24.11.19

Cinema - Prémios
LEFFEST '19  
Lisbon & Sintra Film Festival 
’Qi Qiu - Balloon’, de Pema Tseden, vence Prémio de Melhor Filme


O filme ’Qi Qiu - Balloon’, do realizador chinês Pema Tseden, acaba
de ser distinguido com o Prémio Melhor Filme atribuído pelo LEFFEST Lisbon & Sintra Film Festival. O drama conta a história de um casal que vive uma vida simples no Tibete com os seus três filhos e o avô, até que as crianças descobrem um detalhe da vida privada dos pais. O júri internacional do LEFFEST ’19 distinguiu ’Qi Qiu - Balloon’ entre 11 longas-metragens de 10 países em competição.
A 13.ª edição do LEFFEST contou com a presença de duas dezenas de realizadores internacionais e quatro dezenas de convidados entre actores, escritores, fotógrafos e músicos. Sessões especiais, homenagens, retrospectivas, espectáculos, exposições e conferências completaram o programa.
O filme ’Qi Qiu - Balloon’ volta a ser exibido no domingo, 24 de Novembro às 19h00 no Medeia Espaço Nimas.

PALMARÉS LEFFEST '19   
Prémio de Melhor Filme   
’Qi Qiu - Balloon’ (2019 China 102’), de Pema Tseden, com Sonam Wangmo e Jinpa. 
Grande Prémio do Júri  
‘Tommaso’ (2019 Itália 115’), de Abel Ferrara, com Cristina Chiriac e Willem Dafoe. 
’QI QIU - BALLOON’
Pema Tseden 
LEFFEST - Prémio de Melhor Filme 2019 

20.11.19

Música - Álbum
‘CARTAS NA MANGA’
DJ Nigga Fox 
(2019 Princípe Discos) 


O DJ e produtor electronic/batida português Rogério Brandão, sob o nome DJ Nigga Fox, iniciou-se na edição em 2013 com uma série de EPs afro house/ghetto/experimental atentos à cultura africana e da periferia de Lisboa, a que se seguiram actuações em clubs e festivais internacionais.
DJ Nigga Fox lança agora o seu primeiro álbum, um conjunto de nove temas com influências house/drum & bass e morna/kuduro. ‘Cartas na Manga’ revela uma sonoridade house/techno/batida atractiva para a pista de dança, menos exuberante e inquieta e mais introspectiva. Polirritmos inovadores e experimentais num álbum que se distingue.
“The Lisbon artist's shadow self directs a seductive take on batida.” 
Resident Advisor
DJ NIGGA FOX
‘Cartas na Manga’

16.11.19

Cinema - Retrospectiva
‘AS VARIAÇÕES DE HONG SANG-SOO’ 
Em Dezembro e Janeiro na Cinemateca 
(Cinemateca Portuguesa) 


O cinema do sul-coreano Hong Sang-soo, de 59 anos, chega à Cinemateca em Dezembro e Janeiro, numa retrospectiva integral das 23 longas-metragens do realizador que abalou o cinema sul-coreano em meados dos anos 1990 e se consolidou como um autor de relevo do cinema contemporâneo.
A retrospectiva ‘As Variações de Hong Sang-Soo’ permite uma perspectiva panorâmica e captar a imersão nas relações e sensibilidades humanas e o trabalho formal de recursos minimalistas, num balanço de gravidade e ligeireza de tom.
“Uma obra cujo conjunto constitui um muito singular trabalho do cinema contemporâneo.” 
Cinemateca Portuguesa
Bilhetes à venda na Cinemateca e BOL por 3,20 euros. 

SELECÇÃO 
Dezembro 
Terça, 03 às 21h30 - ‘Geuk Jang Jeon - Conto de Cinema’ (2005 Coreia do Sul 89’), de Hong Sang‐soo, com Kim Sang-kyung e Uhm Ji-won. 
Um espectador decide cometer suicídio com a namorada, até que fica obcecado com a actriz de um filme. 
Segunda, 09 às 19h00 - ‘Yeojaneun Namjaui Miraeda - A Mulher É o Futuro do Homem’ (2004 Coreia do Sul 88’), de Hong Sang‐soo, com Yu Ji-tae e Kim Tae-woo. 
Um professor e o seu amigo cineasta e partilham a memória de uma jovem por quem estiveram apaixonados. 
Segunda, 12 às 18h30 - ‘Dangsinjasingwa Dangsinui Geo - Tu e os Teus’ (2016 Coreia do Sul 86’), de Hong Sang‐soo, com Kim Ju-hyuk e Lee Yoo-Young. 
Um pintor não consegue encontrar a sua namorada depois de uma discussão. 
Terça, 17 às 19h00 - ‘Book Chon Bang Hyang - O Dia em que Ele Chega’ (2011 Coreia do Sul 79’), de Hong Sang‐soo, com Yoo Joon-Sang e Kim Sang-Jung. 
Um ex-director de cinema tenta encontrar um seu amigo no bairro da antiga namorada.
홍상수
‘As Variações de Hong Sang-Soo’

10.11.19

Filme - Estreia a 21 de Novembro no Medeia Espaço Nimas e Midas Cinema Ideal
‘SORRY WE MISSED YOU - PASSÁMOS POR CÁ’ 
de Ken Loach 
com Kris Hitchen e Debbie Honeywood
(2019 Sixteen Films) 


Ricky torna-se trabalhador por conta própria e começa a gerir um negócio como motorista de encomendas. O emprego é árduo, mas não mais duro do que o trabalho de cuidadora da sua mulher. Ambos acabam vítimas da servidão da economia de serviços no Reino Unido.
‘Sorry We Missed You - Passámos por Cá’ é um drama do realizador inglês Ken Loach, de 83 anos, autor de ‘Sweet Sixteen’ (2002), ‘The Wind That Shakes the Barley - Brisa de Mudança’ (2006) e ‘I, Daniel Blake - Eu, Daniel Blake’ (2016).
“Gut-wrenching tale. It’s fierce, open and angry, unironised and unadorned. This brilliant film will focus minds.” 
The Guardian
"It's one of Loach's weaker films, drawn from a too-familiar script that scores all the right political points but is too pat and mechanical." 
Sight & Sound
“Le cinéaste, sur des rails, déroule une action aussi détaillée que prévisible où tout ce qui est juste est aussi mesuré, pesé, emballé.” 
Cahiers du Cinéma
‘SORRY WE MISSED YOU’
Ken Loach 

6.11.19

Livro - Investigação
‘O PAÍS DO DINHEIRO
Oliver Bullough 
(2019 20|20 Editora / Vogais) 


Em 1962, alguns banqueiros londrinos tiveram a ideia de criar offshores. A história da riqueza e poder no século XXI passa agora pelo mundo oculto dos novos cleptocratas e criminosos globais. Os super-ricos e corruptos estão a roubar o mundo e a destruir a democracia.
‘Moneyland - O País do Dinheiro’ é uma investigação de política internacional, de 400 páginas, pelo jornalista galês Oliver Bullough, de 42 anos, ex-correspondente da agência Reuters na Rússia.
Orwell Prize - Political Writing Book Shortlist 2019
“You cannot understand power, wealth and poverty without knowing about ‘Moneyland’.” 
New Statesman
“A concise, confident book, pacy, clever and entertaining. If you still have any illusions about the wonders of liberated capitalism, ‘Moneyland’ will probably cure you.” 
The Guardian
‘MONEYLAND’
Oliver Bullough 

