30.10.06

Documentários - Prémios
DOCLISBOA 2006
’Tierra Negra’, de Ricardo Iscar Alvarez, vence ‘Grande Prémio para a Melhor Longa-Metragem Documental’
(Apordoc)

O documentário ‘Tierra Negra’, do realizador espanhol Ricardo Iscar Alvarez, ganhou o ‘Grande Prémio para a Melhor Longa-Metragem Documental’ atribuído pelo DocLisboa 2006 – 4º Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa.
’Tierra Negra’ é uma observação global do vale mineiro de Lumajo, na província espanhola de Leão. Partindo dessa localização tão específica, são analisados e descobertos, de forma simultaneamente científica e poética, os mecanismos que regem a vida de qualquer comunidade.

Grande Prémio para a Melhor Longa-Metragem Documental
’Tierra Negra’ de Ricardo Iscar Alvarez
Prémio para a Melhor Curta-Metragem Documental
’Un Pont Sur la Drina’ de Xavier Lukomski
Grande Prémio para o Melhor Documentário Português de Longa-Metragem
’Pintura Habitada’ de Joana Ascensão

29.10.06

BD - Troféus
PRÉMIOS NACIONAIS DE BANDA DESENHADA 2006
‘Cidade de Vidro’ de David Mazzuchelli, Paul Auster e Paul Karasik vence ‘Melhor Álbum Estrangeiro’
(FIBDA Amadora BD)

O álbum de banda desenhada ‘Cidade de Vidro’, publicado pela Edições Asa, ganhou o prémio de ‘Melhor Álbum Estrangeiro’ dos ‘Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2006’, atribuídos pelo Festival Internacional de Banda Desenhada – Amadora BD.
‘Cidade de Vidro’, primeira história do romance ‘Trilogia de Nova Iorque’, do escritor norte-americano Paul Auster, é uma adaptação a novela gráfica por Paul Karasik e David Mazzuchelli. O álbum conta a história de Quinn, um escritor de romances policiais, que recebe em três dias consecutivos um estranho telefonema que o incita a tornar-se detective. A obra já tinha sido incluída na lista ‘100 Best Comics of the 20th Century’ do magazine norte-americano ‘The Comics Journal’.

PRÉMIOS NACIONAIS DE BANDA DESENHADA 2006
Melhor Álbum Português
‘Salazar – Agora, Na Hora da Sua Morte’ de João Paulo Cotrim e Miguel Rocha (Parceria A.M. Pereira)
Melhor Álbum Estrangeiro
‘Cidade de Vidro’ de David Mazzuchelli, Paul Auster e Paul Karasik (Asa)
Clássicos da 9ª Arte
‘História de O’ de Guido Crepax (Marginália)
Melhor Álbum de Tiras Humorísticas
‘O Amor é um Inferno’ de Matt Groening (Gradiva)

28.10.06

Festival – Vídeo Jamming
NÚMERO-PROJECTA
Festival Internacional de Artes Multimédia, Cinema e Música - Lisboa 2006
(Cinema São Jorge, de 02 a 12 de Novembro)

Na sua sétima edição, o festival ‘Número’ regressa com o novo nome ‘Número – Projecta’, mas com os mesmos objectivos: a promoção do multimédia (vídeo, cinema e artes de vanguarda) e da cultura numérica, onde imagem e som são indissociáveis.
Da programação destacam-se actuações de alguns dos mais importantes DJ’s e VJ’s, live-acts de nomes de culto da música electrónica, filmes-concertos e espectáculos multimédia, mostra de vídeo-arte e ciclos de cinema de vanguarda, com especial destaque para a indústria britânica.

DESTAQUE
Sábado, 04
00h00 - Fennesz (Concerto + Visuais)
00h45 - Bodycode aka Portable (Concerto + Visuais)
Sábado, 11
23h00 - Addictive TV (AV Set)
00h30 - Kim Cascone (Concerto + Visuais)
01h15 - Akufen (DJ Set) + VJ Battle
Bilhetes à venda no Cinema São Jorge por 15 euros.

