocupa uma área de 300 m2 divididos em dois pisos, destacando-se um espaço próprio para os mais novos, com o propósito de promover o contacto e o gosto pelos livros. É o arranque da nova estratégia do grupo Porto Editora para a área de retalho, com um investimento inicial de um milhão de euros.
Totalmente consagrada ao livro e ao leitor, a ‘Wook’ pretende apresentar-se com um espírito surpreendentemente irreverente e informal, num espaço de traços modernos e elegantes onde as novas tecnologias estão integradas para prestar um melhor atendimento e conforto ao cliente. O objectivo é criar uma efectiva proximidade entre o leitor, o livro e a loja, para a qual contribuirão o apoio de uma equipa de profissionais conhecedores da área, bem como a existência de uma oferta editorial ampla e abrangente, que vai muito para além das edições de grande procura. Esta é a primeira de uma rede de livrarias que o grupo Porto Editora vai estruturar nos próximos anos.
LAYOUT LOJAS
Wook


10.10.08

Feira – Arte Contemporânea
ARTE LISBOA 08
Feira de Arte Contemporânea
De 20 a 24 de Novembro, das 16h00 às 23h00, na FIL - Parque das Nações
(Associação Portuguesa de Galerias de Arte)

Lançada em 2001, a 'Arte Lisboa - Feira de Arte Contemporânea', montra da mais recente criação artística, permite aos talentos portugueses darem a conhecer as suas obras aos coleccionadores privados nacionais e internacionais, enquanto galerias e artistas estrangeiros têm a possibilidade de se apresentar perante o mercado nacional.
Em constante renovação, consolidando e atraindo novas presenças do panorama galerístico nacional e internacional, a oitava edição da ‘Arte Lisboa’, com Ivânia Gallo como directora, conta com a presença de 70 galerias, das quais 45 são nacionais e 25 estrangeiras. Espanha volta a ser o país estrangeiro mais representado com 21 expositores, e assinala o maior número de novas integrações. Estará ainda em destaque o 'Project Rooms', um espaço vocacionado para propostas multidisciplinares de carácter experimental, comissariado pelo curador internacional Paco Barragán.
Bilhetes por 8 euros e catálogo oficial por 20 euros.
FIL
Arte Lisboa
Pavilhão 4


8.10.08

Concertos – Ao Vivo
ARENA LIVE 2008
Arena Lounge
De Outubro a Dezembro no ‘Casino Lisboa’
(Estoril Sol)

O ciclo de concertos 'Arena Live 2008' vai decorrer, até final do ano, no palco multiusos do 'Arena Lounge' do Casino Lisboa. O cartaz desta edição destaca o hip-hop e os percussores do cruzamento do rap com o acid jazz.
Incógnito, colectivo acid jazz/funk inglês, Guru, rapper hip hop/jazz de Boston, Afrika Bambaataa, dupla hip hop/electro do Bronx, De La Soul, trio hip hop/jazz/rap nova-iorquino, e Cooligação, colectivo português que junta Cool Hipnoise, Sam The Kid, Kalaf, Messias Santiago, Kika Santos, Conductor, Prince Wadada e Romy & Junior, são os pontos altos da programação. As actuações no ‘Arena Lounge’ decorrem sempre às segundas-feiras, a partir das 22h30, com entrada livre.

SELECÇÃO
27 Outubro

Incógnito + DJ Premier (ex-Gang Starr)
03 Novembro

Guru (ex-Gang Starr) + DJ Moodyman
17 Novembro

DJ Set Africa Bambaataa
01 Dezembro
De La Soul + DJ King Britt (ex-Digable Planets)
08 Dezembro

Cooligação
‘NO TIME TO PLAY’
Guru Jazzmatazz
(1993)




‘ME, MYSELF AND I’
De La Soul
(1989)


6.10.08

Cinema - Festival
ESTORIL FILM FESTIVAL ‘08
De 14 a 22 de Novembro no Casino Estoril, Centro de Congressos do Estoril e Teatro Mirita Casimiro
(Leopardo Filmes)

O ‘Estoril Film Festival’ é um espaço privilegiado de encontro e confronto do cinema como arte. Um festival que celebra o cinema como 7ª arte, explorando a sua transversalidade com as outras artes e promovendo o encontro dos principais artistas, espera ser um lugar de reflexão onde o entretenimento, o diálogo, o espectáculo, o debate e, sobretudo, os filmes sejam um lugar de afirmação da arte cinematográfica. Com uma competição internacional de filmes europeus, o 'Estoril Film Festival '08' apresenta sessões paralelas como homenagens e retrospectivas dos grandes autores, masterclasses, encontros com o público, debates, exposições e concertos.
Sob a direcção de Paulo Branco, o festival atribuirá os prémios ‘Melhor Filme’, ‘Segundo Melhor Filme’ e ‘Prémio Cineuropa’ às 14 longas-metragens em competição. O júri do ‘Estoril Film Festival ‘08’ é composto pelo escritor sul-africano J.M. Coetzee, a actriz francesa Catherine Deneuve, a escultora espanhola Cristina Iglesias, o artista plástico português Julião Sarmento e o escritor e realizador norte-americano Paul Auster.
SECÇÕES Em Competição e Fora de Competição HOMENAGENS Bernardo Bertolucci e Paul Newman RETROESPECTIVA Tim Burton.
Bilhetes a venda na Fnac por 3 euros.


