28.5.24

Livro - Novela Gráfica 
‘ERVA’ 
Keum Suk Gendry-Kim 
(2024 Penguin / Iguana) 


Durante a Segunda Guerra Mundial, uma menina sul-coreana é vendida pela família e explorada como ‘mulher de conforto’, as escravas sexuais utilizadas pelo Exército Imperial Japonês. Sobrevive a décadas de desespero e torna-se activista pelos direitos das mulheres, 
‘Pul - Erva’ (2018) é uma novela gráfica de não-ficção da autora sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim. A obra de banda desenhada, de 488 páginas a preto e branco, recorre a delicadas mas duras pinceladas a negro e a uma narrativa poderosa. A argumentista e ilustradora, de 53 anos, tem publicado em Portugal as novelas gráficas ‘A Espera’ (2023 Penguin / Iguana), ‘A Árvore Despida’ (2024 Levoir) e ‘Alexandra Kim - Filha da Sibéria’ (2024 Levoir). 
Harvey Awards - Best International Book 2020 
“Keum Suk Gendry-Kim’s forceful art, with its wild lines and dense black, plunges fully into the realm of nightmare. Choice for The Best Comics of the year.” 
The New York Times 
“Quietly heartbreaking and devastatingly striking to look at, this might well be the graphic book of the year.” 
The Guardian 
Un capolavoro del fumetto biografico e storico.” 
La Repubblica
‘MAUVAISES HERBES’ 
Keum Suk Gendry-Kim 
Futuropolis 

26.5.24

Festival - Prémios de Cinema   
FESTIVAL DE CANNES 2024    
77ème Festival International du Film de Cannes   
‘Anora’, de Sean Baker, vence Palm d’Or     


O filme ‘Anora’, do realizador norte-americano Justine Triet, é o distinguido com a Palm d’Or, prémio para melhor filme na competição oficial do Festival de Cannes, cujo júri foi presidido pela actriz e realizadora norte-americana Greta Gerwig. A comédia dramática ‘Anora’ conta a história de uma jovem trabalhadora do sexo do Brooklyn que se casa com o filho de um oligarca russo. 
O Festival de Cannes, realizado na Côte d’Azur, na costa sul de França, é o mais prestigiado festival de cinema do mundo, contando anualmente com a presença de 30 mil profissionais da arte e indústria cinematográfica e 4 mil jornalistas. Na edição deste ano, a secção Compétition Sélection Officielle admitiu a concurso 22 longas-metragens de 12 países.   

PALMARÉS 2024      
Palm d’Or (melhor filme em competição)   
‘Anora’ (2024 Estados Unidos 139’), de Sean Baker, com Mikey Madison e Yura Borisov. 
Grand Prix (filme mais original em competição)    
‘All We Imagine as Light’ (2024 Índia 110’), de Payal Kapadia, com Kani Kusruti e Divya Prabha. 
Prix du Jury (para filme da Sélection Officielle) 
‘Emilia Pérez’ (2024 França 130’), de Jacques Audiard, com Selena Gomez e Zoe Saldana. 
Prix de la Mise en Scène (melhor realizador) 
‘Grand Tour’ (2024 Portugal 128’), de Miguel Gomes, com Gonçalo Waddington e Crista Alfaiate.
‘ANORA’ 
Sean Baker 
Festival de Cannes - Palm d’Or 2024 

 

24.5.24

Filme - Estreia a 06 de Junho no Medeia Cinema Nimas e Midas Cinema Ideal 
‘LA CHIMERA - A QUIMERA’ 
de Alice Rohrwacher 
com Josh O’Conner e Carol Duarte 
(2023 Tempesta) 