27.10.06

Videojogo - Simulação
‘PRO EVOLUTION SOCCER 6’
PlayStation 2
(2006 Konami)

O melhor simulador de futebol tem agora mais um argumento de peso. A figura do melhor médio do mundo para a UEFA alia-se ao melhoramento de um jogo de sucesso. Deco aparece na capa do videojogo (na versão portuguesa) juntamente com Adriano, jogador do Inter Milão.
As principais novidades referem-se aos gráficos do jogo, agora mais elaborados, além de melhor repertório de dribles e jogadas. Os árbitros também ficaram mais rigorosos, marcando os lances em cima. A movimentação dos jogadores está mais realista do que nunca. Dribles novos e jogadas desconcertantes estão presentes. Os jogadores podem disputar os campeonatos checo, francês, australiano, italiano, argentino, espanhol e sueco. Para reforçar, estão as equipas do Bayern Munique, Sporting, Benfica, Olympiakos e Manchester United.
"’PES6’ is the least evolved ‘evolution’ yet, and ironically, in literal comparison, probably the best. A slower, more physical and realistic sim of football's highs and lows."
PSM3 Magazine UK

26.10.06

BD - Álbum
‘DEMOLIDOR – AMARELO’
de Jeph Loeb (argumento) e Tim Sale (desenho)
(2006 Marvel/Devir)

O assassinato do pugilista Battlin Jack Murdock vai desencadear uma série de acontecimentos que culminam no aparecimento de um novo super-herói nas ruas sombrias de Hell's Kitchen, um dos mais perigosos bairros de Nova Iorque. O advogado cego Matt Murdock representa os desfavorecidos de dia e à noite é Demolidor, um vigilante mascarado conhecido como ‘homem sem medo’.
Depois de ‘Homem Aranha – Azul’, a dupla Jeph Loeb e Tim Sale, volta a juntar-se em ‘Demolidor – Amarelo’ para dar a conhecer os primeiros anos de actividade do Demolidor (Daredevil), numa história que alia intriga policial, combates e comédia romântica.
Comics Buyer's Guide Fan Award - Favorite Limited Comic Book Series 2001
"A thoroughly entertaining, highly readable miniseries. Jeph Loeb has delivered the definitive Daredevil tale."
SBC Silver Bullet Comics

25.10.06

Prémio Literário - Finalistas
PRIX GONCOURT 2006
Romans
(Académie Goncourt)

A lista de finalistas do ‘Prix Goncourt 2006’ foi anunciada, em Paris, pelo júri do mais prestigiado prémio literário francês, promovido pela Académie Goncourt. O prémio tem um valor monetário de apenas 10 euros mas a projecção e prestígio da sua atribuição é imensamente superior.
As quatro obras de ficção finalistas foram seleccionadas, de uma lista de 14 candidatos, por um júri de 10 escritores, presidido por Edmonde Charles-Roux. Como é da tradição, o vencedor do prémio será anunciado no início de Novembro, no salão ‘Goncourt’ do restaurante ‘Drouant’, em Paris.

SELECTION DU PRIX GONCOURT 2006 – ROMANS
'L’Amant en Culottes Courtes' de Alain Fleischer (Seuil)
'Les Bienveillantes' de Jonathan Littell (Gallimard)
'Marilyn Dernières Séances' de Michel Schneider (Grasset)
'Ouest' de François Vallejo (Vivianne Hamy)

24.10.06

Filme – Estreia a 26 de Outubro no Monumental Saldanha
‘A PRAIRIE HOME COMPANION – BASTIDORES DA RÁDIO’
de Robert Altman
com Woody Harrelson e Tommy Lee Jones
(2006 Picturehouse)

Lola, a filha de Yolanda da dupla country Johnson Sisters, tem a sua grande oportunidade de cantar ao vivo mas acaba por se esquecer da letra da canção. Guy Noir, é o detective privado responsável pela segurança. Os Old Trailhands, uma dupla de cowboys cantores. Todos participam no programa de rádio ‘A Prairie Home Companion’ da estação de rádio WLT, do Minnesota.
Uma comédia musical do realizador norte-americano Robert Altman, de 81 anos, autor de ‘The Player – O Jogador’ (1992), ‘Short Cuts – Os Americanos’ (1993) e ‘Gosford Park’ (2001)
"It's not a perfect movie, and it does not aspire to be a great one. It's just wonderful."
The New York Times

21.10.06

CD – Álbum
‘MEMORIES OF THE FUTURE’
Kode9 + The Spaceape
(2006 Hyperdub)

