30.1.08

Filme – Estreia a 14 de Fevereiro no Medeia King
'ZUI HAO DE SHI GUANG - TRÊS TEMPOS'
de Hou Hsiao-Hsien
com Qi Shu e Chen Chang
(2005 Sinomovie)

1966 - Um Tempo de Amor. Uma jovem, May, e um soldado, Chen, conhecem-se numa sala de jogos. Partilham momentos numa noite quente.
1911 - Um Tempo de Liberdade. Durante a ocupação japonesa da Formosa, um diplomata casado ganha a admiração de uma cortesã, num bordel em Dadaocheng.
2005 - Um Tempo de Juventude. Uma jovem bissexual da Formosa, Jing, envolve-se num triângulo amoroso por mensagens electrónicas.
Um drama do realizador chinês Hou Hsiao-Hsien, de 60 anos, autor de 'Le Voyage du Ballon Rouge - O Vôo do Balão Vermelho' (2007), que estreia em simultâneo no cinema 'Medeia Nimas'.
"Taiwanese director Hou Hsiao-hsien's hypnotically beautiful cinematic trilogy 'Three Times' doesn't just illuminate faces and objects; it seems to fill them up, as if they were lighted from within."
The New York Times
"'Three Times' est plus que l'addition de ces parties, aussi admirables soient-elles, c'est un grand film, plus que cohérent, harmonieux."
Le Monde
'THREE TIMES'
Hou Hsiao-Hsien

28.1.08

Festival – Prémios de Cinema
SUNDANCE FILM FESTIVAL 2008
'Frozen River', de Courtney Hunt, vence 'Grand Jury Prize - Dramatic'.

O 'Sundance Film Festival' foi criado em 1978 e incorporado na programação do Sundance Institute, fundado pelo realizador e actor norte-americano Robert Redford. O maior festival norte-americano de filmes independentes realiza-se no Utah e compreende secções competitivas para filmes dramáticos e documentários, para além de mostras temáticas, concertos, performances, painéis de discussão e festas.
Na edição deste ano o 'Sundance Film Festival' exibiu mais de 120 longas-metragens em estreia e admitiu a concurso 16 documentários e 16 longas-metragens dramáticas. O júri da competição de dramas incluiu o realizador norte-americano Quentin Tarantino e o júri da competição de documentários integrou o realizador norte-americano Steven Okazaki.

GRAND JURY PRIZE – DRAMATIC
'Frozen River', de Courtney Hunt, com Melissa Leo e Misty Upham.
Uma mãe solteira de Nova Iorque e uma índia mohawk ajudam imigrantes ilegais a atravessar a fronteira canadiana para o estado de Nova Iorque.
GRAND JURY PRIZE – DOCUMENTARY
'Trouble the Water', de Tia Lessin e Carl Deal.
Um casal de artistas rap tenta sobreviver à catástrofe do furacão Katrina, em New Orleans, e recomeçar a vida.
SUNDANCE FILM FESTIVAL '08
Teaser

26.1.08

Festival – Banda Desenhada
BD ANGOULÊME
Festival International de la Bande Dessinée
Álbum 'Là Où Vont Nos Pères', de Shaun Tan, vence ‘Fauve d'Or - Prix du Meilleur Album 2008’.

Criado em 1974, o 'BD Angoulême' é o mais importante festival de banda desenhada europeu e realiza-se anualmente na vila francesa de Angoulême. O festival inclui exposições temáticas, espectáculos cénicos, encontros com autores e maratonas gráficas, para além da feira de banda desenhada com a presença de duas centenas de editoras expositoras. No âmbito do festival, um 'Palmarés Officiel', atribuído por um júri, concede o 'Prix du Meilleur Album' e o prémio colectivo 'Les Essentiels d’Angoulême', entre outras distinções, às cinco dezenas de álbuns a concurso.
O álbum 'Là Où Vont Nos Pères', do desenhador australiano Shaun Tan, de 34 anos, foi distinguido com o 'Fauve d'Or', para o melhor álbum do ano. O argumento trata do tema da emigração ao contar a história de um homem que chega a uma estranha região e tenta habituar-se à vida e aos habitantes do país. Desenhado em tonalidades sépia com o grafismo a evocar a magia e a oscilar entre o sonho e a realidade, o passado e o presente.
BD ANGOULÊME
Bande Annonce