Todos têm a sua quimera, algo que se tenta alcançar, mas nunca se consegue encontrar. Para o bando de ladrões de túmulos antigos e maravilhas arqueológicas, a quimera significa a reforma e a riqueza fácil. Para Arthur, parece-se com Benjamina, a mulher que perdeu. 
‘La Chimera - A Quimera’ é um comédia de aventuras da realizadora italiana Alice Rohrwacher, de 43 anos, autora de autora de ‘Le Meraviglie - O País das Maravilhas’ (2014) e ‘Lazzaro Felice - Feliz como Lázaro’ (2018). 
“'La Chimera' is a film that utterly occupies its own fictional space; it expresses its eccentric romance in its own fluent movie dialect. This sad, lovelorn adventure, captivate.” 
The Guardian 
“Alice Rohrwacher’s digressive storytelling can make 'La Chimera' seem unstructured, but she’s going where she wants to go and at her own pace. She likes detours, lived-in (nonplastic) faces and the revelatory details.” 
The New York Times 
 “'La Chimera' semble vouloir susciter un rapport ancien aux images, datant d’avant leur prolifération, et faire de chaque plan un événement, renouant ainsi avec la dimension foraine et magique du cinéma.” 
Cahiers du Cinéma 
“Curieux entrelacs d’une mise en scène qui privilégie l’atmosphère plutôt que l’intrigue. A ne pas manquer.” 
Le Monde
‘LA CHIMERA’ 
Alice Rohrwacher 

18.5.24

Mostra Pública 
POSTER 
Uma galeria pública a céu aberto 
De 01 de Junho a 01 de Setembro, em Marvila - Lisboa 


Mostra pública de arte e palavra, a Poster tem como ambiente nativo a rua. Palavras, fotografia, desenho, ilustração e mix media assumem o formato poster como meio. A Poster surge como homenagem a um dos mais poderosos meios de comunicação de sempre. Foi o primeiro meio em que a arte e publicidade se uniram em simbiose. Mudaram o mundo e mudaram a forma como o mundo comunica. 
Promovida pela Departamento, esta nona edição da Poster junta designers, ilustradores, fotógrafos, arquitectos, grafiters e tatuadores, portugueses e internacionais para conceber 30 posters, impressos e colados nas paredes de Marvila, em Lisboa. Os trabalhos criativos não respondem a nenhum tema específico, sendo apenas pensados com base no meio/formato do poster/cartaz. 

CONVIDADOS 
Carlos Manuel Gonçalves, A Culpa do Joni, 1 Chinelo, Masanori Ushiki, André da Loba, Mariana Baldaia, Francesc Estrada, Kid Richards, Eftihia Stefanidi, Clube Recreativo, Cristina Morais, Poets & Painters, Susana Cereja, Kampu5, Rui Chafes, La Vie de Marie e David Carson. 
LOJA ONLINE 
160 posters disponíveis 
PERCURSO CERVEJEIRAS ARTESANAIS
Dois Corvos, Fermentage e Musa
UMA GALERIA A CÉU ABERTO 
Poster 

16.5.24

Livros - Exposição e Venda 
94.ª FEIRA DO LIVRO DE LISBOA 
Há mais vida no Parque! 
De 29 de Maio a 16 de Junho no Parque Eduardo VII


A Feira do Livro de Lisboa, organizada pela APEL Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, é a maior montra da edição em Portugal - com seis centenas de marcas editoriais, distribuídas por 140 expositores e 340 pavilhões. A feira tem em vista promover e difundir livros em língua portuguesa e fomentar os hábitos de leitura. Os livros publicados há menos de 18 meses são vendidos com um desconto de 20% e as novidades vendidas com um desconto máximo de 10%. 
A 94.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, a maior de sempre, conta com módulos padronizados e sustentáveis, pavilhões diferenciados, auditório e espaços de lazer e street food. O programa contempla debates, conferências, sessões de autógrafos, apresentações, lançamentos e celebrações. 
Horário das 12h30 às 22h00. 

SELECÇÃO 
Relógio d’Água 
‘Marzahn, Mon Amour’ Katja Oskamp 
‘Refúgio no Tempo’ Georgui Gospodinov 
‘Patos’ Kate Beaton 
‘O Segredo da Força Sobre-Humana’ Alison Bechdel 
Penguin Random House 
‘O Contrário de Nada’ Tess Gunty (Alfaguara) 
‘A Subtração’ Alia Trabucco Zerán (Elsinore) 
‘Erva’ Keum Suk Gendry-Kim (Iguana)  
LeYa 
‘Os Detalhes’ Ia Genberg (D.Quixote) 
‘Manual para a Obediência’ Sarah Bernstein (D.Quixote) 
Porto Editora
‘O Evangelho do Novo Mundo’ Maryse Condé (Livros do Brasil) 
‘As Árvores’ Percival Everett (Livros do Brasil) 
Clube de Autor 
‘As Sete Luas de Maali Almeida’ Shehan Karunatilaka 
Devir Editora 
‘Monster’ Naoki Urasawa 
Arte de Autor 
‘Jonas Fink’ Vittorio Giardino
APOSTA NA SUSTENTABILIDADE 
Feira do Livro de Lisboa 