4.11.19

Música - Álbum
‘RESONANT BODY’
Octo Octa 
(2019 T4T LUV NRG) 


A produtora e DJ house norte-americana Maya Bouldry-Morrison, sob o nome Octo Octa, estreou-se nas edições em 2011, tendo lançado desde então uma série de EPs e os álbuns ‘Between Two Selves’ (2013 100% Silk) e ‘Where Are We Going?’ (2017 HNYTRX). Em 2016, completa a transição transgender e já em 2019 funda a editora T4T LUV NRG.
Octo Octa regressa agora com o álbum ‘Resonant Body’, um trabalho ligado à natureza e ao poder curativo da música de dança. Ao longo de oito temas, inspirados na cultura house/rave da década de 1990, mistura-se breakbeat, new beat e deep house com techno e acid. Linhas de baixo poderosas e sintetizadores emocionantes celebram a pista de dança, do tranquilo ao vibrante.
“'Resonant Body' is filled with joy and self-empowerment. Higher tempos, wilder breakbeats and more party-rocking vocal samples than before. Even with this more upbeat approach, the music still sounds distinctly.” 
Resident Advisor
“Octo Octa palette is bold, rich and warm, just like the themes of ‘Resonant Body’.” 
The Face
“In this year of great tensions, music has rarely looked so up.” 
The Guardian
‘RESONANT BODY’ (FULL ALBUM)
Octo Octa 

2.11.19

Cinema - Mostra
LEFFEST ’19 
Lisbon & Sintra Film Festival 
De 15 a 24 de Novembro no Espaço Nimas e Teatro Tivoli
(Leopardo Filmes) 


O Lisbon & Sintra Film Festival aposta na descoberta de novos talentos, na melhor selecção de filmes em competição, na homenagem a personalidades marcantes através de retrospectivas ou nas mostras integrais de cineastas raros.
Nesta 13.ª edição, o LEFFEST, com direcção de Paulo Branco, conta com mais de 150 filmes, duas dezenas de realizadores internacionais e quatro dezenas de convidados entre actores, escritores, fotógrafos e músicos. O júri internacional, presidido pela pianista portuguesa Maria João Pires, atribuirá Prémios Selecção Oficial às 12 longas-metragens em competição. O programa contempla ainda sessões especiais, homenagens e retrospectivas e ciclos.
Bilhetes à venda no cinema Espaço Nimas por 5 e 7 euros. 

SELECÇÃO 
Domingo, 24 de Novembro 
19h00 Espaço Nimas - Filme Premiado (Competição Oficial) 
Prémio de Melhor Filme LEFFEST '19
O QUE DE MELHOR SE FAZ NO MUNDO DA SÉTIMA ARTE
Lisbon & Sintra Film Festival 

30.10.19

Teatro - Encenação
‘VEMO-NOS AO NASCER DO DIA’ 
de Zinnie Harris 
De 06 de Novembro a 14 de Dezembro no Teatro da Politécnica
(Artistas Unidos) 


Duas mulheres junto ao mar, houve um naufrágio. Tentam reconstruir o que se passou para perceber como chegaram ali e como podem voltar a casa. Mas nada nesta terra desconhecida é o que parece.
‘Meet Me at Dawn - Vemo-nos ao Nascer do Dia’ (2017) é uma peça dramática da dramaturga e encenadora inglesa Zinnie Harris, de 47 anos. Encenação de Pedro Carraca e representação de Andreia Bento e Joana Bárcia, numa produção dos Artistas Unidos.
“’Meet me at Dawn’ é uma peça sobre o amor e o luto.” 
Zinnie Harris
Bilhetes por 6 euros para terças às 19h00 (Dia do Espectador). 
Exposição de pinturas ‘De Noite, Todos os Gatos’ de João Gabriel.
‘VEMO-NOS AO NASCER DO DIA’
Andreia Bento
 Artistas Unidos no Teatro da Politécnica

28.10.19

BD - Troféus
PRÉMIOS NACIONAIS DE BANDA DESENHADA
Amadora BD 2019 
‘Verões Felizes’ vence Prémio Melhor Obra Estrangeira de BD em Português


O álbum ‘Verões Felizes’ (2019 Arte de Autor), do belga Zidrou (cenários) e do espanhol Jordi Lafebre (desenhos), acaba de ser distinguida com o PNBD Melhor Obra Estrangeira de BD em Português, prémio atribuído pelo júri do Amadora BD - 30.º Festival Internacional de Banda Desenhada. ‘Verões Felizes’ conta a vida de pessoas que, nas décadas de 1960 e 70, trabalham arduamente para poderem gozar férias.
Os Prémios Nacionais de Banda Desenhada funcionam como elemento credibilizador do mercado editorial português de banda desenhada, distinguindo e consagrando edições que tragam vanguarda e novidade artística ao meio editorial português.
Festival Amadora BD, de 24 de Outubro a 03 de Novembro, no Fórum Luís de Camões (Brandoa). 

PNBD 2019 
Melhor Obra Estrangeira de BD em Português 
‘Verões Felizes’ de Zidrou & Jordi Lafebre (2019 Arte de Autor) 
Melhor Obra de Autor Português 
‘Mar de Aral’ de José Carlos Fernandes e Roberto Gomes (2019 Comic Heart / G.Floy) 
Melhor Obra de BD Clássica 
‘Akira 1’ de Katsuhiro Otomo (2019 JBC Portugal)
‘VERÕES FELIZES’
Zidrou & Jordi Lafebre 
PNBD - Melhor Obra Estrangeira de BD em Português 2019


26.10.19

Cinema Documental - Prémios
DOCLISBOA ‘19 
17º Festival Internacional de Cinema 
‘Santikhiri Sonata’ vence Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem


O documentário ‘Santikhiri Sonata’, do realizador tailandês Thunska Pansittivorakul, acaba de ser distinguido com o Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional atribuído pelo Doclisboa ‘19. A concurso estavam 14 filmes documentais (curtas, médias e longas metragens) de 11 países. O filme ‘Santikhiri Sonata’ revela as supressões, após chegada ao poder do governo do general Prem, na Tailândia dos anos 1980.
Promovido pela Apordoc, o Doclisboa apresenta todos os anos em antestreia os melhores documentários da última temporada e reúne uma série de programações não competitivas, com o objectivo de criar uma nova consciência da riqueza, diversidade e potencialidades do cinema do real.
O documentário ‘Santikhiri Sonata’ volta a ser exibido na quarta, 30 de Outubro às 22h00, no Cinema Ideal.