'LÀ OÙ VONT NOS PÈRES'
Shaun Tan
(Dargaud)

24.1.08

Festival – Cinema
KINO LISBOA 2008
Mostra de Cinema de Expressão Alemã
De 30 de Janeiro a 06 de Fevereiro no Cinema São Jorge
(Goethe-Institut Portugal)

A mostra 'Kino Lisboa' pretende dar a conhecer ao público português a grande diversidade da cinematografia de expressão alemã, nomeadamente através da apresentação de filmes que não entram no circuito de exibição comercial.
Dezassete obras representativas da cinematografia alemã, muitas delas presentes na edição de 2007 da 'Berlinale', festival de cinema de Berlim, e filmes produzidos nos países de expressão alemã são exibidos ao longo de oito dias. A mostra inclui ainda um ciclo temático dedicado à 'Nova Escola de Berlim', movimento cinematográfico contemporâneo caracterizado por uma elevada consciência formal, aliada à renúncia das tradicionais formas narrativas.
Legendas em português. Bilhetes à venda no Cinema São Jorge por 3,50 euros.

SELECÇÃO
Quarta, 30 às 21h30
‘Die Fälscher – Os Falsários’ (2007 Alemanha), de Stefan Ruzowitzky, com Karl Markovics e August Diehl.
Berlim em 1936. Sorowitsch é o rei dos falsários. No seu mundo a vida é um jogo, e o dinheiro é ele próprio que o imprime.
Quinta, 31 às 21h30
‘Sehnsucht – Anseio’ (2006 Alemanha), de Valeska Grisebach, com Andreas Müller e Ilka Welz.
Um casal inseparável vive numa aldeia perto de Berlim. Um dia, ele acorda no apartamento de outra mulher.
Sábado, 02 às 17h00
‘Heimatklänge – Sons da Terra’ (2007 Suiça), de Stefan Schwietert, com Erika Stucky e Noldi Alder.
Três virtuosos artistas vocais perante imponentes paisagens alpinas e cenários urbanos modernos.
Segunda, 04 às 19h00
‘Vier Minuten – Quatro Minutos’ (2006 Alemanha), de Christian Kraus, com Monika Bleibtreu e Hannah Herzsprung.
Traude Krüger dá aulas de piano numa prisão de mulheres. Um dia trava conhecimento com a presidiária Jenny.
Quarta, 06 às 21h30
‘Gespenster – Fantasmas’ (2005 Alemanha), de Christian Petzold, com Julia Hummer e Sabine Timóteo.
Um homem viaja de Paris para Berlim à procura da sua mulher. Encontra-a num hospital psiquiátrico e leva-a de volta para Paris.
'DIE FALSCHER'
Stefan Ruzowitzky

22.1.08

Livro – Ensaio
'A TORRE DO DESASSOSSEGO'
Lawrence Wright
(2007 Casa das Letras)

Um relato histórico avassalador dos acontecimentos que levaram ao 11 de Setembro, uma perspectiva inovadora sobre as pessoas e as ideias, os planos terroristas e os falhanços dos serviços secretos ocidentais, que culminaram no ataque aos Estados Unidos. 'A Torre do Desassossego - O Percurso da Al-Qaeda até ao 11 de Setembro' fundamenta-se em cinco anos de pesquisa e centenas de entrevistas em 10 países para atingir a intimidade e aprofundamento dos factos para tecer a história entrecruzada dos líderes da Al Qaeda, Osama bin Laden e Ayman al Zawahiri, do Contraterrorismo do FBI, John O’Neill, e da secreta saudita, Turki al Faisal.
Um ensaio do jornalista norte-americano Lawrence Wright, colaborador da revista 'The New Yorker' e membro da NYU School of Law.
Pulitzer Prize - General Nonfiction 2007
The New York Times - The Best Books Nonfiction 2006
"Marvelous. Not just a heart-stopping account of the events leading up to 9/11, written with style and verve. A thoughtful examination of the world that produced the men who brought us 9/11."
The New York Times
LAWRENCE WRIGHT
AuthorViews