14.5.24

Filmes - Estreias online em Maio
NOVIDADES EM FILMIN  
Novas entradas na plataforma de cinema independente 
filmin.pt  


A plataforma de streaming Filmin estreia novas longas-metragens, entre novidades e clássicos. As novas entradas de títulos de cinema independente e de autor são disponibilizadas no catálogo online ao longo do mês de Maio.
Fundada em Barcelona, em 2007, a Filmin conta com o apoio de distribuidores, produtores, críticos, festivais e instituições culturais. Presente em Portugal e Espanha, a plataforma dirige-se a todos os amantes de cinema independente. Aos que procuram um complemento à actualidade, os melhores clássicos, documentários e grandes estreias. A todos aqueles que queiram viajar até aos maiores festivais de cinema do mundo e que gostam de cinema de qualidade.  
Subscrição anual por 55€. 1 992 filmes em catálogo. Versões originais com legendas em português.   

SELECÇÃO 
‘Yannick’ (2023 França 67’), de Quentin Dupieux, com Raphael Quenard e Pio Marmai.
‘La Nuit du 12 - A Noite do Dia 12’ (2022 Alemanha/França 110’), de Dominik Moll, com Bastien Bouillon e Bouli Lanners.
‘Dólares de Arena - Dólares de Areia’ (2014 México/República Dominicana 84’), de Israel Cárdenas e Laura Guzmán, com Geraldine Chaplin e Yanet Mojica. 
‘Pelo Malo - Cabelo Rebelde’ (2013 Venezuela 93’), de Mariana Rondón, com Samuel Zambrano e Samantha Castillo. 
‘Hunger - Fome’ (2008 Inglaterra 96’), de Steve McQueen, com Michael Fassbender e Liam Cunningham. 
‘Memento’ (2000 Inglaterra 113’), de Christopher Nolan, com Guy Pearce e Carrie-Anne Moss. 
‘Mean Streets - Os Cavaleiros do Asfalto’ (1973 Estados Unidos 112’), de Martin Scorsese, com Robert De Niro e Harvey Keitel. 
‘The Last Detail - O Último Dever’ (1973 Estados Unidos 104’), de Hal Ashby, com Jack Nicholson e Otis Young.
EXISTIMOS PORQUE O CINEMA MUDOU A NOSSA VIDA
Filmin

10.5.24

Cinema - Festival 
INDIELISBOA 2024
21.º Festival Internacional de Cinema Independente 
De 23 de Maio a 02 de Junho na Culturgest, Cinema São Jorge e Cinema Ideal 


O IndieLisboa tem como objectivo contribuir para a descoberta e revelação em Portugal de novos filmes e novos cineastas, dentro do universo do cinema independente. O festival dá especial atenção a obras e cinematografias com menor visibilidade no mercado de distribuição comercial. A 21.ª edição mostra 180 longas-metragens, entre elas estreias mundiais. O festival tem direcção de Carlos Ramos e Susana Santos Rodrigues. 
O IndieLisboa compreende as secções Competição Internacional (12 longas-metragens - primeiras, segundas e terceiras obras, finalizadas em 2023/24 e inéditas em Portugal), Competição Nacional (seis longas-metragens), Novíssimos (jovens cineastas), Silvestre (novas linguagens e singularidades), Boca do Inferno (filmes desafiantes), Smart7 (títulos europeus), Rizoma (actualidade, cineastas de renome e antestreias) e Retrospectiva (realizador palestiniano Kamal Aljafari). 
Bilhetes à venda na Culturgest e Ticketline por 5,00 euros. 