PALMARÉS DOCLISBOA ‘19    
Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional
‘Santikhiri Sonata’ (2019 Tailândia 75’’) de Thunska Pansittivorakul. 
 Prémio Melhor Filme da Competição Portuguesa  
‘Viveiro’ (2019 Portugal 83’’) de Pedro Filipe Marques.
‘SANTIKHIRI SONATA’
Thunska Pansittivorakul 
Doclisboa - Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional 2019

22.10.19

Música - Álbum
‘CRUSH’ 
Floating Points 
(2019 Ninja Tune) 


O neurocientista e compositor, produtor, radialista e DJ electronic/jazz inglês Sam Shepherd, co-fundador da editora Eglo Records, é o nome por detrás do projecto Floating Points. Depois de uma série de EPs, lançados desde 2009, foi DJ residente do club Plastic People, de Londres. Estreou-se nos álbuns com ‘Elaenia’ (2015 Pluto), inspirado pelo contemporary jazz / house / broken beat, e lançou o mix-álbum ‘Late Night Tales - Floating Points’ (2019 Late Night Tales).
Floating Points regressa agora com o álbum ‘Crush’, repleto de texturas, camadas e padrões emotivos e dançáveis. Um conjunto de 12 temas experimental / house / techno poderosos e fascinantes e de explorações sónicas caóticas e inspiradas.
“Beautifully crafted, ‘Crush’ unsettles with its quiet, fervent chaos bubbling beneath its surface.” 
The Guardian
“Gives a newfound urgency and aggression. By most measures, ‘Crush’ is an excellent record.” 
Resident Advisor
‘LESALPX’
Floating Points 

20.10.19

Livro - Romance
‘FRANKISSSTEIN - UMA HISTÓRIA DE AMOR’
Jeanette Winterson 
(2019 20|20 Editora / Elsinore) 


Suíça, 1816: A jovem Mary Shelley termina o rascunho do seu primeiro romance, um livro sobre um cientista atormentado, de nome Frankenstein. Reino Unido, pós-Brexit: Um jovem médico transgénero apaixona-se por Victor Stein, investigador de Inteligência Artificial que desperta o interesse de um curioso grupo de personagens.
‘Frankissstein - Uma História de Amor’ é um romance, de 320 páginas, da escritora e professora de escrita criativa inglesa Jeanette Winterson, de 60 anos, autora de ‘As Laranjas Não São o Único Fruto’ (2005 Bico de Pena) e ‘O Intervalo do Tempo’ (2016 Bertrand Editora).
Booker Prize - Fiction Finalist 2019
“A dazzlingly intelligent meditation on the responsibilities of creation. Pure thought with such freewheeling enthusiasm and energy that ideas take on their own kind of joyous life. A work of both pleasure and profundity, robustly and skillfully structured.”
The Guardian
“A novel that is both deeply thought-provoking and provocative yet also unabashedly entertaining. Defies conventional expectations and exists, brilliantly and defiantly, on its own terms. Is talky, smart, anarchic and quite sexy.”
The New York Times
INTERVIEW
Jeanette Winterson 

16.10.19

Filme - Estreia a 31 de Outubro no Midas Cinema Ideal
‘VITALINA VARELA’
de Pedro Costa 
com Vitalina Varela e Ventura
(2019 Optec Filmes) 


Uma cabo-verdiana chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião. Em Lisboa, descobre a vida secreta e ilícita que o falecido marido deixou para trás.
‘Vitalina Varela’ é um drama do realizador português Pedro Costa, de 55 anos, autor de ‘O Sangue’ (1989), ‘Casa de Lava’ (1994), ‘Ossos’ (1997), ‘No Quarto da Vanda’ (2000), ‘Juventude em Marcha’ (2006) e ‘Cavalo Dinheiro’ (2014).
Festival del Film Locarno - Pardo d’Oro 2019 
“'Vitalina Varela', the latest work by one of our planet’s two or three greatest living filmmakers, Pedro Costa. The ability to both create images of such richness and then to freight them with such a profound sense of past trauma is uniquely his.” 
BFI Sight & Sound
‘VITALINA VARELA’
Pedro Costa 

12.10.19

Revista Literária
‘GRANTA EM LÍNGUA PORTUGUESA’  
Cinema
(Tinta-da-China)  


O número quatro da revista semestral ‘Granta em Língua Portuguesa’ é dedicado ao Cinema. Editado 124 anos depois da sessão dos irmãos Lumière que apresentou ao mundo o poder do cinema, as imagens em movimento continuam a fascinar e a ter efeitos no imaginário colectivo. Numa reunião de textos originais de autores portugueses e brasileiros, e outros tantos de reconhecidos autores internacionais traduzidos, o cinema aparece como maneira de conhecer o mundo e na sua relação com a escrita.
A revista literária ‘Granta em Língua Portuguesa’, com publicação simultânea em Portugal e no Brasil, é dirigida por Pedro Mexia e Gustavo Pacheco e tem direcção de imagem de Daniel Blaufuks.
Sexta, 25 de Outubro revista ‘Granta em Língua Portuguesa - 4 Cinema’ nas livrarias por 19 euros.
CINEMA
‘Granta em Língua Portuguesa’


10.10.19

Banda Desenhada - Festival
AMADORA BD 
30.º Festival Internacional de Banda Desenhada
De 24 de Outubro a 03 de Novembro no Fórum Luís de Camões - Brandoa
(CM Amadora) 


A edição de 2019 do festival internacional de banda desenhada Amadora BD apresenta como tema central a comemoração dos seus 30 anos. O programa do festival dirigido por Lígia Macedo contempla exposições, presença de autores nacionais e estrangeiros (sessões de autógrafos, debates e colóquios, novidades editoriais e workshops) e espaço comercial (feira do livro de banda desenhada).
No âmbito do Amadora BD, serão atribuídos os Prémios Nacionais de Banda Desenhada que funcionam como elemento credibilizador do panorama português de banda desenhada.
Bilhete de entrada por 3 euros. 

SELECÇÃO  
Exposições 
30.º Aniversário do Amadora BD, 80.º Aniversário de Batman, Stan Lee - O mito e as criações, Vasco Granja e a BD, Jorge Coelho, Geraldes Lino, Um Capuchinho Vermelho - Marjolaine Leray, Alfonso Font, Mare Clausum - Banda desenhada sobre porcelana, XIII, Dampyr e Fernando Pessoa, As Mulheres na Assembleia e Verdadeiro ou falso? Tens mesmo a certeza? 
Lançamentos 
‘Os Filhos de El Topo’ de Jodorowsky (Arte de Autor), ‘Eu, Louco’ Altarriba (Ala dos Livros), ‘Dampyr - O suicídio de Aleister Crowley’ de Michele Cropera (A Seita) e ‘Edibar e Cª’ de Lúcio Oliveira (Polvo). 
 Autores Presentes 
Marjolaine Leray, Joaquin Aubert (Kim), José Antonio Godoy (Keko), António Altarriba, Ruben Pellejero, Tommi Musturi, Benjamin Bergman, Michele Cropera Lúcio Oliveira e Jorge Coelho.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA
Amadora BD

6.10.19

Cinema - Festival
DOCLISBOA‘19 
17.º Festival Internacional de Cinema 
De 17 a 27 de Outubro na Culturgest, Cinema São Jorge e Cinema Ideal
(Apordoc)  


O Doclisboa apresenta em antestreia os melhores documentários da última temporada numa tentativa de compreender em que ponto está e como opera hoje o cinema do real. O festival internacional de cinema documental pretende dar ao público novas formas de pensar, de ver o mundo e de comunicar, mostrando filmes importantes e premiados.
Com direcção de Cíntia Gil, o Doclisboa exibe 303 filmes nesta 17.ª edição, alguns em estreia internacional ou mundial. A programação inclui a Competição Nacional e Internacional, as secções paralelas Riscos, Heartbeat, Verdes Anos e Da Terra à Lua e as retrospectivas Jocelyne Saab e Ascensão e Queda do Muro.
Bilhetes à venda na Culturgest e Ticketline por 4,50 euros.   