20.1.08

Filme - Estreia a 31 de Janeiro no Medeia Monumental
'SE, JIE – SEDUÇÃO, CONSPIRAÇÃO'
de Ang Lee
com Tony Wai e Wei Tang
(2007 Hai Sheng)

Shanghai, 1942. A ocupação japonesa durante a Segunda Guerra Mundial mantém-se. A tímida universitária Wong Chi conhece o seu colega Kuang Min, que desenvolve um plano para assassinar um colaborador do ocupante japonês, o Sr. Yee. Cada estudante tem um papel. Wong Chi será a Sra. Mak.
Um drama do realizador de Taiwan, Ang Lee, de 53 anos, autor de 'Sense and Sensibility – Sensibilidade e Bom Senso' (1995), 'Wo Hu Cang Long – O Tigre e o Dragão' (2000) e 'Brokeback Mountain – O Segredo de Brokeback Mountain' (2005).
La Biennale di Venezia - Leone d’Oro 2007
"'Lust, Caution' is a sleepy, musty period drama about wartime maneuvers and bedroom calisthenics, and the misguided use of a solid director."
The New York Times
"Le film enfile les perles, dans une surenchère décorative qui réduit toutes choses à l'état de bibelots."
Les Inrockuptibles
"It is another resounding success for Ang Lee, whose film-making has such mass and substance."
The Guardian
'LUST, CAUTION'
Ang Lee

18.1.08

Revista - Lançamento
'COURRIER INTERNACIONAL'
Em síntese, tudo.
(Impresa)

Para se saber o que dizem os melhores títulos da imprensa mundial não é preciso ler todas as publicações do planeta. A redacção do 'Courrier Internacional' faz isso para os leitores. E apresenta, agora todos os meses, um resumo alargado, numa revista onde textos e imagens se conjugam de forma inteligente para informar, explicar, contextualizar. Quem lê o 'Courrier Internacional' sabe mais e, principalmente, compreende melhor o que é viver na aldeia global.
Agora em revista, mais de 100 páginas, na última sexta-feira de cada mês. Os melhores artigos e reportagens da imprensa internacional. Na nova revista 'Courrier Internacional', dirigida por Fernando Madrinha, pode ler-se os jornais e magazines onde se publiquem os melhores trabalhos jornalísticos.
'COURRIER INTERNACIONAL'
25 de Janeiro nas bancas

16.1.08

Filme – Estreia a 31 de Janeiro no Medeia Monumental
'SWEENEY TODD: THE DEMON BARBER OF FLEET STREET – SWEENEY TODD: O TERRÍVEL BARBEIRO DE FLEET STREET’
de Tim Burton
com Johnny Depp e Helena Bonham Carter
(2007 DreamWorks)

Um barbeiro londrino, Benjamin Barker, mais tarde conhecido por Sweeney Todd, vê a sua vida desmoronar-se quando o juiz Turpin o manda para a prisão, castigando-o por um crime que não cometera. Quinze anos depois, com a ajuda do marinheiro Anthony Hope, sai da prisão, pronto para se vingar de todos os que o separaram da mulher e da filha.
Um thriller musical do realizador norte-americano Tim Burton, de 50 anos, autor de 'Edward Scissorhands - Eduardo Mãos de Tesoura' (1990), 'Mars Attacks! - Marte Ataca!' (1996) e 'Corpse Bride - A Noiva Cadáver' (2005).
"Something close to a masterpiece, a work of extreme - I am tempted to say evil - genius."
The New York Times
'SWEENEY TODD: THE DEMON BARBER OF FLEET STREET'
Tim Burton