Responsável pela editora Hyperdub, produtor, académico e pensador das mutações das músicas urbanas, o britânico Steve Goodman, mais conhecido pelo pseudónimo Kode9, é o grande ideólogo do chamado dubstep, uma nova tipologia musical assente no predomínio dos subgraves, que absorveu princípios do dub, drum & bass ou grime e os transformou numa nova matriz rítmica.
Depois do admirável ‘Burial’, de Burial, a editora Hyperdub lança agora o álbum de estreia da dupla Kode9 + The Spaceape. Mais complexo, amplo, pulsante e minimalista, ‘Memories of the Future’ estabelece uma ligação entre o dubstep e o imaginário da tecnologia de vigilância, ficção científica, guerra sonora, tecnobiologia, ritmo e Londres. A voz de The Spaceape, vocalista convidado, é profunda, declamada e profética.
"Um dos álbuns mais cativantes do ano."
Flur - Lust

18.10.06

Filme – Estreia a 02 de Novembro no Monumental Saldanha
‘DANS PARIS – EM PARIS’
de Christophe Honoré
com Romain Duris e Louis Garrel
(2006 Gemini Films)

As aventuras sentimentais de dois irmãos. Um deles um pequeno e pueril predador sexual. O outro, na ressaca de um amor violento, exprime-se através de vários impulsos suicidários. O retrato de uma família cuja divisa poderia ser "ignora a tristeza dos teus".
Uma comédia dramática do realizador francês Christophe Honoré, de 36 anos, autor de ‘17 Fois Cécile Cassard’ (2002) e ‘Ma Mére – Minha Mãe’ (2004). Produção da Gemini Films, de Paulo Branco.
"Le meilleur film français de l'année. Intimiste, émouvant, d'une justesse et d'une subtilité infinie."
Les Inrockuptibles
"Une évocation Nouvelle Vague séduisante et littéraire."
Libération

15.10.06

Álbum – Banda Desenhada
‘SALAZAR – AGORA, NA HORA DA SUA MORTE’
de João Paulo Cotrim (argumento) e Miguel Rocha (arte)
(2006 Parceria A.M. Pereira)

Novela gráfica sobre a memória, a morte e o envelhecimento do ditador António de Oliveira Salazar (presidente do Conselho de Ministros de 1932 a 1968), 'Salazar - Agora, na Hora da Sua Morte' recorre a personagens tétricas e a técnicas gráficas como a fotografia, montagem por computador, fotomontagem, colagem, jogos de letragem e diversidade de composição de páginas.
Salazar aos quadradinhos numa obra profunda e dorida, retrato de um fantasma num país triste.
"Excelente trabalho em BD, retrato multifacetado nos tons exactos."
Expresso

14.10.06

Cinema – Ciclo
‘COMO O CINEMA ERA BELO’
50 Filmes Inesquecíveis
(Fundação Calouste Gulbenkian, de 01 de Novembro a 18 de Fevereiro)

O grande cinema regressa ao grande écran da Gulbenkian no ciclo ‘Como o Cinema Era Belo’, integrado nas comemorações do cinquentenário da Fundação Calouste Gulbenkian. Este ciclo de cinema apresenta 50 filmes, numa escolha de João Bénard da Costa, director da Cinemateca Portuguesa. Todos os filmes serão apresentados no Grande Auditório.
Bilhetes à venda na bilheteira da Gulbenkian por 2,50 euros.

NOVEMBRO
Domingo, 05 às 15h30
‘Citizen Kane – O Mundo a Seus Pés’ (1941 Estados Unidos), de Orson Welles, com Orson Welles e Joseph Cotten.
A vida do magnata do jornalismo Charles Foster Kane, de menino pobre a um dos homens mais ricos do mundo.
Sábado, 11 às 21h30
‘Ordet – A Palavra’ (1955 Dinamarca), de Carl T. Dreyer, com Henrik Melberg e Emil Christensen
O velho Borgen espera um neto varão. Deus o dará na criança que a mulher de Mikkel espera. Mas o parto não corre como se esperava.

