‘O FIM DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA’
Gonçalo M. Tavares
(2025 Relógio d’Água)
Ted Trash, fascista, e Left Wing, extremista de esquerda, são os responsáveis por uma segunda guerra civil nos Estados Unidos. No meio disto está Bloom, que terá um destino terrível, mas tentará, até ao fim, salvar a América, tendo sempre na cabeça a imagem de uma bela mulher, a mexicana La Rosa, que conheceu num estádio.
‘O Fim dos Estados Unidos da América' é uma epopeia satírica e distópica, de 912 páginas, do escritor português Gonçalo M. Tavares. O autor, de 55 anos, tem publicada a série ‘O Reino’ (2003-2007 LeYa Caminho), a epopeia ‘Uma Viagem à Índia’ (2010 LeYa Caminho) e a série ‘O Bairro’ (2002-2014 LeYa Caminho).
“O novo livro de Gonçalo M. Tavares inscreve-se na sua tradição de pensar a política através da ficção. Constrói uma verdadeira sátira que acompanha a decomposição de uma ideia de país. Difícil de catalogar, clássico, delirante, ‘O Fim dos Estados Unidos da América’ é um território imaginário, laboratório de excessos que permite e potencia todos os excessos ou caricaturas linguísticas. Adaptou a linguagem aos preceitos de quem quer sobretudo narrar a falha: ela é ágil, terrena, inventiva, repetitiva, lúdica, cirúrgica. É trágico, mas é risível. Com ritmo sincopado, respiração curta, o texto parece sempre à beira da explosão, é a capacidade de transformar a catástrofe num exercício de pensamento. O espelho onde nos vemos é deformante, por vezes grotesco. São mais de 900 páginas, um quase delírio, uma paródia, por vezes negra.” Público

Sem comentários:
Enviar um comentário