14.1.08

Prémio – Filmes para Adultos
AVN AWARDS 2008
'Layout', de Paul Thomas, eleito 'Best Film'
(AVN Media Network)

Instituídos em 1984, os 'AVN Awards' são os mais prestigiados prémios anuais da indústria de filmes para adultos e visam reconhecer as produções (filmes e vídeos) que se distinguem e o talento dos profissionais do entretenimento adulto. Promovida pela Adult Vídeo News Media Network, a edição deste ano dos 'AVN Awards' realizou-se em Mandalay Bay (Las Vegas) e elegeu como 'Best Film 2008' a longa-metragem 'Layout', entre mais de uma centena de prémios noutras categorias.
'Layout', com Briana Banks e Kylie Ireland como protagonistas, conta a história de uma jovem que se inicia como repórter numa revista para adultos e gradualmente se afirma como uma respeitada jornalista, evitando a perdição do meio profissional. Um filme do realizador norte-americano Paul Thomas, de 61 anos, autor de 'Fade to Black' (2002).
"Truly a great film. Shows the dark side of adult in bondage and headlines."
AVN
'LAYOUT'
Full hardcore discipline
(2007 Vivid)

12.1.08

BD – Álbum
'ELEKTRA – O REGRESSO'
Frank Miller e Lynn Varley
(2007 BdMania)

Ela está morta, repete Matt Murdock (Daredevil) para si próprio. Morreu nos seus braços. Ela não pode estar viva. Mas o seu cheiro, pelo menos uma sugestão dele, vagueia na brisa de Inverno. Quem é, senão a sensual e mortífera ninja, que o acorda nas primeiras horas da manhã com o seu gosto, calor e riso. Ela viveu como uma assassina a soldo e pagou o preço. Não houve dúvida de que morreu. No entanto, a distinção entre realidade e pesadelo está a evaporar-se. Morta ou viva, Elektra está de volta.
Uma novela gráfica do lendário argumentista e desenhador norte-americano Frank Miller, de 50 anos, autor de 'Batman – O Regresso do Cavaleiro das Trevas' (2002 Devir), 'Sin City – A Cidade do Pecado' (2003 Devir) e 'Batman – Ano Um' (2005 Devir). Lynn Varley, mulher de Frank Miller, é a responsável pela colorização.
Eisner Awards - Best New Graphic Album 1991
ELEKTRA LIVES AGAIN
Matt Murdock brings Elektra some orchids

8.1.08

Prémio - Literário
COSTA BOOK AWARDS 2007
'Day' de A.L. Kennedy vence prémio literário.
(Costa Coffee)

O romance 'Day', da escritora A.L. Kennedy, acaba de ganhar o 'Costa Novel Award' um dos mais prestigiados prémios literários britânicos, patrocinado pela Costa Coffee, da Whitbread.
'Day', publicado pela editora Jonathan Cape, narra a história de Alfred Day, um ex-combatente da II Guerra Mundial, que recorda o seu passado enquanto trabalha como extra numa película sobre prisioneiros de guerra.
A escritora escocesa A.L. Kennedy, de 42 anos, é professora de Escrita Criativa na Warwick University e actua regularmente como comediante stand-up em clubs e festivais. A autora tem publicado em português o romance 'Amor Sem Tempo' (2002 Difel).
"An exceptional feat of research and an astonishing effort of the imagination, A.L. Kennedy's ‘Day’ is both terrifying and hilarious."
Costa Book Awards Judges
'DAY'
A.L. Kennedy
(Jonathan Cape)

6.1.08

Filme – Estreia a 17 de Janeiro no Medeia Monumental e Medeia King
‘4 LUNI, 3 SAPTAMANI SI 2 ZILE – 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS’
de Cristian Mungiu
com Anamaria Marinca e Laura Vasiliu
(2007 Mobra Films)