SELECÇÃO    
Quinta, 17 de Outubro
21h45 Culturgest - ‘143 Rue du Désert’ (2019 Argélia 104’), de Hassen Ferhani. 
No meio do Saara argelino, Malika acolhe camionistas. 
Quarta, 30 de Outubro
22h15 Cinema Ideal - Premiados 
Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem da Competição Internacional
EM OUTUBRO, O MUNDO INTEIRO CABE EM LISBOA
Doclisboa’19

4.10.19

Filme - Estreia a 17 de Outubro no Medeia Espaço Nimas
‘NETEMO SAMETEMO - ASAKO I & II’ 
de Ryûsuke Yamaguchi 
com Masahiro Higashide e Erika Karata
(2018 Bitters End) 


Asako e Baku, dois estudantes universitários, apaixonam-se à saída de uma exposição. Anos mais tarde, em Tóquio, Asako pensa ver Baku, mas trata-se de Ryohei. Começam a namorar. Quando Baku reaparece anos depois, a jovem vê-se confrontada com os seus antigos sentimentos.
‘Netemo Sametemo - Asako I & II’ é um drama do realizador japonês Ryûsuke Hamaguchi, de 40 anos, autor de ‘Happî Awâ - Hora Feliz’ (2015).
“This is an amusing essay in amorous delusion.”
The Guardian
“'Asako I & II' proceeds from a premise that flirts with the mystic, but Ryûsuke Hamaguchi executes it with elegantly rendered realism. The result is a picture that is simultaneously engaging and disconcerting.” 
The New York Times
“Un film d'une richesse et d'une sensibilité rares.” 
Le Monde 
“L’étrange pouvoir de séduction de 'Asako I & II' provient aussi de sa manière posée, presque sereine de traiter de la passion.” 
Cahiers du Cinéma
‘NETEMO SAMETEMO’
 Ryûsuke Yamaguchi 



2.10.19

Livro - Romance
‘CONDUZ O TEU ARADO SOBRE OS OSSOS DOS MORTOS’
Olga Tokarczuk
(2019 20|20 Editora / Cavalo de Ferro)


Numa remota aldeia polaca, a excêntrica Janina Duszejko, professora reformada, mantem-se afastada das pessoas e próxima dos animais, cuja companhia prefere. A pacatez dos seus dias é interrompida quando começam a aparecer mortos vários membros do clube de caça local e decide investigar o caso.
‘Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos’ é um romance policial noir, de 288 páginas, da psicóloga e escritora polaca Olga Tokarczuk, de 57 anos, autora de ‘Viagens’ (2019 Cavalo de Ferro).
Booker International Prize - Fiction Shortlist 2019
National Book Award - Translated Literature Longlist 2019
Nobel Prize - Literature 2018 
“A marvelously weird and fablelike mystery. It’s a philosophical fairy tale about life and death that’s been trying to spill its secrets.”
The New York Times
"One of the funniest books of the year.”
The Guardian
"L’une des qualités de ce polar agreste est de donner à voir la campagne polonaise d’aujourd’hui, en plein bouleversement."
Le Monde
I ABSORB STORIES
Olga Tokarczuk 

28.9.19

DJ Set
LEON VYNEHALL  
Pressure makes diamonds  
Sábado, 05 de Outubro no Lux


Músico, produtor, DJ e curador deep house/downtempo, o inglês Leon Vynehall já editou o mini-LP ‘Music for the Uninvited’ (2014 3024Records) e o álbum ‘Nothing Is Still’ (2018 Ninja Tune), onde revela a influência de compositores minimalistas contemporâneos em detrimento das batidas da dance music.
Como DJ, Leon Vynehall percorre o ambient, dub, house e techno numa viagem de grooves direccionados para os clubs. A tradição UK garage com linhas de baixo vivas e riqueza harmónica a encher a pista de dança do club de Santa Apolónia.
Entradas à venda na bilheteira do Lux a partir das 23h00 da noite do evento. 
“A genialidade de Leon Vynehall já tinha conquistado o mundo, agora tem-no na mão. É o maior.” 
Lux
THE LOT RADIO 2018
Leon Vynehall 

26.9.19

DJ Set
KRISTIAN BEYER (ÂME)
Citizen Lux 
Sexta, 04 de Outubro no Lux


A dupla de produtores deep house alemã Frank Wiedemann e Kristian Beyer estreou-se em 2003 como Âme e co-fundou a editora Innervisions em 2005. Já editaram os álbuns ‘Âme’ (2004 Sonar Kollecktiv), ‘Live’ (2012 Innervisions) e ‘Dream House’ (2018 Innervisions), para além de vários mix álbuns.
Kristian Beyer, a metade dos Âme que se dedica ao DJing, é um divulgador e influenciador do house com instrumentação e composição orquestral, embora desconstruído em sintetizadores vintage e vocalizações espectrais. No seu regresso ao club de Santa Apolónia, Kristian Beyer (Âme) promete longas viagens melódicas e hipnóticas a partir de temas clássicos deep house e minimal techno.
Bilhetes à venda na bilheteira do Lux a partir das 23h00 do dia do evento.
“A maneira como Kristian Beyer (Âme) funde diferentes quadrantes da electrónica, sem olhar a divisões, atento ao detalhe e de técnica impecável e criativa, é admirável.”   
Lux
BOILER ROOM 2016
Kristian Beyer (Âme)

24.9.19

Livro - Novela Gráfica
‘OS MEUS HERÓIS FORAM SEMPRE DROGADOS’
Ed Brubaker e Sean Phillips 
(2019 G. Floy Studio Portugal) 


Ellie sempre teve ideias românticas sobre toxicodependentes. As almas trágicas de artistas atraídos por droga têm sido a obsessão dela desde a morte da mãe, também ela uma drogada. Quando Ellie acaba numa clínica de reabilitação para a alta sociedade, percebe que nem tudo é o que parece.
‘My Heroes Have Always Been Junkies - Os Meus Heróis Sempre Foram Drogados’ é uma novela gráfica, de 72 páginas a cores, editada originalmente pela Image Comics em 2018 nos Estados Unidos. O argumentista norte-americano Ed Brubaker e o desenhador inglês Sean Philips, autores de ‘The Fade Out - Crepúsculo em Hollywood’ (2018 G Floy Portugal) e ‘Criminal’ (2019 G Floy Portugal), criaram uma novela gráfica dinâmica e atraente. Um relato angustiante, repleto de cores desordenadas.
Eisner Awards - Best Graphic Album - New 2019 
“There’s no real suspense. It’s a gorgeous book, at least. Deserving special commendation are Jacob Phillips colors.” 
The Comics Journal
‘MY HEROES HAVE ALWAYS BEEN JUNKIES’
Ed Brubaker / Sean Phillips 

22.9.19

Cinema - Mostra
20.ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS 
O melhor e mais recente do cinema francês
De 03 a 13 de Outubro no Cinema São Jorge
(Serena Productions)   


A Festa do Cinema Francês é um festival de antestreias de longas-metragens de produções francesas recentes e inéditas em Portugal. Nesta edição, com uma programação inédita e rica em diversidade, são mostrados duas dezenas de filmes em antestreia (alguns com distribuição portuguesa assegurada) que permitem abordar e redescobrir todos os géneros da produção cinematográfica francesa.
Destaque para os ciclos Homenagem Agnès Varda, Retrospectiva Jean-Louis Trintignant, Cannes em Portugal e 20 Anos em Festa e a presença de mais de vinte convidados.
Bilhetes brevemente à venda na Culturgest, Fnac e Ticketline por 3,50 euros. 