13.10.06

Álbum – Banda Desenhada
‘LÁ, EM ÁFRICA’
de Didier Tronchet (desenho) e Anne Sibran (argumento)
(2006 Asa)

Alain, francês nascido na Argélia, empregado numa seguradora vê-se obrigado a abandonar a Argélia prestes a tornar-se independente. Em Paris, junta-se à sua mãe e à sua mulher que está grávida e começa uma nova vida, cinzenta, longe do sol e das praias. Uma nova vida com as recordações, mistérios e mentiras trazidas de África. É a sua filha Jeanne, que o ensinará a viver.
Uma banda desenhada com arte do francês Didier Tronchet, desenhador de humor negro, aqui num registo contido e sensível, e argumento da francesa Anne Sibran, escritora de livros infantis e romances.
Angoulême BD – Prix du Jury Ecuménique de la Bande Dessiné 2004
"Anne Sibran donne une âme aux mots. Didier Tronchet une narration graphique sobre et impeccable, soulignée par des couleurs franches et expressives."
BDnet

12.10.06

Filme – Estreia a 19 de Outubro no Monumental Saldanha
‘MARIE ANTOINETTE - MARIA ANTONIETA ’
de Sofia Coppola
com Kirsten Dunst e Jason Schartzman
(2006 Columbia Pictures)

Final do século XVIII. Aos 14 anos de idade, a austríaca Marie Antoinette casa com o rei Louis XVI de França. Frívola e elegante Marie Antoinette toma o trono muito antes de estar preparada para os meandros políticos, sendo constantemente ridicularizada. Ao iniciar-se a Revolução Francesa, coloca o rei contra ela. Recusa a possibilidade de um acordo com os moderados, e procura que Louis XVI favoreça os extremistas para inflamar mais a batalha. Detida pela revolução, junto com o rei, é condenada à morte pela guilhotina.
Um drama histórico da realizadora norte-americana Sofia Coppola, de 35 anos, autora de 'The Virgin Suicides – As Virgens Suicidas' (1999) e 'Lost in Translation – O Amor é um Lugar Estranho' (2003).
"Un film sensoriel."
Le Monde
"Le trajet a beaucoup de charme."
Les Inrockuptibles

11.10.06

Prémio - Literário
BOOKER PRIZE 2006
'The Inheritance of Loss', de Kiran Desai, vence prémio literário.
(The Booker Prize Foundation)

O romance ’The Inheritance of Loss’ da escritora indiana Kiran Desai ganhou o mais importante prémio literário britânico. A autora receberá 50 mil libras e o habitual incremento de vendas do livro em todo o mundo. ’The Inheritance of Loss’ desenrola-se no nordeste dos Himalaias, numa casa isolada em degradação, onde vive um velho juiz amargurado, que apenas quer reformar-se em paz. Mas com a chegada da sua neta órfã, Sai, e com o filho do seu cozinheiro a tentar fugir aos serviços de imigração dos EUA, o sossego não é fácil.
Kiran Desai, de 35 anos, nasceu na Índia e estuda actualmente Escrita Criativa na Columbia University, em Nova Iorque. O seu livro ‘Hullabaloo in the Guava Orchard’ venceu o 'Betty Trask Prize 2002', prémio para primeiro romance de jovem autor. Kiran Desai não está publicada em Portugal.
"A magnificent novel of humane breadth and wisdom, comic tenderness and powerful political acuteness."
Hermione Lee, chair of the judges

2.10.06

Filme – Estreia a 12 de Outubro no Monumental Saldanha
‘LITTLE MISS SUNSHINE – UMA FAMÍLIA À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS’
de Jonathan Dayton e Valerie Faris com Greg Kinnear e Toni Collette
(2006 Fox Searchlight Pictures)

Os Hoovers, uma família de 6 pessoas do Novo México, decidem ir ao concurso ‘Little Miss Sunshine’, na Califórnia, para satisfazer o desejo de Olive, de 7 anos. Pelo caminho, a família tem de lidar com sonhos esmagados, corações partidos e uma carrinha avariada que os levava ao concurso.
Uma comédia dramática dos realizadores norte-americanos Jonathan Dayton e Valerie Faris, de 50 anos, autores de vídeos e documentários musicais.
"Tucked in between all the hurt and the jokes, the character development and the across-the-board terrific performances is a surprisingly sharp look at contemporary America."
The New York Times
"Une comédie routière et familiale qui tient toutes ses promesses, à commencer par la plus importante: faire rire."
Le Monde