1987. Otilia e Gabita compartilham o mesmo quarto num dormitório de universitários numa pequena cidade na Roménia durante os últimos anos do regime comunista de Ceaucescu. Otilia decide alugar um quarto num hotel barato. Nessa tarde, elas vão encontrar-se com um determinado Sr. Bebe. Gabita está grávida, o aborto é ilegal e nenhuma delas passou por algo semelhante antes.
Um drama do realizador romeno Cristian Mungiu, de 39 anos, autor de 'Occident' (2002), inédito em Portugal.
Festival de Cannes - Palm d’Or 2007
European Film Awards – European Film 2007
"Un film qui vous prend à la gorge et ne vous lâche plus avant la fin."
Les Inrockuptibles
"La neutralité apparente donnent parfois une sensation documentaire. En fait, le texte est écrit avec précision et profondeur."
Le Monde
'4 MONTHS, 3 WEEKS AND 2 DAYS'
Cristian Mungiu

4.1.08

Música – Prémios
GILLES PETERSON ALL WINNERS 2008
Worldwide. Searching for the perfect beat.
(BBC Radio 1)

O radialista Gilles Peterson iniciou o seu programa 'Worldwide' na 'BBC Radio 1' em 1998 sendo actualmente retransmitido de Londres para rádios de 14 países. Especialista em mix ecléticos de jazz, funk, reggae, soul e early electro, Gilles Peterson construiu reputação mundial como divulgador musical e como DJ, a par da fundação das editoras Acid Jazz, Talkin’Loud e Brownswood e da regular edição de compilações.
Gilles Peterson e um painel de ouvintes do programa 'Worldwide' seleccionam a lista dos melhores álbuns do ano que passa a constituir um verdadeiro guia de descobertas para quem acompanha as novas tendências do jazz/fusion/dance. Os prémios 'Gilles Peterson All Winners 2008' são entregues, no club 'Cargo' de Londres, no início de Janeiro.
"Gilles Peterson is one of the most important tastemakers in music this decade."
Mixmag
"A one man justification for the existence of 'Radio 1', Gilles Peterson has a lot to answer for, not to mention being the figurehead for a complete genre."
Time Out London

GILLES PETERSON ALL WINNERS ALBUMS OF THE YEAR 2008
01. 'Sound Sculptures Vol.1' Theo Parrish
02. 'Little Dragon' Little Dragon
03. 'Untrue' Burial
04. 'Ma Fleur' The Cinematic Orchestra
05. 'In Rainbows' Radiohead
'WALKING THRU THE SKY'
Theo Parrish



'TEST'
Little Dragon

2.1.08

Filme – Estreia a 17 de Janeiro no Medeia Monumental
'ATONEMENT – EXPIAÇÃO'
de Joe Wright
com Keira Knightley e James McAvoy
(Focus Features)

Em 1935, uma escritora de 13 anos, Briony Tallis, e a sua família vivem uma vida de privilégios na sua mansão. No dia mais quente do ano, gera-se uma atmosfera asfixiante. Robbie Turner, o filho do mordomo, vive apaixonado pela irmã de Briony, Cecilia e a relação torna-se mais forte. Briony, que tem um fraquinho por Robbie, resolve acusá-lo de um crime que não cometeu.
Um drama do realizador inglês Joe Wright, de 36 anos, autor de 'Pride & Prejudice – Orgulho e Preconceito' (2005). 'Atonement - Expiação' é uma adaptação do romance 'Expiação' (2001 Gradiva) do escritor inglês Ian McEwan.
"What a clever, ambitious, compassionate picture it is. It's a film which aims at big ideas, and it treats us like grownups."
The Guardian
"’Atonement’ fails to be anything more than a decorous, heavily decorated and ultimately superficial reading of the book on which it is based."
The New York Times
'ATONEMENT'
Joe Wright