SELECÇÃO  
Segunda, 07 de Outubro às 21h30 no Cinema São Jorge
‘Maya’ (2019 França 107’), de Mia Hansen-Love, com Roman Kolinka e Aarshi Banerjee.
O jornalista de guerra Gabriel conhece uma jovem indiana.
Sábado, 12 de Outubro às 19h00 no Cinema São Jorge
‘Le Daim - 100% Camurça’ (2019 França 77’), de Quentin Dupieux, com Jean Dujardin e Adèle Haenel.
Georges tem uma relação muito própria com o seu casaco.
O MELHOR E MAIS RECENTE DO CINEMA FRANCÊS
20.ª Festa do Cinema Francês

20.9.19

Filme - Estreia a 03 de Outubro no Medeia Espaço Nimas
‘JOKER’ 
de Todd Phillips 
com Joaquin Phoenix e Robert De Niro
(2019 BRON Studios) 


Arthur Fleck, um comediante de stand-up fracassado e acompanhado por um agente social devido aos seus problemas mentais, comete uma série de assassinatos originando um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne é o maior representante.
‘Joker’ é um drama de acção do realizador norte-americano Todd Phillips, de 49 anos, autor de ‘The Hangover - A Ressaca’ (2009).
Venezia 76 - Leone d’Oro 2019 
“What a gloriously daring and explosive film ‘Joker’ is. It’s a tale that’s almost as twisted as the man at its centre, bulging with ideas and pitching towards anarchy.” 
The Guardian
“Todd Phillips’ solemn but shallow supervillain origins movie has a strong performance by Joaquin Phoenix but is weighed down by realist detail and tedious material.” 
The Guardian
“Au-delà de la virtuosité de son interprète principal, des ambitions ou des prétentions du réalisateur, 'Joker' ne dissimule pas beaucoup plus qu’une collection de clichés.” 
Le Monde
‘JOKER’
Todd Phillips 
Venezia 76 - Leone d’Oro 2019

16.9.19

Filme - Estreia a 26 de Setembro no UCI El Corte Inglés e Cinema City Alvalade
‘MIDSOMMAR - O RITUAL’ 
de Ari Aster 
com Florence Pugh e Jack Reynor
(2019 B-Reel Films) 


O jovem casal Dani e Christian, em fase de luto, junta-se a Christian e aos seus amigos numa viagem a um festival de verão, numa remota aldeia sueca. As descontraídas férias de Verão sofrem uma reviravolta quando os aldeões convidam os visitantes para participarem nas festividades locais.
‘Midsommar - O Ritual’ é um drama de terror do realizador norte-americano Ari Aster, de 32 anos, autor de ‘Hereditary - Hereditário’ (2018).
“It's a thoroughly enjoyable film, a crescendo of paranoid trippiness building to an uproarious grossout in its final moments.” 
The Guardian
“The relationship is drawn along stereotypical gendered lines, the couple remains instructively uninteresting.” 
The New York Times
“'Midsommar' confirme le talent de son auteur, l’une des meilleures nouvelles qui soit arrivée au cinéma américain récent.” 
Cahiers du Cinéma
“A un authentique art fantastique.”
Le Monde
‘MIDSOMMAR’
Ari Aster 

14.9.19

Filme - Estreia a 26 de Setembro no Medeia Espaço Nimas e Midas Cinema Ideal
‘GISAENGCHUNG - PARASITAS’ 
de Bong Joon-ho
com Song Kang-ho e Lee Sun-kyun
(2019 Barunson E&A) 


Ki-taek tem uma família unida, mas estão todos desempregados. O filho Ki-woo é recomendado para dar explicações na casa da abastada família Park, o que dá esperança de um rendimento regular. O encontro entre as duas famílias vai provocar uma imparável cadeia de incidentes.
‘Gisaengchung - Parasitas’ é um drama de acção do realizador sul-coreano Bong Joon-ho, de 50 anos, autor de ‘Gwoemul - A Criatura’ (2006), ‘Madeo - Uma Força Única’ (2009) e ‘Snowpiercer - Expresso do Amanhã’ (2013).
Festival de Cannes - Palm d’Or 2018 
“A luxuriously watchable and satirical suspense drama.” 
The Guardian
“Un grand film d’angoisse, imprévisible, agité par les névroses et troué d’incertitudes.”
Cahiers du Cinéma
“En véritable cinéaste politique, Bong Joon-ho s’inscrit dans la tradition des récits de domesticité, tout en restant fidèle à son style virtuose.” 
Le Monde
‘GISAENGCHUNG - PARASITES’
Bong Joon-ho



12.9.19

Filme - Estreia a 19 de Setembro no UCI El Corte Inglés e Cinema City Alvalade
‘AD ASTRA’ 
de James Gray 
com Brad Pitt e Liv Tyler
(2019 New Regency Pictures) 


O astronauta Roy McBride, portador de um leve grau de autismo, viaja para lá dos limites do sistema solar, para tentar encontrar o seu pai desaparecido a caminho de Neptuno e decifrar o mistério que ameaça a sobrevivência do planeta Terra.
‘Ad Astra’ é uma aventura de ficção científica do realizador norte-americano James Gray, de 50 anos, autor de ‘The Immigrant - A Imigrante’ (2013) e ‘The Lost City Z - A Cidade Perdida de Z’ (2016).
“It’s an extraordinary picture, steely and unbending and assembled with an unmistakable air of wild-eyed zealotry. ‘Ad Astra’ is going all the way - and it double-dares us to buckle up for the trip.”
The Guardian
‘AD ASTRA’
James Gray

10.9.19

CD - Álbum
‘UTILITY’ 
Barker
(2019 Ostgut Ton) 


O designer de instrumentos musicais mecânicos, músico e DJ techno/ambient inglês Sam Barker começou por se afirmar como residente no club Berghain Panorama Bar, em Berlim. Funda depois a editora Leisure System. Desde 2012, lança dois álbuns sob a dupla Barker & Baumecker e, a solo, o EP ‘Debiasing’ (2018 Ostgut Ton), um excepcional registo techno/neo trance.
Barker regressa agora com o álbum de estreia ‘Utility’, um conjunto de nove temas techno com elementos bass, breakbeat, dub e ambiente. A sonoridade é divertida, com sintetizadores em transe, grooves, ritmos emocionais e quase ausência de percussão. Um estilo consistente e admirável para um álbum caleidoscópico e caloroso.
“A deeply distinctive style of techno flourishes on this superb album. Shimmering universes of sound make the álbum mesmerizing and transportive.” 
Resident Advisor
‘UTILITY’
Barker

8.9.19

Festival - Prémios de Cinema
VENEZIA 76 
Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica 2019 
‘Joker’, de Todd Phillips, vence Leone d'Oro.