SELECÇÃO
Sábado, 22
Casino Estoril
19h30 – Prémio Especial do Júri
Centro de Congressos do Estoril
22h00 – Prémio Melhor Filme
24h00 – Prémio Especial do Júri
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
'Estoril Film Festival '08'

4.10.08

Banda Desenhada - Festival
AMADORA BD 2008
19º FIBDA Festival Internacional de BD da Amadora
De 24 de Outubro a 09 de Novembro na Brandoa
(CNBDI)

A edição de 2008 do 'Amadora BD' apresenta como tema central 'Tecnologia e Ficção Científica'. O local principal de exposição é o Centro Cívico da Brandoa - Fórum Luís de Camões. O espaço divide-se por dois pisos, o primeiro transformado num astroporto e o segundo numa nave cósmica. O programa do festival, que tem como director Nelson Dona, contempla exposições, presença de autores nacionais e estrangeiros (autógrafos, debates, lançamento de livros e workshops), espaço comercial (feira do livro de banda desenhada), espaço infantil e actividades para os mais novos e cinema de animação e muitas outras actividades.
No âmbito do 'Amadora BD', serão atribuídos os 'Prémios Nacionais de Banda Desenhada' que funcionam como elemento credibilizador do panorama português de banda desenhada.
EXPOSIÇÕES Personagens ‘Flash Gordon’ e ‘Valérian’ Desenhadores Esteban Maroto e Leo Argumentistas Hector German Oesterheld e Alejandro Jodorowsky Publicações ‘Métal Hurlant’ e ‘2000 AD’ Colectiva de BD de Ficção Científica da China Yu Lu e Hong Lee Liberatore ‘Rank Xerox’ vs ‘Lucy’ ‘Star Wars’, Retrospectiva de Tara McPherson, Cyril Pedrosa, 'Blake & Mortimer', 60 Anos de ‘Tex’, Homenagem a João Abel Manta e Zbulu Cops.

PRÉMIOS NACIONAIS DE BANDA DESENHADA 2008 – ÁLBUNS NOMEADOS
Melhor Álbum de Autor Estrangeiro
'A Ordem das Pedras' de Mézières e Christin (ASA)
'Armazém Central' de Loisel e Tripp (ASA)
'Blueberry - Apaches' de Giraud (ASA/Público)
'Muchacho - Tomo 2' de LePage (ASA)
'O Santuário de Gondwana' de Sente e Juillard (ASA)
Melhor Álbum de Tiras Humorísticas
'Agnes - Estraguei o Plano Divino' de Cochran (Gradiva)
'Amuado, Aluado, Tatuado' de Scott e Borgman (Gradiva)
'O Orlando Bloom Estragou Tudo' de Amend (Gradiva)
'Os Sopratos - Pérolas a Porcos' de Pastis (Bizâncio)
Clássicos da 9ª Arte
'Blueberry - A Mina do Alemão Perdido + O Espectro das Balas de Ouro' de Charlier e Giraud (ASA/Público)
'Iznogoud - O Dia dos Loucos' de Goscinny e Tabary (ASA)
'Marsupilami - O Templo da Boavista' de Batem, Yann e Franquin (ASA)
'Peanuts - Obra Completa Vol. 4' de Schulz (Afrontamento)
'Wanya - Escala em Orongo' de Dias e Mota (Gradiva)
FESTIVAL INTERNACIONAL DE BD DA AMADORA
Fórum Luís de Camões
Centro Cívico da Brandoa

2.10.08

Filme – Estreia a 30 de Outubro no Castello Lopes Londres
‘ENTRE LES MURS - A TURMA’
de Laurent Cantet
com François Bégaudeau e Nassim Amrabt
(2008 Haut et Court)

François é um jovem professor da disciplina de francês de uma turma do 9º ano. Numa escola longe de ter o ambiente ideal, François incentiva os seus alunos a entrarem em debates de forma superar um relacionamento nem sempre fácil com Esmeralda, Souleymane e Khoumba, ensinando-lhes o poder da palavra na defesa dos direitos. Mas a aprendizagem da democracia também pode envolver alguns riscos.
Uma comédia dramática do realizador francês Laurent Cantet, de 47 anos, autor de ‘Ressources Humaines – Recursos Humanos’ (1999) e ‘L’Emploi du Temps – O Emprego do Tempo’ (2001). ‘Entre les Murs - A Turma’ é uma adaptação do livro de François Bégaudeau, antigo futebolista tornado professor. O filme foi trabalhado com verdadeiros alunos e professores.
Festival de Cannes – Palm d’Or 2007
“Entre les murs arbore comme rarement une palette d'émotions, il est à la fois ou tour à tour grave, subtil, incisif, perturbateur, drôle, poignant. Sa récompense est indiscutable.”
Le Monde
“Un beau moment de vie et de cinéma.”
Les Inrockuptibles
‘ENTRE LES MURS’
Laurent Cantet