SELECÇÃO 
Quarta, 05 de Junho 
21h45 Cinema Ideal - Filme Premiado 
Grande Prémio para Melhor Longa-Metragem Competição Internacional
NÃO DAMOS SÓ FILMES, DAMOS TUDO 
IndieLisboa 2024

8.5.24

Livro - Romance
‘OS DETALHES’ 
Ia Genberg 
(2024 LeYa / D,Quixote) 


Uma mulher está de cama com febre e sente a necessidade de reler um romance em particular. Páginas do seu passado começam a ganhar vida. Johanna, a ex-namorada que é agora apresentadora de rádio; Niki, a amiga que desapareceu há anos; Alejandro, que aparece como uma tempestade e Birgitte, traumatizada e consumida pela ansiedade. 
‘Detaljerna - Detalhes’ (2022) é um romance, de 160 páginas, da escritora sueca Ia Genberg. A autora, de 57 anos, é inédita em Portugal. 
International Booker Prize - Fiction Shortlist 2024 
“Bouleversant roman de l'écrivaine suédoise.” 
Le Monde 
“The nonlinear narrative renders the protagonist both vivid and obscure – the perfect conduit for this compelling, uncannily precise meditation on transience.” 
The Guardian 
“Ia Genberg’s marvelous prose is also a kind of fever, mesmerizing and hot to the touch.” 
 The New York Times
‘THE DETAILS’ 
Ia Genberg 
Books Amplify Knowledge 
  

6.5.24

Exposição - Artes Plásticas
‘ATELIER’ 
Pedro Cabrita Reis 
De 19 de Maio a 28 de Julho nos Pavilhões da Mitra - Marvila (Lisboa)


Exposição retrospectiva da obra de Pedro Cabrita Reis, ‘Atelier’ reúne cerca de mil e quinhentas peças produzidas ao longo de uma carreira de 50 anos. Todos pertencem à colecção pessoal do artista plástico português e a maioria nunca foi exibida. A complexa obra utiliza materiais simples submetidos a processos construtivos e recicla gestos e acções repetidos no quotidiano numa reflexão antropológica. Pedro Cabrita Reis já expôs na La Biennale di Venezia, Hamburger Kunsthalle e Bienal de São Paulo. 
A exposição ‘Atelier’ abrange oito pavilhões, numa área total de 3 000 m2, e inclui pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e fotografias. O evento é realizado em conjunto com a feira de arte contemporânea ARCOlisboa 2024 e conta com um jornal expositivo com design de Pedro Falcão. 
Artfacts - Artist Top 1,000 Ranking Global 
Entrada gratuita. De quinta a domingo das 14h00 às 18h00.
DEPOIMENTO DE ARTISTA 
Pedro Cabrita Reis 
MNAC 

4.5.24

Filme - Estreia a 16 de Maio no Medeia Cinema Nimas 
‘BLAZH - GRACE’ 
de Ilya Povolotsky 
com Maria Lukyanova e Gela Chitava 
(2023 Black Chamber) 


A viagem de um pai introvertido e da sua filha adolescente através das vastas paisagens da Rússia numa caravana que é, simultaneamente, a sua casa e um cinema improvisado que vão instalando por onde passam, reunindo pessoas em torno da sua paixão: os filmes. 
‘Blazh - Grace’ é um drama do realizador russo Ilya Povolotsky, de 37 anos, autor do documentário ‘Froth’ (2019), e a sua estreia na ficção em longa-metragem. 
"'Blazh' impressionne par sa façon de fragiliser l’existence de ses personnages, incapables de se protéger d’une menace inexistante, sans doute celle d’un destin qui les sépare."
Cahiers du Cinéma 
"Le récit, jusqu’à son final sublime, étonne par ses embardées. 'Blazh' nous raconte peut-être une histoire de temps désaccordés, comme s’ils ne pouvaient plus vivre au présent."
Le Monde 
"Monumentally odd father-daughter odyssey via mobile cinema. Travelling across Russia in mostly silence, Ilya Povolotsky’s debut feature has a strange confidence in its own insistent dispiritedness. This is a captivating odyssey through an almost cosmic-sized immensity."
The Guardian
‘BLAZH’ 
Ilya Povolotsky