O filme ‘Joker’, do realizador norte-americano Todd Phillips, acaba de ser galardoado com o Leone d’Oro para o melhor filme em competição na Venezia 76, a edição de 2019 do festival de cinema de Veneza (Itália). O drama conta a história de um palhaço acompanhado por um agente social, devido aos seus problemas mentais, que comete uma série de assassinatos originando um movimento popular contra a elite de Gotham City.
Integrada na exposição internacional de artes La Biennale di Venezia, a Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica, o mais antigo festival de cinema do mundo, realiza-se no Lido di Venezia. O júri, que apreciou as 21 longas-metragens de 12 países em competição e estreia mundial, foi presidido pela realizadora argentina Lucrecia Martel.
‘Joker’ estreia em Portugal a 03 de Outubro no Medeia Espaço Nimas e Midas Cinema Ideal. 

PREMI UFFICIALI   
Leone d’Oro (melhor filme)   
‘Joker’ (2019 Estados Unidos), de Todd Phillips, com Joaquin Phoenix e Robert De Niro.   
Leone d’Argento - Gran Premio della Giuria (prémio especial para melhor realização)  
‘J'Accuse!’ (2019 França-Polónia), de Roman Polanski, com Jean Dujardin e Louis Garrel.
‘JOKER’
Todd Phillips 
Venezia 76 - Leone d’Oro 2019

6.9.19

Livro - Romance
‘MILKMAN’ 
Anna Burns 
(2019 Porto Editora) 


A irmã do meio empenha-se em evitar que a sua mãe descubra a identidade do namorado e em não dar explicações sobre os encontros com o leiteiro. Mas quando o cunhado descobre a situação e começa o rumor, a irmã do meio torna-se ‘interessante’. A última coisa que queria ser. Porque, nesta cidade, ser interessante implica que prestem atenção e isso é perigoso.
‘Milkman’ é um romance, de 384 páginas, da escritora irlandesa Anna Burns, de 57 anos, inédita em Portugal.
Booker Prize - Fiction 2018 
Orwell Prize - Political Fiction 2018 
National Book Critics Circle Award - Fiction 2018 
“Everything about this novel rings true. Original, funny, disarmingly oblique and unique: different.” 
The Guardian
“An impressive, wordy, often funny book and confirms Anna Burns as one of our rising literary stars.” 
The Irish Times
“A willfully demanding and opaque stream-of-consciousness novel, one that circles and circles its subject matter. Interminable, requires so much effort for so modest a result.” 
The New York Times
AUTHOR TALKS ABOUT HER BOOK 'MILKMAN'
Anna Burns 

4.9.19

Festival - Música Electrónica
NOVA BATIDA  
Música, arte e cultura no coração de Lisboa 
De 13 a 15 de Setembro na LX Factory e Village Underground
(SoundCrash)


O Nova Batida é um festival de música em Lisboa, a decorrer no fim do Verão. Na sua segunda edição, o evento recebe receber um programa repleto de DJs e artistas, cujas sonoridades variam entre a música eletrónica e o hip-hop, com elementos de funk, soul e drum & bass à mistura.
Promovido pela inglesa SoundCrash, o festival Nova Batida programa três dias de música, arte e cultura no centro criativo de Lisboa, na LXFactory e Village Underground, em Alcântara.
“Brilliant.” 
Gilles Peterson (Worldwide FM / Worldwide Festival)
Bilhetes à venda na Festicket por 31 euros (dia/residente português)

SELECÇÃO 
Sexta, 13 na LX Factory - Indoor 
19h15 - Ross From Friends (live)  
Produtor e DJ house/lo-fi inglês Felix Clary Weatherall, autor dos álbuns ‘Family Portrait’ (2018 Brainfeeder) e ‘Epiphany’ (2019 Brainfeeder). 
20h45 - Floating Points (live) 
Compositor, produtor, radialista e DJ electronic/jazz inglês Sam Shepherd, fundador da editora Eglo Records e autor dos álbuns ‘Elaenia’ (2015 Pluto) e Crush (2019 Ninja Tune).
00h00 - Jon Hopkins  
Músico e produtor electronic/ambient inglês, autor dos álbuns ‘Immunity’ (2013 Domino) e ‘Singularity’ (2018 Domino). 
02h00 - John Talabot  
Músico, DJ e produtor house/disco espanhol Oriol Riverola, fundador da editora Hivern Discs e autor do álbum ‘Fin’ (2012 Permanent Vacation).
A NEW BEAT
Nova Batida 

2.9.19

Filme - Estreia a 11 de Setembro no Midas Cinema Ideal
‘SANTIAGO, ITÁLIA’ 
de Nanni Moretti 
com Nanni Moretti
(2018 Sacher Films) 


Depois do golpe de Estado do general Augusto Pinochet em 1973, a embaixada de Itália em Santiago, no Chile, acolhe centenas de refugiados. Vários testemunhos retratam este período em que tantas vidas foram salvas graças a alguns diplomatas italianos.
‘Santiago, Itália’ é um documentário histórico do realizador italiano Nanni Moretti, de 66 anos, autor de ‘Palombella Rossa’ (1989), ‘Caro Diário - Querido Diário’ (1994), ‘Aprile - Abril’ (1998), ‘Il Caimano - O Caimão’ (2006) e ‘Habemus Papam - Temos Papa’ (2011).
“Il film ha una forma semplice, quasi didattica. Nanni Moretti ha scelto una struttura piana, priva di retorica. ‘Santiago, Italia’ comunica nello spettatore emozioni profonde.” 
La Repubblica
‘SANTIAGO, ITALIA’
Nanni Moretti

30.8.19

Teatro - Encenação
‘EMÍLIA’ 
de Claudio Tolcachir 
De 11 de Setembro a 19 de Outubro no Teatro da Politécnica
(Artistas Unidos) 


Emília foi a sua ama, criou-o, acompanhou-o e cuidou dele como mais ninguém. O tempo separou-os e quando se encontram novamente ela está velha, sozinha e carente. O refúgio familiar que Emília quer encontrar poderá ser a sua queda, sacrifício ou salvação.
‘Emília’ (2013) é uma peça dramática do actor, dramaturgo e encenador argentino Claudio Tolcachir, de 44 anos. Encenação de Jorge Silva Melo e representação de Américo Silva, Andreia Bento, Isabel Muñoz Cardoso, João Estima e Pedro Carraca.
“Estamos mesmo alheados daquilo de que os outros precisam?“ 
Jorge Silva Melo
Bilhetes por 6 euros para terças às 19h00 (Dia do Espectador).
Exposição ‘Pintura - Desenho 2018 - 2019’ de Nikias Skapinakis.
‘EMÍLIA’
Claudio Tolcachir 
Artistas Unidos no Teatro da Politécnica 

28.8.19

Cinema - Festival
MOTELX   
Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa 
De 10 a 15 de Setembro no Cinema São Jorge
(CTLX Cineclube de Terror de Lisboa) 


O MOTELX revela em Portugal o melhor e mais recente do cinema de terror de todo o mundo, das grandes produções aos independentes, do clássico ao experimental, do culto às novas tendências. Nesta 13.ª edição, a secção Serviço de Quarto volta a ser o eixo do festival com as mais diversas temáticas e sub-géneros como slashers (adolescentes), terror indie, histórias de fantasmas, thrillers psicológicos, comédias e gore (mutilação).
O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa apresenta três dezenas de longas-metragens e promove a secção competitiva Prémio MOTELX Melhor Longa de Terror Europeia. Convida ainda realizadores para apresentar a exibição dos seus filmes e promove sessões especiais para assinalar a primeira sexta-feira, 13 em 13 anos de MOTELX.
Bilhetes à venda no Cinema São Jorge, Fnac e Ticketline por 4,50 euros. 

SELECÇÃO  
Terça, 10
18h00 e 21h20 - ‘Bacurau’ (2019 Brasil), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, com Udo Kier e Sônia Braga. 
Uma aldeia do sertão brasileiro está de luto pela matriarca Carmelita, quando a comunidade descobre que a aldeia desapareceu dos mapas do mundo. 
Sexta, 13
21h00 - ‘Midsommar - O Ritual’ (2019 Estados Unidos), de Ari Aster, com Florence Pugh e Jack Reynir. 
O jovem casal Dani e Christian passa férias numa aldeia sueca, onde é convidado para participar nas perturbadoras festividades locais. 
Sábado, 14
19h20 - ‘Papa, Sdokhni - Why Don't You Just Die!’ (2018 Rússia), de Kirill Sokolov, com Aleksandr Kuznetsov e Vitaliy Khaev.
O jovem Matvei visita a casa da namorada Olya armado com um martelo. Descobre que o pai dela é detective da polícia. 
21h10 - ‘The Lodge’ (2019 Áustria), de Severin Fiala e Veronika Franz, com Richard Armitage e Alicia Silverstone. 
Numa remota casa de férias, Aidan e Mia vêem-se a sós com a madrasta Grace quando ocorrem eventos estranhos e assustadores. 
Domingo, 15
19h25 - ‘Extra Ordinary’ (2019 Irlanda), de Mike Ahern e Enda Loughman, com Maeve Higgins e Barry Ward.
A solitária Rose dá aulas de condução numa pequena cidade rural. Filha de um médium vê chegar uma ex-estrela rock à procura de uma vítima.
ONDE O TERROR É BEM-VINDO
MOTELX 

26.8.19

Festival - Música Electrónica
LISB-ON   
Lisboa está on!   
De 06 a 08 de Setembro no Parque Eduardo VII


Lisb-ON é a nova festa de Lisboa, um novo groove para ver, ouvir e sentir. Um festival de três dias privilegiado pela luz de Lisboa, um jardim sonoro e quase secreto no parque urbano mais emblemático da cidade, com uma lotação de 5 000 pessoas.
Promovido pela Jardim Sonoro e produzido pela Ourbookings, o Lisb-ON recebe nesta sexta edição mais de duas dezenas de projectos e DJs nacionais e internacionais de referência e de largo espectro musical na electrónica, do house ao techno e do nu-jazz ao nu-disco.
Bilhetes à venda na Fnac e Ticketline por 35 e 40 euros (bilhete diário) e 70 euros (passe 3 dias).  

SELECÇÃO 
Sexta, 06
17h30 - Moodymann
Músico e produtor techno/house/funk/hip-hop de Detroit, fundador da editora KDJ e autor dos álbuns ‘Moodymann’ (2014 KDJ) e ‘Sinner’ (2019 KDJ).
21h00 - Carl Craig
Histórico e visionário DJ techno/world beat/jazz de Detroit, fundador da editora Planet E e autor dos álbuns ‘The Album Formerly Known As…’ (2005 Planet E) e ‘Versus’ (2017 InFiné).
23h00 - Marcel Dettmann
DJ e produtor techno/minimal alemão, fundador da editora MDR, autor dos álbuns ’Dettmann' (2010 Ostgut Ton) e ‘Conducted’ (2011 Music Man) e DJ residente do club Berghain (Berlim).
Sábado, 07
19h00 - Masters At Work 
Dupla pioneira de produtores e remixers house, formada pelos norte-americanos Little Louie Vega e Kenny ‘Dope’ Gonzales, autora de ‘The Kings of House’ (2005 BBE) e ‘Housemasters’ (2014 Defected). 
21h00 - Dixon b2b Solomun
O DJ e produtor deep house/soulful alemão, fundador da editora Innervisions e autor do álbum ‘LARJ Dixon Volume 8’ (2011 Live At Robert Johnson) back to back com o DJ e produtor deep/tech house bósnio-alemão, fundador da editora Diynamic e autor do álbum ‘Dance Baby’ (2009 Diynamic).
LISBOA ESTÁ ON!
Lisb-ON

24.8.19

Cinema - Ciclo
LUZ E ESPECTROS
Cinema de Weimar 1919-1933
Setembro na Cinemateca Portuguesa


O cinema alemão compreendido entre os anos de 1919 e 1933 da República de Weimar, entre as duas Guerras Mundiais e no período que contemplou a passagem do mudo ao sonoro, é historicamente reconhecido pela sua fertilidade experimental, energia artística e influência duradoura.
A Cinemateca Portuguesa programa o ciclo ‘Luz e Espectros - Cinema de Weimar 1919-1933’ que reúne títulos canónicos e autores de grandeza radiosa, nomes indissociáveis do cinema de Weimar, cujos filmes participam do fulgor cinematográfico alemão destes anos. Das sombras do Expressionismo à realidade da Nova Objectividade. As projecções de filmes mudos contam com a improvisação de música ao vivo por pianistas. 
Bilhetes à venda na Cinemateca e BOL por 3,20 euros.

SELECÇÃO
Sexta, 06 de Setembro às 21h30 na Cinemateca Portuguesa
‘Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens - Nosferatu, o Vampiro’ (1922), de Friedrich W. Murnau, com Max Schreck e Gustav von Wannenheim.
O conde Graf Orlock, um vampiro dos Cárpatos, decide-se mudar para Bremen, espalhando o terror na região. Quando chegou ao outro lado da ponte, os fantasmas vieram ao seu encontro.
Acompanhado ao piano por Filipe Raposo. 
"Seja de que ponto de vista se encare o filme, 'Nosferatu' surge como uma das obras-primas indiscutíveis da história do cinema." 
Cinemateca Portuguesa
'NOSFERATU'
Friedrich W. Murnau

22.8.19

DJ Set
THEO PARRISH
Life Changing Probably 
Sexta, 06 de Setembro no Lux


O músico e produtor norte-americano house/soul/jazz Theo Parrish começou por se envolver com a cena underground da dance music de Detroit e formar-se em artes com especialização em arquitectura da música. Mais tarde funda a editora Sound Signature para depois editar os álbuns ‘Parallel Dimensions’ (2000 Sound Signature) e ‘Sound Sculptures Volume 1’ (2007 Sound Signature), com uma sonoridade soul beat/deep house/minimal sincopada e narcótica.
Theo Parrish regressa agora ao club Lux, para apresentar o seu DJ set essencial e superior, em mais uma noite Life Changing Probably.
“Incontornável.” 
Lux
BOILER ROOM STUDIO AFRICA LONDON
Theo Parrish

20.8.19

Filme - Estreia a 05 de Setembro no Medeia Monumental
‘DOLOR Y GLORIA - DOR E GLÓRIA’ 
de Pedro Almodóvar 
com Antonio Banderas e Asier Etxeandia
(2019 El Deseo) 


As memórias de Salvador Mallo, um cineasta em declínio. A infância nos anos 1960, o primeiro amor em Madrid nos anos 80, a descoberta do cinema e do vazio. Na recuperação do seu passado, Salvador Mallo encontra a necessidade de narrá-lo.
‘Dolor y Gloria - Dor e Glória’ é um drama do realizador espanhol Pedro Almodóvar, de 70 anos, autor de ‘Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios - Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos' (1988), ‘Todo Sobre Mi Madre - Tudo Sobre a Minha Mãe’ (1999), ‘Hable con Ella - Fala com Ela’ (2002), ‘La Mala Educación - Má Educação’ (2004), ‘Volver’ (2006) e ‘La Piel que Habito - A Pele Onde eu Vivo’ (2011).
“As ever, Almodóvar has made a film about pleasure, which is itself a pleasure: witty, intelligent and sensuous.” 
The Guardian
“L’éclatante réussite de 'Dolor y Gloria' confirme le regain de puissance émotionnelle du cinéma de Pedro Almodóvar.” 
Cahiers du Cinéma
“Amenizado como es habitual en el cine de Almodóvar con los fetiches que ama el autor. Y cantidad de diseño lujoso. Todo está previsto para el éxito académico y una venturosa carrera comercial. La eterna impostura. Cada uno se divierte como quiere o como puede.” 
El País
‘DOLOR Y GLORIA’
Pedro Almodóvar 

18.8.19

Prémios de Cinema
LOCARNO FILM FESTIVAL 2019 
72.º Festival del Film Locarno  
‘Vitalina Varela’, de Pedro Costa, vence Pardo d’Oro


O júri do Festival del Film Locarno, presidido pela realizadora francesa Catherine Breillat, declara como vencedor da competição oficial o filme ‘Vitalina Varela’, do realizador português Pedro Costa, atribuindo-lhe o Pardo d’Oro para o melhor filme. O drama conta a história de uma cabo-verdiana que chega a Portugal três dias depois do funeral do marido, após esperar mais de 25 anos pelo seu bilhete de avião.
O Festival del Film Locarno, realizado em Ticino, no sul da Suíça, ocupa uma oposição única na descoberta do cinema de autor e de novos talentos. Na edição deste ano, a competição Concorso Internazionale, admitiu a concurso 17 longas-metragens, de 13 países.

PALMARÉS     
Pardo d’Oro (melhor filme em competição)     
‘Vitalina Varela’ (2019 Portugal), de Pedro Costa, com Vitalina Varela e Ventura. 
Premio Speciale della Giuria (filme mais original em competição)   
‘Pa-go’ (2019 Coreia do Sul), de Park Jung-bum, com Lee Yeon-soo e Lee Yon.
‘VITALINA VARELA’
Pedro Costa
Locardo Film Festival - Pardo d’Oro 2019

12.8.19

Filme - Reposição a 29 de Agosto no Midas Cinema Ideal
‘IDI I SMOTRI - VEM E VÊ’ 
de Elem Klimov 
com Aleksey Kravchenko e Olga Mironova
(1985 Belarusfilm) 


Segunda Guerra Mundial, 1943. À medida que vai conhecendo o horror das execuções perpetradas pelos Nazis na Bielorrússia, o jovem Flyora vê a sua cara transfigurar-se e envelhecer. As transformações são o espelho do rosto da guerra.
Em nova versão restaurada, ’Idi I Smotri - Vem e Vê’ é um drama de guerra do realizador russo Elem Klimov (1933-2003), autor de ‘Agoniya’ (1981) e ‘Proshchanie - Adeus a Matiora’ (1983).
Venezia 74 - Migliori Film Restaurato 2017 
“Scene for scene, Elem Klimov proves a master of a sort of unreal realism that seeks to get at events terrible beyond comprehension.” 
The New York Times
“Powerful war film. The director has elicited an excellent performance from his central actor.” 
Sight & Sound
‘IDI I SMOTRI’
Elem Klimov 

8.8.19

Livro - Romance
‘LANNY’ 
Max Porter 
(2019 20|20 Editora / Elsinore) 


Numa aldeia inglesa, próxima de Londres, todas as crianças conhecem a figura lendária do Falecido Papá Dentilária. Ele viu monges executados, bruxas afogadas, a chacina industrial de animais, a terra envenenada por químicos, pessoas a fazerem mal. Agora, o Falecido Papá Dentilária acordou e o jovem e curioso Lanny chega à aldeia.
‘Lanny’ é um romance e fábula, de 208 páginas, do escritor inglês Max Porter, de 38 anos, autor de ‘O Luto É a Coisa com Penas’ (2016 Elsinore).
Booker Prize - Fiction Longlist 2019 
“A joyously stirred cauldron of words, ‘Lanny’ is remarkable for its simultaneous spareness and extravagance. Max Porter's writing taps into the rooted English strangeness.” 
The Guardian
MAX PORTER INTERVIEW
‘Lanny’ 

4.8.19

Filme - Estreia a 15 de Agosto no Midas Cinema Ideal
‘ONCE UPON A TIME… IN HOLLYWOOD - ERA UMA VEZ… EM HOLLYWOOD’ 
de Quentin Tarantino 
com Leonardo DiCaprio e Brad Pitt
(2019 Columbia Pictures) 


Los Angeles, 1969. Rick Dalton é um actor de televisão que, juntamente com seu duplo, está decidido a fazer nome em Hollywood. Para tanto, conhece pessoas influentes na indústria cinematográfica, o que os leva aos assassinatos de Charles Manson nos anos finais da Era de Ouro de Hollywood.
‘Once Upon a Time… In Hollywood - Era Uma Vez em… Hollywood’ é uma comédia dramática do realizador norte-americano Quentin Tarantino, de 56 anos, autor de 'Reservoir Dogs - Cães Danados' (1992), 'Pulp Fiction' (1994), 'Jackie Brown' (1997), 'Kill Bill' (2003/04), ‘Death Proof - À Prova de Bala’ (2007), ‘Inglourious Basterds - Sacanas Sem Lei’ (2009), ‘Django Unchained - Django Libertado’ (2012) e ‘The Hatful of Eight - Os Oito Odiados’ (2015).
“Tarantino's dazzling LA redemption song. Tarantino has created outrageous, disorientating entertainment. It’s shocking, gripping, dazzlingly shot in the celluloid-primary colours, recovered with all Tarantino’s habitual intensity and delirious.” 
The Guardian
“Tarantino is still practicing a cinema of saturation, demanding the audience’s total attention and bombarding us. And yet ‘Once Upon a Time… in Hollywood’ is Tarantino’s most relaxed movie by far, both because of its ambling, shaggy-dog structure and the easygoing rhythm of its scenes.” 
The New York Times
‘ONCE UPON A TIME… IN HOLLYWOOD’
Quentin Tarantino